2ºANO (E.M) - HISTÓRIA_(EXERCÍCIOS) AULAS 01 A
06
GABARITO
1 – Qual das
alternativas a seguir apresenta apenas características associadas ao
Liberalismo?
a)
Monarquia
parlamentarista, mínima participação do estado na economia, propriedade privada
e metalismo.
b)
O processo de
cercamentos, tolerância religiosa, direito divino, crescimento urbano.
c)
Livre comércio, o
processo de cercamentos, a monarquia parlamentarista e o trabalho servil.
d) Propriedade
privada, livre comércio, igualdade perante a lei e mínima participação do
estado na economia.
2 – Analise as afirmações
abaixo sobre o Iluminismo e assinale a única alternativa INCORRETA:
a)
Muitas das ideias
propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da
identidade da sociedade ocidental.
b)
O pensamento iluminista
caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à
condição humana.
c)
Diversos pensadores
iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento
promotor da civilização.
d)
A filosofia iluminista
proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.
e) O
Iluminismo constituiu-se importante instrumento político das monarquias
absolutas.
3 – O Renascimento e,
posteriormente, o Iluminismo caracterizaram-se por estabelecer novos horizontes
em diversas áreas do saber. Sobre suas semelhanças e diferenças, considere as
afirmações a seguir.
I - Os dois movimentos
preconizavam a razão como um meio para a compreensão dos dogmas católicos, no
intuito de recolocar a Igreja no centro da sociedade secular.
II - Enquanto o
Renascimento se destacou principalmente nos planos das letras, das artes e das
ciências, o Iluminismo mostrou forte vocação filosófico política, repercutindo
nas principais revoluções da época.
III - Ambos se destacaram
por recolocar o foco do pensamento filosófico e crítico no ser humano e na
razão, sem, no entanto, deixar de abordar as questões metafísicas.
Quais estão corretas?
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas I e III.
d) Apenas
II e III.
e)
I, II e III.
4 – Foi um
movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia
o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior
liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas
e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade e detinha
o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses
comuns.
a) Renascimento
Cultural
b) Iluminismo
c) Revolução
Francesa
d) Revolução Inglesa
5
– "Os filósofos adulam os monarcas e
os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean
Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século
XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram
reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo
Esclarecido.
c) às Monarquias
Parlamentares.
d) ao Regime
Socialdemocrático.
6
– Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das
Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal
monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do Direito
Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade
do Estado em poderes independentes.
7
– O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII,
NÃO podendo ser apontado como parte do seu ideário:
a) o combate às
injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.
b) o fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades.
c) o anticolonialismo e o
repúdio declarado à escravidão.
d) o triunfo da razão
sobre a ignorância e a superstição.
e) o anticlericalismo e a
oposição à intolerância religiosa.
8 - O movimento conhecido como
Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade europeia ao
longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a:
a) Negação do humanismo renascentista
baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
b) Aceitação do dogmatismo católico e
da escolástica medieval.
c)
Consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano.
d) Supremacia da ideia de providência
divina para a explicação dos fenômenos naturais.
9 - Dentre as características do
Iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na França do século
XVIII, NÃO está presente:
a) O combate ao absolutismo real, não
necessariamente à monarquia.
b) A defesa do liberalismo no plano
econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na economia.
c) A valorização do conhecimento
científico.
d) O ensino de que o homem deve governar-se observando a
tradição, a religião e a fé.
10 - Dentre as
características do Iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na
França do século XVIII, NÃO está
presente:
a) O combate ao
absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
b) A defesa do
liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na
economia.
c) A valorização do
conhecimento científico.
d) O ensino de que o
homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé.
e) A crença num Deus que pode ser alcançado pela razão, numa
espécie de religião natural, dispensando dogmas e o sacerdócio: o Deísmo.
11 - O movimento
conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual,
ocorrida na sociedade europeia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu
âmbito intelectual, expressou a:
a) Negação do humanismo
renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática.
b) Aceitação do
dogmatismo católico e da escolástica medieval.
c) Defesa dos
pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime.
d) Consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento
humano.
e) Supremacia da ideia de
providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.
12 - Igualdade social,
liberdade de pensamento, ação e soberania popular são manifestações do
Iluminismo que basicamente se caracterizou como:
a) Um movimento de retorno
aos valores místicos e transcendentes, anteriores ao Renascimento.
b) Uma substituição da religião, da tradição e da ordem
absolutista, pelo pensamento racional.
c) Uma utopia social
fundada na ideologia cristã, base das correntes humanistas do Ocidente.
d) Uma reação contrária à
sistematização do saber e à soberania popular.
e) Um movimento artístico
com ênfase na expressão livre da vontade criadora dos artistas.
13 – O Iluminismo
contribuiu para uma série de modificações políticas e sociais. Entre elas,
destaca-se:
a)
fim do Despotismo
Esclarecido.
b)
fortalecimento do poder
papal após o surgimento da Teoria do Direito Divino.
c)
apesar da intensidade das
ideias revolucionárias iluministas, a penetração desses ideais não chegava às
colônias americanas.
d) criou
bases ideológicas para a Revolução Francesa e influenciou o desenvolvimento da
cultura e da educação ocorrido na Europa.
e)
mesmo com bases
revolucionárias, defendia a servidão.
14 - No século XVIII, os
ideais iluministas em voga na Europa incentivam a discussão por parte da
burguesia (europeia e colonial americana) sobre a eficácia, naquele tempo, das
práticas econômicas mercantilistas adotadas desde o século XVI pelas potências
europeias, entre as quais o “Pacto Colonial”.
Do ponto de vista
ideológico, os fatores causadores da crise do Antigo Sistema Colonial europeu
no século XVIII foram:
a) o aumento da interferência
das monarquias sobre os negócios e a economia em geral;
b) a defesa dos princípios liberais para a indústria e o
comércio, apoiados por grande parte das elites coloniais;
c) os interesses de
amplos grupos coloniais privados em manter a estrutura do “Pacto Colonial”;
d) a mudança de
mentalidade econômica por parte das monarquias ibéricas, que passaram a
incentivar a indústria e a exportação manufatureira.
15 - O Iluminismo – o “século das luzes” – não está ligado
apenas às ideias liberais do século XVIII. Também dizia respeito:
a) Ao desenvolvimento das
ciências exatas e naturais e à evolução do espírito científico moderno.
b) À consolidação do poder da Igreja católica, objeto de
culto dos iluministas.
c) À elaboração de novas doutrinas econômicas, notadamente
do realismo mercantilista.
d) À explanação do poder absoluto para fora da Europa,
principalmente para o continente americano.
16 - O Iluminismo tinha como princípios básicos a defesa:
a) Da igualdade social entre todos os homens e da luta de
classes como motor da história.
b) Do racionalismo, da
liberdade e da igualdade jurídica.
c) Da manutenção do absolutismo monárquico e do
mercantilismo.
d) De todos os privilégios feudais, para evitar uma
revolução.
17 - “Provocou, no século
XVIII, uma verdadeira revolução nas ideias e conceitos tidos como verdades
absolutas até então, caracterizando-se pela busca do conhecimento através da
razão, pela defesa da pesquisa como meio de se chegar à verdade, pela negação
da fé como fonte de conhecimento...”
O movimento de ideias, a
que o texto se refere, pode ser associado ao:
a) Iluminismo.
b) Materialismo
histórico.
c) Socialismo utópico.
d) Ideal da filosofia
escolástica.
18 - A Revolução
Científica, ocorrida na Europa Moderna entre os séculos XVI e XVII,
caracterizou-se por:
a) acentuar o espírito crítico do homem através do
desenvolvimento da ciência experimental;
b) reforçar as concepções
antinaturalistas surgidas nos primórdios do Renascimento;
c) comprovar a tese de um
universo geocêntrico contrária à explicação tradicional aceita pela Igreja
Medieval;
d) negar os valores
humanistas, fortalecendo assim as ideias racionalistas;
e) confirmar os
fundamentos lógicos e empiristas da filosofia escolástica em sua crítica aos
dogmas católicos medievais.
19 - UECE Analise o seguinte comentário acerca da
sociedade europeia, no século XVIII:
“Os filósofos se erigiram como
preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e este brado
se propagou de uma extremidade a outra do mundo.”
Denúncia do Advogado
Séquier, em 1770. In DUPÂQUIER, J. e LACHIEUR, M. Les Temps Modernes.
Paris: Bardas, 1970.
De acordo com o seu conteúdo, é correto
afirmar que:
a) os filósofos franceses apoiaram o
absolutismo, a fim de garantir a difusão do saber.
b) a
ideologia dos pensadores iluministas direcionava-se contra o absolutismo
monárquico.
c) a implantação da República Francesa,
na 1ª metade do século XVIII, resultou da aliança
da burguesia com o clero.
d) a teoria do Direito Divino, fruto do
iluminismo, consistia numa crítica à nobreza e aos
desmandos da Igreja.
20 - O Iluminismo do século XVIII
abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se
com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o
homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a
Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de
realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse
conforto e prazer.
Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer
que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:
a) misteriosa e incalculável, sendo a
base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam
a presença física de Deus e sua obra de
criação;
b)
infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem,
dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao
seu sustento econômico;
c) apenas reflexo do desenvolvimento da
capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso
ilimitado relacionado à indústria;
d) um laboratório para os experimentos
humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e
entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da
industrialização iluminista;
e) a base do progresso material e
técnico, fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições
de desenvolver a ideia de mercado.
21 - Dentre os conceitos
e ideias abaixo, qual não se refere ao iluminismo:
a) Liberdade de
expressão.
b) Todo homem é igual
perante a lei.
c) Estado laico.
d) O poder pertence à aristocracia.
22 - O pensamento
iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII.
Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam
influência dos ideais do Iluminismo?
a) Revolução Russa,
Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
b) Revolução Farroupilha,
Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.
c) Independências das
colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil.
d) Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e
Inconfidência Mineira.
23 - Qual das
alternativas abaixo demonstra as características básicas do Iluminismo?
a) Racionalismo, cientificismo, anti-absolutismo,
anti-clericalismo, anti- mercantilismo, defesa das liberdades individuais e
constitucionalidade.
b) Absolutismo,
mercantilismo, religiosidade, Intervenção do Estado na economia, Pacto
colonial.
c) Mercantilismo, Fé para
o conhecimento, clericalismo, teocentrismo, acúmulo de capital, absolutismo.
d) Sociedade estamental,
não a propriedade privada, absolutismo monárquico, fé, misticismo.
24 - O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII,
representou o (a):
a) afirmação das
ideias revolucionárias da burguesia;
b) renascer do pensamento clássico greco-romano;
c ) revolução ideológica da aristocracia;
d) expansão do pensamento religioso protestante;
e) fortalecimento do Estado absolutista.
25 - Considerando-se as características do Antigo Regime, é INCORRETO afirmar que:
a) a economia foi fortemente marcada pela atividade
comercial, regida por concepções e práticas denominadas Mercantilismo.
b) a expansão comercial
associada à expansão marítima provocou forte migração e consequente
despovoamento das cidades europeias.
c) a organização política
predominante era fundamentada no Absolutismo monárquico e se legitimou pela
teoria do Direito Divino dos Reis.
d) o processo de ocupação
e colonização de territórios além-mar ajudou a expandir a cultura e os valores
da Europa.
26 - (Enem/1999) "(...) Depois de longas investigações,
convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que
giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas
principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em
redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de
que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de
tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das
demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes
quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura
(sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades
matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos."
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium.)
"Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como
o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve
fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral,
experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os
mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode-se considerar verdadeira ciência
se não passa por demonstrações matemáticas."
(VINCI, Leonardo da. Carnets.)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os
textos para exemplificar o racionalismo moderno é:
a) a fé como guia das descobertas
b) o senso crítico para se chegar a
Deus
c) a limitação da ciência pelos
princípios bíblicos
d) a importância da experiência e da
observação
e) o
princípio da autoridade e da tradição
27 - (FEI-SP) As ideias iluministas que
tinham por base o culto da razão e a crença nas leis naturais:
a) eram favoráveis a uma organização
estamental da sociedade.
b) propiciavam um embasamento teórico
ao sistema monárquico, em qualquer uma de suas modalidades (constitucional,
parlamentar ou absolutista).
c) eram contrárias à libertação das
colônias da América.
d) propunham
uma política econômica liberal.
e) favoreciam os princípios
mercantilistas.
28 - (UFSCar-SP) Considere as proposições abaixo e assinale
as que se incluem entre as ideias políticas e sociais defendidas pelos
escritores iluministas do século XVIII.
I. A razão é o único guia infalível da sabedoria e é o único
critério para o julgamento do bem e do mal.
II. A prosperidade de um país está condicionada à acumulação
de metais preciosos, ouro e prata.
III. O poder político vem de Deus, que é a fonte única de toda autoridade.
III. O poder político vem de Deus, que é a fonte única de toda autoridade.
IV. O homem é naturalmente bom e a educação aperfeiçoa as
suas qualidades inatas.
V. O poder político emana do povo, que deve ter o direito de
escolher os seus governantes.
a) I, II e IV
b) I, III e V
c) II, III e IV
d) II, III e V
e) I, IV e V
29 -
Dentre as características do iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima
consagração na França do século XVIII, NÃO
está presente:
a) O
combate ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
b) A
defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo
estatal
na economia.
c) A
defesa da pena de morte como formada controle da criminalidade.
d) O ensino de que o homem deve governar-se
observando a tradição, a religião e a fé.
e) A
crença num Deus que pode ser alcançado pela razão, numa espécie de religião
natural, dispensando dogmas e sacerdócio: o deísmo.
30 - A
revolução intelectual do século XVII teve como um de seus mentores René
Descartes. Sobre as concepções cartesianas de Descartes, é correto afirmar:
1) o
método cartesiano foi o instrumento matemático da dedução pura: consistia em
partir de verdades simples, como na geometria, e chegar às conclusões
particulares;
2) o
novo racionalismo e o mecanicismo propostos em suas doutrinas repudiavam as
orientações teológicas do passado;
3)
afirmando ser a metafísica a prova racional da existência de Deus, rejeitou a
revelação como fonte da verdade; a razão passou a ser considerada como um único
manancial de conhecimento;
4) o
mundo físico para Descartes é um só. Do seu plano mecanicista geral não excluía
nem mesmo o organismo dos animais e dos homens;
5)
“Penso, logo existo” é um axioma encontrado por Descartes para expressar o seu
método matemático da dedução pura.
Estão
corretas:
a) 1 e 2
apenas
b) 2 e 3
apenas
c) 4 e 5
apenas
d) 1 e 5
apenas
e) 1,2,3,4 e 5
31 -
Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas transformações culturais na
Europa ocidental. Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma
dessas transformações.
a) o desenvolvimento do pensamento científico,
nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo no naturalismo.
b) o
movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de
pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
c) a
Contrarreforma, expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, alterou os
dogmas católicos a partir de um enfoque humanista, que extinguiu os Tribunais
da Santa Inquisição.
d) o
Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os
fundamentos do poder da igreja, apoiando os princípios do poder monárquico
absoluto.
e) o
Liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o sistema
colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da
sociedade.
32 - As
grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias
dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos destacar a que:
a)
apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o
excesso degenerasse em anarquismo.
b) acentuou que o Estado não possui poder
ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da
sociedade.
c) visou
defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a
democracia orgânica.
d)
mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há
paz social.
e)
procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir
de minucioso planejamento econômico.
33 - Qual das
alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
a) Foi um movimento artístico do século
XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
b) Foi um movimento popular que
criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
c) Foi um movimento filosófico e
educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do
ensino (escola para todos).
d)
Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a
razão e combatia o regime absolutista.
34 - Qual das
alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos
iluministas?
a) Defesa do regime absolutista,
valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja
Católica.
b)
Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas
ao Mercantismo e Absolutismo.
c) Fim de qualquer forma de governo;
valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico
controlado totalmente pelo Estado.
d) Aumento do poder das metrópoles
sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os
reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).
35 - O
pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no
século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que
receberam influência dos ideais do Iluminismo?
a) Revolução Russa, Revoltas Camponesas
na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
b) Revolução Farroupilha, Revolução
Industrial, Guerra Civil Espanhola.
c) Independências das colônias
africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil.
d)
Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.
36 - Qual das
alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
a) Alberto Magno, Aristóteles, Karl
Marx e Norberto Bobbio.
b) Leonardo Boff, Giordano Bruno,
Albert Camus e Augusto Comte.
c)
Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
d) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e
Thomas Hobbes.
37 - Qual das
alternativas abaixo apresenta os principais ideais iluministas que
influenciaram a Inconfidência Mineira no Brasil?
a)
Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia
pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade
religiosa, de pensamento e expressão.
b)
Valorização da monarquia como forma de governo; imposição da religião
católica para toda população; fim da escravidão.
c) Implantação do socialismo nas
colônias; participação na democracia restrita aos membros do clero e da
nobreza; devolução para as colônias de todo ouro retirado pelas metrópoles.
d) Valorização do mercantilismo;
desenvolvimento sustentável (defesa do meio ambiente) para todas as nações;
implantação do fascismo.
38 - Leia o texto
Carismático e hábil militar, como pouco de seus tempos,
alcançou tanto poder que acabou se transformando em grande ameaça às demais
nações europeias Promoveu muitas guerras que lhe rendem muito prestígio.
Governou de forma despótica, mas que foi responsável pela consolidação das
transformações ocorridas em 1789, colocando um ponto final definitivo no Antigo
Regime.
O texto refere-se a:
a) Luis XVI
b) João Calvino
c) Adam Smith
d) Simon Bolívar
e) Napoleão Bonaparte
39 - O motivo pelo qual o
conjunto de mudanças políticas que resultou na implantação do regime
republicano na França, no século XVIII, pode, genericamente, ser classificado
como uma revolução burguesa, é o fato de que nesse processo:
a) a estrutura social francesa viu-se reduzida a uma polarização
entre o bloco de apoio ao antigo regime - no qual se encontravam a
aristocracia, os camponeses e os trabalhadores urbanos - de um lado, e o bloco
de apoio à república operário-burguesa, de outro.
b) a burguesia conseguiu
a adesão ideológica da aristocracia, especialmente no que respeita à
"abertura das carreiras públicas aos talentos individuais", o que
possibilitou a ascensão de seus representantes ao poder do Estado.
c) o comando da burguesia
desde o início se revelou como irrefutável, uma vez que ela colocou a serviço
de seus objetivos revolucionários os mais variados setores da população, -
liderando assim uma restauração do Antigo Regime.
d) as vanguardas
operário-camponesas colocaram-se ao lado da burguesia, pois tinham claro que
suas reivindicações somente alcançariam um patamar de consequência numa
sociedade em que as relações burguesas de produção já estivessem desenvolvidas.
e) os resultados
políticos das sucessivas convulsões sociais geradas nos quadros da crise do
estado monárquico francês foram, ao final, capitaliza
40 - "Estas ruas são
em geral tão estreitas que se pode saltar de uma janela para a da casa em
frente, e os edifícios apresentam por outro lado uma tal acumulação de andares
que a luz mal pode penetrar no pátio ou na ruela que os separa. Nesta parte da
cidade não há nem esgotos nem lavabos públicos (...) nas casas, e é por isso
que as imundícies, detritos ou excrementos de, pelo menos, 50.000 pessoas são
lançados todas as noites nas valetas (...) que não só ferem a vista e o olfato,
como, por outro lado, representam um perigo extremo para a saúde dos
habitantes. (...) Os alojamentos da classe pobre são em geral muito sujos e
aparentemente nunca são limpos (...) e compõem-se, na maior parte das casas, de
uma única sala (...) que muitas vezes é úmida e fica no subsolo, sempre mal
mobiliada e perfeitamente inabitável, a ponto de um monte de palha servir
frequentemente de cama para uma família inteira, cama onde se deitam, numa
confusão revoltante, homens, mulheres, velhos e crianças."
(The Artisan, 1843. In: Friedrich
Engels. "A Situação da
classe trabalhadora na Inglaterra." Afrontamento, 1975. p.69.)
O artigo da revista inglesa
mostra as contradições de vida:
a) dos camponeses que
trabalhavam no interior das propriedades burguesas logo após a realização dos
cercamentos das terras.
b) dos trabalhadores
artesãos que viviam na periferia das cidades industriais, exercendo, com seus
próprios instrumentos, atividades em pequenas oficinas.
c) das famílias dos
operários, que se aglomeravam nas cidades industriais a partir da Revolução
Industrial.
d) dos mendigos de
Londres que viviam marginalizados na sociedade porque não se adaptavam ao
trabalho disciplinado da fábrica.
e) dos desempregados, já que não conseguiam pagar os aluguéis
das habitações sanitárias pelos industriais para as famílias operárias.
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