1º ANO_ENSINO MÉDIO - EXERCÍCIOS (AULAS 6 E 7)_POVOS DA ANTIGUIDADE – EGITO E MESOPOTÂMIA (PARTE I)

EXERCÍCIOS (AULAS 06 E 07) - POVOS DA ANTIGUIDADE – EGITO E MESOPOTÂMIA (PARTE I)

 

1 – Os habitantes da Mesopotâmia cultuavam a vários deuses. Isso significa que a religião nessas duas civilizações era:

a) Protestante

b) Monoteísta

c) Oriental

d) Politeísta

 

2 – Foram os povos que habitavam a Mesopotâmia que desenvolveram uma das mais antigas formas de escrita, usada para registrar seus bens e as transações comerciais. Sobre a escrita desenvolvida por esses povos, é correto afirmar que:

a) Os escribas usavam um estilete para desenhar as letras nas tábuas de argila.

b) A escrita foi desenvolvida na região pelos medos, sendo utilizada também por outros povos.

c) A escrita mesopotâmica foi chamada de cuneiforme porque era feita de sinais que tinham a forma de cunha.

d) A escrita cuneiforme, inicialmente, representava sons, como na nossa e eram gravados em tabuletas de madeira.

 

3 - Há, no Egito, pessoas encarregadas por lei de embalsamar corpos e que fazem disso uma profissão. Esses profissionais utilizam-se de vinho de palmeira e óleos aromáticos, especiarias (mirra, canela). Salgam o corpo e cobrem com náilon por setenta dias. Após este tempo, lavam, envolvem-no com faixas de tela de algodão embebidas em commi, uma espécie de cola. Existem vários tipos de embalsamamento. Esse apresentado é o mais caro. Nos tipo médio e inferior  são utilizados processos mais simples e mais baratos. O preço é combinado com a família. Se se encontra um cadáver abandonado, seja alguém que foi atacado por um crocodilo ou morto por afogamento no Rio Nilo, a cidade em cujo território foi encontrado, é obrigada a embalsamá-lo. Não é permitido parentes ou amigos tocar no cadáver, apenas os sacerdotes do Nilo têm esse privilégio. É algo mais precioso do que o simples cadáver de um homem.”

 

Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta:

a) Os egípcios recebiam o mesmo tratamento após a morte.

b) O egípcio morto no Rio Nilo recebia o tratamento igual a um mendigo.

c) O egípcio de classe alta era embalsamado pelo Faraó.

d) O egípcio após a morte recebia um tratamento diferente, de acordo com a sua condição social.

 

4 – A ______________________era a base da economia mesopotâmica.

a) Pecuária

b) Indústria

c) Agricultura

d) Mineração

 

5 – Os Egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano por que:

a) Se opunham ao politeísmo dominante na época.

b) Os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.

c) Depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.

d) Não havia espaço suficiente para a construção de cemitérios públicos.

 

6 - (UFCSPA/RS) - A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso = meio e potamos = água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.

 

Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:

I – A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.

II – O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.

III – Na religião mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.

IV – Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de unidade.

 

Está (ão) CORRETO(S):

a) Somente o item I.

b) Somente os itens I e II.

c) Somente os itens I, III e IV.

d) Somente os itens II e IV.

e) Todos os itens.

 

7 - (UFRGS) O atual Iraque obrigou territorialmente a maior parte da Antiga Mesopotâmia (terra entre rios), berço de ricas civilizações. Entre essas civilizações encontram-se os sumerianos, os quais se caracterizavam por:

a) apresentar uma comunidade constituída por clãs familiares independentes, onde a administração política descentralizada era exercida pelos patriarcas das aldeias;

b) constituir um império duradouro e unificado, imune, graças a suas defesas naturais e a seus grandes exércitos, aos perigos inerentes às migrações de sociedades nômades;

c) representar uma sociedade liderada pela oligarquia mercantil e pelos proprietários de navios, cujo poder e riqueza advinham sobretudo do comércio e do domínio dos mares do Oriente Médio;

d) provocar uma ruptura embrionária entre a dimensão divina e a dimensão humana da figura real, dado que o Patesi não era o próprio Deus, como no Egito, mas apenas seu representante;

e) formar um povo economicamente autossuficiente, que não praticava relações comerciais com o exterior.

 

8 - UFPE Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:

a) a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades;

b) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras;

c) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade;

d) o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade;

e) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família

real.

 

9 - UFPB Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:

a) a religião desempenhava um papel fundamental na cultura egípcia, com o culto ao Deus Shiva da fertilidade da terra;

b) os egípcios inventaram o alfabeto, composto de 22 letras consonantais, influenciando o alfabeto grego, base de várias línguas modernas;

c) as obras literárias baseadas em princípios morais e religiosos circulavam entre os aristocratas e camponeses;

d) a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de irrigação;

e) a arquitetura funerária representava a religiosidade dos egípcios. As pirâmides eram usadas como túmulo para toda a população.

 

10 - UFPE Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.

a) Visava à valorização individual do artista.

b) Manifestava as ideias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.

c) Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.

d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.

e) Era uma arte abstrata de difícil interpretação.

 

11 - UFCE Leia com atenção as afirmativas abaixo sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.

 

I. As condições ecológicas explicam porque a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.

II. Na economia da baixa Mesopotâmia, as fomes e crises de subsistência eram frequentes, causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras.

III. Na Suméria, os templos e zigurates foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.

IV. A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da História.

 

Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar:

a) I e II são verdadeiras;

b) III e IV são verdadeiras;

c) I e IV são verdadeiras;

d) I e III são verdadeiras;

e) II e III são verdadeiras.

 

12 - UFSE As sociedades orientais da Antiguidade, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões,  semiáridas, que necessitam de grandes obras hidráulicas para cultivo agrícola. Nessas sociedades,

a) desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.

b) o Estado constituía o principal instrumento de poder das camadas populares, assegurando e ampliando seu domínio sobre os outros grupos.

c) a superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, consequentemente , à utilização da mão de obra escrava.

d) predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao estado, proprietário absoluto dessa terra.

e) a produção de excedentes, necessária a intensificação das trocas comerciais e para o progresso econômico era garantida pela ampla utilização do trabalho livre.

 

13 - UECE Analise o seguinte comentário:

 

“Por mais longe que se remonte aos primórdios da civilização do Nilo egípcio... a imagem feminina traduz o amor, a fecundidade ou a solicitude, ou seja, a amante, a mãe, a carpideira (ou “enlutada”), a que, provoca o desejo, que dá a vida ou vela o morto que parte para a sua eternidade.”

 

NOBLECOURT, Christiane Desroches. A Mulher no Tempo dos Faraós.

 

Uma vez que a opinião expressa nesta afirmação se refere à situação da mulher na sociedade egípcia, é correto afirmar que:

a) a veneração pela figura feminina encontra-se expressa tanto nas manifestações artísticas quanto nos relatos literários.

b) o espaço social, a ela reservado, garantindo-lhe total independência, resulta de uma imposição jurídica, elaborada pelo Faraó Amenófis IV.

c) as sociedades egípcia e hebraica, em virtude da forte influência da ética religiosa, concediam à mulher uma posição idêntica a do homem.

d) o respeito à mulher e à igualdade de direitos, que lhe eram concedidos, resultou da influência da cultura grega na sociedade egípcia.

 

14 – (UFSCAR) Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:

a) solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.

b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas.

c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.

d) riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos.

e) terra firme, distanciada de rios e de cursos d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.


15 - Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:

a) a religião desempenhava um papel fundamental na cultura egípcia, com o culto ao Deus Shiva da fertilidade da terra.

b) os egípcios inventaram o alfabeto, composto de 22 letras consonantais, influenciando o alfabeto grego, base de várias línguas modernas.

c) as obras literárias baseadas em princípios morais e religiosos circulavam entre os aristocratas e camponeses.

d) a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de irrigação.

e) a arquitetura funerária representava a religiosidade dos egípcios. As pirâmides eram usadas como túmulo para toda a população.

 

16 - Analise as afirmações abaixo:

 

I. (     ) "Estes nomos eram cidades-estados, nas quais se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras."

II. (     ) "Era o estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das comunidades."

III. (     ) "Tivemos também a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus cargos hereditários."

IV. (     ) "Essa reforma religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon, que representavam um perigo para a Monarquia."

 

Os textos acima estão ligados, respectivamente:

 

a) a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos  com agricultura de regadio; ao reinado de Ramsés II; à unificação política do Egito;

b) à formação do Império Assírio; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV; à formação do Novo Império Egípcio;

c) à formação do Império Egípcio; a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à conquista do Egito pelos hicsos;

d) à formação dos reinos egípcios; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV;

e) ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à formação do império egípcio; a Amenófis IV; à implantação do monoteísmo judaico no Egito.

 

17 - "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."

 

O trecho acima celebra:

a) o Egito, região quente e seca como o Saara;

b) a crença numa vida de além-túmulo e as dores do parto;

c) o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;

d) as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;

e) o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

 

18 - O Novo Império Egípcio (entre os séculos XVI e XII a.C.) foi marcado por uma transformação que deu novo rumo, temporário, à vida religiosa da população. O faraó Amenófis IV impôs o culto a um único Deus, Áton, simbolizado pelo disco visível do Sol. Tebas deixou de ser a capital e os bens dos templos de Amon foram confiscados. A reforma religiosa teve caráter político porque visava a:

a) limitar o poder dos sacerdotes.

b) abalar a estrutura social vigente.

c) aumentar a autonomia dos nomos.

d) debilitar a influência dos escribas.

e) dividir o poder da casta militar.

 

19 - (PUC) Na História Antiga, os sumérios são necessariamente lembrados quando se estuda:

a) a evolução econômica da civilização fenícia;

b) a base religiosa das civilizações iranianas;

c) o caráter religioso da astronomia caldaica;

d) a base cultural da civilização mesopotâmica;

 

20 - (FATEC) O primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o reinado de Teglafalasar III (745 – 728 a. C.), foi uma criação dos:

a) egípcios

b) caldeus

c) assírios

d) sumérios

e) acádios

 

21 - (OSEC) “Se um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as pessoas do cantão de onde a água levou o trigo repartirão entre si o produto da venda.”

O texto faz referência:

a) à doutrina de Zoroastro e a seu livro Zend-Avesta;

b) à Lei de Talião e ao Código de Hamurábi;

c) ao Livro dos Mortos;

d) à Sátira das Profissões;

e) ao Hino ao Sol, de Amenófis IV.

 

22 - (FUVEST) A escrita cuneiforme dos mesopotâmios, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:

a) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios;

b) composta exclusivamente de sinais lineares e traços verticais;

c) uma representação figurada evocando a coisa ou o ser;

d) baseada em agrupamentos de letras formando sílabas;

e) uma tentativa de representar os fonemas por meio de sinais.

 

23 - (UNESP) É certo que as civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa INCORRETA: 

a) A pintura egípcia revela belos exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a cabeça e os pés de perfil. 

b) Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante certo tempo, a forma asiática de produção. 

c) No período denominado Homérico, houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das Cidades-estados da Grécia. 

d) A escrita egípcia era em caracteres cuneiformes. 

e) O Direito Romano, sujeito a novas interpretações, tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou juristas da Idade Média e até das fases históricas subsequentes. 

 

24 - (Fatec) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia. 

Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar: 

a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas. 

b) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo. 

c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia. 

d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur. 

e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia. 

 

25 - "- Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte.

- Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto."

 

O preceito legal anterior pertence ao seguinte Código:

a) Corpus Juris Civilis

b) Código de Hamurabi

c) Código de Direito Canônico

d) Código Napoleônico

e) Código de Justiniano


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