8ºANO - AULA 13_COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA DOS EUA

AULA 13 – COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

 

A colonização da América do Norte ocorreu durante o século XVII, por diversos grupos de ingleses que emigraram para lá por alguns motivos:

Perseguição religiosa aos puritanos (protestantes ingleses):

- O Anglicanismo é implantado na Inglaterra por Henrique VIII (início do sáculo XVI);
- Os puritanos são perseguidos, principalmente nos governos de Elisabeth (1558–1603) e Jaime I (1603-1625) e fogem para a América.
 

Ideias contrárias ao absolutismo inglês:

- O Absolutismo inglês iniciou-se com a Dinastia Tudor (1485-1603);
- Muitos ingleses, descontentes com esta forma de governo vieram para a América.

Desemprego nos campos:

- Os donos dos campos cercam suas terras para a criação de ovelhas;
- Os camponeses são expulsos de suas terras;
- Sem empregos, os camponeses vêm em busca de uma vida melhor na América.

As datas e os principais eventos são:

1607 – Fundação de Jamestown:

Início da colonização inglesa, organizada pela Companhia de Londres. Jamestown foi o núcleo da primeira colônia inglesa, denominada Virgínia; nesta região, foi introduzido o cultivo de tabaco e algodão em grandes propriedades rurais, por meio da exploração do trabalho de escravos africanos e com a produção voltada para exportação.

1620 – Chegada do Mayflower:

Navio que trouxe puritanos ingleses que fundaram a colônia de Massachusetts, núcleo inicial do que seria a Nova Inglaterra – grupo de colônias cuja ocupação foi baseada em:

- Atividades de agropecuária e manufatura variadas;
- Na pequena propriedade familiar e
- No trabalho livre com a produção voltada para o mercado interno.
 
 

Colonização – Colônias do Norte

Colonização – Colônias do Sul

- Clima temperado, semelhante ao da Inglaterra;
- Agricultura policultora, (vários produtos) de subsistência;
- Propriedade familiar e trabalho livre;
- Desenvolvimento da manufatura (indústria) e comércio marítimo;
- Sociedade: pequenos agricultores, rica burguesia (manufatureiros e comerciantes).
- Clima subtropical;
- Agricultura monocultora (plantation), para atender o mercado externo;
- Produção em larga escala o mesmo tipo de produto;
- Trabalho escravo (mão de obra africana);
- Sociedade: reduzida classe média, rica e poderosa aristocracia agrária e grande número de escravos.

1756-1763 – Guerra dos Sete Anos:

Conflito militar entre França e seus aliados (Rússia, Áustria, Suécia e Saxônia) e a Inglaterra, aliada à Prússia. Apesar de vitoriosa, a Inglaterra sai da guerra muito endividada e decidida a impor novos impostos aos colonos ingleses.

1764 – Lei do Açúcar:

Imposto adicional sobre o açúcar importado das colônias inglesas no Caribe. O melaço, produzido com o açúcar, era transformado em rum pelos comerciantes da Nova Inglaterra e trocado por escravos na costa da África. Esta atividade ficou conhecida como comércio triangular, e a nova taxa prejudicavam os interesses dos colonos, pois aumentava seus custos.

1765 – Lei do Selo:

Determinava que todos os jornais, livros e documentos publicados nas colônias deveriam pagar uma taxa, o que implicava mais despesas para os colonos. Foi revogada em 1766.

1767 – Atos Townsend:

Leis que criavam taxas de importações para os colonos sobre produtos como vidro, papel e corantes, o que implicava mais despesas para eles.

1773 – Lei do Chá:

Concedia à Companhia das Índias Orientais o monopólio da venda do produto nas colônias, o que prejudicava os comerciantes locais de chá.

1773 – Festa do Chá de Boston:

Colonos reagiram à Lei do Chá, jogando no mar o carregamento de três navios da Companhia das Índias Orientais.

1774 – Leis Intoleráveis:

Nome dado pelos colonos às leis impostas pelo governo inglês como punição à Festa do Chá; fechamento do Porto de Boston, indenização à Companhia das Índias Orientais e perda da autonomia administrativa da colônia de Massachusetts.

1776 – Declaração de Independência dos Estados Unidos da América:

Documento inspirado nas ideias Iluminismo que declarava a independência das colônias inglesas da América do Norte.

1776-1781 – Guerra de Independência:

Conflito militar entre os colonos, liderados por George Washington, e as tropas inglesas, com vitória dos colonos.

1783 – Tratado de Paris:

Reconhecimento da independência dos Estados Unidos pela Inglaterra.

1787 – Constituição dos Estados Unidos da América:

Documento que estabeleceu as regras para o funcionamento do novo país: república federativa presidencialista, com poderes da União divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi adotado o voto censitário (baseado na renda dos eleitores) e mantida a escravidão para os negros.

A Constituição dos Estados Unidos permanece até hoje – com algumas emendas – e estabelecem a separação e o equilíbrio entre os três poderes:

- Poder Legislativo (Congresso, constituído de Senado e Câmara dos Representantes);
- Poder Executivo (um representante eleito, mediante voto indireto, por quatro anos);
- Poder Judiciário (uma Corte Suprema e cortes secundárias, tantas quantas o Congresso julgasse necessárias).
(…) A Constituição norte-americana de 1787, foi muito influenciada pelas ideias iluministas, serviu de estímulo à Revolução Francesa e ao movimento de libertação das colônias latino-americanas.

Abaixo, um trecho da Declaração de Independência, inspirada nas ideias do filósofo inglês John Lock , e publicada em 4 de julho de 1776:

Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário a um povo dissolver os laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra, posição igual e separada, a que lhe dão direito as leis da natureza e as do Deus da natureza, o respeito digno para com as opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os levam a essa separação.
Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar lhe a segurança e a felicidade (…).
 

Veja também a Bandeira dos Estados Unidos da América , correspondente aos primeiros anos após sua Independência.


A Bandeira dos Estados Unidos da América consiste em 13 faixas horizontais, cujas cores são:
=> o vermelho,  que cobre o topo e a parte de baixo da bandeira (que significa resistência e valor), alternando com branco (que significa pureza e inocência);
=> um quadrado azul (que representa vigilância, perseverança e justiça) no canto superior esquerdo, com 13 pequenas estrelas brancas;
=> cada uma destas estrelas simboliza um Estado do país, e cada uma das faixas horizontais representa uma das antigas Treze Colônias.

Abaixo, a atual Bandeira dos Estados Unidos, conforme modificação feita em 4 de julho de 1960.


Stripes (Estrelas e Faixas), é composta por 7 faixas horizontais vermelhas e 6 na cor branca. No canto superior esquerdo há um retângulo azul escuro com 50 estrelas brancas. Ela foi adotada em 14 de junho de 1777, por resolução do Segundo Congresso Nacional. 
=> As 50 estrelas da bandeira representam todos os Estados. Já as faixas (nas cores vermelha e branca), simbolizam as 13 colônias que deram origem aos Estados Unidos. 
=> Vermelha presente na bandeira simboliza valor e resistência. Já branca representa a pureza. O azul simboliza a justiça e a perseverança.
=> O Dia da Bandeira (Flag Day) nos Estados Unidos é comemorado em 14 de junho.
 

FIQUE LIGADO... COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (RESUMO)

ANTECEDENTES

n  Revolução Industrial" busca de novos mercados consumidores para produtos ingleses

n  Guerra dos 7 anos" disputas coloniais entre França e Inglaterra, com vitória da Inglaterra

n  Fim da negligência salutar" disputa entre colonos franceses e ingleses por novas terras (Marcha para Oeste) para se ter expansão econômica" liderança de Jorge Washington, liderança  e organização militar dos colonos ingleses

RIGIDEZ FISCAL

n  Lei do Açúcar (1764)" imposto sobre a importação do açúcar antilhano

n  Lei do Selo (1765)" selo metropolitano sobre material impresso na colônia (obstruir ideias iluministas na colônia)

n  A questão do chá (1767)" Inglaterra impõe pesados impostos para a importação do chá (produto sobre monopólio da Coroa)" colonos reagem (FESTA DO CHÁ DE BOSTON) e atiram o chá inglês no mar" metrópole em resposta impõe as LEIS INTOLERÁVEIS, fechando o porto de Boston e acabando com a autonomia política de Massachussetts

PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA

n  I CONGRESSO DA FILADÉLFIA (1774)" tentativa conciliatória

n  II CONGRESSO DA FILADÉLFIA (1775-1776)" decisão pela luta armada contra a Inglaterra, auxiliados pela França e Espanha (soldados, armas e navios) para recuperarem as perdas sofridas com o asiento" enfraquecimento inglês

n  DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA" defesa da propriedade privada (vista como um bem natural e o Estado tem que protegê-la), do liberalismo político (autonomia de cada estado da nação) e direito de rebelião

n  Influência de John Locke

CONSTITUIÇÃO

n  Conciliação entre diferentes interesses para se ter um EUA forte

n  FEDERALISMO e PRESIDENCIALISMO" “freios e contra freios”)

n  República de proprietários" só vota quem tem renda, liberalismo político (não é democracia)

n  Manutenção da estrutura social (escravidão) e interesses divergentes (Norte capitalista x Sul escravocrata) que só serão resolvidos na Guerra de Secessão; enquanto isso se faz um governo que atenda a todos para se ter coesão para formação do Estado Nacional norte-americano

 

 

 












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