8º ANO_AULA 20_EXERCÍCIOS - BRASIL: AS NOVAS FRONTEIRAS DO BRASIL COLONIAL

EXERCÍCIOS

1 - A partir de 1750, com os Tratados de Limites, fixou-se a área territorial brasileira, com pequenas diferenças em relação a configuração atual. A expansão geográfica havia rompido os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas. No período colonial, os fatores que mais contribuíram para a referida expansão foram: 

a) Criação de gado no vale do São Francisco e desenvolvimento de uma sólida rede urbana. 

b) Apresamento do indígena e constante procura de riquezas minerais. 

c) Cultivo de cana-de-açúcar e expansão da pecuária no Nordeste. 

d) Ação dos donatários das capitanias hereditárias e Guerra dos Emboabas. 

 

2 - Entre 1750, quando assinaram o Tratado de Madrid, e 1777, quando assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, Portugal e Espanha discutiram os limites entre suas colônias americanas. Neste contexto, ganhou importância, na política portuguesa, a ideia da necessidade de: 

a) Defender a colônia com forças locais, daí a organização dos corpos militares do centro-sul e a abolição das diferenças entre índios e brancos. 

b) Fortificar o litoral para evitar ataques espanhóis e isolar o marquês de Pombal por sua política nitidamente pró-bourbônica. 

c) Transferir a capital da Bahia para o Rio de Janeiro, para onde fluía a maior parte da produção açucareira, ameaçada pela pirataria. 

d) Afastar os jesuítas da colônia por serem quase todos espanhóis e, nesta qualidade, defenderem os interesses da Espanha. 

 

3 - A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites: 

a) A expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta das minas de ouro, foi consolidada nos Tratados de Utrecht. 

b) A região missioneira no sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus. 

c) O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual. 

d) O Tratado do Pardo garantiu a Portugal o controle da região das Missões e do rio da Prata. 


4 - Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:

a) Demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.

b) Estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.

c) Impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais.

d) Reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.

 

5 - O Tratado de Madri, assinado em 1750, definiu os novos limites na América entre as terras pertencentes a Portugal e à Espanha. Considerando-se essa informação, é CORRETO afirmar que o Tratado de Madri:

a) Substituiu o Tratado de Tordesilhas e conferiu às possessões lusas e espanholas na América uma feição mais próxima do que tinha sido a efetiva ocupação de terras pelas duas Coroas.

b) Estabeleceu uma conformação do território brasileiro muito distante da sua aparência atual, por ter respeitado espaços previamente ocupados pelos espanhóis no Continente Americano.

c) Manteve, com poucas alterações, o que já estava estabelecido pelos tratados anteriormente negociados entre as monarquias de Portugal e da Espanha, desde a Bula Intercoetera, editada em 1493.

d) Levou Portugal a desistir da soberania sobre grande parte da Amazônia em troca do controle da bacia do Prata, área estratégica para o domínio do interior do Brasil após a descoberta de ouro

 

6 - A partir de 1750, com os Tratados de Limites, fixou-se a área territorial brasileira, com pequenas diferenças em relação a configuração atual. A expansão geográfica havia rompido os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas. No período colonial, os fatores que mais contribuíram para a referida expansão foram:

a) Criação de gado no vale do São Francisco e desenvolvimento de uma sólida rede urbana.

b) Apresamento do indígena e constante procura de riquezas minerais.

c) Cultivo de cana-de-açúcar e expansão da pecuária no Nordeste.

d) Ação dos donatários das capitanias hereditárias e Guerra dos Emboabas.

 

7 - A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites.

a) A expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta de minas de ouro, foi consolidada no tratado de Utrecht.

b) A região missioneira do sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus.

c) O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual.

d) O Tratado do Pardo garantiu a Portugal o controle da região das missões e do rio da Prata.

 

8 - O Mato Grosso passou a pertencer ao Brasil através do:

a) Tratado de Mato Grosso.

b) Tratado de Trindade.

c) Tratado de Madri.

d) Tratado de Guaporé.

 

9 - Estabelecia que o rio Oiapoque seria o limite de fronteira entre o Brasil e Guiana Francesa:

a) Tratado de Tordesilhas;

b) Tratado de Utrecht;

c) Tratado de Madri;

d) Tratado de Badajós;

 

10 - São ações resultantes da conquista e ocupação do território brasileiro, EXCETO:

a) Expedições militares organizadas pelo governo;

b) Bandeirantes que percorriam o sertão;

c) Padres jesuítas que fundavam aldeias para catequização dos índios;

d) A invasão dos mineiros com a descoberta de ouro no litoral.

 

 

11 - A anulação do Tratado de Tordesilhas, e a utilização do princípio "uti possidetis", que determinou que Sacramento ficaria com a Espanha, e Sete Povos das Missões ficaria com Portugal, ocorre mediante assinatura do Tratado de:

a) Lisboa (1681)

b) Madri (1750)   

c) Utrecht (1715)    

d) El Pardo (1761)   

 

12 - O Tratado de Madri (1750) pretendeu atender à disputa de territórios entre Portugal e Espanha, representando também uma estratégia para melhor administrar os domínios ibéricos na chamada região das Missões. A tentativa de impô-lo gerou uma guerra que, ao seu final, terminou por definir o controle sobre as colônias que ocupavam a região dos Pampas. Esse tratado:

a) Determinou a troca entre os sete povos das missões, no Uruguai, e a colônia de Sacramento, no Brasil.   

b) Redefiniu as fronteiras territoriais na América do Sul, com base no uti possidetis.   

c) Permitiu aos jesuítas exercer um domínio que se estendeu por toda a região do Prata.   

d) Garantiu a consolidação da chamada “República dos Guaranis”, sob influência da Igreja Católica.   

 

13 - “Gostaria que espanhóis e portugueses mostrassem onde está o testamento de Adão, que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha.”

 

Essa frase mostra o descontentamento do rei francês, Francisco I, com:

a) O comércio das especiarias.

b) As expedições de reconhecimento das terras portuguesas e espanholas.

c) A situação geográfica privilegiada de Portugal e Espanha.

d) O Tratado de Tordesilhas.

 

14 - Sabemos que o nosso território foi ampliado em mais de 50% da sua área, em relação ao Tratado de Tordesilhas. Isso, graças as entradas e bandeiras unidas aos casuísmos ou intencionalidade. Contudo, portugueses e espanhóis, mesmo depois de alguns atritos, conseguiram assinar um novo tratado, anulando o Tratado de Tordesilhas. Esse tratado foi:

a) Tratado de Badajós;

b) Tratado de Santo Ildefonso;

c) Tratado de Madri;

d) Tratado de Utrecht.


Nenhum comentário:

Postar um comentário