2ºANO (E.M) - HISTÓRIA_(GABARITO - EXERCÍCIOS) AULAS 01 A 06


2ºANO (E.M) - HISTÓRIA_(EXERCÍCIOS) AULAS 01 A 06

GABARITO

1 – Qual das alternativas a seguir apresenta apenas características associadas ao Liberalismo?
a) Monarquia parlamentarista, mínima participação do estado na economia, propriedade privada e metalismo.   
b) O processo de cercamentos, tolerância religiosa, direito divino, crescimento urbano.
c) Livre comércio, o processo de cercamentos, a monarquia parlamentarista e o trabalho servil.  
d) Propriedade privada, livre comércio, igualdade perante a lei e mínima participação do estado na economia.

2 – Analise as afirmações abaixo sobre o Iluminismo e assinale a única alternativa INCORRETA:
a) Muitas das ideias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.   
b) O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à condição humana.   
c) Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento promotor da civilização.   
d) A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.   
e) O Iluminismo constituiu-se importante instrumento político das monarquias absolutas.

3 – O Renascimento e, posteriormente, o Iluminismo caracterizaram-se por estabelecer novos horizontes em diversas áreas do saber. Sobre suas semelhanças e diferenças, considere as afirmações a seguir.
I - Os dois movimentos preconizavam a razão como um meio para a compreensão dos dogmas católicos, no intuito de recolocar a Igreja no centro da sociedade secular.
II - Enquanto o Renascimento se destacou principalmente nos planos das letras, das artes e das ciências, o Iluminismo mostrou forte vocação filosófico política, repercutindo nas principais revoluções da época.
III - Ambos se destacaram por recolocar o foco do pensamento filosófico e crítico no ser humano e na razão, sem, no entanto, deixar de abordar as questões metafísicas.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas I e III.   
d) Apenas II e III.   
e) I, II e III.   


4 – Foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade e detinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
a) Renascimento Cultural
b) Iluminismo
c) Revolução Francesa
d) Revolução Inglesa

5 – "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a)  às Monarquias Constitucionais.
b)  ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Socialdemocrático.

6 – Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.

7 – O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO podendo ser apontado como parte do seu ideário:
a) o combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.
b) o fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades.  
c) o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.
d) o triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.
e) o anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.

8 - O movimento conhecido como Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:
a) Negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
b) Aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.
c) Consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
d) Supremacia da ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.

9 - Dentre as características do Iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na França do século XVIII, NÃO está presente:
a) O combate ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
b) A defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na economia.
c) A valorização do conhecimento científico.
d) O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé.

10 - Dentre as características do Iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na França do século XVIII, NÃO está presente:
a) O combate ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
b) A defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na economia.
c) A valorização do conhecimento científico.
d) O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé.
e) A crença num Deus que pode ser alcançado pela razão, numa espécie de religião natural, dispensando dogmas e o sacerdócio: o Deísmo.

11 - O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:
a) Negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
b) Aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval.
c) Defesa dos pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime.
d) Consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
e) Supremacia da ideia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.

12 - Igualdade social, liberdade de pensamento, ação e soberania popular são manifestações do Iluminismo que basicamente se caracterizou como:
a) Um movimento de retorno aos valores místicos e transcendentes, anteriores ao Renascimento.
b) Uma substituição da religião, da tradição e da ordem absolutista, pelo pensamento racional.
c) Uma utopia social fundada na ideologia cristã, base das correntes humanistas do Ocidente.
d) Uma reação contrária à sistematização do saber e à soberania popular.
e) Um movimento artístico com ênfase na expressão livre da vontade criadora dos artistas.

13 – O Iluminismo contribuiu para uma série de modificações políticas e sociais. Entre elas, destaca-se:
a) fim do Despotismo Esclarecido.   
b) fortalecimento do poder papal após o surgimento da Teoria do Direito Divino.   
c) apesar da intensidade das ideias revolucionárias iluministas, a penetração desses ideais não chegava às colônias americanas.   
d) criou bases ideológicas para a Revolução Francesa e influenciou o desenvolvimento da cultura e da educação ocorrido na Europa.   
e) mesmo com bases revolucionárias, defendia a servidão.   

