AULA 02 - REFLEXÃO CRÍTICA,
SENSO CRÍTICO E SENSO COMUM
EXERCÍCIOS - GABARITO
1 - As revoluções
ocorridas no século XVIII colocaram em destaque mudanças significativas da vida
em sociedade em relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas:
a) sociedades
b) esperteza
c) religiosidade
d) tradições
2
- Para lançarmos um olhar sociológico sobre a realidade é necessário:
a) Afastar-se da forma simplista de
olharmos a sociedade, adotando um método de observação e análise para
aprofundarmos a compreensão desta.
b) Aproximarmos
da análise simplista, já que o senso comum aumenta a compreensão da sociedade.
c) Desconsiderarmos
as análises sociológicas, propostas pelos sociólogos.
d)
Considerar as características do senso comum estudadas durante as aulas.
3
- “Uma forma de conhecimento que se
conforma com a aparência. Muitas vezes usa frases do tipo : “porque vi”,
“porque senti”, “porque disseram” etc. Em geral não procura ir além da primeira
explicação”.
Esta
definição se refere a:
a) Característica imediatista do
senso comum
b) Característica
preconceituosa do senso comum
c) Característica
acrítica do senso comum
d) Característica
superficial do senso comum.
4
- O surgimento da Sociologia está relacionado a:
a) Ao
final da segunda guerra mundial
b) Ao
final do império Romano
c) Ao fim da sociedade feudal e
início da sociedade capitalista (industrial), onde se buscava explicar os
fenômenos sociais de forma científica.
d)
A reforma protestante.
5
- A SOCIOLOGIA é uma ciência que
estuda:
a)
as religiões espalhadas pelo planeta
b) os fenômenos sociais, suas origens
e consequências para a sociedade.
c)
A mente humana
d)
O corpo humano.
6 - (UEL) O
pensamento científico, além de auto definir-se, também classifica e conceitua
outras formas de pensamento. Por exemplo, é possível encontrar a definição de
pensamento mítico como aquele que “vai reunindo as experiências, as narrativas,
os relatos, até compor um mito geral. Com esses materiais heterogêneos produz a
explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e suas
finalidades, os poderes divinos sobre a natureza e sobre os humanos”.
(CHAUÍ, Marilena. Convite à
filosofia. São Paulo: Ática, 2000. p. 161.)
Assinale a alternativa que apresenta a afirmação
que está de acordo com a definição de pensamento mítico dada acima.
a) “Acredito em coincidência e essa [a transferência do local do jogo] é uma vantagem a mais para nós nesta final. Foi lá que conquistamos nosso primeiro título”. (declaração da capitã do time de vôlei do Vasco da Gama ao comemorar a transferência da partida contra o Flamengo para um ginásio de sua preferência)
a) “Acredito em coincidência e essa [a transferência do local do jogo] é uma vantagem a mais para nós nesta final. Foi lá que conquistamos nosso primeiro título”. (declaração da capitã do time de vôlei do Vasco da Gama ao comemorar a transferência da partida contra o Flamengo para um ginásio de sua preferência)
b) “Considero a sexta-feira 13 um dia ‘nebuloso’.
Para mim, o poder da mente é forte e aquelas pessoas que pensam negativamente
podem atrair má sorte. Não creio que ocorram coisas ruins para mim, mas prefiro
me precaver com patuás e incensos”. (estudante, 24 anos)
c) “Não temo o desemprego, quem com Deus está, tudo
pode.” (depoimento de um candidato a emprego de gari no Rio de Janeiro,
disputando vaga com outros 40 mil candidatos)
d)
“Viemos em busca da ‘Terra sem males’, atrás do ‘Éden’. Estamos atrás do
‘paraíso’ sonhado por nossos ancestrais e ele se encontra por essas regiões.”
(explicação dada por líder guarani diante do questionamento sobre a instalação
de grupos indígenas em áreas de mata atlântica protegidas por lei)
e) “As principais causas da exclusão educacional
apontadas pelo censo do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística],
além do trabalho infantil, são a pobreza, a distância entre a escola e a
residência, a distorção idade série e até o tráfico de drogas.” (divulgação na
imprensa de dados do IBGE sobre educação)
7- (UEL – 2006) “No
início a ciência quis a morte do mito, como a razão quis a supressão do
irracional, visto como obstáculo a uma verdadeira compreensão do mundo, dando
início assim a uma guerra interminável contra o pensamento mítico. Valéry
glorificou esta luta destruidora contra as ‘coisas vagas’: ‘Aquilo que deixa de
ser, por ser pouco preciso, é um mito; basta o rigor do olhar e os golpes
múltiplos e convergentes das questões e interrogações categóricas, armas do
espírito ativo, para se ver os mitos morrerem’. O mito por sua vez trabalha
duro para se manter e, por meio de suas metamorfoses, está presente em todos os
espaços. Do mesmo modo, a ciência atual busca menos sua erradicação que seu
confinamento. Quando a ciência traça seus próprios limites, ela reserva ao mito
– e ao sonho – o lugar que lhe é próprio.”
(BALANDIER, Georges. A
desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.p.17.)
Com base no texto, é correto afirmar:
a) Pelo fato de ser destituído de significado
social, o mito está ausente dos espaços sociais contemporâneos.
b)
A delimitação da área de atuação do saber científico implica na constituição de
um lugar próprio para o mito.
c) A morte e o extermínio do mito no ocidente
decorrem da supervalorização e conseqüente predomínio da razão.
d) Na modernidade, o
pensamento mítico é crucial para a compreensão científica do mundo.
e) O pensamento mítico se disseminou porque se
pauta em conceitos e categorias.
8 -
(Interbits 2013)
Sociologicamente,
a discussão presente nos quadrinhos acima denota que:
a)
A
violência é uma forma eficaz de se evitar uma discussão.
b)
A
sociedade não se preocupa com a cultura.
c)
As
roupas são mais importantes que os livros.
d) Existe uma norma social a respeito do uso de roupas
que não é a mesma sobre a posse de cultura.
e)
A
posse de cultura é valorizada que o uso de roupas, uma vez que é mais
importante ter cultura do que ter muitos vestidos.
9 - (UFU
2006) Marque a alternativa que
corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia.
a) A crença na capacidade de a razão apreender a
dinâmica do mundo material.
b)
A
valorização crescente dos princípios de autoridade, notadamente da Igreja
Católica.
c)
A
descrença nas forças da modernidade, principalmente na ideia de progresso.
d)
O
fortalecimento da especulação metafísica como procedimento científico.
10 - (Unicentro 2011) A raça é uma realidade natural ou
biológica produzida pela diferença dos climas, da alimentação, da geografia e
da reprodução sexual. Quem duvidará disso, se vemos que os africanos são
negros, os asiáticos são amarelos de olhos puxados, os índios são vermelhos e
os europeus, brancos? Se formos religiosos, saberemos que os negros descendem
de Caim, marcado por Deus, e de Cam, o filho desobediente de Noé. Certezas como
essas formam nossa vida e o senso comum de nossa sociedade, transmitido de
geração a geração, e, muitas vezes, transformando-se em crenças religiosas, em
doutrina inquestionável.
CHAUÍ,
Marilena. Convite à Filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995.
Sobre as
relações entre o senso comum e conhecimento sociológico, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O saber sociológico possui disciplina,
regras de verificação e um quadro de referências com limites rigorosos, que
funcionam como uma moldura que o diferencia da compreensão que o senso comum
tem do mesmo mundo.
( ) O conhecimento do senso comum é acumulado
pelos homens, de forma empírica e teórica porque se baseia na experiência
cotidiana e na experiência científica, o que pressupõe uma postura crítica.
( ) O pensar sociológico se assemelha ao
senso comum, pois são auto evidentes, isto é, não questionam seus preceitos e
não precisam de confirmação prática.
( ) O senso comum ou o conhecimento
espontâneo é rico, embora desordenado e não sistemático, geralmente
desarticulado e inefável.
A
alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
a) V V V F
b) F V V V
c) F V F V
d) V F F V
e)
V
F F F
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