1ºANO (E.M) - HISTÓRIA_(EXERCÍCIOS) AULAS 01 A
04
GABARITO
1 – A História estuda o processo de
permanência e mudanças, procura perceber o modo como as pessoas viviam nos
tempos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos
atuais. Podemos dizer que a história é o estudo dos seres humanos no
tempo.
Assinale a alternativa correta:
a) A história é feita somente por reis,
generais e presidentes.
b) A história é feita apenas pelos homens.
c) A história é feita apenas por grupos, como
o dos idosos, o dos artesãos, o dos soldados, etc.
d) A história é feita por todos
nós: eu, você, seu professor, as mulheres, seus parentes, os artistas, os
políticos, a igreja, o exército etc.
2 – Dentre as opções abaixo, qual delas
apresenta APENAS exemplos de fontes
escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.
3 – Entre os historiadores, existe o consenso
de que o saber histórico é construído a partir de fontes. Portanto, é INCORRETO afirmar que as fontes
históricas são:
a) signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos,
agrupados e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos
historiadores.
b) utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que
chegaram até o presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas.
c) diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem
escritos, manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural – de tipo
material ou simbólico.
d) documentos escritos, aos quais
é possível aplicar a crítica pelos métodos científicos do saber histórico. As
demais fontes são meramente ficcionais.
e) todas as referências de atividades humanas, pois compõem o
patrimônio cultural de todo e qualquer grupo humano, servindo de indicadores do
seu passado.
4 – De acordo com a divisão tradicional da
História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e
Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade
Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e
Idade Antiga.
5 - Unb-DF/PAS Para
Fernand Braudel a “História é ciência do passado e do presente, um e outro
inseparáveis”. Outro historiador, Peter Burke, lembra que “por mais que lutemos
arduamente para evitar os preconceitos associados a cor, credo, classe ou sexo,
não podemos evitar olhar o passado de um ponto de vista particular”. Já Edward
H. Carr conceitua a História como “um processo contínuo de interação entre os
historiadores e seus fatos, um diálogo sem fim entre o presente e o passado”.
Com auxílio do
texto, julgue os itens seguintes.
( ) Segundo os
autores citados, o passado histórico tem vida própria, estando desvinculado
das circunstâncias
do tempo presente.
( ) Enquanto a
História se ocupa do estudo dos atos humanos ao longo do tempo, a
Geografia volta-se
para a análise atemporal do espaço, desvinculando-o das ações
empreendidas pelas
sociedades.
( ) Mesmo que se
volte para o estudo de um passado longínquo, o historiador não está
livre de
condicionamentos diversos ao investigar e escrever sobre o tema escolhido.
( ) Já que o
passado não pode retornar, nem ser revivido, a História não pode ser reescrita.
a) EECE
b) CECE
c) CCEE
d) ECEC
e) EECC
6 - UFCE Analise
o texto abaixo.
“E repare o leitor como a língua portuguesa é
engenhosa. Um contador de histórias é justamente o contrário do historiador,
não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de
histórias.(...)”.
ASSIS, Machado de.
Apud: CHALHOUB. A História Contada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
1998, p. 67.
Antes as novas
tendências interpretativas da História, há uma diferença entre o contador de
histórias e o historiador, de acordo com o qual é correto afirmar que:
a) a literatura
torna-se inexpressiva ao historiador, que se fundamenta nos documentos
manuscritos e impressos;
b) o
contador de história recorre à ficção e o historiador, envolve-se com o real,
de acordo com a sua interpretação e as práticas sociais consideradas;
c) a interpretação
do historiador, apesar de valorizar a diversidade de informações, deve
limitar-se à do contador de histórias;
d) a história do
cotidiano passou a ser depreciada pelos profissionais da História por
menosprezar a análise social;
e) a autenticidade
dos fatos históricos exclui a força da subjetividade, presente na reconstrução
do passado.
7 - UnB-DF A
História, um dos ramos nobres das ciências sociais, padece das inseguranças e
incertezas que caracterizam a própria condição humana, objetivo por excelência
da investigação histórica. Moderam-se os riscos externos da parcialidade e da
intervenção subjetiva do historiador graças aos métodos de pesquisa, cada vez
mais rigorosos e sustentados na ampliação das fontes. Os documentos exercem um
grande fascínio sobre o historiador ao convidá-lo à reflexão crítica e
profissional dos vestígios que permitem reconstruir uma explicação acerca de
fenômenos e processos ocorridos no passado recente ou remoto.
Quanto ao papel
das fontes, dos documentos e dos arquivos para a pesquisa histórica, julgue os
itens que se seguem.
( ) Os documentos,
imprescindíveis ao labor historiográfico, contêm a História em
si, tornando
desnecessária a tarefa de construções de perguntas, hipóteses e explicações.
( ) No Brasil, a
ausência de cuidado com vários arquivos, muitos deles impossibilitados
de oferecer
condições de trabalho para o pesquisador, expõe a falta de ênfase à
formação da
memória nacional.
( ) As fontes para
a pesquisa histórica ampliam-se à medida que as sociedades contemporâneas
inventam meios
para registrar suas memórias, criando formas
de consolidar
fatos e processos que serão objeto de investigação para o historiador
do futuro.
( ) Articulado com
os métodos e as mais variadas técnicas e aproveitando-se do avanço
tecnológico que
permite a adoção de novas estratégias de acesso à informação,
inclusive a eletrônica,
o historiador não, é mais aquele que apenas trabalha com documentos e
monumentos.
a)
ECEC
b) ECCC
c)
CECE
d)
CEEE
e)
ECEE
8 - UFPB A
periodização é parte fundamental do saber histórico. Nesse sentido, afirma-se:
I. O marco
histórico pode ser definido como qualquer acontecimento cuja importância social
o transforma em referência na explicação histórica.
II. A consagrada
divisão temporal de História Antiga, História Medieval, História Moderna e
História Contemporânea reflete o eurocentrismo da ideia de História Universal
linear.
III. A
periodização é um recurso metodológico do saber histórico que serve para
orientar a compreensão de acontecimentos e processos vividos como forma de
evitar o anacronismo, ou seja, evitar atribuir a uma época o que a ela não
pertence.
Considerando as
afirmações, está(ao) correta(s):
a) somente I;
b) somente III;
c) somente I e II;
d) somente II e
III;
e)
todas.
9 - UECE Por
muito tempo, os historiadores acreditaram que deveriam e poderiam reproduzir os
fatos “tal como haviam ocorrido”. Dentre as características do conhecimento
histórico que assim produziam, podemos assinalar corretamente:
a) ao
privilegiarem a realidade dos fatos, os historiadores esperavam produzir um
conhecimento científico, que analisasse os processos e seus significados;
b)
era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia
uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador;
c) como se
percebeu ser impossível chegar à verdadeira face do que “realmente aconteceu”,
todo o conhecimento histórico ficou marcado pelo relativismo total;
d) os fatos
privilegiados seriam aqueles poucos que eram amplamente documentados, como as
festas populares e a cultura das pessoas comuns.
10 - A relação entre os fatos
e as estruturas não apresenta uma das características abaixo:
a) Os fatos são uma
manifestação exterior das estruturas.
b) A partir dos fatos,
somos capazes de penetrar nas estruturas.
c) Somente compreendemos
a História quando captamos a estrutura dos sistemas.
d) A partir da
compreensão da estrutura, temos uma perfeita inteligibilidade dos fatos.
e) É a compreensão dos fatos que nos dá a real
compreensão do processo histórico.
11 - Quando um historiador se
debruça sobre a História, qual o conceito que se torna fundamental para compreender
os momentos vitais do processo histórico?
a) Sistema
b) Estrutura
c) Subsistema
d) Transição
e) Processo
12 - (OSEC)
“Se o conhecimento da História nos
apresenta uma importância prática, é porque nela aprendemos conhecer os homens
que, em condições diferentes e com meios diferentes, no mais das vezes
inaplicáveis à nossa época, lutaram por valores e ideais análogos, idênticos ou
opostos aos que possuímos hoje; o que nos dá consciência de fazer parte de um
todo que nos transcende, a que no presente damos continuidade e que os homens
vindos depois de nós continuarão no porvir.
A consciência histórica existe
apenas para uma atitude que ultrapassa o eu individualista; ela é precisamente
um dos principais meios para realizar essa superação.”
Lucien Goldman
De acordo com o texto, podemos
afirmar que:
a) a História é importante porque
fornece à atualidade os meios de resolver seus problemas;
b) o estudo da História mostra a
universalidade e a identidade dos valores e ideais humanos;
c) tem consciência o homem que
conhece os fatos históricos de sua época;
d) a consciência histórica existe na medida em que o
homem é capaz de se reconhecer no processo histórico;
e) a importância prática da
História se relaciona com o estudo e o conhecimento do presente.
13 - Na reconstrução do processo
social:
a) o historiador deve limitar-se a
transcrever os documentos, submetendo-os à crítica da veracidade;
b) compete ao pesquisador
selecionar nos documentos, mediante técnicas específicas, os fatos históricos
mais importantes;
c) a elaboração de conceitos constitui uma etapa no
processo de apreensão do real;
d) a formulação da hipótese de
trabalho deve anteceder qualquer contato com a realidade a ser estudada;
e) n.d.a.
14 - “Do ponto de vista da ação
sobre o pensamento científico, as diferentes perspectivas e ideologias não se
situam no mesmo
plano. Certos juízos de valor
permitem maior compreensão da realidade do que outros.”
Com esta afirmação, Lucien
Goldman:
a) nega o fenômeno da determinação
social do conhecimento;
b) admite que todo conhecimento e,
em última instância, subjetivo;
c) propõe que a compreensão da
realidade fundamenta, de maneira lógica, a validade de todos os juízos de
valor;
d) reconhece, implicitamente, a possibilidade de escolha
entre métodos com diferentes alcances na abordagem do real;
e) n.d.a.
15 – (FESP) A História é marcada por
continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos
homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses
processos, o historiador deve considerar que:
a) cada cultura é um reflexo das
vontades e das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar
que as conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;
b) os processos históricos são um
conjunto de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas
semelhantes;
c) a
análise dos fatos históricos exige critérios teóricos e metodológicos, para que
se possa ter uma melhor compreensão do que aconteceu;
d) a História é um conjunto de fatos
que jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece
destaque especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;
e) os povos produzem suas histórias
determinadas pelos seus desejos e pelas suas necessidades, mas não conseguem se
libertar do domínio das forças da natureza.
16 – (UFPE) História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e
geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em
documentos escritos;
c) estuda
os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes
para prever o futuro da humanidade.
e) estuda a causalidade dos fenômenos
físicos e sociais com base no empirismo.
17 – (UFPE) Na Pré-História encontramos fases
do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das
atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia
coletora de alimentos;
b) Os homens fabricavam seus
instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o
fogo.
d) Os homens conheciam uma economia
comercial e já praticavam os juros.
e) os
homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de
alimentos.
18 – (FESP) A necessidade de situar-se no
tempo é inerente ao homem e para facilitar o registro dos feitos da humanidade,
historiadores, já no século XVII, estabeleceram 3 fases ou idades: antiga,
média e moderna, hoje acrescidas de mais uma – contemporânea.
Sobre essa periodização, que está
assinalada na linha do tempo abaixo reproduzida, é correto afirmar que:
1. É universal, podendo ser aplicada
à História de todos os povos do mundo.
2. Toma como referência grandes
acontecimentos, a exemplo da Tomada de Constantinopla que foi, de fato, da
maior importância para toda a humanidade.
3. É criticada por estabelecer
marcos, negando assim que as mudanças históricas são resultantes de processos
lentos que levam, às vezes, séculos para se concretizarem.
4. Despreza a Pré-História na medida
em que os povos sem escrita não tem História.
5. É, além de ocidentalizante,
europeizante, dado os marcos que estabelece.
Assinale a opção correta:
a) 1 e 4
b) 3
e 5
c) 2 e 4
d) 1 e 5
e) 2 e 3
19 – (FESP) A história é uma aventura humana
marcada por contradições, lutas, sonhos e frustrações. O historiador deve
procurar fazer o registro dessas múltiplas dimensões do homem.
Seria correto, portanto, afirmar
que:
a) a História é uma ciência que consegue
reproduzir exatamente como os fatos aconteceram.
b) o historiador está interessado em
conhecer o passado, desligando-se do presente.
c) o conhecimento produzido pelo
historiador é neutro, verdadeiro e indiscutível.
d) o
trabalho dos historiadores tem vinculação com o tempo que vive e as
circunstâncias do presente.
e) a História nada revela do passado
que possa interessar àqueles que vivem no presente.
20 – (UFPE) A arqueologia é técnica científica
usada pelos historiadores para resgatar o passado mais remoto da humanidade
através de seus vestígios materiais, graças à arqueologia é que existe o
conhecimento da Pré-História. Assinale a alternativa que não corresponde à
Pré-História.
a) Estudos comprovam que os tipos
Neanderthalenses e Arcantropinos habitavam parte da África, Ásia e Europa há
cerca de 200 mil anos atrás.
b) As raças Grimalde e a Cro-Magnon
são consideradas Homo Sapiens.
c) No mesolítico as técnicas de
produção dos artefatos variavam entre as formas paleolíticas anteriores e as
formas neolíticas posteriores.
d) O homem de Neanderthal desenvolveu
sua cultura material no paleolítico médio.
e) Os
historiadores têm compreendido mais claramente a vida cotidiana na cidade de
Pompéia, na Itália, a partir das escavações arqueológicas.
21 – (UFRN) No texto abaixo, o historiador
grego Tucídides apresenta elementos essenciais da constituição da História como
disciplina científica.
“Os
homens [comuns], na verdade, aceitam uns dos outros relatos de segunda mão dos
eventos passados, negligenciando pô-los à prova. (…) Quanto aos fatos da
guerra, considerei meu dever relatá-los, não como apurados através de algum
informante casual nem como me parecia provável, mas somente após investigar
cada detalhe com o maior rigor possível, seja no caso de eventos dos quais eu
mesmo participei, seja naqueles a respeito dos quais obtive informações de
terceiros. O empenho em apurar os fatos se constitui numa tarefa laboriosa,
pois as testemunhas oculares de vários eventos nem sempre faziam os mesmos
relatos a respeito das mesmas coisas, mas variavam de acordo com suas simpatias
por um lado ou pelo outro, ou de acordo com sua memória. Pode acontecer que a
ausência do fabuloso em minha narrativa pareça menos agradável ao ouvido, mas
quem quer que deseje ter uma ideia clara tanto dos eventos ocorridos quanto
daqueles que algum dia voltará a ocorrer em circunstâncias idênticas ou
semelhantes em consequência de seu conteúdo humano, julgará a minha história
útil e isto me bastará. Na verdade, ela foi feita para ser um patrimônio sempre
útil, e não uma composição a ser ouvida apenas no momento da competição por
algum prêmio.”
Segundo o texto,
a) a pretensão de o historiador
possuir a verdade é ilegítima, já que ele tece a narrativa com elementos de
segunda mão.
b) o historiador, para enriquecer a
narrativa, deve recorrer ao auxílio de fábulas.
c) o testemunho baseado na memória
garante a credibilidade do relato histórico.
d) a
História é definida como um saber que, através da apuração rigorosa dos fatos,
tem relação privilegiada com a verdade.
22 - (UFPB) O conhecimento histórico evoluiu
muito no Ocidente. Suas linguagens, teorias e conceitos exigem do historiador
uma formação profissional complexa e abrangente.
Sobre a historiografia e sua
evolução, é correto afirmar que
a) a História-crônica surgiu no
século XIX, influenciada pelo positivismo.
b) o conceito de representação é
chave para a História-ciência, especialmente na investigação das realidades
econômicas.
c) a análise quantitativa é muito
utilizada pela Nova História Social para compreender o cotidiano e os mitos.
d) a ciência da História surgiu na
Antiguidade, fruto da criação do método crítico por Heródoto.
e) a
perspectiva da História Total foi contribuição do marxismo para a abordagem das
estruturas econômico- sociais.
23 - O Historiador, em seu trabalho de construção do conhecimento, busca
informações sobre o passado nas fontes históricas. Sobre a relação do
historiador com as fontes, é correto afirmar que:
a) só
interessa ao historiador a análise de fontes escritas oficiais , já que essas
lhe fornecem a garantia de veracidade das informações nelas contidas.
b) as fontes
materiais só são úteis para o trabalho do arqueólogo, sendo dispensadas por
historiadores em suas análises.
c) a Escola dos Annales ampliou, no
início do século XX, o conceito e a natureza das fontes históricas, partindo de
uma perspectiva mais diversificada da análise e utilização destas.
d) só os
historiadores economicistas fazem uso de fontes de natureza seriada.
e) o
conhecimento histórico pode ser produzido sem a análise de fontes que forneçam
informações sobre o período estudado.
24 - Acerca da divisão entre História e Pré-História, é correto afirmar
que se trata de um(a):
a) divisão
natural, já que os homens primitivos são selvagens e não merecem a qualificação
de históricos, por não terem desenvolvido a civilização.
b) processo
interno ao conhecimento histórico que, não podendo compreender sociedades sem
escrita, deixa a tarefa para outros cientistas.
c) distinção
social, indicando que as sociedades sem Estado e sem escrita estão fora da
história.
d) distinção
científica que procura diferenciar as sociedades estáticas e imutáveis das
sociedades dinâmicas e transformadoras.
e) divisão convencional que utiliza a
escrita como critério para distinguir as sociedades humanas para efeito do
estudo da história.
25 - No texto poético Marília de Dirceu, remetem para a relação existente
entre o tempo, a história e a memória.
II. O tempo não respeita a formosura;
E da pálida morte a mão tirana
Arrasa os edifícios dos Augustos,
E arrasa a vil choupana.
III. Que belezas, Marília, floresceram,
De quem nem sequer temos a memória!
Só podem conservar um nome eterno
Os versos, ou a história.
Neste
contexto, é correto afirmar:
a) A história
e a memória possuem as mesmas funções relacionadas à preservação do patrimônio
e da imagem pessoal dos indivíduos.
b) A
preservação da memória arquitetônica e dos grandes feitos da humanidade é a
principal função da História.
c) A memória não é privilégio da
História, podendo ser uma matéria objeto de outras disciplinas e saberes, tais
como a Literatura e a Arquitetura.
d) A memória
não é capaz de reter o tempo na sua integralidade e minúcia, face à corrosão
material dos objetos históricos, restando esse papel ao historiador.
e) O
patrimônio físico reflete a história das elites e não é mais preservado pelos
museus e instituições ligados à preservação da memória nos Estados Unidos e na
Europa.
26 - Assinale verdadeiro (V) ou falso (F)
e depois marque a sequência correta.
a) A História trabalha com verdades
absolutas. ( )
b) O calendário que usamos para o estudo
da História é baseado no nascimento de Moises. ( )
c) Todos nós somos sujeitos da História,
ou seja, fazemos parte dela. ( )
d) O historiador estuda o passado para
tentar entender o presente. ( )
a) F V F V
b) V F V F
c) V V F F
d) F F V V
e) F F F V
27 - No campo do conhecimento histórico, fonte pode ser conceituada como:
a) Documento
verdadeiro, na medida em que é escrito pelo historiador, um profissional
especializado para lidar com o passado.
b) Documento
verdadeiro, pois há verdade histórica apenas naquelas pessoas que testemunharam
os fatos.
c) Tipo de vestígio ou registro de
acontecimentos humanos de uma determinada época, de que se valem os
historiadores, para construírem suas narrativas históricas sobre essa época.
d) Documento verdadeiro
porque é escrito, e o que garante a verdade histórica é o desenvolvimento da
escrita.
e) Tipo de
vestígio ou registro de acontecimentos humanos de uma determinada época, a
partir do qual os historiadores constroem a verdadeira história dessa mesma
época.
28
– As pinturas rupestres são consideradas fontes históricas porque:
a) Ajudam os historiadores a desvendarem o passado pois, a
partir delas, pode-se conhecer os
costumes dos humanos primitivos, os objetos que usavam e os animais que
caçavam.
b)
Podem se tornar peça de um museu.
c)
Não ajudam a entender o cotidiano dos povos primitivos.
d)
São registros orais do cotidiano dos homens primitivos.
29
- Leia o trecho a seguir:
"O
historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e
preserva os tesouros do passado, interpreta a história e aprofunda o
conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o historiador, é um povo
sem memória".
http://educacaopublica.rj.gov.br
Sobre
a arte de escrever História e sobre o trabalho dos historiadores, assinale a
alternativa CORRETA:
a)
Os fatos do passado pesquisados pelo historiador são apresentados de forma
definitiva, pois a História nunca muda.
b)
A produção crítica da História consiste em selecionar documentos oficiais,
apurar os fatos históricos, encadeá-los em ordem cronológica e descrevê-los.
c) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre influências de
sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de
fixar verdades extremas.
d)
Como o historiador muitas vezes trabalha com material produzido há vários
séculos, sua interpretação do passado não sofre a interferência do presente.
30 - Dentro de
uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico),modo de
produção significou a
forma como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações
econômicas, mas também políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e
interferindo umas nas outras.
(Vicentino,
Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil. – São Paulo:
Scipione, 2001.p, 40.).
O modo de
produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Portanto,
marque a alternativa CORRETA
sobre essa relação de trabalho
no Egito Antigo.
a) Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e
consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão coletiva, em que
indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado
que era o maior proprietário de riquezas.
b) Modelo de
trabalho baseado na prática de regime assalariado em que os indivíduos se
especializaram em uma área do sistema de produção.
c) Relação de
trabalho constituída pela troca mútua de bens e serviços em que o Estado era o garantidor
da distribuição igualitária da produção para a população egípcia.
d) Foi um modelo
de trabalho articulado pelo Estado que monopolizou as riquezas da região.
Todavia, os trabalhadores recebiam pagamentos em mercadorias e não pagavam
tributos para o governo, pois camponeses e artesões possuíam uma posição
privilegiada no Egito Antigo.
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