9º ANO - AULA 22_ REGIMES TOTALITÁRIOS

REGIMES TOTALITÁRIOS

Entende-se por Totalitarismo o tipo de Estado, difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas. A direção do aparelho estatal está a cargo de um único partido político ou de um chefe.

Totalitarismo – Regimes totalitaristas são caracterizados pelo controle do Estado por uma única figura (seja ela uma pessoa, partido político, facção) que não tem reconhecido nenhum limite em sua autoridade.

Os fatores que propiciaram a formação deste Estado foram o final da Primeira Guerra Mundial e a consequente crise política, econômica e social dos países europeus; a crise mundial de 1929; o avanço das ideias socialistas e a experiência do fascismo italiano, sob a direção de Benito Mussolini.


O FASCISMO ITALIANO

 As origens do fascismo italiano estão na inflação, no enorme desemprego e no nacionalismo exaltado – surgidos após a Primeira Guerra Mundial.

A grande crise econômica da Itália pós-guerra fez desenvolver o Partido Socialista, porta voz da classe trabalhadora, que passa a liderar os movimentos, impondo uma série de greves, acentuando a crise.

E neste contexto que Benito Mussolini funda o Partido Fascista e monta as Esquadras – tropas de choque do partido que utilizavam da violência contra seus adversários. O fascismo será fortalecido pelo apoio da classe média e da grande burguesia – temerosos da agitação social pelo qual passava o país.

O acesso ao poder deu-se em outubro de 1922, após uma exibição de força dos “camisas negras” (militantes fascistas) – a chamada Marcha sobre Roma.


REALIZAÇÕES DO FASCISMO ITALIANO

Assinatura do Tratado de Latrão (1929) – Acordo entre o Estado e a Igreja Católica resolvendo o problema – originado na unificação italiana – da Questão Romana e criando o Vaticano – território sob autoridade do papado. Ficou estabelecido que o ensino da religião católica fosse obrigatório nas escolas públicas.

Organização de um Estado corporativo, onde todos os profissionais do mesmo ramo estavam em uma mesma corporação – patrões e empregados, procurando acabar com as lutas de classes. O Estado passou a ser o mediador da questão social (capital x trabalho), proibindo as greves e criando uma legislação trabalhista. O Estado patrocinou a construção de grandes obras públicas, investimentos na área industrial – setor automobilístico, construção naval, hidroelétricas etc.

 

O NAZISMO ALEMÃO

O Nazismo é um regime totalitário de extrema direita. O livro Minha Luta (Mein Kampf) escrito por Adolf Hitler possui a essência da ideologia nazista.

As origens do nazismo alemão encontram-se, primeiramente, com o final da Primeira Guerra Mundial, responsável por uma grave crise política, econômica e social. Estas crises serão acentuadas após a assinatura do Tratado de Versalhes – impondo uma pesada indenização e perdas territoriais. Estas crises provocaram agitações sociais e o avanço das ideias socialistas.

Procurando conter tal avanço foi fundado, aos moldes do fascismo italiano, o Partido Nacional ­socialista dos Trabalhadores Alemães – o Partido Nazista. A direção do partido ficou à cargo de Adolf Hitler.

Este, em seu livro Mein Kampf (Minha luta), sistematizou os princípios fundamentais da ideologia nazista: anticomunismo, nacionalismo exacerbado, contra o Tratado de Versalhes, o Estado totalitário, a superioridade da raça ariana e a teoria do espaço vital (necessidade de ampliação do território para desenvolvimento da raça ariana).

Em novembro de 1923 os nazistas tentaram um golpe de Estado- o Putsch de Munique. A tentativa foi fracassada sendo alguns líderes presos, entre eles Hitler.

 

CARACTERISTICAS DO NAZISMO

 

· Totalitarismo – estado de forte direita

· Antiliberalismo – censura por parte do governo, regulamentação da economia pelo estado, limitação da liberdade individual etc.

· Militarismo – preparação militar do país para a Segunda Guerra Mundial.

· Anticomunismo – forte perseguição aos comunistas, além de profunda ligação com grupos capitalistas.

· Nacionalismo – desenvolvimento não tão ligado ao capital estrangeiro, propaganda patriótica etc.

· Racismo – pregava a supremacia da raça ariana e perseguia as raças chamadas de inferiores: negros e judeus. Os judeus também eram perseguidos devido ao exagerado nacionalismo econômico.

- A maior manifestação do Nazismo foi durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha. Desde então, o Nazismo perdeu força e o que resta atualmente são pequenos grupos em vários países, que geralmente são reprimidos pelas autoridades locais.

 

A CHEGADA AO PODER

 

A ascensão dos nazistas está relacionada com o agravamento da crise econômica na Alemanha, em decorrência dos reflexos da crise mundial de 1929, ampliando o desemprego, a inflação e a miséria da população. Nas eleições de 1932 o Partido Nazista ficou muito fortalecido – conquistando 280 cadeiras. Seus adeptos cresciam cada vez mais, tendo as SA (tropas de choques) e as SS (tropas de assalto) como organizações de combate aos adversários. No mesmo ano, Hitler era nomeado chanceler.

No ano de 1933, após o incêndio do Reichstag (parlamento), os nazistas implantaram a ditadura nazista: dissolução dos sindicatos, estabelecimento da censura aos meios de comunicação, extinção de todos os partidos políticos - exceto o Partido Nazista, e início do terror – perseguições aos judeus e outras minorias. Em 1934, com a morte do presidente Hindenburg, Hitler acumulou as funções de chanceler e de presidente – decisão que foi confirmada por um plebiscito. Foi fundado assim o III Reich alemão, com o atropelo da constituição.

REALIZAÇÕES DO NAZISMO

 

A criação de um Estado fortemente intervencionista favoreceu a eliminação do desemprego e patrocinou o desenvolvimento industrial – principalmente a indústria bélica. Foram criados campos de concentração, destinados aos comunistas, socialistas, liberais e judeus.

 

OS ASPECTOS DO NAZIFASCISMO

 

Podemos identificar características comuns a estes dois regimes: Nacionalismo exacerbado, totalitarismo, corporativismo, militarismo, anticomunismo, expansionismo territorial.

A ideologia nazista apregoava ainda a superioridade da raça ariana, destinada a se impor às raças inferiores, como os judeus, os negros, os latinos etc.

A consolidação dos regimes totalitários – com suas ideias nacionalistas e militares – desenvolveu sentimentos imperialistas sendo responsáveis, entre outras coisas, pela Segunda Guerra Mundial.

 

EXPANSÃO DO NAZIFASCISMO

 

Em Portugal criou-se o Estado Novo, em 1932, sob a liderança de Antônio de Oliveira Salazar, dando origem ao salazarismo. Na Espanha, após sangrenta guerra civil, o governo republicano, com forte participação das esquerdas, foi derrubado em 1939 pelo general Francisco Franco, que contou com o apoio militar de Hitler e de Mussolini. Foi a origem do franquismo. Apesar da forte tendência fascista, os países ibéricos permaneceriam neutros na Segunda Guerra Mundial.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário