7º ANO_AULA 12 – O MUNDO ÁRABE: O ISLAMISMO

 

O MUNDO ÁRABE – O ISLAMISMO



O Mundo Islâmico - É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal religião o islamismo.  Atualmente, sabe-se que 1,6 bilhões de pessoas, ou seja, um quinto da população mundial,  é seguidora dos princípios islâmicos. Grande parte do mundo islâmico localiza-se no Oriente Médio e na África; mas mesmo em países da Europa, do Oriente e, até mesmo das Américas, encontram-se seguidores dessa religião e cultura.

Origens do Islamismo - O Islamismo surgiu na Península Arábica, no séc. VII, sendo o seu criador Mohamed, Maomé. A Península Arábica possui 5/6 da sua área total desértica, com clima seco e quente, ponteada por pequenos oásis.  Os árabes são de origem semita.  Primitivamente, viviam em tribos patriarcais, sem uma unidade política; ao todo eram 300 tribos divididas entre beduínos, nômades e citadinos urbanos e sedentários. 


Tribos beduínas:  Nômades ou seminômades, habitavam em tendas, vagando pelo deserto à procura de oásis onde pudessem alimentar e fornecer água para seus animais. Eram agressivos, vivendo em constantes conflitos uns com os outros. Além do pastoreio, também realizavam ataques e saques a outras tribos e caravanas.

Tribos urbanas: Eram sedentárias e viviam do comércio e da agricultura. As duas principais cidades árabes eram Meca e Latrebe, ou Medina, localizadas na faixa costeira do Mar Vermelho e sul da Península Arábica.

Períodos da história islâmica - A história árabe pode ser dividida em dois períodos: pré-islâmico: período anterior ao islamismo e islâmico: período posterior ao islamismo. Antes do Islã, os povos árabes eram politeístas, adoravam vários deuses e deusas, e acreditavam em espíritos e em gênios, os djins. Cada elemento da natureza, clã, tribo, elementos naturais como o sol e a luz estavam sob a proteção de uma divindade específica.

Período pré-islâmico - Nesse período, proliferavam tribos de beduínos politeístas e os grupos urbanos localizados nas cidades de Meca e Latreb, também politeístas. Na cidade de Meca, estava localizada a Caaba, templo em formato de cubo, onde estavam imagens de 365 deuses cultuados pelos povos árabes. Na Caaba, estava a pedra negra, símbolo máximo da fé islâmica, que, segundo a tradição, foi trazida à terra pelo arcanjo Gabriel.

Período islâmico - Um dos membros da tribo dos coraixitas, Maomé, entra em contato com judeus e cristãos.  Maomé começa a pregar a crença monoteísta, o que fez com que ele fosse expulso de Meca; é a Hégira, ou fuga.  Ele passa a morar em Latreb, em 622, onde é bem recebido e seus ensinamentos são aceitos.  Em 630, Maomé lidera um exército e conquista Meca, convertendo a Caaba em centro religioso de adoração a Alá.

A fé islâmica - A palavra “islã” quer dizer ‘’submissão a Alá’’, e o muçulmano é o seu fiel. Essa doutrina religiosa tem alguns pontos essenciais: o livro sagrado é o Corão, ou “Al Corão”, e o profeta do islamismo é Maomé, ou Mohamed; só existe um deus, Alá, e o seu profeta é Maomé; o fiel deve fazer cinco orações diárias; ser misericordioso e generoso com os pobres, os órfãos e as viúvas; dar esmolas é um dever do fiel; jejuar durante o mês do Ramadã;  o fiel deve peregrinar, pelo menos uma vez na vida, para Meca.

Corão - Al Corão, “a leitura”, ou “a palavra”. É o livro sagrado dos muçulmanos junto com a Suna. No Corão estão os principais ensinamentos e revelações feitas a Maomé por Alá; Os ensinamentos do Corão são de ordem religiosa e, também, social, formando a xaria, a lei. Muitos elementos do Antigo e Novo Testamento fazem parte do Corão.

A divisão do Islamismo - Após a morte de Maomé, em 632, a religião sofreu divisões. As mais destacadas são: sunitas: para eles, o sucessor de Maomé deveria ser o califa, exemplo em virtudes morais, com honra, respeito, trabalho, mas que deveria ser muito humilde ao reconhecer suas falhas em ações. Devem ser fiéis ao Corão e também ao Suna. Os sunitas representam a facção “liberal” do islã. xiitas: para eles, o chefe do estado islâmico deveria ser descendente legítimo de Maomé, o imã. O imã (ou imame) é inspirado diretamente por Alá, sua palavra é inquestionável. Aceitam apenas o Corão. São encontrados principalmente no Irã e Iêmen.

Além dos sunitas e xiitas, há outros grupos religiosos islâmicos. O terceiro grupo mais numeroso é o dos kharijitas, ou ibaditas: kharijitas: esse grupo prega que qualquer homem, independente de suas origens familiares, pode ser um líder dentro da comunidade islâmica. O que os ibaditas pregam é completamente contrário ao que os sunitas e xiitas consideram como padrão. A maioria dos ibaditas vivem em Omã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário