EXERCÍCIOS (AULAS 06 E 07) - POVOS DA ANTIGUIDADE –
EGITO E MESOPOTÂMIA (PARTE III)
1 - “É evidente que a intensa
religiosidade que se desenvolveu no Egito favorecia sobremaneira a preservação
do poder do faraó e da ordem social.” Analisando as palavras acima, pode-se
concluir que:
a) a religião controlava o Estado do
Antigo Egito.
b) a religião, no Antigo Egito, foi
utilizada também como instrumento de dominação política disponibilizada pelo
faraó.
c) a ordem social era mantida
exclusivamente pela religião.
d) religião e política são atividades
distintas que não se relacionam e, portanto, não se pode fazer ligação entre a
religiosidade egípcia e poder do faraó.
2 - (FUND. CARLOS CHAGAS) No Novo Império Egípcio
(1580 - 525 a. C.), a revolução promovida por Amenófis IV (também
chamado Akhnaton) teve grande significado
porque consistiu na:
a) expulsão dos hicsos, povo semita que dominava o
Egito desde o Antigo Império;
b) unificação das diferentes províncias - nomos -
evitando assim a fragmentação do Estado;
c) realização de modificações na estrutura social do
Egito, para eliminar as oligarquias agrárias;
d) promoção de ampla reforma agrária, de modo a
atenuar a miséria dos camponeses;
e)
introdução de uma religião monoteísta, a fim de limitar a influência política
dos sacerdotes.
3 - (OSEC)
I. ( ) "Estes
nomos eram cidades-estados, nas quais se iniciou a dissolução da
propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma
espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras."
II. ( ) "Era o
estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes
canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para
esse fim o trabalho excedente das comunidades."
III. ( ) "Tivemos também
a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma
poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus
cargos hereditários."
IV. ( ) "Essa reforma
religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve
por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon,
que representavam um perigo para a Monarquia."
Os textos acima estão ligados, respectivamente:
a) a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios
teocráticos com agricultura de regadio; ao reinado de Ramsés II; à
unificação política do Egito;
b) à formação do Império Assírio; ao regime político
dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; Amenófis IV; à formação do
Novo Império Egípcio;
c) à formação do Império Egípcio; a Amenófis IV; à
estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de
regadio; à conquista do Egito pelos hicsos;
d) à
formação dos reinos egípcios; ao regime político dos impérios teocráticos com
agricultura de regadio; à estratificação social dos impérios teocráticos com
agricultura de regadio; a Amenófis IV;
e) ao regime político dos impérios teocráticos com
agricultura de regadio; à formação do império egípcio; Amenófis IV; à
implantação do monoteísmo judaico no Egito.
4 - (FAC. MED. AMIN) "Salve,
ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos
peixes, produtor do trigo e da cevada (...). Logo tuas águas se erguem
(...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes
rangem."
O trecho acima celebra:
a) o Egito, região quente e seca como o Saara;
b) a crença numa vida de além-túmulo e as dores do
parto;
c) o relativo isolamento do vale, limitado pelos
desertos da Arábia e da Líbia;
d) as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;
e) o
poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no
solo um lodo de grande fertilidade.
5 - (FATEC) O primeiro exército organizado do mundo,
com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o
reinado de Teglafalasar III (745 - 728 a. C.), foi uma criação dos:
a) egípcios
b) caldeus
c)
assírios
d) sumérios
e) acádios
6 - (OSEC) "Se
um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o
cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua
culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as
pessoas do cantão de onde a água levou o trigo repartirão entre si o
produto da venda."
O texto faz referência:
a) à doutrina de Zoroastro e a seu livro Zend-Avesta;
b) à Lei
de Talião e ao Código de Hamurábi;
c) ao Livro dos Mortos;
d) à Sátira das Profissões;
e) ao Hino ao Sol, de Amenófis IV.
7 - (FUVEST) A escrita cuneiforme dos mesopotâmios, utilizada principalmente em
seus documentos religiosos e civis, era:
a) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios;
b) composta exclusivamente de sinais lineares e traços
verticais;
c) uma
representação figurada evocando a coisa ou o ser;
d) baseada em agrupamentos de letras formando sílabas;
e) uma tentativa de representar os fonemas por meio de
sinais.
8 - (FUVEST) A escrita cuneiforme dos mesopotâmios,
utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:
a) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios;
b) composta exclusivamente de sinais lineares e traços
verticais;
c) uma
representação figurada evocando a coisa ou o ser;
d) baseada em agrupamentos de letras formando sílabas;
e) uma tentativa de representar os fonemas por meio de
sinais.
9 - (Enem) O Egito é visitado anualmente por milhões
de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios
olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de
Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo
do Nilo. O que hoje se transformou em atração turística era, no passado,
interpretado de forma muito diferente, pois:
a) Significava, entre outros aspectos, o poder que os
faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que
trabalhavam nesses monumentos.
b) Representava para as populações do alto Egito a
possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.
c) Significava a solução para os problemas econômicos,
uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo
templos.
d) Representava a possibilidade de o faraó ordenar a
sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que
engrandeceram o próprio Egito.
e) Significava um peso para a população egípcia, que
condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.
10 - (UFRN) A religião estava presente em todos os aspectos
da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era impregnada de elementos
mágicos e religiosos. A relação entre religião e medicina no Antigo Egito era
evidente na medida em que:
a) As práticas médicas estavam voltadas apenas para o
tratamento dos faraós, cuja imagem era associada aos deuses.
b) As técnicas desenvolvidas na medicina foram
estimuladas pela necessidade de preservar o corpo para a vida após a morte.
c) Os médicos, recrutados entre as mais altas camadas
sociais, acumulavam também a função de promover o culto religioso.
d) Os médicos queriam prolongar a existência terrena,
estimulados pelas crenças religiosas que negavam a imortalidade da alma.
11 - Quais os principais povos da
Antiguidade habitaram a região da Mesopotâmia?
a) Egípcios,
gregos, romanos e hunos.
b)
Babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
c) Visigodos,
burgúndios, ostrogodos e vândalos.
d) Hebreus,
hititas e egípcios.
12 - Qual a característica
geográfica positiva que a região apresentava aos povos que ali viveram?
a) Presença de
um vasto deserto com milhares de oásis.
b) Presença de
florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas.
c) Muitas
montanhas com presença de vales férteis.
d) Presença de
dois rios (Tigre e Eufrates) que garantia margens
férteis (na época das cheias) para a agricultura, água para beber e peixes.
13 - Os sumérios, povo antigo que
habitou a Mesopotâmia, destacou-se na construção de zigurates. O que eram estes
zigurates?
a) Palácios
onde viviam os reis e toda nobreza do povo sumério.
b) Canais de
irrigação construídos nas margens dos rios Tigre e Eufrates.
c) Construções
em formato de pirâmides, que eram usadas como locais de armazenagem de gêneros
agrícolas e também como templos religiosos.
d) Torres de
pedra construídas para proteger as cidades sumérias.
14 - O que era o Código de
Hamurabi, criado na Babilônia?
a) Conjunto de
leis que organizava o comércio na região da Mesopotâmia.
b) Conjunto de
leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a
população mesopotâmica.
c) Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que
definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de
talião: “olho por olho, dente por dente”.
d) Conjunto de
leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar
impostos da população e punir os sonegadores.
15 - Um dos povos que habitaram a
Mesopotâmia na Antiguidade foram os assírios. Qual das alternativas abaixo
aponta características deste povo?
a) Tinham na
guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e
impunham castigos severos aos derrotados.
b) Gostavam
muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construção de escolas de arte por
toda Mesopotâmia.
c) Eram
excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e
hebreus.
d) Buscavam de
forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições
de vida para todos.
16 - Qual fator geográfico possibilitou o
desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
a) A presença do deserto do Saara que favoreceu o
estabelecimento de aldeias na região.
b) A existência de uma densa floresta tropical no
nordeste do continente africano.
c) A existência do rio Nilo que possibilitou a
prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para
diversas finalidades.
d) O clima subtropical e o alto índice
pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a
agricultura na região.
17 - Qual das alternativas abaixo apresenta
características da sociedade do Egito Antigo?
a) O poder era concentrado nas mãos do faraó.
A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas,
comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
b) Os escribas tinham muito poder na sociedade
egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham
pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela
sociedade egípcia.
c) A maior parte da sociedade era composta por
escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários
direitos sociais.
d) O faraó era eleito pelo povo egípcio para
um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os
escravos e os camponeses.
18 - Sobre a religião no Egito Antigo é falso
afirmar que:
a) Os egípcios acreditavam na vida após a
morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.
b) Os egípcios não acreditavam na vida após a
morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um
deus).
c) Os egípcios acreditavam na existência de
vários deuses (religião politeísta).
d) Na religião egípcia muitos animais eram
considerados sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente,
etc.
19 - Na arquitetura do Egito Antigo podemos
destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides?
a) Serviam como residência dos faraós e toda
nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.
b) Para estocar a produção de grãos e guardar
as riquezas do faraó e sua família.
c) Servir de templo religioso, pois nelas eram
realizados os rituais egípcios.
d) Proteger e conservar o corpo do faraó
mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.
20 - Quais os principais legados deixados pela
civilização egípcia para a humanidade?
a) Democracia, graças ao sistema político no
Egito Antigo (sistema de eleições diretas).
b) Conhecimentos marítimos, em função da
construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.
c) Importantes técnicas de Mecânica, graças à
criação de diversas máquinas movidas à vapor.
d) Conhecimentos na área da Medicina (graças à
mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática
(graças à construção de pirâmides).
21 - Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o
primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós possuíam
bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a
alternativa correta sobre o que foi aTeocracia na civilização
egípcia.
a) Os Faraós tinham autonomia política e econômica
na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não demonstravam tanta
autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos
egípcios.
b) Teocracia foi uma forma de governo no Egito
Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e política, uma
vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.
c) Um governo teocrático era simplesmente aquele em
que os indivíduos eram governados por um Faraó que, apesar do grande poder
político e econômico, não era visto como um deus.
d) Somente o Faraó Mentuhotep II, durante o Médio
Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele era visto como
um deus perante os indivíduos egípcios.
22 - Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo
histórico),modo de produção significou a forma como se organiza uma
sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e
culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras.
Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do
Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 40.)
O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da
Antiguidade. Portanto, marque a alternativa correta sobre essa
relação de trabalho no Egito Antigo.
a) Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e
consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão coletiva, em que
indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado
que era o maior proprietário de riquezas.
b) Modelo de trabalho baseado na prática de regime
assalariado em que os indivíduos se especializaram em uma área do sistema de
produção.
c) Relação de trabalho constituída pela troca mútua
de bens e serviços em que o Estado era o garantidor da distribuição igualitária
da produção para a população egípcia.
d) Foi um modelo de trabalho articulado pelo Estado
que monopolizou as riquezas da região. Todavia, os trabalhadores recebiam pagamentos
em mercadorias e não pagavam tributos para o governo, pois camponeses e
artesões possuíam uma posição privilegiada no Egito Antigo.
23 - A sociedade egípcia estava dividida em dois
grandes grupos sociais: os privilegiados (nobres, sacerdotes e funcionários
administrativos) e os não privilegiados (soldados, artesãos, camponeses e
escravos).Em relação à sociedade egípcia, a alternativa CORRETA é:
a) Como a
religiosidade no Egito Antigo era pequena, os sacerdotes possuíam pouca
influência sobre a sociedade.
b) Os escribas atuavam em
todos os níveis da administração, fiscalizavam o controle das despesas do
Estado e a arrecadação dos impostos.
c) Os camponeses eram
minoria na sociedade egípcia, eram muitos respeitados, já que forneciam
alimentos para a população.
d) Os vizires e os
nomarcas eram muito explorados, já que pagavam impostos altíssimos.
24 - Sobre a religião, que marcou a vida do povo
egípcio do berço ao túmulo, é INCORRETO afirmar:
a) As pirâmides eram
os locais de culto presidido pelos sacerdotes.
b) Os egípcios eram
politeístas: adoravam vários deuses.
c) A religião
contribuiu para o desenvolvimento das ciências e das artes.
d) Entre os deuses
mais importantes destaca-se Amon-Rá , o deus Sol.
25 - Leia o texto abaixo.
"Ó senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas
decisões mais distantes fazes o Nilo celeste para que desça como chuva e açoite
as montanhas, como um mar para regar os campos e jardins estranhos. Acima de
tudo, porém, fazes o Nilo do Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os
teus raios, cuidas de nossas hortas. Nossas colheitas crescem, e crescem por ti
(...). Tu estás em meu coração. Nenhum outro te conhece, a não ser teu
filho Aknaton".
As afirmativas abaixo se relacionam com o texto
acima. Leia-as.
I) As cheias do Rio Nilo eram de grande importância
para o povo egípcio antigo.
II) A figura do faraó aparece associada ao aspecto
religioso.
III) O texto critica o grande poder político dos
faraós egípcios.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário