FÓRUM DE DEBATE - MAIORIDADE PENAL

Prezados alunos, dando prosseguimento às novidades da página e também do blog estou lançando o primeiro tema de nosso debate virtual. Sim, como sempre falo em sala de aula, vocês tem muito o que falar... As regras são bem simples: Nada de palavras de baixo calão (respeito e tolerância a pensamentos contrários aos nossos acima de tudo) e Identificação obrigatória (colégio e turma). No mais, sintam-se a vontade para expressar seus pensamentos e sentimentos. Espero que todos participem. Essa ferramenta será utilizada como critério paliativo de avaliação... Então mãos à obra!!!! Vamos comentar, curtir, discordar e INTERAGIR!!!!!



24 comentários:

  1. Acredito que antes de pensar em maioridade penal, precisamos cuidar das razões que estão causando a entrada de menores no crime.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente acho isto uma má ideia por parte dos politicos, apesar de a população ter apoiado fortemente isto muitos não levaram em consideração que (segundo a FUNDAÇÃO CASA) dos jovens que foram apreendidos aproximadamente 13% foram apreendidos novamente mas que nos presídios brasileiros a reincidência foi de 70%, ou seja, no presidio a maioria dos criminosos se torna ainda pior ou pelo preconceito que sofre ao se reintegrar a sociedade se sente motivado a voltar ao crime. Não é só uma questão de educação ou de prender antes, para diminuir a criminalidade primeiro teríamos que nos livrar dos preconceitos contra ex-presidiários e incentivar o jovem a trabalhar honestamente e tornar o jovem honesto um exemplo para a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio Roberto ETEFV 111112 de abril de 2015 às 15:33

    A redução da maioridade penal não é solução para o problema da violência, apesar de grande parte da sociedade achar que sim. Colocar jovens, que ainda podem ser recuperados, junto com grandes criminosos em prisões desumanas só vai torná-los piores. O que se deveria fazer é investir em instituições como a Fundação Casa, que pois assim, é possível recuperá-los. Além disso, é importante que não se esqueça que os grandes responsáveis pela violência cometida pelos menores são: a falta de investimento na educação e a grande desigualdade social do nosso país. Se vivêssemos em condições mais justas muitos jovens não acabariam entrando no mundo do crime.

    ResponderExcluir
  4. Sou contra a redução da maioridade penal por alguns motivos . Primeiramente o jovem a partir dos 12 anos de idade já é responsabilizado pelo delito cometido , e deve cumprir medidas socioeducativas previstas no ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) . Também acredito que colocar um adolescente que de alguma forma já foi corrompido no decaido sistema prisional brasileiro , é coloca-lo em um ambiente reprodutor da violência , aumentando a reincidência . Segundo o site R7 o numero de reincidência no sistema prisional brasilero é de 70% contra menos de 20% no sistema socioeducativo . Devemos lembrar que o adolescente marginalizado não surge ao acaso , ele é fruto de uma injustiça social . Para o estado é muito mais fácil punir, prender do que educar.
    O estado deve dar os meios para que este jovem possa ao sair do local aonde está recluso ser reintegrado a sociedade evitando que o mesmo volte a cometer delitos.
    Deve ser dada a oportunidade do jovem corrompido (e também a aquele que não foi corrompido) ter a educação necessaria para que no futuro ele consiga ter uma vida digna, coisa que no sistema prisional esse adolescente não terá .
    Acho que o "X" da questão é educar , dar a oportunidade de reintegração a esse adolescente , e não somente puni-lo .Também acredito que a população na verdade , quer acabar com o sentimento de impunidade e acredita que essa é a melhor forma , porém não consegue enxergar que a melhor forma de "punição" é aquela que também oferece a oportunidade do ser humano mudar. Com a educação sim , nos podemos reduzir a criminalidade .

    Matheus Oliveira 3251 ETEFV

    ResponderExcluir
  5. Acho que essa lei foi criada a partir do pensamento de que nem a cadeia nem a fundação casa são locais para reabilitação, e sim instituições pra manter um indivíduo enjaulado, como um animal, para que o mesmo não ofereça perigo à sociedade, pode não ser a solução mais eficiente para o problema, no entanto, é a mais imediata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Sangiovanni / ETEFV / 111124 de abril de 2015 às 19:48

      Ainda vai ser votada na câmara dos deputados e no senado. Ainda não é lei

      Excluir
  6. Acho uma pessoa com 16 anos já sabe o que é certo e errado, então não acho que reduzir a maioridade penal seria ruim

    ResponderExcluir
  7. Concordo e não concordo. Primeiramente para manter uma pessoa enjaulada, como nosso amigo aqui deixou seu comentário, seria necessário um lugar com uma estrutura em boas condições, o que passa pela cabeça de um presidiário vivendo num lugar sujo em más condições de estrutura, ta pagando pelo o que fez, correto, mas tratar o ser humano como animal não seria necessário, imagina um menor naquele local imundo, os jovens de hoje já andam revoltados com a vida, imagina vivendo num lugar como os presídios apresentados hoje em dia, bem capaz do jovem sair dalí pior do que entrou, uma lei dessa tem que ser bem analisada, bem estudada, porque ser humano não é animal, nem animal é tratado assim, não concordo com lei por conta disso, quando digo que concordo, porque torna revoltante ver adolescente cometendo crime de um adulto, matando pessoas, roubando e entre outros, devem sim ser presos, mas em um lugar onde este possa ser bem tratado, até porque este ainda está numa fase da vida que ele vai aprender com os erros, dependendo de como vai ser tratado pode ainda se tornar uma pessoa boa.

    ResponderExcluir
  8. Alexandra Dias / ETEFEV / 325119 de abril de 2015 às 20:50

    Alexandra Dias, nº 01, Turma 3251 , ETEFEV

    Um dos argumentos que as pessoas usam para serem a favor da redução da Maioridade Penal, é : "Se o menor já tem a capacidade de pensar, para cometer um crime , já pode responder pelos seus atos."
    E para um argumento, sempre existem vários contra-argumentos , como por exemplo : a redução não diminuiria a violência, pois está focada nas consequências e não nas causas do crime.
    Por muitas vezes, as pessoas que são a favor, nem ao menos pensam no que o adolescente pode ter passado, e nos fatores que levaram ele a cometer tal crime. A violência pode estar ligadas a diversos fatores , entre eles : a desigualdade social e as falhas na educação escolar e familiar.
    De acordo com pesquisas da Revista Fórum, o adolescente infrator é de baixa renda e tem muitos irmãos, e por isso se torna mais difícil os pais conseguirem sustentar e dar a educação ideal para todos. Isso sem contar quando o jovem é abandonado ou perde os pais. Mas a pobreza e a carência afetiva por si só não produzem pequenos infratores. É notável que a falta de estrutura familiar, de educação , e a diária exposição a violência nas comunidades se torna muito mais fácil a integração na vida criminosa. E começando por pequenos furtos, eles podem ir subindo os degraus cometendo crimes cada vez mais sérios , também podem ter dívidas com traficantes,sendo ameaçados de morte e isso os estimula a roubar.
    A superlotação dos presídios, já é um problema questionável , e seria ainda pior a inclusão dos jovens , acabando com a possível esperança de melhora. E apartir disso podemos agregar um pensamento incrível: " Aquele que abre uma porta de escola, fecha uma prisão." , dito por Vitor Hugo.
    Prevenir um problema , sempre é a melhor solução. Abrir escolas de qualidade em que sejam oferecido turnos integrais, com diversas atividades , para que crianças e jovens possam estudar, alimentar-se, brincar, ter um espaço para ser feliz, longe de todos os problemas do mundo aqui fora, e deixando seus pais livres de preocupações. Nessas escolas os professores seriam extremamente valorizados como um Presidente da República é. Escolas excelentes constroem grandes personalidades, previnem transvios, democratizam a sociedade, combatem as discriminações, são a esperança de um povo. Prisões marginalizam seres humanos, dilaceram personalidades, produzem o crime, fecham o futuro.
    As prisões estão cada vez maiores e com sistemas de seguranças cada vez mais sofisticados , anunciam com orgulho grandes nomes Do Estado e dos Ministros da Justiça, quando na verdade são inaugurações que deveriam passar longe de climas de festas e de algum orgulho.
    Fecho meu pensamento, alertando que é sempre melhor investir na educação , pois essa sim move o mundo , e dá esperança de vida para toda e qualquer pessoa em qualquer situação.

    ResponderExcluir
  9. Lucas Morais, n°10 - T:3251 - ETEFEV
    Dizem que os seres humanos que pensam de forma correta sobre a politica são contra a redução da maioridade penal. Eu, como cidadão brasileiro, sou a favor dessa mudança. O Brasil é o 4° país que possui a maior população carcerária do mundo, segundo pesquisas. É tudo uma questão social. Poderia sim ser feitos programas sociais que ajudassem os jovens criminosos, como punições alternativas, projetos socioeducativos, programas de reabilitação, entre outros. Porém vivemos em um país que não possui a estrutura para que houvesse essa alternativa. Presenciamos uma grande corrupção em nosso país, onde o governo rouba dinheiro do povo e não dá a mínima atenção para a educação, que seria o grande fator de "salvação" para que pudesse ser evitada a prisão de jovens criminosos. Para encerrar meu pensamento, volto a dizer que a questão é, sim, social. Ninguém nasce malvado, não existe o que popularmente é chamado de sangue ruim. A educação é a base de tudo!

    ResponderExcluir
  10. Guilherme Sangiovanni / ETEFV / 111124 de abril de 2015 às 19:45

    Quem comete um crime abaixo dos 18 anos é encaminhado para a Fundação Casa, onde vai permanecer por no máximo 3 anos. Acho que 3 anos por um crime hediondo é um período muito curto, mas por exemplo, pegando um menino e jogando-o numa penitenciária, no meio de bandidos de longa "carreira" no crime, não seria uma medida inteligente. Ele vai chegar na cadeia, vai se sentir desamparado, com medo e logo vai acabar se juntando a uma das facções que dominam os presídios. A partir daí ele vai estar protegido, a família passa a receber uma espécie de cesta básica paga pela facção, só que no dia em que ele sair desse presídio, ele sairá absolutamente comprometido com o crime e não terá nenhuma chance de sair fora desse mundo, nem se ele quisesse! E também, de cada 10 pessoas presas no sistema prisional tradicional, em média, 7 voltam a cometer crimes. Já, entre 10 crianças e adolescentes que vão parar na Fundação Casa, em média, 2 voltam a cometer crimes. Os problemas que envolvem a segurança pública costumam ser envolvidos na base da emoção, geralmente motivados por um crime que provocou comoção nacional. Às vezes, o que parece que vai proteger a sociedade, tem um efeito oposto e pode colocar a segurança da mesma numa situação muito pior que estava anteriormente.

    ResponderExcluir
  11. joao victor santos moura 125125 de abril de 2015 às 22:22

    Eu acredito que todos devemos pagar por nossos erros ,mas devemos analisar que o joven pode receber uma influencia dentro do presidio e tambem se algum joven com uma "classe alta" vai poder sair da cadeia mais cedo e nao vai pagar por seus crimes.

    ResponderExcluir
  12. joao victor santos moura125125 de abril de 2015 às 22:29

    Eu acredito que todos devem pagar por seus erros ,mas devemos lembrar que o joven pode receber uma influencia dentro do presidio e tambem os jovens de "classe alta" sairão mais cedo da prisao sem pagar por seus crimes

    ResponderExcluir
  13. joao victor santos moura125125 de abril de 2015 às 22:34

    Eu acho que todos devem pagar por seus erros,mas devemos lembrar que o jovem podera receber uma influencia de alguem de dentro do presidio e tambem um jovem de "classe alta" acabara saindo da prisao sem pagar pelo seus crimes

    ResponderExcluir
  14. joao victor santos moura125125 de abril de 2015 às 22:42

    Eu acho que todos devem pagar por seus erros ,mas devemos lembrar que o jovem pode receber uma influencia do presidio e tambem um joven de "classe alta" vai acabar saindo da prisao sem pagar pelos seus erros

    ResponderExcluir
  15. João Victor Santos Moura (ETEFV/1251)25 de abril de 2015 às 22:53

    eu acredito que todos devem pagar por seus erros sendo jovens ou adultos ,mas antes de mandar um joven de menor para prisão é melhor lembrar que o jovem pode receber uma influencia de alguem do local e tambem um jovem de "classe alta" acabara saindo cedo da prisão sem pagar por seus crimes.

    ResponderExcluir
  16. Não acho uma má ideia, já que muitos jovens de ate 12 anos de idade já cometem tantos crimes eles devem Sim pagar por tais erros

    ResponderExcluir
  17. ETEFV - 1251 Caio Castro

    É inacreditável como a violência cresce no nosso país. E não é incomum adolescente levando a " culpa" de atos infratores causados muitas vezes por adultos. Isso já virou rotina. O jovem adolescente deve ser incluído em programas sociais, afim de que ocupe seu tempo com atividades educativas e até profissionais. Essa lei de proteção ao adolescente infrator, só está causando mais violência na sociedade.Essa é a hora da mudança.

    ResponderExcluir
  18. ETEFV - 1251 Caio Castro

    É inacreditável como a violência cresce no nosso país. E não é incomum adolescente levando a " culpa" de atos infratores causados muitas vezes por adultos. Isso já virou rotina. O jovem adolescente deve ser incluído em programas sociais, afim de que ocupe seu tempo com atividades educativas e até profissionais. Essa lei de proteção ao adolescente infrator, só está causando mais violência na sociedade.Essa é a hora da mudança.

    ResponderExcluir
  19. Lucas Lossane N°14 125130 de abril de 2015 às 14:10

    Eu sou a favor da redução da maioridade penal por estas razões :
    A impunidade da legislação brasileira gera mais violência a todas as classes sociais do Brasil . Os jovens "de hoje" têm consciência de que não podem ser presos e punidos como adultos. Por isso continuam a cometer crimes;
    A redução da maioridade penal iria proteger os jovens do aliciamento feito pelo crime organizado, que tem recrutado menores de 18 anos para atividades, sobretudo, relacionadas ao tráfico de drogas;
    O Brasil precisa alinhar a sua legislação à de países desenvolvidos com os Estados Unidos, onde, na maioria dos Estados, adolescentes acima de 12 anos de idade podem ser submetidos a processos judiciais da mesma forma que adultos;
    A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal.

    ResponderExcluir
  20. Lucas Lossane N°14 125130 de abril de 2015 às 14:17

    Eu sou a favor da redução da maioridade penal por estes motivos :
    A impunidade da legislação brasileira gera mais violência. Os jovens "de hoje" têm consciência de que não podem ser presos e punidos como adultos. Por isso continuam a cometer crimes;
    A redução da maioridade penal iria proteger os jovens do aliciamento feito pelo crime organizado, que tem recrutado menores de 18 anos para atividades, sobretudo, relacionadas ao tráfico de drogas;
    O Brasil precisa alinhar a sua legislação à de países desenvolvidos com os Estados Unidos, onde, na maioria dos Estados, adolescentes acima de 12 anos de idade podem ser submetidos a processos judiciais da mesma forma que adultos;
    A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal , pois a maioria dela é assaltada por estes menores infratores .

    ResponderExcluir
  21. Maxwell Mattos Silva 12514 de maio de 2015 às 21:07

    Sou a favor , afinal ,tem menores que matam dolosamente, estupram ou infrigem dor e sofrimento, propositadamente, o fazem de forma consciente, e portanto, devem responder como adultos.
    Não concordo, porém, com a forma como Isso está sendo devidamente discutido pois, segundo as estatísticas, os crimes praticados por menores de 18 anos representam 0,9℅ do total praticado no país. Os homicídios, 0,5℅. É óbvio que a violência não será extinguida, tão pouco se reduzirá drasticamente, como querem fazer crer os defensores da redução da maioridade penal que têm acesso a imprensa, como a Sherazade.
    No entanto, a idade não deve ser desculpa para se praticar crimes graves contra o direito a vida sair impunemente.

    ResponderExcluir
  22. Leonardo Augusto/ETEFV/1251/
    Eu acho que essa lei deve ser aprova, pois se possui idade para matar e roubar, pode assumir pelo erro e pagar pelo que fez.

    ResponderExcluir
  23. Leonardo Augusto/ETEFV/1251/
    Acho q essa lei deve ser aprovada, pois se já possuem idade para matar e roubar, também já possuem para Pagar pelo que fez.

    ResponderExcluir