2ºANO (E.M) - HISTÓRIA_(REVISÃO) AULAS 01 A 06
EXERCÍCIOS
1 - (FUVEST-2003) Da
Independência dos Estados Unidos (1776), da Revolução Francesa (1789) e do
processo de independência na América Ibérica (1808-1824), pode-se dizer que
todos esses movimentos:
a) decidiram implementar
a abolição do trabalho escravo e da propriedade privada.
b) tiveram início devido
à pressão popular radical e terminaram sob o peso de execuções em massa.
c) conseguiram, com o
apoio da burguesia ilustrada, viabilizar a revolução industrial.
d) adotaram ideias
democráticas e defenderam a superioridade do homem comum.
e) sofreram influência
das ideias ilustradas, mas variaram no encaminhamento das soluções políticas.
2 - (Mack-1998) Sobre o
iluminismo, é correto afirmar que:
a) Criticava o
mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a
desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
b) Acreditava na prática
do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e
garantir as liberdades individuais.
c) Consistia na defesa da
igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência
da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação.
d) Defendia a doutrina de
que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e
eliminaria os resquícios feudais ainda existentes.
e) Propunha a criação de
monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para
assegurar o direito de propriedade.
3 - (Faap-1997)
Características do Iluminismo, exceto:
a) derrubada dos
conceitos tradicionais, apoiada na ascensão da burguesia, que pretendia a
instalação de uma sociedade de classes.
b) revisão da Teoria do
Direito Divino como ilegítima e irracional.
c) crítica à Igreja, base
de sustentação teórica e material do absolutismo.
d) governo nacional seria
o voltado para o povo e para a satisfação de seus desejos. Envolvimento de
Locke, Voltaire e Rousseau.
e) Teocentrismo, em
coincidência com o ideal Barroco.
4 - (FUVEST-1996)
"Mesmo se o alvo perseguido não tivesse sido alcançado, mesmo se a
constituição por fim fracassasse, ou se voltasse progressivamente ao Antigo
Regime... tal acontecimento é por demais imenso, por demais identificado aos
interesses da humanidade, tem demasiada influência sobre todas as partes do
mundo para que os povos, em outras circunstâncias, dele não se lembrem e não
sejam levados a recomeçar a experiência."
(Kant,
O CONFLITO DAS FACULDADES, 1798).
O texto trata:
a) do iluminismo e do
avanço irreversível do conhecimento filosófico; revelando-se falso nos seus
prognósticos sobre o futuro político- constitucional.
b) do retorno do Antigo
Regime, na Europa, depois do fracasso da Revolução francesa, revelando-se
incapaz de vislumbrar o futuro da história.
c) da Revolução Francesa,
dos seus desdobramentos políticos e constitucionais, revelando a clarividência
do autor sobre sua importância e seu futuro.
d) da Revolução inglesa,
do impacto que causou no mundo, com seus princípios liberais e constitucionais,
revelando-se profético sobre seu futuro.
e) do despotismo
ilustrado, dos seus princípios filosóficos e constitucionais e de seu impacto
na política europeia, revelando caráter premonitório.
5 - (FGV-1998) As ideias
"iluministas" atingiram até mesmo alguns monarcas absolutos, que
trataram de empreender reformas inspiradas pelas Luzes. Dentre os soberanos
apontados abaixo, qual não pode ser considerado um "déspota
esclarecido"?
a) Catarina, a Grande, da
Rússia;
b) José II, da Áustria;
c) Frederico II, da
Prússia;
d) Gustavo Adolfo, da
Suécia;
e) Carlos III, da
Espanha.
6 - Assinale a
alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como
fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal
monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do direito
divino dos reis para legitimar o absolutismo.
d) Ideia de
indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
7 - "Movimento
intelectual portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o Iluminismo,
apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conservou uma
grande certeza quanto à racionalidade do mundo e do homem."
(Francisco
Falcon)
O movimento Iluminista,
no século XVIII, representou a:
a) Crítica ao mecanismo,
fundamentada nos dogmas do pensamento religioso católico.
b) Justificativa da
dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas.
c) Defesa da teocracia
pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta.
d) Afirmação das ideias
do progresso e natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional.
