GABARITO - EXERCÍCIOS (AULAS 06 E 07) - POVOS DA
ANTIGUIDADE – EGITO E MESOPOTÂMIA (PARTE I)
1 – Os habitantes da Mesopotâmia cultuavam a vários
deuses. Isso significa que a religião nessas duas civilizações era:
a) Protestante
b) Monoteísta
c) Oriental
d) Politeísta
2 – Foram os povos que habitavam a Mesopotâmia que
desenvolveram uma das mais antigas formas de escrita, usada para registrar seus
bens e as transações comerciais. Sobre a escrita desenvolvida por esses povos,
é correto afirmar que:
a) Os escribas usavam um estilete para
desenhar as letras nas tábuas de argila.
b) A escrita foi desenvolvida na região pelos medos,
sendo utilizada também por outros povos.
c) A escrita mesopotâmica foi chamada de cuneiforme
porque era feita de sinais que tinham a forma de cunha.
d) A escrita cuneiforme, inicialmente, representava
sons, como na nossa e eram gravados em tabuletas de madeira.
3 - Há, no Egito, pessoas encarregadas por lei de
embalsamar corpos e que fazem disso uma profissão. Esses profissionais
utilizam-se de vinho de palmeira e óleos aromáticos, especiarias (mirra,
canela). Salgam o corpo e cobrem com náilon por setenta dias. Após este tempo,
lavam, envolvem-no com faixas de tela de algodão embebidas em commi, uma espécie
de cola. Existem vários tipos de embalsamamento. Esse apresentado é o mais
caro. Nos tipo médio e inferior são utilizados processos mais
simples e mais baratos. O preço é combinado com a
família. Se se encontra um cadáver abandonado, seja alguém que
foi atacado por um crocodilo ou morto por afogamento no Rio Nilo, a cidade em
cujo território foi encontrado, é obrigada a embalsamá-lo. Não é permitido
parentes ou amigos tocar no cadáver, apenas os sacerdotes do Nilo têm esse
privilégio. É algo mais precioso do que o simples cadáver de um homem.”
Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta:
a) Os egípcios recebiam o mesmo tratamento após a
morte.
b) O egípcio morto no Rio Nilo recebia o tratamento
igual a um mendigo.
c) O egípcio de classe alta era embalsamado
pelo Faraó.
d) O egípcio após a morte recebia um tratamento diferente, de acordo com a sua condição social.
4 – A ______________________era a base da economia mesopotâmica.
a) Pecuária
b) Indústria
c) Agricultura
d) Mineração
5 – Os Egípcios desenvolveram a prática de embalsamar
o corpo humano por que:
a) Se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) Os seus deuses, sempre prontos para castigar os
pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) Depois da morte a alma podia voltar ao
corpo mumificado.
d) Não havia espaço suficiente para a construção de
cemitérios públicos.
6 - (UFCSPA/RS) - A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os
rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como
Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso = meio e potamos = água) e
significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a
montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.
Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os
itens abaixo:
I – A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora
de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório,
característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina
todos os grupos sociais.
II – O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a
sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela
administração de estoques de alimentos.
III – Na religião mesopotâmia, o governante era representado e
compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um
representante dos deuses.
IV – Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na
instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de
unidade.
Está (ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I, III e IV.
d) Somente os itens II e IV.
e) Todos os itens.
7 - (UFRGS) O atual Iraque obrigou territorialmente a maior parte da
Antiga Mesopotâmia (terra entre rios), berço de ricas civilizações. Entre essas
civilizações encontram-se os sumerianos, os quais se caracterizavam por:
a) apresentar uma comunidade constituída por clãs familiares
independentes, onde a administração política descentralizada era exercida pelos
patriarcas das aldeias;
b) constituir um império duradouro e unificado, imune, graças a suas
defesas naturais e a seus grandes exércitos, aos perigos inerentes às migrações
de sociedades nômades;
c) representar uma sociedade liderada pela oligarquia mercantil e pelos
proprietários de navios, cujo poder e riqueza advinham sobretudo do comércio e
do domínio dos mares do Oriente Médio;
d) provocar uma ruptura embrionária entre a
dimensão divina e a dimensão humana da figura real, dado que o Patesi não era o
próprio Deus, como no Egito, mas apenas seu representante;
e) formar um povo economicamente autossuficiente, que não praticava relações
comerciais com o exterior.
8 - UFPE Em
relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:
a)
a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo
Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a
chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo
rei em solenidades às divindades;
b) a religião
no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade, não tinha grande influência,
já que estes povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme
disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras;
c) a religião
tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de
manter o povo submetido a sua autoridade;
d) o período
conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase
inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a
seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da
Antiguidade;
e) a religião
do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter
supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham,
sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à
família
real.
9 - UFPB Sobre o
Egito antigo, é correto afirmar que:
a) a religião
desempenhava um papel fundamental na cultura egípcia, com o culto ao Deus Shiva
da fertilidade da terra;
b) os egípcios
inventaram o alfabeto, composto de 22 letras consonantais, influenciando o
alfabeto grego, base de várias línguas modernas;
c) as obras
literárias baseadas em princípios morais e religiosos circulavam entre os
aristocratas e camponeses;
d)
a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um
complexo sistema de irrigação;
e) a arquitetura
funerária representava a religiosidade dos egípcios. As pirâmides eram usadas
como túmulo para toda a população.
10 - UFPE Em
relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.
a) Visava à
valorização individual do artista.
b) Manifestava
as ideias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da
figura humana.
c)
Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de
além-túmulo.
d) Aproveitava
os hieróglifos como ornamentação.
e) Era uma arte abstrata de difícil interpretação.
11 - UFCE Leia
com atenção as afirmativas abaixo sobre as condições sociais, políticas e
econômicas da Mesopotâmia.
I. As
condições ecológicas explicam porque a agricultura de irrigação era praticada
através de uma organização individualista.
II. Na
economia da baixa Mesopotâmia, as fomes e crises de subsistência eram frequentes,
causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras.
III. Na
Suméria, os templos e zigurates foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes
administravam à custa do trabalho de grande parte da população.
IV. A presença
dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da
pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da História.
Sobre as
afirmativas acima, é correto afirmar:
a) I e II são
verdadeiras;
b) III e IV
são verdadeiras;
c) I e IV são
verdadeiras;
d) I e III são
verdadeiras;
e) II e III são verdadeiras.
12 - UFSE As
sociedades orientais da Antiguidade, especialmente a egípcia e a mesopotâmica,
desenvolveram-se em regiões, semiáridas,
que necessitam de grandes obras hidráulicas para cultivo agrícola. Nessas
sociedades,
a)
desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter
bélico e expansionista desses povos.
b) o Estado
constituía o principal instrumento de poder das camadas populares, assegurando
e ampliando seu domínio sobre os outros grupos.
c) a superação
das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, consequentemente
, à utilização da mão de obra escrava.
d)
predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro
da comunidade e servia ao estado, proprietário absoluto dessa terra.
e) a produção de
excedentes, necessária a intensificação das trocas comerciais e para o progresso
econômico era garantida pela ampla utilização do trabalho livre.
13 - UECE Analise
o seguinte comentário:
“Por mais longe que se remonte aos primórdios da
civilização do Nilo egípcio... a imagem feminina traduz o amor, a fecundidade
ou a solicitude, ou seja, a amante, a mãe, a carpideira (ou “enlutada”), a que,
provoca o desejo, que dá a vida ou vela o morto que parte para a sua
eternidade.”
NOBLECOURT,
Christiane Desroches. A Mulher no Tempo dos Faraós.
Uma vez que a
opinião expressa nesta afirmação se refere à situação da mulher na sociedade
egípcia, é correto afirmar que:
a)
a veneração pela figura feminina encontra-se expressa tanto nas manifestações artísticas
quanto nos relatos literários.
b) o espaço
social, a ela reservado, garantindo-lhe total independência, resulta de uma
imposição jurídica, elaborada pelo Faraó Amenófis IV.
c) as
sociedades egípcia e hebraica, em virtude da forte influência da ética
religiosa, concediam à mulher uma posição idêntica a do homem.
d) o respeito
à mulher e à igualdade de direitos, que lhe eram concedidos, resultou da
influência da cultura grega na sociedade egípcia.
14 –
(UFSCAR) Entre as
transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente
histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:
a) solo fértil, atingido
periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e
crescimento populacional.
b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava
barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas.
c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e
continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.
d) riquezas minerais e de abundância de madeira,
condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos.
e) terra firme, distanciada de rios e de cursos d’água,
com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.
15 - Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:
a) a religião desempenhava um papel fundamental na
cultura egípcia, com o culto ao Deus Shiva da fertilidade da terra.
b) os egípcios inventaram o alfabeto, composto de
22 letras consonantais, influenciando o alfabeto grego, base de várias línguas
modernas.
c) as obras literárias baseadas em princípios
morais e religiosos circulavam entre os aristocratas e camponeses.
d) a economia era baseada na
agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de
irrigação.
e) a arquitetura funerária representava a
religiosidade dos egípcios. As pirâmides eram usadas como túmulo para toda a
população.
16 - Analise as
afirmações abaixo:
I.
( ) "Estes nomos eram cidades-estados, nas quais
se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior
de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores
terras."
II.
( ) "Era o estado, personificado na figura do
chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de
desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das
comunidades."
III.
( ) "Tivemos também a cristalização das camadas
sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e
religiosa) que tornou seus cargos hereditários."
IV.
( ) "Essa reforma religiosa, que estabeleceu o
monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de
Amon, que representavam um perigo para a Monarquia."
Os textos acima estão
ligados, respectivamente:
a) a Amenófis IV; à estratificação social dos
impérios teocráticos com agricultura de regadio; ao reinado de Ramsés II;
à unificação política do Egito;
b) à formação do Império Assírio; ao regime
político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV; à
formação do Novo Império Egípcio;
c) à formação do Império Egípcio; a Amenófis IV; à
estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à
conquista do Egito pelos hicsos;
d) à formação dos reinos egípcios; ao
regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à
estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a
Amenófis IV;
e) ao regime político dos impérios teocráticos com
agricultura de regadio; à formação do império egípcio; a Amenófis IV; à
implantação do monoteísmo judaico no Egito.
17 - "Salve, ó Nilo
(...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes,
produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre
se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."
O trecho acima celebra:
a) o Egito, região quente e seca como o Saara;
b) a crença numa vida de além-túmulo e as dores do
parto;
c) o relativo isolamento do vale,
limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;
d) as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;
e) o poder criador do regime das cheias e das
vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.
18 - O Novo Império
Egípcio (entre os séculos XVI e XII a.C.) foi marcado por uma transformação que
deu novo rumo, temporário, à vida religiosa da população. O faraó Amenófis IV
impôs o culto a um único Deus, Áton, simbolizado pelo disco visível do Sol.
Tebas deixou de ser a capital e os bens dos templos de Amon foram confiscados.
A reforma religiosa teve caráter político porque visava a:
a) limitar o poder dos sacerdotes.
b) abalar a estrutura social vigente.
c) aumentar a autonomia dos nomos.
d) debilitar a influência dos escribas.
e) dividir o poder da casta militar.
19 - (PUC) Na História Antiga, os sumérios são
necessariamente lembrados quando se estuda:
a) a evolução econômica da civilização fenícia;
b) a base religiosa das civilizações iranianas;
c) o caráter religioso da astronomia caldaica;
d) a base cultural da
civilização mesopotâmica;
20 - (FATEC) O primeiro exército organizado do mundo,
com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o
reinado de Teglafalasar III (745 – 728 a. C.), foi uma criação dos:
a) egípcios
b) caldeus
c) assírios
d) sumérios
e) acádios
21 - (OSEC) “Se um homem negligenciar a fortificação
de seu dique, se ocorrer uma brecha e o cantão inundar-se, o homem será
condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder
restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as pessoas do cantão de onde
a água levou o trigo repartirão entre si o produto da venda.”
O texto faz referência:
a) à doutrina de Zoroastro e a seu livro Zend-Avesta;
b) à Lei de Talião e ao Código
de Hamurábi;
c) ao Livro dos Mortos;
d) à Sátira das Profissões;
e) ao Hino ao Sol, de Amenófis IV.
22 - (FUVEST) A escrita cuneiforme dos mesopotâmios,
utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:
a) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios;
b) composta exclusivamente de sinais lineares e traços
verticais;
c) uma representação figurada
evocando a coisa ou o ser;
d) baseada em agrupamentos de letras formando sílabas;
e) uma tentativa de representar os fonemas por meio de
sinais.
23 - (UNESP) É certo que
as civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo
cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa
INCORRETA:
a) A pintura egípcia revela belos exemplos de
descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a cabeça e os
pés de perfil.
b) Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se
desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante certo
tempo, a forma asiática de produção.
c) No período denominado Homérico, houve a
dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das Cidades-estados
da Grécia.
d) A escrita
egípcia era em caracteres cuneiformes.
e) O Direito Romano, sujeito a novas
interpretações, tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou
juristas da Idade Média e até das fases históricas subsequentes.
24 - (Fatec) O Iraque,
recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande
civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia.
Desta civilização,
inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar:
a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que
além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o
1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.
b) durante o
governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas,
merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados
uma das maravilhas do Mundo Antigo.
c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não
conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da
Pérsia.
d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de
dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto
do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur,
Nínive e Babilônia.
25 - "- Se um
arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí
que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de
morte.
- Se, ao desmoronar, ela
mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto."
O preceito legal anterior
pertence ao seguinte Código:
a) Corpus Juris Civilis
b)
Código de Hamurabi
c) Código de Direito Canônico
d) Código Napoleônico
e) Código de Justiniano
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