A - A influência dos Estados Unidos na política
econômica europeia no início do século XX.
B - O descontentamento da Itália e Alemanha com
a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo
(século XIX).
C - A união política, econômica e militar entre
Alemanha e Grã-Bretanha.
D - O processo de globalização econômica e a
formação da União Europeia no final do século XIX.
2 - Qual foi o estopim (fato que deu início) da
Primeira Guerra Mundial?
A - A invasão da Polônia pelo exército alemão.
B - A formação do bloco militar composto por
Alemanha, Itália e França.
C - O assassinato de Francisco Ferdinando,
príncipe do Império Austro-Húngaro.
D - A disputa por território no continente
americano, principalmente entre Alemanha e Itália.
3 - Qual alternativa apresenta a composição
correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial:
A - Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha)
e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão)
B - Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália)
e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha)
C - Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia)
e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos)
D - Tríplice Aliança (Itália, Império
Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França)
4 - Qual alternativa descreve de forma correta a
participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
A - O Brasil participou enviando medicamentos e
equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente.
Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando
embarcações militares.
B - O Brasil enviou soldados, veículos
militares, armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de batalha da
Europa.
C - O Brasil ficou neutro durante todo o
conflito.
D - O Brasil enviou soldados para ajudar na
composição das forças militares da Tríplice Aliança.
5 - Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é
correto afirmar que:
A - Os países da Tríplice Aliança venceram o
conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e
África.
B - Embora derrotados, Alemanha e Império
Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
C - Os países da Tríplice Aliança saíram
derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que impôs
severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
D - Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os
países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com
uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.
6 - Uma das principais causas da Revolução Russa
foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da
população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta
características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A - trabalhadores urbanos, clero e nobreza
pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em
situação de miséria.
B - trabalhadores rurais vivendo em extrema situação
de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas
da sociedade.
C - agricultura atrasada, distribuição de renda
igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D - boa situação econômica para toda população,
falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.
7 - A Revolução Russa de outubro de 1917 foi
liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
A - Implantação o sistema capitalista na Rússia
após a revolução.
B - Um governo socialista, apoiado pela nobreza
russa.
C - Distribuição de terras, igualdade social,
democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D - Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial),
terra, pão, liberdade e trabalho.
8 - Qual das alternativas abaixo apresenta as
principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do
socialismo?
A - Nacionalização de bancos; implantação de
leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática
com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.
B - Redistribuição de terras para os
trabalhadores do campo
C - Redistribuição de terras para os
trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos
operários.
D - Implantação de sistema democrático,
fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação
de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.
9 - Qual das alternativas abaixo explica melhor
a situação política da Rússia após a Revolução?
A - O sistema político era unipartidário, ou
seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido
Comunista).
B - O sistema político era bipartidário, ou
seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido
Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C - Existiam várias partidos políticos e os
presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.
D - Embora houvesse apenas um partido político,
o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos
podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer
perseguições.
10 - Em 1922 foi implantada a URSS (União das
Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta
características da URSS.
A - Total liberdade política, investimentos em
arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da
população.
B - Sistema econômico capitalista, política
militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.
C - Adesão à economia de mercado, fortes laços
comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.
D - Falta de democracia, governo controlado pelo
Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industrial e bélico
11 - Qual das alternativas abaixo apresenta uma
das principais causas da Crise de 1929?
A - O crescimento econômico da China e do Japão
prejudicaram as exportações dos Estados Unidos.
B - A crise no mercado imobiliário dos Estados
Unidos, no final da década de 1920, afetou o valor das ações e derrubou as
bolsas de valores no mundo todo.
C - No final da década de 1920, reconstruídas,
as nações europeias reduziram drasticamente as importações de produtos
industrializados e agrícolas dos Estados Unidos da América.
D - No final da década de 1920 ocorreu uma forte
diminuição na quantidade de mão-de-obra disponível nos Estados Unidos e na
Europa. Com poucos trabalhadores as indústrias entraram em forte crise.
12 - Qual das alternativas abaixo não está
relacionada com as consequências da Crise Econômica de 1929?
A - Aumento de falências de empresas nos Estados
Unidos.
B - Crescimento do desemprego nos Estados
Unidos.
C - Aumento do nível de emprego nos Estados
Unidos.
D - Forte desvalorização das ações e queda da
Bolsa de Valores de Nova Iorque.
13 - Como o Brasil foi afetado pela Crise de
1929?
A - O Brasil parou de exportar automóveis e
máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira.
B - Houve uma significativa diminução das
exportações de café do Brasil para os Estados Unidos.
C - A economia brasileira entrou em crise, pois
todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência.
D - A Crise de 1929 afetou somente a produção de
borracha na região da Amazônia.
14 - Qual o nome do plano econômico criado pelo
presidente Roosevelt para acabar com a crise e retomar o crescimento econômico
nos EUA?
A - Plano Marshall
B - PAC (Plano de Aceleração do Crescimento)
C - Plano
Schlieffen
D - New
Deal
15 - Qual das alternativas abaixo não está
relacionado com o plano elaborado pelo presidente Roosevelt para combater a
crise e retomar o crescimento da economia nos Estados Unidos?
A - Empréstimos a juros baixos
para Japão, China, Brasil e todos os países da Europa.
B - Controle de preços de
produtos.
C - Controle da produção
(estoques) de produtos das empresas.
D - Investimentos em
infraestrutura (obras públicas).
16 - (FUVEST)
O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização
ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência
fraterna entre fascismo e comunismo;
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e
a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da
Guerra fria entre os EUA e a URSS;
17 - (UNITAU) O nazismo e o fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um
Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas
diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas
liberais" de tendências individualistas;
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando
partidos populares;
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas
lideradas pelos sindicatos
socialistas;
18 - (FUVEST) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica
destruição dessa cidade basca por:
a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
d) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os
republicanos.
19 - (FUVEST) "Mas um socialismo liberado do elemento democrático e
cosmopolita cai como uma luva para o nacionalismo." Esta frase de Charles
Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar pensamento da
ideologia:
a) fascista
b) liberal
c) socialista
d) comunista
20 - (UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que mais de 1 milhão de
pessoas perdeu a vida, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida
ao poder do general Francisco Franco. O Estado Espanhol, após a vitória de
Franco, caracterizou-se como:
a) democrático com tendências capitalistas;
b) democrático com tendências socialistas;
c) populista de esquerda;
d) totalitário de direita;
21 - (FGV) Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos
históricos relevantes. Merecem destaque a:
a) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a
proclamação da república do Egito;
b) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamação da República Popular da China
e a criação do estado de Israel;
c) deflagração da guerra entre Grécia e Turquia, a eleição de presidentes
socialistas na França e em Portugal e a constituição do Pacto de Varsóvia;
d) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na
Rússia e a deflagração da Guerra Civil na Espanha;
22 - (FUVEST) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta,
ocorreu:
a) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações
impostas pelo Tratado de Versalhes;
b) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças
paramilitares do Partido Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma
coalizão governamental;
e) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha
de Mussolini sobre Roma.
23 –
1. "Ao
contrário das velhas organizações que vivem fora do Estado, os nossos
sindicatos fazem parte do Estado." (Mussolini)
2. "Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas
do sangue, em primeiro lugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que
podem ser burgueses ou socialistas." (Mussolini)
3. "Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a
hora em que essas tropas desordenadas se
transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em
divisões." (Hitler)
4. "Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque
pertencem a uma raça superior." (Hitler)
Nas citações acima, encontramos algumas das principais características do
nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo:
a) Expansionismo, nacionalismo, romantismo, idealismo.
b) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo.
c) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo.
d) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo.
24 - Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de
reacionários, monarquistas e
religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do
outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas
leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no
entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se
prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:
a) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando
do rei Juan Carlos;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às
rivalidades entre os habitantes do país;
25 -
"Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido
Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema liberal
dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise permaneceu. Viu-se
então que os empresários americanos e o governo republicano que os representava
não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos
apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado
pelo candidato dos democratas."
O
candidato vencedor foi:
a) John Kennedy
b) George Washington
c) Woodrow Wilson
d) Fraklin Roosevelt
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