8 - Analise o seguinte
comentário acerca da sociedade europeia, no século XVIII: “Os filósofos se
erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado,
e este brado se propagou de uma extremidade a outra do mundo.” De acordo com o
seu conteúdo, é correto afirmar que:
a) os filósofos franceses
apoiaram o absolutismo, a fim de garantir a difusão do saber
b) a ideologia dos
pensadores iluministas direcionava-se contra o absolutismo monárquico
c) a implantação da
República Francesa, na 1.ª metade do século XVIII, resultou da aliança da
burguesia com o clero
d) a teoria do Direito
Divino, fruto do iluminismo, consistia numa crítica à nobreza e aos desmandos
da Igreja
9 - O Iluminismo foi uma
filosofia nascida na Inglaterra e atingiu seu maior esplendor na França, no
século XVIII, tendo por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc.
Uma das suas características foi a seguinte:
a) Defender os
ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
b) Ensinar que o homem
não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
c) Combater o absolutismo
real e pregar o liberalismo político.
d) Pregar a censura para
os espetáculos de circo e de teatro.
10 - (UFV) O Marquês
de Pombal, ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o responsável por uma
série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império
português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do
mercantilismo, cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da Companhia de
Jesus dos domínios de Portugal.
O Marquês de Pombal
foi um dos representantes do chamado:
a) Despotismo Esclarecido.
b) Socialismo Utópico.
c) Socialismo Científico.
d) Liberalismo.
e) Parlamentarismo Monárquico.
11 - (Cesgranrio)
Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas transformações culturais na
Europa ocidental. Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma
dessas transformações:
a) o desenvolvimento do pensamento científico,
nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo.
b) o movimento reformista, no século XVI,
caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países
nos quais se difundiu.
c) a Contrarreforma, expressa no Concílio de
Trento, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque
humanista, que extinguiu os Tribunais da Santa Inquisição.
d) o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se
no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da Igreja, apoiando os
princípios do poder monárquico absoluto.
e) o Liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII,
criticava o sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como
geradores de riqueza da sociedade.
12 - (Fatec) As
grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias
dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos destacar a que:
a) apontou a necessidade de limitar a
liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo.
b) acentuou que o
Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do
poder dos membros da sociedade.
c) visou defender a tese de que apenas a
federalização política é compatível com a democracia orgânica.
d) mostrou que, sem centralização e
dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social.
e) procurou salientar que a sociedade industrial somente se
desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico.
13 - (Mackenzie)
Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:
a) defendia a doutrina de que a soberania do
Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os
resquícios feudais ainda existentes.
b) propunha a criação de monopólios estatais e
a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de
propriedade.
c) criticava o
mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a
desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
d) acreditava na prática do entesouramento
como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as
liberdades individuais.
e) consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades
individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a
sociedade, através da educação.
14 - (UFF) O Iluminismo do século XVIII
abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se
com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o
homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a
Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de
realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse
conforto e prazer.
Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer
que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:
a) misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do
período, o lugar onde os homens reconheciam a presença física de Deus e sua
obra de criação;
b) infinita e inesgotável,
constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição
de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
c) apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do
homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso ilimitado relacionado à
indústria;
d) um laboratório para os experimentos
humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e
entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da
industrialização iluminista;
e) a base do progresso material e técnico, fundamento das
fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições de desenvolver a ideia
de mercado.
15 - (UFV) O século
XVIII é conhecido como o "século das luzes". Durante aquele período,
as realizações no campo da filosofia, das letras e da ciência alimentavam
esperanças de que a razão humana pudesse remodelar as instituições sociais e
políticas, eliminando as injustiças e as superstições. Por DESPOTISMO ILUSTRADO
entende-se:
a) o novo conjunto de ideias filosóficas,
políticas e sociais que emergem durante os séculos XVII e XVIII como crítica ao
Estado absoluto.
b) um estilo de
governo, em voga entre os "reis filósofos" do século XVIII, que
pretendia reformar "pelo alto" as instituições consideradas
antiquadas.
c) o mesmo que liberalismo, defendendo a
ampliação dos direitos civis e liberdades políticas dos cidadãos.
d) a eliminação, na filosofia e na ciência, de
toda explicação ou argumento de fundo religioso, mágico ou metafísico.
e) as formas de governo características de
países do Oriente como a Pérsia, a Índia e a China.
16 - "Os filósofos adulam os
monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador
Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do
século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais,
introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se
aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Socialdemocrático.
e) aos Principados ítalo-germânicos.
17 - O Iluminismo, movimento
intelectual do século XVIII, representou o (a):
a) afirmação das ideias revolucionárias da burguesia;
b) renascer do pensamento clássico greco-romano;
c) revolução ideológica da aristocracia;
d) expansão do pensamento religioso protestante;
e) fortalecimento do Estado absolutista.
18 - Assinale a alternativa que
apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica social e
política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade
política.
c) Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o
Absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes
independentes.
19 - Sobre o chamado despotismo
esclarecido é correto afirmar que:
a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias,
tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.
b) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
b) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
c) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada,
das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados.
d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.
e) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes
d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.
e) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes
20 - O movimento conhecido como
Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na
sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito
intelectual, expressou a:
a) negação do humanismo renascentista baseado no
experimentalismo, na física e na matemática.
b) aceitação do dogmatismo católico e da escolástica
medieval.
c) defesa dos pressupostos políticos e das práticas
econômicas do Estado do Antigo Regime.
d) consolidação do racionalismo como fundamento do
conhecimento humano.
e) supremacia da ideia de providência divina para a explicação
dos fenômenos naturais.
21 - O comércio foi de
fato o nervo da colonização do Antigo Regime, isto é, para incrementar as
atividades mercantis processava-se a ocupação, povoamento e valorização das
novas áreas. E aqui ressalta de novo o sentido da colonização da época Moderna;
indo em curso na Europa a expansão da economia de mercado, com a
mercantilização crescente dos vários setores produtivos antes à margem da
circulação de mercadorias – a produção colonial era uma produção mercantil,
ligada às grandes linhas do tráfico internacional.
(Fernando
A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808),
1981. Adaptado.)
O mecanismo principal da
colonização foi o comércio entre colônia e metrópole, fato que se manifesta:
a) na integração
econômica europeia por meio do amplo acesso de outras potências, como a
Holanda, aos mercados coloniais.
b) na permanência de uma
mentalidade medieval, uma vez que a elite preferia manter o modelo feudal e a
hegemonia dos grande proprietários.
c) nas críticas das
autoridades metropolitanas à persistência do escravismo, que impedia a
ampliação do mercado consumidor na colônia.
d) no desinteresse
metropolitano de ocupar as novas terras conquistadas, caracterizando o pacto
colonial.
e) no condicionamento
político, demográfico e econômico dos espaços coloniais, que deveriam gerar
lucros para as economias metropolitanas.
22 - (UER-2011-2) O
Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é
responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio
entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de
tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à
insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por
outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é
a divisa do Iluminismo. *Expressão latina que significa “tenha a coragem de
saber, de aprender”. No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das
ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada
diretamente à valorização da:
a) superioridade técnica
b) soberania econômica
c) liberdade política
d) razão científica
23 - Analise as
afirmações abaixo sobre o Iluminismo e assinale a única alternativa incorreta.
a) Muitas das ideias
propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da
identidade da sociedade ocidental.
b) O pensamento
iluminista caracterizou-se pelo destaque dado à razão, entendida como própria
da condição humana.
c) Diversos pensadores
iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento
promotor da civilização.
d) O Iluminismo
constituiu-se importante instrumento político das monarquias absolutas.
24 - Responder à questão
com base nas afirmativas sobre o Iluminismo, a revolução intelectual que se
efetivou na Europa, no século XVIII.
I. As ideias iluministas
surgiram como resposta a problemas concretos enfrentados pela burguesia, como,
por exemplo, a intervenção do Estado na economia, que impunha limites à
expansão dos negócios empreendidos por essa camada social.
II. As bases do
pensamento iluminista - o racionalismo, o liberalismo e o desenvolvimento do
pensamento científico - foram estabelecidas a partir das ideias de pensadores
do século XVII, como René Descartes, John Locke e Isaac Newton.
III. Os iluministas, em
suas obras, criticavam os resquícios feudais, como a servidão, assim como o
regime absolutista e o mercantilismo, que limitavam o direito à propriedade.
IV. A filosofia iluminista incentivava a influência da Igreja Católica sobre a
sociedade, principalmente no âmbito da educação e da cultura, o que resultou no
aumento do poder político da Igreja, pela emergência da Teoria do Direito
Divino.
Estão corretas apenas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
25 - Igualdade social,
liberdade de pensamento, ação e soberania popular são manifestações do
Iluminismo, que basicamente se caracterizou como:
a) Um movimento de
retorno aos valores místicos e transcendentes, anteriores ao Renascimento.
b) Uma substituição da
religião, da tradição e da ordem absolutista, pelo pensamento racional em prol
dos liberalismos político e econômico.
c) Uma ilusão social
fundada na ideologia cristã, base das correntes humanistas do Ocidente.
d) Uma reação contrária à
sistematização do saber e à soberania popular.
26 - Assinale a alternativa que apresenta uma
característica que o iluminismo não defendia:
a) Igualdade
b) Servidão
c) Tolerância religiosa
d) Propriedade privada
27 - Sobre o iluminismo, é correto afirmar
que:
a) defendia a doutrina de que a soberania do
Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os
resquícios feudais ainda existentes.
b) propunha a criação de monopólios estatais e
a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de
propriedade.
c) criticava o mercantilismo, a limitação ao
direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e
deveres entre os indivíduos.
d) acreditava na prática do entesouramento
como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as
liberdades individuais.
e) consistia na defesa da igualdade de
direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja
Católica sobre a sociedade, através da educação.
28 - O Iluminismo do século XVIII abrigava,
dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as
visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das
luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O
iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar
intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e
prazer.
Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que,
para o Homem das Luzes, a Natureza era:
a) infinita e inesgotável, constituindo-se um
campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência,
principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
b) misteriosa e incalculável, sendo a base da
religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a presença física
de Deus e sua obra de criação;
c) apenas reflexo do desenvolvimento da
capacidade artística do homem, pois o ajudava a criar a ideia de um progresso
ilimitado relacionado à indústria;
d) um laboratório para os experimentos
humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e
entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da
industrialização iluminista;
e) a base do progresso material e técnico,
fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições de
desenvolver a ideia de mercado.
29 - "Consideramos evidentes as seguintes
verdades: que todos os homens foram criados iguais; que receberam de seu
Criador certos direitos inalienáveis; que entre eles estão os direitos à vida,
à liberdade e à busca da felicidade."
(Declaração de Independência dos Estados Unidos
da América, 2 de julho de 1776.)
Esta passagem denota:
a) o desejo do Congresso Continental de
delegados das Treze Colônias no sentido de empreender reformas profundas na
sociedade do novo país.
b) influência das reformas empreendidas no
século XVIII pelos chamados "déspotas esclarecidos" da Europa.
c) que o Congresso Continental, apesar de
rebelde à Inglaterra, permanecia fiel ao ideário do absolutismo, pois deste
emanavam os ideais que defendia.
d) a utilização de categorias do Direito
Natural Racional, no contexto das ideias do Iluminismo.
e) que os delegados das Treze Colônias tinham
uma concepção ingênua e equivocada das sociedades humanas.
30 - [O individuo], orientando sua atividade
de tal maneira que sue produção possa ser da maior valor, visa apenas o seu
próprio ganho e, neste, como em muitos outros casos é levado como que por uma
mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções.
(...) Ao perseguir seus próprios interesses, o individuo muitas vezes promove e
interesse da sociedade muito mais eficazmente do que quando tencione realmente
promovê-lo.
(SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo:
Abril Cultural, I 953, p.379-50,)
Sobre o liberalismo, considere as seguintes
afirmativas:
I - O liberalismo econômico, cujos princípios,
como o Livre comércio, a propriedade privada e a lei de mercado, favoreceram o
desenvolvimento do capitalismo, teve em Adam Smith um de seus principais
fundadores.
II - A sistematização das análises econômicas
no livro A Riqueza das Nações contribuiu para a definição da
economia como ciência.
III - No trecho acima, Adam Smith denunciou os
males do individualismo e do egoísmo econômico.
IV - A “mão Invisível” citada por Adam Smith é uma metáfora que pode ser substituída pela definição liberal de mercado.
IV - A “mão Invisível” citada por Adam Smith é uma metáfora que pode ser substituída pela definição liberal de mercado.
a) Apenas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
c) Apenas II e III são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
31 - O Iluminismo ou Ilustração foi uma reação
dos intelectuais ao Antigo Regime. Assinale A ALTERNATIVA INCORRETA.
a) Os filósofos iluministas defendiam o uso da
razão.
b) O Iluminismo pregava a educação para o povo
e a liberdade religiosa.
c) O Mercantilismo era uma das diretrizes do
Iluminismo.
d) O Liberalismo econômico defendia que era
preciso deixar a economia se autorregular.
32 - O que chamamos de corte principesca era,
essencialmente, o palácio do príncipe. Os músicos eram tão indispensáveis
nesses grandes palácios quanto os pasteleiros, os cozinheiros e os criados.
Eles eram o que se chamava, um tanto pejorativamente, de criados de libré. A
maior parte dos músicos ficava satisfeita quando tinha garantida a
subsistência, como acontecia com as outras pessoas de classe média na corte;
entre os que não se satisfaziam, estava o pai de Mozart. Mas ele também se
curvou às circunstâncias a que não podia escapar.
Norbert Elias. Mozart: sociologia de um gênio. Ed. Jorge Zahar, 1995, p. 18 (com adaptações).
Considerando-se que a sociedade do Antigo Regime dividia-se
tradicionalmente em estamentos: nobreza, clero e 3.° Estado, é correto afirmar
que o autor do texto, ao fazer referência a “classe média”, descreve a
sociedade utilizando a noção posterior de classe social a fim de:
a) aproximar da nobreza cortesã a condição de classe dos músicos,
que pertenciam ao 3.° Estado.
b) destacar a consciência de classe que possuíam os músicos,
ao contrário dos demais trabalhadores manuais.
c) indicar que os músicos se encontravam na mesma situação
que os demais membros do 3.° Estado.
d) distinguir, dentro do 3.° Estado, as condições em que
viviam os “criados de libré” e os camponeses.
e) comprovar a existência, no interior da corte, de
uma luta de classes entre os trabalhadores manuais.
33 - (Pucrj 2015) Em meados do século XVIII,
diversas monarquias europeias se modernizaram com base nos ideais iluministas
para um programa de reformas que assegurasse uma administração mais racional e
eficiente do Estado. Embora afirmassem agir em nome da “maior felicidade dos
povos”, estes permaneciam excluídos da tomada de decisões políticas. Considerando as relações entre a
cultura iluminista e as reformas promovidas pelos “soberanos esclarecidos”,
analise as afirmativas a seguir.
I. Os
soberanos reformadores concentraram seus esforços no desmantelamento de
privilégios fiscais e no redimensionamento dos poderes eclesiásticos, como no
caso de Frederico II na Prússia e de D. José I e de seu ministro Pombal em
Portugal.
II. Os
filósofos iluministas forneceram o tema da razão, da boa administração e da
pública felicidade aos projetos absolutistas dos monarcas e o da liberdade à
oposição antiabsolutista.
III. Os
opositores do reformismo monárquico eram juristas e magistrados
tradicionalistas, a nobreza fundiária e o alto clero, ameaçados pela dissolução
da sociedade de ordens promovida pelos soberanos esclarecidos.
Assinale:
a)
se
somente a afirmativa I estiver correta.
b)
se
somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
c)
se
somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d)
se
somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e)
se
todas as afirmativas estiverem corretas.
34
- (Upe 2015) A Filosofia
das Luzes teria destruído as bases sobre as quais a monarquia se mantivera
durante séculos. Revolução, Iluminismo e Republicanismo formariam assim uma
tríade inseparável para a compreensão dos acontecimentos que abalaram a França
no final do século XVIII.
(BIGNOTTO,
Newton. As aventuras da virtude: As ideias republicanas na França do século
XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. pp. 16-17. Adaptado)
Sobre a
temática e o período indicado no texto, assinale a alternativa CORRETA.
a)
O
ideário republicano iluminista teve um papel muito importante na formatação
ideológica da Revolução Americana de 1776.
b)
Na
América Hispânica, esse ideário não influenciou o processo de independência das
antigas colônias espanholas.
c)
Jean-Jacques
Rousseau foi um dos grandes críticos do Republicanismo.
d)
As
ideias republicanas francesas foram a base política do processo de
independência do Brasil em 1822.
e)
Apesar
da força do pensamento republicano no processo revolucionário, a monarquia persistiu
na França, após a Revolução de 1848.
35 - (UNESP
2015) O pensamento iluminista, baseado
no racionalismo, individualismo e liberdade absoluta do homem, ao criticar
todos os fundamentos em que se assentava o Antigo Regime, revelava as suas contradições
e as tornava transparentes aos olhos de um número cada vez maior de pessoas.
(Modesto
Florenzano. As revoluções burguesas, 1982. Adaptado.)
Entre as
críticas ao Antigo Regime, mencionadas no texto, podemos citar a rejeição
iluminista do
a)
princípio
da igualdade jurídica.
b)
livre
comércio.
c)
liberalismo
econômico.
d)
republicanismo.
e)
absolutismo
monárquico.
36
- (Pucmg 2015)
TEXTO
PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o
trecho abaixo. Ele servirá de base para resolução da(s) questão(ões).
O termo
independência adquiriu ressonância no vocabulário político especialmente a
partir da deflagração da Revolução de 1820, na cidade do Porto. Foi bastante
utilizado em manifestos revolucionários para sublinhar a possibilidade de a
“nação portuguesa” e os “portugueses de ambos os mundos” regenerarem os
tradicionais princípios monárquicos do reino, estabelecidos no século XVII com
a ascensão de D. João IV de Bragança. A proposta fundamental era a de construir
a “independência nacional”, articulando a monarquia a uma Constituição que
estabelecesse limites ao poder real e garantisse direitos e liberdades civis, e
políticas aos cidadãos do império. Pretendia-se por essa via, entre outras
exigências, contestar o absolutismo representado por D. João VI e o
“despotismo” exercido por ministros, por conselheiros e pela corte radicada no
Rio de Janeiro desde 1808.
(OLIVEIRA,
Cecília H.S. Repercussões da revolução: delineamento do império do Brasil,
1808/1831. In.: GRINBERG, Keila, SALLES, Ricardo (orgs.). O Brasil Imperial.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p.p. 18-19)
O trecho
destaca o combate ao absolutismo. Em relação ao absolutismo no contexto
histórico de 1820, é CORRETO afirmar:
a)
O
continente europeu em geral já havia vivenciado suas revoluções burguesas, que
derrubaram o absolutismo quando Portugal, tardiamente, derruba sua monarquia
com a Revolução do Porto em 1820.
b)
O
movimento de contestação ao absolutismo tem relação com os ideais iluministas
europeus, que influenciaram o estado português a adotar um dispositivo
constitucional limitando o poder monárquico.
c)
O
absolutismo centraliza todas as instâncias de poder nas mãos do rei,
correspondendo a um retrocesso em relação ao período anterior, em que a Lei
existia para garantir as liberdades civis e políticas.
d)
O
fim do absolutismo é um acontecimento de ordem política, que troca o poder
absoluto do rei por outro regime, entretanto, a ordem social e a economia são
mantidas como estruturas duradouras.
37 - (Pucrs
2014) No século XVIII, os soberanos
absolutistas Frederico II, da Prússia, José II, da Áustria, Catarina, da
Rússia, José I, de Portugal, e Carlos III, da Espanha, promoveram em seus
países, relativamente atrasados no cenário europeu, políticas administrativas
baseadas em princípios:
a)
liberais.
b)
tomistas.
c)
iluministas.
d)
corporativistas.
e)
contrarreformistas.
38
- (G1 - IFCE 2014) A Europa
Ocidental vivenciou, entre os séculos XVI e XVIII, inúmeras transformações
culturais. É(são) uma dessas transformações:
a)
o
Movimento Reformista do Século XVI foi caracterizado por uma unificação de
pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
b)
o
Pensamento Científico, nos Séculos XVII e XVIII, fundamenta-se na Crítica, no
Empirismo e no Naturalismo.
c)
os
Tribunais da Santa Inquisição foram extintos entre 1545 e 1563, graças à
Contrarreforma Religiosa, que alterou os dogmas católicos a partir de um
enfoque humanista.
d)
as
ideias liberais econômicas, na metade do século XVIII, criticavam o Sistema
Colonial e defendiam a Manutenção dos Monopólios que eram o principal gerador
de riqueza da sociedade.
e)
o
Movimento Iluminista, no século XVIII, baseava-se no racionalismo e criticava
os fundamentos do poder da igreja que apoiava os princípios do poder monárquico
absoluto.
39 - (Espcex
(Aman) 2014) O século
XVIII registrou profundas transformações na maneira de governar de diversos
dirigentes:
- Frederico
II, da Prússia, “aboliu as torturas aplicadas aos presos em seu país [...]
incentivou as letras, as artes e as ciências [...] e dirigiu pessoalmente a
reforma de Berlim, capital da Prússia na época”.
(BOULOS JR,
2011)
- O Marquês
de Pombal, “principal ministro do rei D. José I [...] valendo-se de seu enorme
poder, decretou a emancipação dos indígenas na América portuguesa, a abolição
da escravidão africana e a fundação da Imprensa Régia, em Portugal”
(BOULOS JR,
2011).
- José II,
da Áustria, adotou a tolerância religiosa, mas manteve intocados o militarismo
e a servidão.
(BOULOS JR,
2011)
- Catarina
II, da Rússia, “mandou construir escolas, fundou hospitais, dirigiu a reforma
da capital (São Petersburgo) e combateu a corrupção nos meios civis e
religiosos”.
(BOULOS JR,
2011)
Sobre os
dirigentes acima mencionados e seus governos, pode-se afirmar que:
a)
todos
foram provavelmente inspirados por ideias iluministas, e o tipo de governo
adotado por eles foi chamado pelos historiadores do Século XIX de despotismo
esclarecido.
b)
somente
Frederico II e Catarina II foram inspirados por ideias iluministas, e o tipo de
governo adotado por eles foi chamado de socialismo.
c)
todos
foram provavelmente inspirados pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau, e o tipo de
governo adotado por eles foi chamado de democracia.
d)
Frederico
II e o Marquês de Pombal militarizaram seus países e adotaram governos
comunistas.
e)
fundamentaram-se
em correntes filosóficas diferentes, mas todos adotaram governos liberais.
40 - (UEPB
2014) O século XVIII europeu foi
marcado pela crise do Antigo Regime” e pelo advento do Iluminismo - um
movimento intelectual e político favorável ao uso da razão como forma de se
alcançar a liberdade, a felicidade e o bem-estar social.
Analise as
assertivas abaixo:
I. Enquanto
movimento intelectual, o Iluminismo pretendia divulgar o conhecimento até então
produzido pela humanidade. Foi por isso que se produziu, entre 1751 e 1780, uma
Enciclopédia (composta de 35 volumes).
A ideia dos enciclopedistas era travar uma batalha permanente contra a
ignorância e a favor da educação popular.
lI. A
base ideológica do Antigo Regime, assim chamado por se inspirar na elaboração
aristotélica, era a crítica ao poder absolutista e a defesa da soberania
popular. Filosoficamente, se filiava à elaboração de enciclopedistas como
Voltaire, d’Alembert, Montesquieu e Rousseau.
III. As
sociedades europeias do Antigo Regime eram estamentais e o poder político e
econômico estava nas mãos da nobreza e da Igreja. Mas a educação ficava a cargo
dos enciclopedistas, que fundaram universidades para lecionar aos filhos da
elite um tipo de conhecimento laico, científico e comprometido com a
reestruturação social.
IV. Enquanto
movimento político, o Iluminismo criticava as sociedades estamentais baseadas
no Antigo Regime. Os “homens da ilustração” questionavam a influência política
e cultural da Igreja, os privilégios da nobreza, a servidão no campo e a
censura às chamadas ideias perigosas”.
Assinale a
alternativa correta:
a)
I,
II e III corretas, enquanto IV incorreta.
b)
IV
correta, enquanto I, II e III incorretas.
c)
II
e III corretas, enquanto I e IV incorretas.
d)
II
correta, enquanto I, II e IV incorretas.
e)
I
e IV corretas, enquanto II e III incorretas.
81
- (UERJ 2012) O Iluminismo
é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável.
O estado de
tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de
outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se
refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da
resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar
seu próprio entendimento. Essa é a
divisa do Iluminismo.
IMMANUEL
KANT (1784)
*Expressão
latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”.
No
contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do
Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
a)
superioridade
técnica
b)
soberania
econômica
c)
liberdade
política
d)
razão
científica
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