EXERCÍCIOS
1 - O barroco no Brasil foi:
a) Uma manifestação artística de caráter religioso limitada às regiões de
mineração.
b) Uma expressão artística de origem europeia reelaborada e adaptada às
condições locais.
c) Um estilo original na pintura, mantendo a tradição manuelina nas
edificações.
d) Uma criação artística popular predominante em todo o Brasil colônia e
no império.
2 - O
escultor Antonio Francisco Lisboa (1730-1814), mais conhecido como Aleijadinho,
é o autor das doze esculturas dos profetas bíblicos na cidade mineira de
Congonhas do Campo.
Sobre o
contexto histórico em que viveu Aleijadinho, é correto afirmar que foi o
período:
a) Da colonização e do ciclo do ouro.
b) Da colonização e do ciclo do
pau-brasil.
c) Do Primeiro Reinado e do ciclo do
açúcar.
d) Do Segundo Reinado e do ciclo do
café.
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- Nos centro urbanos do Brasil colonial, a arquitetura e as artes
caracterizaram-se pelo estilo:
a) Rococó;
b) Renascentista;
c) Art Nouveau;
d) Barroco.
4 - A efervescência que conheceram nas Minas [Gerais, do
século XVIII] as artes e as letras
também teve feição peculiar. Pela primeira vez na Colônia buscava-se solução
própria para a expressão artística.
(Laura
Vergueiro. Opulência e miséria das Minas Gerais, 1983.)
São exemplos
do que o texto afirma:
a) A pintura e a escultura renascentistas.
b) A poesia e a pintura românticas.
c) A arquitetura barroca e a poesia árcade.
d) A literatura de viagem e a arquitetura gótica.
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- Nos centro urbanos do Brasil colonial, a arquitetura e as artes
caracterizaram-se pelo estilo:
a) Rococó;
b) Renascentista;
c) Art Nouveau;
d) Barroco.
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- (CESGRANRIO) A Igreja Católica teve papel relevante no processo de
colonização, que pode ser constatado:
a)
Na Catequese que, promovendo a integração do índio aos padrões europeus e
cristãos, favoreceu a sua emancipação.
b)
Na Educação, através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as
instituições de ensino até o século XVIII.
c)
Na defesa das Fronteiras, sendo as missões a primeira defesa por onde
penetraram estrangeiros no Brasil.
d)
Na administração, ocupando o clero a maior parte dos cargos públicos que
exigiam melhor nível de instrução.
7 - Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, EXCETO:
a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo,
morte e vida.
b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu
aprimoramento, com base na cultura greco-latina.
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de
tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval
e, de outro, o antropocentrismo renascentista.
d) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
8 - O
barroco teve como berço a Europa, mais precisamente em Roma.
Sendo tal movimento artístico trazido ao Brasil pelos colonizadores,
torna-se correto afirmar que:
a) A arte barroca no Brasil apresentou as mesmas características do
barroco europeu.
b) O
barroco era utilizado apenas em espaços religiosos.
c)
Sendo associado com a religião católica, o
Barroco brasileiro foi utilizado
em muitas igrejas e nas fachadas das construções civis.
d) Influenciado
pelo protestantismo, o Barroco assumiu outro posicionamento religioso no
Brasil, mesmo com a presença dos jesuítas quando na colonização.
9 -
Sobre o "Barroco Mineiro", é INCORRETO afirmar que:
a) Antônio Francisco de Lisboa, também conhecido
como Aleijadinho, foi escultor e arquiteto e o principal representante do
barroco mineiro.
b) Manoel da Costa Ataíde – o mestre Ataíde, foi
um importante pintor dos tetos de muitas igrejas mineiras.
c) As
esculturas de aleijadinho eram talhadas em madeira e recobertas com ouro,
devido à prosperidade mineira quanto à mineração do ouro.
d) O
Barroco Mineiro foi diretamente influenciado pelo Barroco Italiano.
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- No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta:
a)
Gregório de Matos
b)
Jerônimo Baía
c)
Bento Teixeira
d)
Bento Gonçalves
11 - A alternativa que apresenta as principais características do Barroco
é:
a) Racionalismo, Universalismo e a presença de elementos da mitologia
greco-latina e humanismo.
b) Pastoralismo, bucolismo, nativismo, tom confessional, espontaneidade
dos sentimentos e exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.
c) Preocupação formal, preferência por temas descritivos, objetivismo,
apego à tradição clássica e vocabulário culto.
d) Apelo religioso, misticismo, erotismo, castigo como decorrência do
pecado, fugacidade da vida e instabilidade das coisas.
12 - A exaltação da forma, o culto à linguagem permeada por metáforas, conflito
entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma
religiosidade medieval são características do
a) Classicismo.
b) Arcadismo.
c) Romantismo.
d) Barroco.
e) Condoreirismo.
13 - A obra de Gregório de Matos - autor que se destaca na literatura
barroca brasileira - compreende:
a) Poesia épico-amorosa e obras dramáticas;
b) Poesia satírica e contos burlescos;
c) Poesia lírica, de caráter amoroso, e poesia satírica;
d) Poesia confessional e autos religiosos;
e) Poesia lírica e teatro de costumes.
14 - Ao Barroco brasileiro pertencem:
a) Camões e Gil Vicente;
b) Manoel B. Oliveira e Gregório de Matos;
c) Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos;
d) Gandavo e Camões;
e) Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.
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