8º ANO_AULA 19 - BRASIL: O BARROCO MINEIRO



ORIGENS DO BARROCO NO BRASIL

 

- A arte barroca surge na Itália, no século XVII, em um contexto de mudanças econômicas, sociais e religiosas;

- O barroco ocorre no Brasil entre os séculos XVII e XVIII;

- A influência do barroco brasileiro é europeia, sobretudo, ibérica (Portugal e Espanha);

- O barroco está profundamente interligado a religião, e a tentativa da Igreja Católica de retomar o prestígio abalado pela Reforma Protestante e o Renascimento cultural que ocorreu na Europa, ao longo dos séculos XV e XVI;

- O estilo barroco influenciou as manifestações culturais e artísticas do Brasil colônia e chegou aqui através dos colonizadores;

- A descoberta de ouro e pedras preciosas acelerou o processo de urbanização no interior da colônia. As cidades enriqueciam e as Irmandades tornavam as Igrejas cada vez mais exuberantes, o que contribuiu para a formação de um valioso acervo artístico e arquitetônico, que podemos admirar até os dias de hoje, nas cidades onde o barroco existiu;.

- O barroco também influenciou a produção literária e a obra de alguns escritores no Brasil, como Gregório de Matos e Padre Vieira.

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO BARROCO

 

- Na literatura:“valorização exagerada da forma, que resultou numa literatura marcada pelo rebuscamento da linguagem, sobrecarregando o texto com figuras de estilo, como a metáfora, a alegoria, a hipérbole e a antítese";

- Acentua a emoção sobre a razão pregada pelo renascimento;

- Pintura realista, com cores marcantes e efeitos visuais de luz;

- Escultura exaltava as curvas e os detalhes. Os personagens revelam emoções e são carregados de dramaticidade;

- Música:  ritmos enérgicos e dramáticos, com a finalidade de emocionar o ouvinte. Destaca-se o italiano Vivaldi e o alemão Bach.

 

"O Barroco Mineiro nasceu mestiço como seus criadores, filtrando influências de várias partes de Portugal e do Brasil.  Muitas vezes seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas, revelando-se com impacto quando se abrem as portas. É o que acontece, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, ou na Capela do Padre Faria, em Vila Rica, e em várias outras construções da primeira metade do século XVIII".

(Saga: A grande História do Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1981, vol. 2-p.127).

O Barroco, foi uma das formas de expressão artística mais visíveis entre o século XVII e a primeira metade do século XVIII, no Brasil.

O enriquecimento provocado pela mineração e a forte religiosidade dos povos das minas, favoreceram o desenvolvimento das artes em Minas Gerais.

O barroco desenvolveu-se no Brasil ao lado dos primeiros núcleos urbanos. As principais manifestações dessa arte foram as construções religiosas levantadas em Salvador e Recife. Mas, o auge do barroco, manifestou-se nas cidades mineiras do Ciclo do Ouro, como Ouro Preto e Mariana.

A riqueza resultante da exploração do ouro na região de Minas Gerais estimulou, em Ouro Preto, o surgimento do maior conjunto de arquitetura barroca do mundo e justificou o tombamento da cidade como patrimônio nacional, em 1933, e em patrimônio mundial, em 1980.

Apesar da influência inicial do Barroco europeu, a arte barroca no Brasil assumiu características próprias. 

A arte barroca evoca a religião em cada detalhe: altares, geralmente em madeira, expõe ricos ornamentos espirais ou florais e é todo entalhado com figuras de anjos e imagens revestidas de uma fina película de ouro. Santos em relevo se espalham pelas capelas da nave central, e o teto, representando geralmente um céu em perspectiva, que aumenta a sensação de profundidade no ambiente.

A vida cultural nas Minas Gerais desenvolveu-se principalmente em torno das Igrejas e confrarias. Por essa razão, a arquitetura, a escultura sacra e a música se desenvolveram na região e deixaram importantes registros do barroco brasileiro.

 Na arquitetura, temos importantes construções no estilo barroco,  como a Igreja do Carmo, em São João Del Rei e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. A arquitetura não religiosa também foi importante nessa época, um exemplo é a cidade de Tiradentes.

Na escultura, as obras eram feitas geralmente em madeira ou pedra-sabão e estavam ligadas à religiosidade. Destaque para Aleijadinho, um dos principais representantes do barroco brasileiro.

Na pintura, destacou-se Manuel da Costa Ataíde. Ataíde criou seu próprio estilo, utilizando-se de cores vivas, tropicais. Pintou em suas obras figuras cordiais, mas um tanto irreverentes. Sua obra de maior destaque está no teto da nave da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Obra realizada entre 1800 e 1809.

Na literatura, o barroco expressou-se fortemente na poesia, que fazia parte do cotidiano dos homens letrados da época. Mas a maior parte dos poemas caracterizaram-se como literatura oral, e eram declamados em festas e ocasiões específicas. Dentre os poetas barrocos destacou-se o baiano Gregório de Matos e Guerra (1636-1695).

 

O BARROCO NA ARQUITETURA E NAS ARTES

 

- A arquitetura barroca alterou a fachada das igrejas;

- Os Arquitetos, pintores e escultores tinham a "missão" de transformar as igrejas em espaços cênicos para a representação de uma espécie de "teatro sagrado". A meta era converter ao catolicismo todas as pessoas;

- No Renascimento, pregava-se a força da razão sobre a emoção e as figuras eram representadas de forma estática, como se estivessem posando para um retrato;

- No Barroco o conceito é outro. Para exaltar os sentimentos, as cenas são representadas de forma teatral, isto é, os personagens parecem estar em movimento e a religiosidade é expressa de forma dramática, de forma a atingir, inclusive, a emoção de quem observa o quadro;

- O Barroco também apresenta como característica a oposição entre o poder humano e o poder divino, o céu e o inferno, o Antropocentrismo e  o Teocentrismo;

- No Brasil, o estilo barroco foi estimulado e patrocinado pelas irmandades religiosas.  Assim, igrejas, pinturas, esculturas e altares ricamente decorados começaram a surgir em Salvador, Minas Gerais e no Sul, no século XVIII.

 

A RIQUEZA DE MINAS GERAIS

 

- Pela participação de escravos e índios, o barroco é considerado, por muitos historiadores da arte, a primeira manifestação artística e cultural genuinamente brasileira;

- O ouro, descoberto principalmente em Minas Gerais, além de enriquecer os cofres portugueses, transformou a sociedade brasileira;

- As cidades cresceram e enriqueceram e as construções se aprimoraram graças à corrida em busca do ouro;

- No entanto, as cidades litorâneas do Nordeste (Recife e Salvador) também assistiram à estética barroca, financiada pela cana-de-açúcar;

- Os escravos produziam os frisos, entalhes das igrejas;

- Eles dominavam a metalurgia, a fabricação de cerâmica e a escultura em madeira;

- Como o barroco tinha a intenção de converter todos ao catolicismo, aceitava-se a contribuição de índios e escravos  na arte. Exemplo disto são as representações de imagens de santos com traços étnicos africanos e peças de teatro escritas pelo padre José de Anchieta para serem representadas pelos índios nas igrejas;

 

 

A VIDA CULTURAL NA REGIÃO DAS MINAS

 

A descoberta do ouro propiciou uma nova vida cultural. Foi a época do “barroco mineiro” que dinamizou a arte em diferentes linguagens, como na literatura, arquitetura, pintura, música e escultura.

Na literatura, destacaram-se os poetas intimamente relacionados ao Arcadismo. Na arquitetura e na escultura, emergiram as figuras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e mestre Valentim, nomes importantes do barroco mineiro.

Na música, além da disseminação de um tipo de música popular – modinhas e lundus – sobressaíram-se os gran­des mestres da música sacra – barroca, com as missas e réquiens de Joaquim Emérico Lobo de Mesquita e do pa­dre José Maurício Nunes Garcia.

Nesse contexto, a influência europeia, com os novos princípios liberais disseminados pela Enciclopédia, ali­mentaria o primeiro movimento de caráter emancipacio­nista: a Inconfidência Mineira.

 

Vamos observar imagens sobre o barroco mineiro e a riqueza de nosso patrimônio histórico:

 

As obras "Os Profetas" e "Os Passos da Paixão" produzidas por Aleijadinho, ambas existentes na cidade de Congonhas do Campo (Minas Gerais), são consideradas obras primas da escultura brasileira e admiradas até no exterior.

 






 

PRINCIPAIS NOMES DO BARROCO BRASILEIRO

 

Antônio Francisco da Costa Lisboa (Aleijadinho) 1730 - 1814

 

- Escultor e entalhador, filho de um português com uma escrava. Nasceu em Vila Rica (Ouro Preto);

- Aos 40 anos de idade contraiu grave doença, que o deixou deformado;

- Apesar da doença continuou esculpindo;

- Suas obras mais famosas são o conjunto do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo, um patrimônio histórico e artístico com 66 imagens esculpidas em madeira de cedro (1796-1799) e os 12 majestosos profetas em pedra-sabão (1800-1805);

- Seus trabalhos podem ser vistos em Ouro Preto, Sabará e em outras cidades mineiras.


Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde) 1762-1837

 

- Nasceu em Mariana (MG). Foi um dos pintores mais importantes do barroco mineiro;

- Seus painéis e telas podem ser vistos em 18 igrejas de Minas Gerais;

- Sua obra mais famosa está pintada no teto da igreja de São Francisco de Assis, em Outro Preto.


 

LITERATURA

 

Gregório de Matos (1623-1696)


- Gregório passou pela vida a criticar e ridicularizar os vícios, desmandos e torpezas dos colonizadores, da política local, da igreja católica, da nobreza, dos padres, dos governadores, dos comerciantes mercantilistas e da empáfia dos mulatos. Quase ninguém escapou das suas observações mordazes, por isso tornou-se popular, temido e odiado;

-Seus temas mais frequentes eram a religião, o amor, os costumes, reflexão moral e também o sensualismo e o erotismo, além da sátira social.

 

"A cada canto um grande conselheiro,

Que nos quer governar a cabana e vinha,

Não sabem governar sua cozinha,

E podem governar o mundo inteiro.

Em cada porta um bem frequente olheiro,

Que a vida do vizinho e da vizinha

Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha,

Para o levar à praça, e ao terreiro.

Muitos mulatos desavergonhados,

Traziam sob os pés de homens nobres,

Posta nas palmas toda a picardia.

Estupendas usuras nos mercados,

Todos os que não furtam muito pobres,

Eis aqui a cidade da Bahia".

(BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1996.).

 

Padre Antônio Vieira (1608-1697)


- Seu interesse maior era a catequese dos índios. Para isso aprendeu suas línguas e percorreu por cinco anos as aldeias indígenas da Bahia, pregando para os nativos. Tal interesse o fez defender os índios do cativeiro, provocando a raiva dos colonos, que queriam escravizá-los no trabalho da lavoura e das minas;

- Em 1653, no Maranhão, o "Paiaçu" (Padre Grande) - como o chamavam os índios - fez o "Sermão da Primeira Dominga da Quaresma" defendendo os nativos da escravidão, comparando-os aos hebreus escravizados no Egito. Esta é a técnica da analogia, uma das muitas que caracterizam o texto barroco.

 

Confira um trecho da obra de Padre Vieira:

 

Trecho do Sermão da Sexagésima

 

“O trigo que semeou o pregador evangélico, diz Cristo que é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens. Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias; e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras são os corações duros e obstinados; e nestes seca-se a palavra de Deus, e se nasce, não cria raízes. Os caminhos são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel das coisas do Mundo, umas que vão, outras que vêm, outras que atravessam, e todas passam; e nestes é pisada a palavra de Deus, porque a desatendem ou a desprezam. Finalmente, a terra boa são os corações bons ou os homens de bom coração; e nestes prende e frutifica a palavra divina, com tanta fecundidade e abundância, que se colhe cento por um...”.

 

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000034.pdf

 

FIQUE ESPERTO:

- Na música destaca-se o estilo sacro barroco do mineiro José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita, além da música popular representada pela modinha e pela cantiga de ninar de origem lusitana e pelo lundu de origem africana.

 

O ROCOCÓ

 

- Estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVIII;

- Era mais leve e intimista do que o estilo Barroco. Suas características eram: o uso de dourado, formas de curvas e de elementos decorativos, como laços e flores. Era usado, inicialmente, em decoração de interiores;

- O rococó se desenvolveu no Brasil no mesmo período em que a extração do ouro começava a diminuir. Assim sendo, os artistas começaram a utilizar cores mais leves, como o branco, tons claros de rosa, azul em substituição do dourado.

 

FIQUE ESPERTO:

Na época do ouro houve um grande florescimento da vida artística em Minas Gerais. As irmandades viviam disputando qual delas possuía a igreja mais bonita; e para isso, contratavam poetas, músicos, escultores e pintores para trabalharem em sujas igrejas. Aleijadinho e Mestre Ataíde são os principais exemplos destes artistas barrocos. O Barroco surgiu na Itália e logo se espalhou pelo mundo. No barroco mineiro, uma recriação do modelo europeu, predomina as emoções, os contrastes e a opulência. O Barroco tem uma forte ligação com a religião católica. São nas igrejas que encontramos suas principais realizações, principalmente em cidades como Ouro Preto, Mariana e outras cidades históricas mineiras.























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