14 - No século XVIII, os ideais iluministas em voga na Europa incentivam a discussão por parte da burguesia (europeia e colonial americana) sobre a eficácia, naquele tempo, das práticas econômicas mercantilistas adotadas desde o século XVI pelas potências europeias, entre as quais o “Pacto Colonial”.
Do ponto de vista ideológico, os fatores causadores da crise do Antigo Sistema Colonial europeu no século XVIII foram:
a) o aumento da interferência das monarquias sobre os negócios e a economia em geral;
b) a defesa dos princípios liberais para a indústria e o comércio, apoiados por grande parte das elites coloniais;
c) os interesses de amplos grupos coloniais privados em manter a estrutura do “Pacto Colonial”;
d) a mudança de mentalidade econômica por parte das monarquias ibéricas, que passaram a incentivar a indústria e a exportação manufatureira. 

15 - O Iluminismo – o “século das luzes” – não está ligado apenas às ideias liberais do século XVIII. Também dizia respeito:
a) Ao desenvolvimento das ciências exatas e naturais e à evolução do espírito científico moderno.
b) À consolidação do poder da Igreja católica, objeto de culto dos iluministas.
c) À elaboração de novas doutrinas econômicas, notadamente do realismo mercantilista.
d) À explanação do poder absoluto para fora da Europa, principalmente para o continente americano.
                                  
16 - O Iluminismo tinha como princípios básicos a defesa:
a) Da igualdade social entre todos os homens e da luta de classes como motor da história.
b) Do racionalismo, da liberdade e da igualdade jurídica.
c) Da manutenção do absolutismo monárquico e do mercantilismo.
d) De todos os privilégios feudais, para evitar uma revolução.

17 - “Provocou, no século XVIII, uma verdadeira revolução nas ideias e conceitos tidos como verdades absolutas até então, caracterizando-se pela busca do conhecimento através da razão, pela defesa da pesquisa como meio de se chegar à verdade, pela negação da fé como fonte de conhecimento...”
O movimento de ideias, a que o texto se refere, pode ser associado ao:
a) Iluminismo.
b) Materialismo histórico.
c) Socialismo utópico.
d) Ideal da filosofia escolástica.

18 - A Revolução Científica, ocorrida na Europa Moderna entre os séculos XVI e XVII, caracterizou-se por:
a) acentuar o espírito crítico do homem através do desenvolvimento da ciência experimental;
b) reforçar as concepções antinaturalistas surgidas nos primórdios do Renascimento;
c) comprovar a tese de um universo geocêntrico contrária à explicação tradicional aceita pela Igreja Medieval;
d) negar os valores humanistas, fortalecendo assim as ideias racionalistas;
e) confirmar os fundamentos lógicos e empiristas da filosofia escolástica em sua crítica aos dogmas católicos medievais.

19 - UECE Analise o seguinte comentário acerca da sociedade europeia, no século XVIII:

“Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e este brado se propagou de uma extremidade a outra do mundo.”

Denúncia do Advogado Séquier, em 1770. In DUPÂQUIER, J. e LACHIEUR, M. Les Temps Modernes. Paris: Bardas, 1970.

De acordo com o seu conteúdo, é correto afirmar que:
a) os filósofos franceses apoiaram o absolutismo, a fim de garantir a difusão do saber.
b) a ideologia dos pensadores iluministas direcionava-se contra o absolutismo monárquico.
c) a implantação da República Francesa, na 1ª metade do século XVIII, resultou da aliança
da burguesia com o clero.
d) a teoria do Direito Divino, fruto do iluminismo, consistia numa crítica à nobreza e aos
desmandos da Igreja.

20 - O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer.

Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:
a) misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam
a presença física de Deus e sua obra de criação;
b) infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
c) apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso ilimitado relacionado à indústria;
d) um laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da industrialização iluminista;
e) a base do progresso material e técnico, fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições de desenvolver a ideia de mercado.

21 - Dentre os conceitos e ideias abaixo, qual não se refere ao iluminismo:
a) Liberdade de expressão.
b) Todo homem é igual perante a lei.
c) Estado laico.
d) O poder pertence à aristocracia.

22 - O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?
a) Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
b) Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.
c) Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil.
d) Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.

23 - Qual das alternativas abaixo demonstra as características básicas do Iluminismo?
a) Racionalismo, cientificismo, anti-absolutismo, anti-clericalismo, anti- mercantilismo, defesa das liberdades individuais e constitucionalidade.
b) Absolutismo, mercantilismo, religiosidade, Intervenção do Estado na economia, Pacto colonial.
c) Mercantilismo, Fé para o conhecimento, clericalismo, teocentrismo, acúmulo de capital, absolutismo.
d) Sociedade estamental, não a propriedade privada, absolutismo monárquico, fé, misticismo.

24 - O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, representou o (a):
a) afirmação das ideias revolucionárias da burguesia;
b) renascer do pensamento clássico greco-romano;
c ) revolução ideológica da aristocracia;
d) expansão do pensamento religioso protestante;
e) fortalecimento do Estado absolutista.

25 - Considerando-se as características do Antigo Regime, é INCORRETO afirmar que:
a) a economia foi fortemente marcada pela atividade comercial, regida por concepções e práticas denominadas Mercantilismo.
b) a expansão comercial associada à expansão marítima provocou forte migração e consequente despovoamento das cidades europeias.
c) a organização política predominante era fundamentada no Absolutismo monárquico e se legitimou pela teoria do Direito Divino dos Reis.
d) o processo de ocupação e colonização de territórios além-mar ajudou a expandir a cultura e os valores da Europa.

26 - (Enem/1999) "(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos."

(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium.)

"Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode-se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas."

(VINCI, Leonardo da. Carnets.)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é:
a) a fé como guia das descobertas
b) o senso crítico para se chegar a Deus
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos
d) a importância da experiência e da observação
e) o princípio da autoridade e da tradição


27 - (FEI-SP) As ideias iluministas que tinham por base o culto da razão e a crença nas leis naturais:
a) eram favoráveis a uma organização estamental da sociedade.
b) propiciavam um embasamento teórico ao sistema monárquico, em qualquer uma de suas modalidades (constitucional, parlamentar ou absolutista).
c) eram contrárias à libertação das colônias da América.
d) propunham uma política econômica liberal.
e) favoreciam os princípios mercantilistas.

28 - (UFSCar-SP) Considere as proposições abaixo e assinale as que se incluem entre as ideias políticas e sociais defendidas pelos escritores iluministas do século XVIII.
I. A razão é o único guia infalível da sabedoria e é o único critério para o julgamento do bem e do mal.
II. A prosperidade de um país está condicionada à acumulação de metais preciosos, ouro e prata.
III. O poder político vem de Deus, que é a fonte única de toda autoridade.
IV. O homem é naturalmente bom e a educação aperfeiçoa as suas qualidades inatas.
V. O poder político emana do povo, que deve ter o direito de escolher os seus governantes.
a) I, II e IV 
b) I, III  e V
c) II, III e IV 
d) II, III e V
e) I, IV e V

29 - Dentre as características do iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na França do século XVIII, NÃO está presente: 
a) O combate ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
b) A defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo
estatal na economia.
c) A defesa da pena de morte como formada controle da criminalidade.
d) O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé. 
e) A crença num Deus que pode ser alcançado pela razão, numa espécie de religião natural, dispensando dogmas e sacerdócio: o deísmo.

30 - A revolução intelectual do século XVII teve como um de seus mentores René Descartes. Sobre as concepções cartesianas de Descartes, é correto afirmar: 
1) o método cartesiano foi o instrumento matemático da dedução pura: consistia em partir de verdades simples, como na geometria, e chegar às conclusões particulares; 
2) o novo racionalismo e o mecanicismo propostos em suas doutrinas repudiavam as orientações teológicas do passado; 
3) afirmando ser a metafísica a prova racional da existência de Deus, rejeitou a revelação como fonte da verdade; a razão passou a ser considerada como um único manancial de conhecimento; 
4) o mundo físico para Descartes é um só. Do seu plano mecanicista geral não excluía nem mesmo o organismo dos animais e dos homens; 
5) “Penso, logo existo” é um axioma encontrado por Descartes para expressar o seu método matemático da dedução pura. 
Estão corretas: 
a) 1 e 2 apenas
b) 2 e 3 apenas
c) 4 e 5 apenas
d) 1 e 5 apenas
e) 1,2,3,4 e 5 

31 - Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental. Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma dessas transformações. 
a) o desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo no naturalismo. 
b) o movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu. 
c) a Contrarreforma, expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista, que extinguiu os Tribunais da Santa Inquisição. 
d) o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto. 
e) o Liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade. 

32 - As grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos destacar a que: 
a) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo.
b) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade. 
c) visou defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a democracia orgânica. 
d) mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social. 
e) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico. 

33 - Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
a) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
b) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
c) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
d) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

34 - Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
a) Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
b) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
c) Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
d) Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).

35 - O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?
a) Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
b) Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.
c) Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil. 
d) Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.

36 - Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
a) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
b) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
c) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
d) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

37 - Qual das alternativas abaixo apresenta os principais ideais iluministas que influenciaram a Inconfidência Mineira no Brasil?
a) Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão.
b)  Valorização da monarquia como forma de governo; imposição da religião católica para toda população; fim da escravidão.
c) Implantação do socialismo nas colônias; participação na democracia restrita aos membros do clero e da nobreza; devolução para as colônias de todo ouro retirado pelas metrópoles.
d) Valorização do mercantilismo; desenvolvimento sustentável (defesa do meio ambiente) para todas as nações; implantação do fascismo.

38 - Leia o texto
Carismático e hábil militar, como pouco de seus tempos, alcançou tanto poder que acabou se transformando em grande ameaça às demais nações europeias Promoveu muitas guerras que lhe rendem muito prestígio. Governou de forma despótica, mas que foi responsável pela consolidação das transformações ocorridas em 1789, colocando um ponto final definitivo no Antigo Regime.

O texto refere-se a:
a) Luis XVI
b) João Calvino
c) Adam Smith
d) Simon Bolívar
e) Napoleão Bonaparte
39 - O motivo pelo qual o conjunto de mudanças políticas que resultou na implantação do regime republicano na França, no século XVIII, pode, genericamente, ser classificado como uma revolução burguesa, é o fato de que nesse processo:
a) a estrutura social francesa viu-se reduzida a uma polarização entre o bloco de apoio ao antigo regime - no qual se encontravam a aristocracia, os camponeses e os trabalhadores urbanos - de um lado, e o bloco de apoio à república operário-burguesa, de outro.
b) a burguesia conseguiu a adesão ideológica da aristocracia, especialmente no que respeita à "abertura das carreiras públicas aos talentos individuais", o que possibilitou a ascensão de seus representantes ao poder do Estado.
c) o comando da burguesia desde o início se revelou como irrefutável, uma vez que ela colocou a serviço de seus objetivos revolucionários os mais variados setores da população, - liderando assim uma restauração do Antigo Regime.
d) as vanguardas operário-camponesas colocaram-se ao lado da burguesia, pois tinham claro que suas reivindicações somente alcançariam um patamar de consequência numa sociedade em que as relações burguesas de produção já estivessem desenvolvidas.
e) os resultados políticos das sucessivas convulsões sociais geradas nos quadros da crise do estado monárquico francês foram, ao final, capitaliza

40 - "Estas ruas são em geral tão estreitas que se pode saltar de uma janela para a da casa em frente, e os edifícios apresentam por outro lado uma tal acumulação de andares que a luz mal pode penetrar no pátio ou na ruela que os separa. Nesta parte da cidade não há nem esgotos nem lavabos públicos (...) nas casas, e é por isso que as imundícies, detritos ou excrementos de, pelo menos, 50.000 pessoas são lançados todas as noites nas valetas (...) que não só ferem a vista e o olfato, como, por outro lado, representam um perigo extremo para a saúde dos habitantes. (...) Os alojamentos da classe pobre são em geral muito sujos e aparentemente nunca são limpos (...) e compõem-se, na maior parte das casas, de uma única sala (...) que muitas vezes é úmida e fica no subsolo, sempre mal mobiliada e perfeitamente inabitável, a ponto de um monte de palha servir frequentemente de cama para uma família inteira, cama onde se deitam, numa confusão revoltante, homens, mulheres, velhos e crianças."

(The Artisan, 1843. In: Friedrich Engels. "A Situação da classe trabalhadora na Inglaterra." Afrontamento, 1975. p.69.)

O artigo da revista inglesa mostra as contradições de vida:
a) dos camponeses que trabalhavam no interior das propriedades burguesas logo após a realização dos cercamentos das terras.
b) dos trabalhadores artesãos que viviam na periferia das cidades industriais, exercendo, com seus próprios instrumentos, atividades em pequenas oficinas.
c) das famílias dos operários, que se aglomeravam nas cidades industriais a partir da Revolução Industrial.
d) dos mendigos de Londres que viviam marginalizados na sociedade porque não se adaptavam ao trabalho disciplinado da fábrica.
e) dos desempregados, já que não conseguiam pagar os aluguéis das habitações sanitárias pelos industriais para as famílias operárias.


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