1º ANO_ENSINO MÉDIO - EXERCÍCIOS (AULAS 6 E 7)_POVOS DA ANTIGUIDADE – EGITO E MESOPOTÂMIA (PARTE III)

EXERCÍCIOS (AULAS 06 E 07) - POVOS DA ANTIGUIDADE – EGITO E MESOPOTÂMIA (PARTE III)

 

1 - “É evidente que a intensa religiosidade que se desenvolveu no Egito favorecia sobremaneira a preservação do poder do faraó e da ordem social.” Analisando as palavras acima, pode-se concluir que:

a) a religião controlava o Estado do Antigo Egito.

b) a religião, no Antigo Egito, foi utilizada também como instrumento de dominação política disponibilizada pelo faraó.

c) a ordem social era mantida exclusivamente pela religião.

d) religião e política são atividades distintas que não se relacionam e, portanto, não se pode fazer ligação entre a religiosidade egípcia e poder do faraó.

 

2 - (FUND. CARLOS CHAGAS) No Novo Império Egípcio (1580 - 525 a. C.), a revolução promovida por Amenófis IV (também chamado Akhnaton) teve grande significado porque consistiu na:

a) expulsão dos hicsos, povo semita que dominava o Egito desde o Antigo Império;

b) unificação das diferentes províncias - nomos - evitando assim a fragmentação do Estado;

c) realização de modificações na estrutura social do Egito, para eliminar as oligarquias agrárias;

d) promoção de ampla reforma agrária, de modo a atenuar a miséria dos camponeses;

e) introdução de uma religião monoteísta, a fim de limitar a influência política dos sacerdotes.

 
3 - (OSEC)

 

I.   (     ) "Estes nomos eram cidades-estados, nas quais se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras." 

II.  (     ) "Era o estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das comunidades."

III. (     ) "Tivemos também a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus cargos hereditários."

IV. (     ) "Essa reforma religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon, que representavam um perigo para a Monarquia."

 

Os textos acima estão ligados, respectivamente:

a) a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos  com agricultura de regadio; ao reinado de Ramsés II; à unificação política do Egito;

b) à formação do Império Assírio; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; Amenófis IV; à formação do Novo Império Egípcio;

c) à formação do Império Egípcio; a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à conquista do Egito pelos hicsos;

d) à formação dos reinos egípcios; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV;

e) ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à formação do império egípcio; Amenófis IV; à implantação do monoteísmo judaico no Egito.


 

4 - (FAC. MED. AMIN) "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...). Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."

O trecho acima celebra:

a) o Egito, região quente e seca como o Saara;

b) a crença numa vida de além-túmulo e as dores do parto;

c) o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;

d) as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;

e) o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

 

5 - (FATEC) O primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o reinado de Teglafalasar III (745 - 728 a. C.), foi uma criação dos:

a) egípcios

b) caldeus

c) assírios

d) sumérios

e) acádios

 

6 - (OSEC) "Se um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as pessoas do cantão de onde a água levou o trigo  repartirão entre si o produto da venda."

 

O texto faz referência:

a) à doutrina de Zoroastro e a seu livro Zend-Avesta;

b) à Lei de Talião e ao Código de Hamurábi;

c) ao Livro dos Mortos;

d) à Sátira das Profissões;

e) ao Hino ao Sol, de Amenófis IV.

 
7 - (FUVEST) A escrita cuneiforme dos mesopotâmios, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:

a) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios;

b) composta exclusivamente de sinais lineares e traços verticais;

c) uma representação figurada evocando a coisa ou o ser;

d) baseada em agrupamentos de letras formando sílabas;

e) uma tentativa de representar os fonemas por meio de sinais.

 

8 - (FUVEST) A escrita cuneiforme dos mesopotâmios, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:

a) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios;

b) composta exclusivamente de sinais lineares e traços verticais;

c) uma representação figurada evocando a coisa ou o ser;

d) baseada em agrupamentos de letras formando sílabas;

e) uma tentativa de representar os fonemas por meio de sinais.

 

9 - (Enem) O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo. O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois:

a) Significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos.

b) Representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.

c) Significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos.

d) Representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito.

e) Significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.

 

10 - (UFRN) A religião estava presente em todos os aspectos da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era impregnada de elementos mágicos e religiosos. A relação entre religião e medicina no Antigo Egito era evidente na medida em que:

a) As práticas médicas estavam voltadas apenas para o tratamento dos faraós, cuja imagem era associada aos deuses.

b) As técnicas desenvolvidas na medicina foram estimuladas pela necessidade de preservar o corpo para a vida após a morte.

c) Os médicos, recrutados entre as mais altas camadas sociais, acumulavam também a função de promover o culto religioso.

d) Os médicos queriam prolongar a existência terrena, estimulados pelas crenças religiosas que negavam a imortalidade da alma.

 

11 - Quais os principais povos da Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?

a) Egípcios, gregos, romanos e hunos.

b) Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.

c) Visigodos, burgúndios, ostrogodos e vândalos.

d) Hebreus, hititas e egípcios.

