Comte
vislumbrava o mundo moderno , isto é, previa a consolidação de um mundo cada
vez mais influenciado pela ciência e pelo estabelecimento da indústria, e a crise
gerada por uma certa anarquia moral e política quando da transição do sistema
feudal para o sistema capitalista. Era
essa positividade (instaurar a disciplina e a ordem) que ele queria para a
Sociologia.
Assim
sendo quando Comte pensava a Sociologia, colocava toda sua crença de que
poderia estudar e entender os problemas sociais que surgiam e reestabelecer a
ordem social e o progresso da civilização moderna. Ele queria que a Sociologia
estudasse de forma aprofundada os movimentos das sociedades no passado para se
entender o presente e, inclusive, para imaginar o futuro da sociedade.
Olhando
o passado para compreender o presente, “Saber para prever e prever para poder”.
Comte
via a consolidação do sistema capitalista como sendo algo necessário ao desenvolvimento
das sociedades. Esse novo sistema, bem como o abandono da teologia para
explicação do mundo seriam parte do progresso das civilizações. Já, os
problemas sociais ou desordens que surgiam eram considerados obstáculos que
deveriam ser resolvidos para que o curso do progresso pudesse continuar.
Portanto,
a Sociologia se colocaria, na visão deste autor, como uma ciência para
solucionar a crise das sociedades daquela época. Entretanto, Comte não chegou a
viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas iniciou uma discussão que
deveria ser continuada, a fim de que a Sociologia viesse a alcançar um estágio
de maturidade e aplicabilidade.
FIQUE ESPERTO:
AUGUSTE COMTE
- Comte foi
fundador da sociologia, preocupou-se com a compreensão dos problemas sociais
resultantes das transformações econômicas, sociais, políticas e culturais
trazidas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa. Foi, assim, o
primeiro a mencionar a necessidade de se estabelecer uma ciência responsável
pela compreensão da sociedade. Em seu curso de filosofia positiva, em 1839,
recorreu à utilização do termo sociologia para se referir ao estudo da
sociedade.
A BANDEIRA NACIONAL
Você já
reparou no lema da nossa bandeira? Tem alguma relação com o pensamento de
Comte? O Brasil pode ser visto como uma sociedade que orienta-se pelo
cumprimento da “Ordem e Progresso” inscritos na nossa bandeira?
Símbolo
nacional idealizado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, baseada na
antiga bandeira do Brasil Império. Ela tremulou pela primeira vez no dia 19 de
novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro. Este dia ficou marcado como
sendo o da sua adoção oficial. E hoje vemos em nossos calendários que em todo
19 de novembro é comemorado o dia da bandeira.
Bordada
em pano de algodão suas estrelas foram projetadas por um astrônomo. A inscrição
ao centro substituiu o símbolo da “coroa” e foi um resumo feito por Miguel
Lemos, um de seus idealizadores, com base em princípios positivistas de ordem e
progresso.
SOCIOLOGIA: A "FÍSICA
SOCIAL"
As ciências, no decurso da história, não se tornaram
"positivas" na mesma data, mas numa certa ordem de sucessão que
corresponde à célebre classificação: matemáticas, astronomia, física, química,
biologia, sociologia.
Das matemáticas à sociologia a ordem é a do mais
simples ao mais complexo, do mais abstrato ao mais concreto e de uma
proximidade crescente em relação ao homem.
Assim, no topo da pirâmide das ciências estaria a
sociologia, a qual foi denominada por Auguste Comte como a “física social”.
Todo ser humano deveria ter conhecimento dessa disciplina tão importante para o
desenvolvimento da sociedade.
LEI DOS TRÊS ESTADOS
O espírito humano, em seu esforço para explicar o universo, passa sucessivamente por três estados:
ESTADO TEOLÓGICO OU "FICTÍCIO": explica os fatos por meio de vontades análogas à nossa (a tempestade, por exemplo, será explicada por um capricho do deus dos ventos, Eolo). Este estado evolui do fetichismo ao politeísmo e ao monoteísmo.
ESTADO METAFÍSICO: substitui os deuses por princípios abstratos como "o horror ao vazio", por longo tempo atribuído à natureza. A tempestade, por exemplo, será explicada pela "virtude dinâmica" do ar. Este estado é no fundo tão antropomórfico quanto o primeiro (a natureza tem "horror" do vazio exatamente como a senhora Baronesa tem horror de chá). O homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza. A explicação dita teológica ou metafísica é uma explicação ingenuamente psicológica. A explicação metafísica tem para Comte uma importância, sobretudo histórica como crítica e negação da explicação teológica precedente. Desse modo, os revolucionários de 1789 são "metafísicos" quando evocam os "direitos" do homem - reivindicação crítica contra os deveres teológicos anteriores, mas sem conteúdo real.
ESTADO POSITIVO: é aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e a responder aos últimos "por quês". A noção de causa (transposição abusiva de nossa experiência interior do querer para a natureza) é por ele substituída pela noção de lei. Contentar-nos-emos em descrever como os fatos se passam, em descobrir as leis (exprimíveis em linguagem matemática) segundo as quais os fenômenos se encadeiam uns nos outros. Tal concepção do saber desemboca diretamente na técnica: o conhecimento das leis positivas da natureza nos permite, com efeito, quando um fenômeno é dado, prever o fenômeno que se seguirá e, eventualmente agindo sobre o primeiro, transformar o segundo. ("Ciência donde previsão, previsão donde ação").
TEXTO
COMPLEMENTAR
AUGUSTE COMTE (1798 – 1857) - O FUNDADOR DA SOCIOLOGIA
A
herança francesa e as ondas de que da revolução francesa levaram Auguste Comte
em seu 5º volume do curso de filosofia positiva ( 1830 –1842) a examinar
solicitação por uma disciplina dedicada ao estudo científico da sociedade.
Comte quis chamar esta disciplina de “ Física social ” para enfatizar que
estudaria natureza fundamental do universo social, mas ele foi praticamente
forçado a determinar o termo híbrido greco-latino, Sociologia.
O
problema central para a Sociologia era aquele que tinha sido articulado pelos
pensadores mais antigos do iluminismo: como a sociedade deve ser mantida unida quando
se torna maior, mais complexa, mais variada, mais diferenciada, ami8s
especializada e mais dividida? A resposta continua, de comte foi de que as ideias
e as crenças comuns precisavam ser desenvolvidas para dar a sociedade uma
moralidade “ universal”. Essa resposta nunca foi desenvolvida, mas a
preocupação com os símbolos da cultura como uma força unificadora para manter a
essência do conceito sociológico francês, existe até os dias de hoje.
Uma
tática que comte empregou para fazer com que a Sociologia parecesse legítima
foi postular a lei dos Três Estados, na qual conhecimento está sujeito , em sua
evolução, a passar por três estados diferentes. O primeiro estado é o
teológico, em que o pensamento sobre o mundo é dominado pela consideração do
sobrenatural, religioso e Deus; o segundo estado é o metafísico, em que as
atrações do sobrenatural são substituídas pelo pensamento filosófico sobre a
essência dos fenômenos e pelo desenvolvimento da matemática, lógica e outros sistemas
neutros de pensamento, e o terceiro estado é o positivo, em que a ciência, ou a
observação cuidadosa dos fatos empíricos, e o teste sistemático de teorias tornam-se
modos dominantes para se acumular conhecimento. E com o estado positivo o
conhecimento pode ter utilidade prática afim de melhorar as vidas das pessoas.
A
sociedade como um todo, bem como um o pensamento sobre cada domínio do universo
evolui sobre estes três estágios, mas em velocidades diferentes: a Astronomia e
a Física primeiro, depois a Química e a Biologia, e finalmente a Sociologia
surge como último modo de pensar para entrar no estado positivo. Na visão de
Comte, a análise da sociedade estava pronta para ser reconhecida como ciência-
uma reivindicação que era desafiada na época de Comte, assim como ainda hoje. E
como as leis da organização humana eram desenvolvidas, Comte acreditava que
elas poderiam ser usadas para melhorar a condição humana- novamente, um tema
tão controverso hoje quanto na época de Comte.
Uma
segunda tática legítima empregada por Comte foi postular a hierarquia das
ciências, na qual todas as ciências eram ordenadas de acordo com a sua complexidade
e seu desenvolvimento no estado positivo.Na parte inferior da hierarquia estava
a Matemática, a língua de todas as ciências mais altas na hierarquia, e no
topo, surgindo da Biologia estava a Sociologia, que no momento de êxtase, Comte
definiu como “ Ciência da Humanidade” coroamento de toda formação científica.
Pois, se a Sociologia foi a última ciência surgir, era também a mais avançada
em relação ao seu assunto, como um modo legítimo de questionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário