2º ANO_EXERCÍCIOS_FILÓSOFOS ILUMINISTAS_AULAS 08,09 E 10 (PARTE III)

EXERCÍCIOS (PARTE III)

 

1 - (UNAERP) Baseados no Iluminismo, particularmente no pensamento de Voltaire, os soberanos da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal procuraram adequar as estruturas econômicas de seus países:

a) A uma política autoritária, com medidas de caráter liberal com grande participação popular.

b) Ao capitalismo que começava a se impor com nitidez.

c) Às ideias da Ilustração, oriundas da burguesia, concretizando-as com sua efetiva participação.

d) À modernização mediante grande desenvolvimento comercial e alto índice de urbanização.

e) A uma política modernizadora, de caráter liberal e participativo.

 

2 -  “Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos...”

 

(Adam Smith, A Riqueza das Nações, Livro III, capítulo 4)  

 

Neste pequeno trecho, Adam Smith  

a) contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.  

b) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.

c) defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.

d) critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.

e) expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.

 

3 - A partir do século XVI, a palavra T R A B A L H O perde seu conceito negativo associado à ideia de pobreza e sofrimento, adquirindo uma conotação positiva de dignidade, porque:  

a) o trabalho passa a ser exercido também pelas classes dominantes.

b) a campanha pela abolição do trabalho escravo na América se intensifica.

c) os equipamentos das manufaturas exigem trabalhadores qualificados.

d) o trabalho é fonte de toda a produtividade e riqueza material.  

e) a doutrina calvinista justifica o trabalho como fonte de salvação.

 

4 - São princípios fundamentais do liberalismo econômico no século XVIII, EXCETO:  

a) combate ao mercantilismo.

b) defesa da propriedade coletiva.  

c) liberdade de contrato.

d) livre concorrência e livre cambismo.

e) divisão internacional do trabalho.

 

5 -  As ideias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:

a) a república como único regime político democrático.

b) a razão como portadora do progresso e da felicidade.  

c) as classes populares como base do poder político.

d) o calvinismo como justificativa de riqueza material.

e) a igualdade social como alicerce do exercício da cidadania.

 

6 - O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO podendo ser apontado como parte do seu ideário:  

a) o combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.

b) o fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades.  

c) o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.

d) o triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.

e) o anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.

 

7 -  O Iluminismo que atingiu seu maior esplendor na França, no século XVIII, tendo por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc. Uma das suas características foi a seguinte:

a) Defender os ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.

b) Ensinar que o homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.

c) Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo político. 

d) Pregar a censura para os espetáculos de circo e de teatro.

e) Recomendar a pena de morte como maneira de coibir a criminalidade.

 

8 -  "O nosso século é chamado o Século da Filosofia por excelência. Se examinarmos sem prevenção o estado atual dos nossos conhecimentos, não se pode deixar de convir que a filosofia registrou grandes progressos entre nós. (...) Assim, desde os princípios das ciências profundas até os fundamentos da Revelação, desde a metafísica até as questões de gosto, (...) desde as disputas escolásticas dos teólogos até os objetos de comércio, (...) tudo foi discutido, analisado e, no mínimo, agitado."

 

                          D'Alembert (apud. Ernst Cassirer. A filosofia do Iluminismo. 

 

As palavras de D'Alembert nos remetem a algumas das características das ideias e concepções do movimento iluminista. Entre elas podemos identificar:  

I - A valorização da filosofia como campo de reflexões estritamente direcionadas para a crítica das ciências da natureza.

II - A defesa de uma concepção de história associada ao ideal de progresso e contraposta aos valores da tradição.

III - A secularização de todos os domínios de conhecimento, incluindo-se aqueles relacionados à moral, à religião e às relações sociais.

IV - A defesa da razão e da experiência como instrumentos centrais para a produção de todos os conhecimentos e valores pertinentes ao homem e às suas sociedades.

 

Assinale:  

a) se somente as afirmativas I e II estão corretas.

b) se somente as afirmativas I e IV estão corretas.

c) se somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.   

d) se somente a afirmativa III está correta.

e) se todas as afirmativas estão corretas.

 

9 – Assinale a opção em que se encontra corretamente identificado um dos preceitos fundamentais da Fisiocracia:  

a) "O ouro e a prata suprem as necessidades de todos os homens."

b) "Os meios ordinários, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro são o comércio exterior."

c) "Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a multiplica."  

d) "Todo comércio consiste em diminuir os direitos de entrada das mercadorias que servem às manufaturas interiores (...)"

e) "As manufaturas produzirão benefícios em dinheiro, o que é o único fim do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do Estado."

 

10 - No século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo  e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor:

a) industrial.

b) comercial.

c) agrícola.  

d) financeiro.

e) extrativista.

 

 

11 - Sobre Adam Smith, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) escreveu a obra "A Riqueza das Nações".

b) propunha uma sociedade igualitária a partir da análise científica da História.

c) era contrário ao mercantilismo.

d) é considerado o pai do liberalismo econômico.

e) defendia o trabalho como a única fonte geradora de riquezas.

 

12 - Sabe-se que os filósofos iluministas, com suas idéias, abriram cominho para a Revolução Francesa. Estes pensadores, no geral:

a) pregavam a necessidade de uma explicação de caráter místico e espiritualista para a existência humana.

b) apesar de considerarem que as desigualdades, eram provocadas pela sociedade e que os homens eram iguais perante a natureza, não conseguiram contribuir para que os privilégios existentes na sociedade francesa fossem abolidos.

c) confundiam-se, em muitos casos,  com os déspotas esclarecidos,  como Frederico II, da Prússia e José II, da Áustria.

d) destacavam-se por buscar uma explicação racional para todas as coisas, considerando também que as desigualdades eram provocadas pela sociedade e que os homens ,eram iguais perante a natureza.  

e) eram contra os privilégios da nobreza, porém justificavam como necessários os privilégios vivenciados pelo clero.

 

13 - Diderot foi uma figura de destaque no movimento iluminista e juntamente com D’Alembert dirigiu a Enciclopédia - grande síntese do debate e das descobertas intelectuais da época. Eles defendiam idéias que assustavam os mais conservadores. Jean-Jacques Rousseau, por exemplo, chegou a afirmar que:  

a) todos deviam ser iguais perante a lei, embora mantivessem sua admiração pela monarquia.

b) a sociedade corrompia os homens que tinham uma bondade original.

c) o Estado devia ser controlado por uma elite intelectual, lembrando a República de Platão.

d) o socialismo traria benefícios para todos.

e) a sociedade moderna devia se inspirar no modelo grego de cidadania, preservando os direitos da aristocracia.

 

14 - (DARWIN-2014) Leia o que escreveu o iluminista Rousseau sobre a educação das crianças.

 

"Sabeis qual é o meio mais seguro de tornar vosso filho desgraçado? Acostumá-lo a tudo conseguir; pois, crescendo incessantemente seus desejos com a facilidade de satisfazê- los, mais cedo ou mais tarde a impossibilidade de atendê-lo vos forçará à recusa; e essa recusa, não habitual, lhe dará mais aborrecimento do que a própria privação do que ele deseja. Primeiramente ele desejará vossa bengala; depois irá querer vosso relógio; a seguir o pássaro voando; mais tarde a estrela brilhando; e desejará tudo o que vir".

 

ROUSSEAU, J.J. Emílio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

 

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o Iluminismo pode-se afirmar corretamente que:

a) os conflitos e vícios humanos se originam principalmente de sua própria natureza.

b) para promover o crescimento a educação deve realizar os desejos infantis ilimitados.

c) para Rousseau, a privação dos desejos resulta na criação de um déspota.

d) os problemas do homem têm sua origem na sociedade e o despotismo na educação. e) a recusa habitual e a impossibilidade de atender os desejos causa sempre insatisfação.

 

15 - Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:

a) o governo da maioria

b) o governo parlamentar.

c) a liberdade de comércio

d) o intervencionismo estatal na economia

 

16 - O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão: “Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”.

Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.

a) Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.

b) A razão é impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres humanos.

c) Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.

d) O fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não precisa mais estar alerta.

 

17 - A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas:

1. Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo.

2. Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.

3. A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo.

4. Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente a alternativa 2 é verdadeira

c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

d) As alternativas 2 ,3 e 4 são verdadeiras

 

18 - (Unicamp 2012) No trecho apresentado, o autor:

a) argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política.

b) reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais.

c) defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos.

d) denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.

 

19 - (UNESP 2012) Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associado com toda a força comum, e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes. Esse, o problema fundamental cuja solução o contrato social oferece. [...] Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo.

(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1983.)

 

O texto apresenta características:

a) iluministas e defende a liberdade e a igualdade social plenas entre todos os membros de uma sociedade.

b) socialistas e propõe a prevalência dos interesses coletivos sobre os interesses individuais.

c) iluministas e defende a liberdade individual e a necessidade de uma convenção entre os membros de uma sociedade.

d) socialistas e propõe a criação de mecanismos de união e defesa de todos os trabalhadores. e) iluministas e defende o estabelecimento de um poder rigidamente concentrado nas mãos do Estado.

 

20 - (Upe 2013) Qual das alternativas a seguir apresenta apenas características associadas ao Liberalismo?

a) Monarquia parlamentarista, mínima participação do estado na economia, propriedade privada e metalismo.

b) O processo de cercamentos, tolerância religiosa, direito divino, crescimento urbano.

c) Sistema de livre concorrência, monarquia parlamentarista, divisão entre os poderes, sufrágio universal.

d) Livre comércio, o processo de cercamentos, a monarquia parlamentarista e o trabalho servil.

e) Propriedade privada, livre comércio, igualdade perante a lei e mínima participação do estado na economia.


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