6º ANO - AULA 03_ NOÇÕES DE TEMPO E DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA

AULA 03 - NOÇÕES DE TEMPO E DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA

FORMAS DE DIVISÃO DO TEMPO

O tempo tem um papel importante em nosso estudo. Vamos conhecê-lo melhor?

Formas de dividir e marcar o tempo:
- Segundos;
- Minutos;
- Horas;
- Dias;
- Meses;
- Anos;
- Estações do Ano
- Etc.
OS TEMPOS DA HISTÓRIA

O tempo não para! Quantas vezes você já ouviu esta frase? Para organizar melhor o tempo os seres humanos criaram ao longo dos tempos diversas unidades de medida do tempo, tais como a hora, dia, mês, ano e o século. O tempo é um dado fundamental no trabalho do historiador. Seguindo esta lógica de raciocínio, podemos citar como exemplos, os diversos tipos de calendários. 
•Calendário Judaico (Hebreus); 
•Calendário Cristão (Nascimento de Cristo); 
•Calendário Islâmico (Maomé); 
•Calendário Maia; 
•Calendário Chinês.

FIQUE ESPERTO:

- Os calendários são importantes sistemas de contagem do tempo. Existiram diversos calendários ao longo da história. O nosso calendário é o calendário cristão, que tem, como marco, o nascimento de Cristo.

- Os calendários seguem interesses específicos de cada sociedade ou grupo. Deste modo, podemos afirmar que são produtos culturais, ou seja, criações humanas que objetivam determinados interesses.

 

AS DIMENSÕES DO TEMPO


CURTA DURAÇÃO: É o tempo rápido dos acontecimentos.

Exemplo: O tempo tratado pelos jornais, que trazem a notícia de um dia ou o nascimento/morte de uma pessoa.

MÉDIA DURAÇÃO: É o tempo mais prolongado de um episódio breve.

Exemplo: Os anos de duração de um determinado governo.

LONGA DURAÇÃO: É a mais demorada das dimensões. Fatos desse tipo podem durar séculos.

Exemplo: Idade média.

 

ANTES E DEPOIS DE CRISTO

         O nascimento de Cristo é um marco para uma parcela da humanidade. Indicamos os anos ocorridos antes do nascimento de Cristo com as letras a.C. (antes de Cristo); aqueles ocorridos depois do nascimento de Cristo podem ser identificados pelas letras d.C. (depois de Cristo) ou simplesmente pelos algarismos. Os anos anteriores ao nascimento de Cristo (a.C.) são numerados em ordem decrescente.

Temos como referência inicial o nascimento de Cristo, os anos que antecedem (vêm antes) a esse evento, usamos a sigla a.C. colocada após o ano. Essa sigla significa “antes de Cristo”. Vamos ver um exemplo: ano 400 a.C. – ano 400 antes do nascimento de Jesus Cristo. Quando tratamos de anos posteriores (que vêm depois) do nascimento de Cristo, não é necessário colocar nenhuma sigla, bastando apenas o próprio ano. Exemplo: estamos no ano de 2015, ou seja, 2015 anos depois do nascimento de Jesus Cristo.

 

O SÉCULO

 

SE O ANO ACABA EM 00 , BASTA ELIMINAR OS ZEROS E TEMOS O SÉCULO:

- 1500 = SÉCULO 15 OU XV

- 1800 = SÉCULO 18 OU XVIII

- 2000 = SÉCULO 20 OU XX

 

QUANDO O ANO NÃO TERMINA EM DOS ZEROS RETIRAMOS OS DOIS ÚLTIMOS ALGARISMOS E SOMAMOS UM (+1) AO NÚMERO QUE SOBRAR.

- 1492 = 14 + 1 (SÉCULO 15 OU XV)

- 470 = 4 + 1 (SÉCULO 5 OU V)

- 2013 = 20 + 1 (SÉCULO 21 OU XXI)

 

FIQUE ESPERTO:

- Os anos têm a duração de 365 dias. De 4 em 4 anos, temos um dia a mais – o dia 29 de fevereiro. São os anos bissextos que possuem 366 dias.

- O movimento de translação da Terra em torno do Sol, leva 365 dias e 6 horas. A cada 4 anos essas 6 horas, não consideradas, somam 24 horas, isto é, um dia. Por isso, de 4 em 4 anos se inclui um dia a mais no calendário e temos um ano bissexto (366 dias).

- Os anos agrupados em períodos de 10 anos são chamados de décadas. Quando falamos de períodos de 100 anos, usamos o termo século.

- Uma dica interessante para saber se determinado ano foi ou será bissexto é saber que o ano de Olimpíadas, é sempre um ano bissexto. Assim, sabemos que 2012 foi ano bissexto pois, neste ano, tivemos Jogos Olímpicos, em Londres, na Inglaterra. E o próximo ano bissexto será 2016, ano das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

 

LINHA DO TEMPO

A linha do tempo é uma forma de visualizar a sequencia dos eventos. Basicamente linha do tempo é uma reta com marco de datas. Nesta reta são situados os fatos ocorridos no passado, distribuídos na ordem que se sucederam. Na linha do tempo percebemos que muito fato não tem entre si apenas uma relação de sucessão, muitos deles ocorrem simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo.

DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA

A história tradicionalmente divide-se em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Muitos estudiosos criticam essa divisão por diversos motivos, entre os quais cabe citar:

- Primeiro porque ela valoriza os fatos importantes para os povos da Europa e desconsidera o que se passava, por exemplo, na África ou na Ásia; Segundo porque ainda há povos que não utilizam a escrita, o que não quer dizer que não possuam história.


- Pré-História: do surgimento do homem a a escrita.  Alguns historiadores  de- nominam este período como período iletrado ou período ágrafo (sem escrita), mas predominou  o termo  Pré-História (antes da História).

- Idade Antiga: Da escrita a 476, com a queda de Roma. Pode ainda ser subdividida em Idade Antiga Oriental estudo das primeiras grandes civilizações: mesopotâmica, egípcia, hebraica, persa – e Idade Antiga Ocidental, tamm conhecida como das civilizações clássicas: Grécia e Roma.

- Idade Média: Da queda de Roma, em 476, a a queda de Constantinopla, em 1453. Na Idade Média Oriental destacaram-se o desenvolvimento das civilizações bizantina e árabe; e na Idade Média Ocidental estuda-se o surgimento dos atuais países europeus a partir da desagregação do Imrio Romano e a consolidação do cristianismo como a grande religião universal.

- Idade  Moderna:  da  queda  de  Constantinopla, em 1453, até a Revolução Francesa, em 1789. Período da grande expansão europeia, da cristianização da América, da escravização dos povos africanos e do surgi- mento de alternativas religiosas, como o luteranismo e o calvinismo.

- Idade  Contemporânea:  da  Revolução Francesa, em 1789, até a atualidade. É o período marcado por duas guerras mundiais, pela disputa ideogica entre EUA e URSS, pela industrialização e urbanização, pela velocidade das informações (rádio, televisão, Internet) e pela atual globalização.














Nenhum comentário:

Postar um comentário