 

12 - Qual a característica geográfica positiva que a região apresentava aos povos que ali viveram?

a) Presença de um vasto deserto com milhares de oásis.

b) Presença de florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas.

c) Muitas montanhas com presença de vales férteis.

d) Presença de dois rios (Tigre e Eufrates) que garantia margens férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes.

 

13 - Os sumérios, povo antigo que habitou a Mesopotâmia, destacou-se na construção de zigurates. O que eram estes zigurates?

a) Palácios onde viviam os reis e toda nobreza do povo sumério.

b) Canais de irrigação construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates.

c) Construções em formato de pirâmides, que eram usadas como locais de armazenagem de gêneros agrícolas e também como templos religiosos.

d) Torres de pedra construídas para proteger as cidades sumérias.

  

14 - O que era o Código de Hamurabi, criado na Babilônia?

a) Conjunto de leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.

b) Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.

c) Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.  

d) Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população e punir os sonegadores.

 

15 - Um dos povos que habitaram a Mesopotâmia na Antiguidade foram os assírios. Qual das alternativas abaixo aponta características deste povo?

a) Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados.

b) Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construção de escolas de arte por toda Mesopotâmia.

c) Eram excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e hebreus.

d) Buscavam de forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições de vida para todos.

 

16 - Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?

a) A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.

b) A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.

c) A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.

d) O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

 

17 - Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?

a) O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.

b) Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.

c) A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais. 

d) O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.

 

18 - Sobre a religião no Egito Antigo é falso afirmar que:

a) Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.

b) Os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).

c) Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta).

d) Na religião egípcia muitos animais eram considerados  sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente, etc.

 

19 - Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides?

a) Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.

b) Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família.

c) Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios.

d) Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.

 

 

20 - Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade?

a) Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas).

b) Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.

c) Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.

d) Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).

 

21 - Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi aTeocracia na civilização egípcia.

a) Os Faraós tinham autonomia política e econômica na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos egípcios.

b) Teocracia foi uma forma de governo no Egito Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e política, uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.

c) Um governo teocrático era simplesmente aquele em que os indivíduos eram governados por um Faraó que, apesar do grande poder político e econômico, não era visto como um deus.

d) Somente o Faraó Mentuhotep II, durante o Médio Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele era visto como um deus perante os indivíduos egípcios.


22 - Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico),modo de produção significou a forma como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras.

 

Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 40.)

 

O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Portanto, marque a alternativa correta sobre essa relação de trabalho no Egito Antigo.

a) Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão coletiva, em que indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado que era o maior proprietário de riquezas.

b) Modelo de trabalho baseado na prática de regime assalariado em que os indivíduos se especializaram em uma área do sistema de produção.

c) Relação de trabalho constituída pela troca mútua de bens e serviços em que o Estado era o garantidor da distribuição igualitária da produção para a população egípcia.

d) Foi um modelo de trabalho articulado pelo Estado que monopolizou as riquezas da região. Todavia, os trabalhadores recebiam pagamentos em mercadorias e não pagavam tributos para o governo, pois camponeses e artesões possuíam uma posição privilegiada no Egito Antigo.

 

23 - A sociedade egípcia estava dividida em dois grandes grupos sociais: os privilegiados (nobres, sacerdotes e funcionários administrativos) e os não privilegiados (soldados, artesãos, camponeses e escravos).Em relação à sociedade egípcia, a alternativa CORRETA é:

a)     Como a religiosidade no Egito Antigo era pequena, os sacerdotes possuíam pouca influência sobre a sociedade.

b)    Os escribas atuavam em todos os níveis da administração, fiscalizavam o controle das despesas do Estado e a arrecadação dos impostos.

c)     Os camponeses eram minoria na sociedade egípcia, eram muitos respeitados, já que forneciam alimentos para a população.

d)     Os vizires e os nomarcas eram muito explorados, já que pagavam impostos altíssimos.

 

24 - Sobre a religião, que marcou a vida do povo egípcio do berço ao túmulo, é INCORRETO afirmar:

a)     As pirâmides eram os locais de culto presidido pelos sacerdotes.

b)     Os egípcios eram politeístas: adoravam vários deuses.

c)     A religião contribuiu para o desenvolvimento das ciências e das artes.

d)     Entre os deuses mais importantes destaca-se Amon-Rá , o deus Sol.


25 - Leia o texto abaixo.

"Ó senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas decisões mais distantes fazes o Nilo celeste para que desça como chuva e açoite as montanhas, como um mar para regar os campos e jardins estranhos. Acima de tudo, porém, fazes o Nilo do Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os teus raios, cuidas de nossas hortas. Nossas colheitas crescem, e crescem por ti (...). Tu estás em meu coração. Nenhum outro te conhece, a não ser teu filho Aknaton".

 

As afirmativas abaixo se relacionam com o texto acima. Leia-as.

I) As cheias do Rio Nilo eram de grande importância para o povo egípcio antigo.

II) A figura do faraó aparece associada ao aspecto religioso.

III) O texto critica o grande poder político dos faraós egípcios.

 

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) I, II e III.


Nenhum comentário:

Postar um comentário