6º ANO_ AULA 09 - CIVILIZAÇÕES ANTIGAS - MESOPOTÂMIA

  

MESOPOTÂMIA



 

A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa “terra entre rios”. Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.

 

O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO

 

Muitos Historiadores consideram a Mesopotâmia como berço da civilização, pois, os povos que lá habitavam nos deixaram várias contribuições como:

-Invenção da roda;

-Organização das primeiras cidades;

-Criação de uma das mais antigas formas de escrita (cuneiforme) e o mais antigo conjunto de leis conhecido (Código de Hamurabi).

 

ASPECTOS IMPORTANTES

 

O clima da Mesopotâmia era quente e seco durante a maior parte do ano e sua vegetação era pobre. Apesar disso, os povos da região souberam aproveitar as águas do Tigre e do Eufrates para irrigar a terra, praticar a agricultura e evitar longos períodos de fome, tão comuns naqueles tempos. Com isso, construíram cidades e, a partir delas, reinos e impérios. Entre esses povos estavam os Sumérios, os Acádios, os Amoritas (Babilônios), os Assírios e os Caldeus.

-A região que vai do Egito a Mesopotâmia recebeu o nome de Crescente Fértil devido à área cercada pelos rios corresponderem ao formato de uma lua crescente;

-A Crescente Fértil era formada pelo Egito, Israel e a Mesopotâmia e seus principais rios eram Nilo, Jordão, Tigres e Eufrates;

-A agricultura da Mesopotâmia e das demais regiões da Crescente Fértil eram favorecidas pelo alto índice pluviométrico dos rios que favorecia a plantação e a colheita;

-Divisão em cidades-estado, ou seja, cada cidade tinha seu próprio governo independente.



 

RELIGIÃO

 

-A vida na Mesopotâmia era muito influenciada pela religião;

-Politeísta (adoravam a vários deuses);

-Deuses antropomórficos (mistura de animais com seres humanos). Não acreditavam na vida após morte e não se preocupavam com os mortos, mas acreditavam em demônios, gênios, espíritos bons, magias e adivinhações. A importância que atribuíam aos astros levou-os a criar o zodíaco e os primeiros horóscopos (Pioneiros no estudo da Astrologia).

 

ECONOMIA

 

-Agricultura – Aproveitando as águas dos rios Tigre e Eufrates, cultivavam cereais como o trigo, centeio, cevada, legumes e frutas;

-Criação de bois, usados na alimentação e como animais de tração, de carneiros, dos quais extraiam lã e de jumentos, usados no transporte de cargas;

-Artesanato;

-Mineração;

-Comércio à base de trocas que se estendia à Ásia menor, ao Egito e à Índia.

 

SOCIEDADE FORMADA DE VÁRIOS POVOS ORIUNDOS DE DIFERENTES REGIÕES

 

SUMÉRIOS

Os primeiros a habitar o sul da Mesopotâmia e construir as primeiras cidades de que a humanidade tem conhecimento, como Ur, Uruk, Eridu e Lagash.

 

CONTRIBUIÇOES

-Pioneirismo nas obras para aproveitar as águas dos rios Tigre e Eufrates;

-Escrita cuneiforme (em forma de cunha);

-Veículos sobre rodas;

-Irrigação;

-Metalurgia do bronze.

 

ACÁDIOS

Em 2300 a.C os Acádios dominaram os Sumérios graças ao uso do arco e flecha, mas trezentos anos depois foram dominados pelos amoritas (antigos babilônicos).

 

AMORITAS (ou BABILÔNIOS)

Edificaram o Primeiro Império Babilônico. Hamurabi foi o seu principal imperador e criador do primeiro código civil e criminal da antiguidade e do mundo, o qual leva seu nome. O Código de Hamurabi também era conhecido como Lei de Talião e tinha como lema a frase: “Olho por olho, dente por dente”. Isto queria dizer que todos aqueles que cometessem crime pagaria na mesma moeda, ou seja, da mesma forma.

 

CONTRIBUIÇOES

-Primeiros códigos de leis escritos da História - o Código de Hamurabi;

-Astronomia.

 

ASSÍRIOS

Passaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista. Usavam da violência e da crueldade como forma de abalar a moral do inimigo.

 

CONTRIBUIÇOES

-Povo guerreiro; Desenvolvimento de táticas, armas de guerra e táticas de combates eficientes.

 

CALDEUS (ou NEOBABILÔNIOS)

Os caldeus foram os principais responsáveis pela derrota dos assírios e pela organização do novo império babilônico. Seu principal rei foi Nabucodonosor.

 

CONTRIBUIÇOES

-Matemática.

 

INVENÇÕES E CONTRIBUIÇÃO DA MESOPOTÂMIA PARA A HUMANIDADE

 

-Escrita (Escrita Cuneiforme);

-Astrologia (Criação do Zodíaco - Horóscopo);

-Arquitetura (Templos: Zigurate);

-Primeira Lei Escrita (Código de Hamurabi);

-Matemática;

-Mito da Criação e Epopéia de Gilgamesh (Contribuição Literária);

-Metalurgia do Bronze e do Ferro;

-Irrigação;

-Arado;

-Carro sobre rodas;

-O Ano de 12 meses e a Semana de 7 dias;

-A divisão do dia em 24 horas.

 

PARA RELEMBRAR

 

ESCRITA CUNEIFORME

Os sumérios escreviam em tabuinhas feitas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar. Para escrever, usavam uma espécie de palito afiado de extremidade triangular, com o qual faziam sinais em forma de cunha.

 

CÓDIGO DE HAMURABI

Código de leis que influenciou e ainda influencia o mundo atual. Foi uma das primeiras leis escritas da história.

 

ALGUMAS LEIS DO CÓDIGO DE HAMURABI

- Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.

- Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.

- Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.

- Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.

- Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.

- Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.

- Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário