8º ANO_AULA 14 – EXERCÍCIOS_HAITI: UMA INDEPENDÊNCIA LIDERADA POR ESCRAVOS

EXERCÍCIOS

1 - A luta contra a escravidão nas Américas ocorreu durante todo o período colonial, passando ainda a ser verificada após a independência conseguida das metrópoles europeias. Qual país foi o primeiro a abolir a escravidão em suas fronteiras?

a) EUA

b) Haiti

c) Venezuela

d) Brasil

 

2 - A Independência do Haiti ocorreu em meio a um importante contexto de conflitos sociais que eclodiram no continente europeu, sendo que seus ideais influenciaram intensamente os caminhos tomados pelos revolucionários haitianos. Qual foi o fato que ocorreu na Europa e que influenciou o processo de independência haitiano?

a) Revolução industrial

b) Revolução Francesa

c) Unificação Alemã

d) Guerras napoleônicas

 

3 - A Revolução Haitiana foi realizada pelos escravos explorados pelos franceses na colônia de São Domingos. Um dos grandes nomes da Revolução Haitiana liderou tropas na luta contra os franceses, sendo capturado e enviado para a França, local onde morreu vítima de má nutrição e tuberculose. Estamos falando de:

a) Jean-Jacques Dessalines

b) Charles Leclerc

c) Maximilien de Robespierre

d) Toussaint Louverture

 

4 - Após o sucesso da Revolução Haitiana, o novo país surgido passou a ser governado por:

a) François Mackandal

b) Dutty Boukman

c) Toussaint Louverture

d) Jean-Jacques Dessalines

 

5 - A Revolução Haitiana aconteceu em uma das principais colônias francesas e teve como grande motivação a insatisfação da população local, composta em sua maioria por africanos escravizados, com a exploração e os maus-tratos do sistema colonial francês. Influenciados pelos acontecimentos da Revolução Francesa, iniciaram um movimento que resultou na independência do país. Em 1801, foi enviada para São Domingos uma expedição que tinha como objetivo reconquistar a ilha e reintroduzir a escravidão. Isso aconteceu por ordem de:

a) Maximilien de Robespierre

b) Toussaint Louverture

c) Napoleão Bonaparte

d) Charles Leclerc

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário