7º ANO - AULA 03_FEUDALISMO - CARACTERÍSTICAS GERAIS

AULA 03 - FEUDALISMO: CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS DO FEUDALISMO

- O Feudalismo começou a se formar após a destruição do Império Romano do Ocidente (século V). Reunia aspectos da economia romana (a grande sociedade, a submissão do camponês ao latifundiário) e da economia dos bárbaros germanos (terras para os chefes militares, tradição de lealdade aos chefes, leis não escritas baseadas nos costumes).

- Relações baseadas na dependência e na fidelidade;

- Em geral o rei era uma figura decorativa, pois quem efetivamente mandava no feudo era o senhor feudal;

- Poder político descentralizado (nas mãos dos senhores feudais e não concentrado no rei);

- As relações sociais de produção desenvolveram-se em torno da terra, porque repousavam sobre uma economia predominantemente agrícola. A finalidade da economia é produzir para as pessoas que vivem no próprio feudo (subsistência). Como a tecnologia é pouco desenvolvida, o trabalho não rende muito e a produção é pequena. Não sobram muitos excedentes para serem vendidos.

- As cidades se despovoaram. A vida rural era predominante (RURALIZAÇÃO);

- A principal propriedade é imóvel: o feudo (terra). O nobre não investe nenhuma riqueza na produção e não paga salários. Apenas cobra tributos feudais dos servos.

- O nobre amplia sua riqueza tomando terras dos outros (através das guerras de conquistas) e cobrando mais tributos feudais dos servos.

- O dinheiro tem pouca importância. Rico é quem possui muitas terras (feudos) com servos trabalhando nelas.

- A mentalidade do homem medieval era marcada por grande sentimento religioso. Deus era a medida de todas as coisas (Teocentrismo);

- Predomínio do cristianismo;

- Os camponeses, em sua maioria servos, estavam proibidos de abandonar os feudos; usavam a terra e pagavam taxas aos senhores feudais (regime de servidão);

- Mentalidade aristocrática: "Um homem superior dedica-se ás atividades guerreiras, aos cavalos, ás festas elegantes. Negócios são coisas para pessoas inferiores. A partir do século X, ou um pouco mais tarde, os cavaleiros obtiveram hegemonia militar e, portanto, social.

- As classes sociais mais importantes: senhores feudais (os nobres e a Igreja) e os servos. O servo estava sujeito a um senhor feudal que, por sua vez, seria vassalo de um outro senhor feudal superior. Por último, estava o monarca;

 

SCHMIDT, M. História Crítica. 7º Ano. São Paulo: Nova Geração, 2010.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário