3ºANO (E.M) - HISTÓRIA_EXERCÍCIOS - REPÚBLICA VELHA


EXERCÍCIOS – REPÚBLICA VELHA

1 - (PUCRS 2014)  Considere as afirmações abaixo sobre a Proclamação da República no Brasil, em 1889.
I. Teve, como uma das suas principais causas, a abolição da escravidão, em 1888, pois essa medida levou a oligarquia cafeeira e escravocrata carioca, uma das bases de apoio do Imperador, a se sentir traída pela monarquia e abandonar o regime imperial.
II. Resultou em profundas alterações estruturais no Brasil, na medida em que a queda da monarquia acarretou a perda de poder da oligarquia cafeeira, que foi alijada do sistema político, em favor da ascensão das classes médias urbanas.
III. Teve, como um dos seus principais agentes, o exército brasileiro, que, desde a Guerra do Paraguai, desejava ampliar o seu papel político no Império, o que não era permitido pelo Imperador.
IV. Atendeu aos interesses das camadas mais humildes da população brasileira, tendo em vista a impopularidade do Imperador e a tendência de o regime republicano permitir a participação popular no sistema eleitoral recém-implantado.

Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.   
b) II e III, apenas.   
c) I e III, apenas.   
d) I, II e IV, apenas.   
e) I, II, III e IV.   

2 - (UFRGS 2014)  Em 1891, ocorreu uma fortíssima crise econômica no Brasil, decorrente da política de Encilhamento do Governo Provisório da República, um plano econômico que tinha por objetivo aumentar a oferta de moeda em circulação, expandir o crédito e promover o desenvolvimento nacional.
Entre as consequências dessa crise, está:
a) o aumento da especulação financeira, a desvalorização da moeda e o crescimento do desemprego.   
b) um enorme fluxo de capitais britânicos em direção ao país, com a consequente diminuição da dívida externa brasileira.   
c) o crescimento da importação de produtos estrangeiros e o enfraquecimento da indústria nacional.   
d) o fortalecimento dos setores médios e populares urbanos, em decorrência da valorização da moeda nacional naquele contexto.   
e) a crise na produção do café, substituído pelo açúcar como o principal produto brasileiro de exportação.   

3 - (PUCRS 2014)  A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, exigiu que o país adotasse um novo texto constitucional. Sobre a nova Constituição, aprovada em 1891, podemos afirmar que: 
a) instituiu uma República Federativa no Brasil, transformando as antigas províncias em Estados, mas sem conferir-lhes grande autonomia, pois eles permaneceram dependentes do Governo Federal para prover suas despesas administra­tivas.    
b) estabeleceu o direito de voto para todos os cida­dãos maiores de 21 anos; entretanto, o contingen­te de eleitores era restrito, pois estavam os excluídos os analfabetos, as mulheres e os mendigos, que constituíam a maioria da população brasileira.    
c) implementou o regime republicano, com a elei­ção direta para presidente da República, para o Senado e para a Câmara Federal, sendo que os Estados também podiam eleger seus governa­dores e suas Assembleias Legislativas, mas não podiam dispor de uma constituição própria.    
d) estabeleceu a separação entre o Estado e a Igre­ja Católica, mas o catolicismo continuou sendo considerado a religião oficial do país, tendo em vista o receio dos novos dirigentes republicanos de que as religiões protestantes, introduzidas pe­los imigrantes europeus, dividissem a população brasileira.    
e) aceitou a livre associação e a reunião dos cida­dãos brasileiros – exceto em casos de mobiliza­ção sediciosa –, tendo sido, por isso, considerada uma constituição liberal; mas também mostrou seu lado conservador ao não instituir o habeas corpus, por julgá-lo excessivamente perigoso à ordem social.   

4 - (PUCRS 2013)  A instauração da República no Brasil, no final do século XIX, provocou insatisfação popular que deu origem a diversos movimentos sociais, políticos, religiosos e militares. São exemplos da realidade rural do Brasil desse contexto os movimentos conhecidos como: 
a) Revolta da Chibata, Revolta da Armada e Cangaço.    
b) Revolta da Chibata, Revolta da Vacina e Revolta da Armada.    
c) Canudos, Contestado e Cangaço.    
d) Canudos, Revolta da Armada e Revolta da Vacina.    
e) Canudos, Contestado e Revolta da Chibata.   

5 - (PUCPR 2007)  O clima de crise permanente que caracterizou o mandato de Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil, foi provocado:
a) pelo problema da sucessão entre "civilistas" e "militaristas", tendo como foco principal a figura de Rui Barbosa.   
b) pelo desencadeamento do problema de Canudos, que envolveu grande parte do Exército brasileiro.   
c) pela contestação da legalidade da sucessão do vice-presidente e da necessidade de novas eleições após a renúncia de Deodoro da Fonseca.   
d) pela manutenção da política de Deodoro, sobretudo quanto à dissolução do Congresso e à permanência do estado de sítio.   
e) pelo descontentamento dos cafeicultores, ainda inconformados com a abolição da escravatura.   

6 - (Mackenzie 1997)  Sobre o contexto histórico responsável pela proclamação da República NÃO se inclui:
a) a insatisfação dos setores escravocratas com o governo monárquico após a Lei Áurea.   
b) a ascensão do exército após a Guerra do Paraguai, passando a exigir um papel na vida política do país.   
c) a perda de prestígio do governo imperial junto ao clero, após a questão religiosa.   
d) a oposição de grupos médios urbanos e fazendeiros do oeste paulista, defensores de maior autonomia administrativa.   
e) o alto grau de consciência e participação das massas urbanas em todo o processo da proclamação da República.  

7 - (UECE 2014)  A Revolta da Chibata, de 1910, foi um(a):
a) revolta de marinheiros que faziam o tráfico negreiro dos portos africanos para o Rio de Janeiro.   
b) rebelião de escravos, ocorrida no Vale do Paraíba, contra os castigos corporais por eles sofridos.   
c) rebelião de marinheiros negros e mulatos contra os castigos corporais e as condições de trabalho nos navios da Marinha Brasileira.   
d) protesto organizado por soldados do exército contra os baixos soldos e os castigos aplicados aos militares de baixa patente considerados insubordinados.   

8 - (Espcex - 2014)  “O período da história política brasileira que vai de 1889 a 1930 costuma ser designado pelos historiadores de diferentes modos: República Oligárquica, República do ‘Café com Leite’, República Velha ou Primeira República. Neste período, em troca de ‘favores’, os coronéis exigiam que os eleitores votassem nos candidatos por eles indicados. Tal prática ficou conhecida como ‘voto de cabresto’”.
(COTRIM, 2009, modificado).

As duas expressões grifadas (“coronéis” e “voto de cabresto”) referem-se, respectivamente, 
a) aos grandes proprietários de terras e ao voto secreto.    
b) aos oficiais de carreira que exerciam cargos políticos e ao voto censitário.    
c) à influência de oficiais do Exército na tomada de decisões políticas e ao voto censitário.    
d) aos grandes proprietários de terras e ao voto aberto dado sob pressão.    
e) aos grandes proprietários de terras e ao voto censitário.  

9 - (CPS 2014)  Em 1925, tropas de jovens oficiais rebelados do Exército Brasileiro deram início a uma longa viagem para propagar ideias revolucionárias. Esta expedição ficou conhecida como Coluna Prestes. Segundo o historiador Boris Fausto, em seu  livro História do Brasil, esse movimento pretendia reconstruir o Estado para construir a nação. Para esses jovens oficiais, o grande mal das oligarquias consistia na fragmentação do Brasil e na sua transformação em “vinte feudos”, cujos senhores eram escolhidos pela política dominante.

Considerando as informações expostas, é correto concluir que a Coluna Prestes foi um movimento:
a) tenentista, por criticar o sistema oligárquico conhecido como República do Café com Leite.   
b) fascista, pois objetivava fragmentar o Brasil em várias unidades administrativas “feudais”.   
c) comunista, por pretender eliminar o Estado e construir uma sociedade igualitária e livre.   
d) integralista, por estimular a unificação do Estado de acordo com o modelo nazifascista.   
e) militarista, pois defendia a instalação de uma ditadura militar associada às oligarquias.   


10 - (FUVEST 2014) 


















A charge satiriza uma prática eleitoral presente no Brasil da chamada “Primeira República”. Tal prática revelava a: 
a) ignorância, por parte dos eleitores, dos rumos políticos do país, tornando esses eleitores adeptos de ideologias políticas nazifascistas.    
b) ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forçada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.    
c) restrição provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de participação política àqueles que possuíam um certo número de animais.    
d) facilidade de acesso à informação e propaganda política, permitindo, aos eleitores, a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente às ameaças estrangeiras.    
e) ampliação do direito de voto trazida pela República, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.    

11 - (UFSC 2014)  Sobre a Guerra do Contestado (1912-1916), assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Iniciou-se como um fenômeno religioso de características messiânicas, mas acabou também por ganhar feições de lutas política e social ao integrar diferentes grupos como posseiros e sitiantes expulsos de suas terras, comunidades negras e caboclas, dentre outros insatisfeitos com suas precárias condições de vida.    
b) A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Esta crise fez com que sertanejos, muitos deles escravos, passassem a seguir o monge Antônio Conselheiro que pregava a criação de um mundo novo, regido pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e teriam terras para trabalhar.    
c) Ganhou este nome em razão de os conflitos terem ocorrido em uma área de disputa territorial entre os Estados do Parará e Santa Catarina.    
d) A construção da ferrovia na região, realizada pela empresa concessionária Brazil Railway, contribuiu fortemente para a instabilidade social e, assim, para os conflitos que resultaram na Guerra do Contestado.    

12 - (IFCE 2014)  No período chamado de República Velha, o governo de Campos Sales instituiu a "Política dos Governadores".

É característica desta política: 
a) o presidente da República era escolhido através do consenso entre os governadores, de forma que mantinha o grupo político no poder, quando sendo do mesmo partido.    
b) os governadores eram apenas um instrumento usado pelo presidente da República, para impedir a formação de novas alianças políticas contrárias ao governo federal.    
c) era um acordo político, baseado na troca de favores entre os governos federal, estadual e municipal, para manter os que já estavam no poder.    
d) era uma aliança política promovida somente entre os governadores do Sul, Sudeste e Norte, para permanecer no poder.   

13 - (G1 - IFCE 2011)  A Revolta de Canudos (1893-1897) se insere no contexto das lutas populares da República Velha e se caracteriza como movimento messiânico. Melhor caracteriza esta revolta:
a) movimento de rebeldia social que, sob o comando do cangaceiro Virgulino Ferreira – o Lampião – lutava contra a opressão da vida nordestina.    
b) liderada por José Maria, cujo nome verdadeiro era Miguel Lucena Boaventura, reuniu mais de 20 mil sertanejos e fundou com eles alguns povoados, a chamada “Monarquia Celeste”.    
c) ocorrida no governo do presidente Rodrigues Alves, no Rio de Janeiro, contra as péssimas condições de vida da população pobre, como epidemias, pobreza e desemprego.    
d) movimento liderado por Antônio Conselheiro (Antônio Mendes Maciel), que fundou, no sertão da Bahia, uma comunidade que congregava escravos, sertanejos sem-terra, gente perseguida pelos coronéis ou pela polícia.    
e) reuniu 2 mil marujos da Marinha brasileira, sob a liderança de João Cândido, que reivindicavam o fim dos castigos físicos, da má alimentação e dos baixos soldos (salários).


14 - (UNIOESTE 2012) 





Fazendo uso do humor a charge acima revela um grave problema de saúde pública que tem assustado muitos brasileiros em pleno início do século XXI. Entretanto, a febre amarela não representa um problema da saúde propriamente novo. Cerca de cem anos atrás, no Rio de Janeiro, capital do país, houve uma grande revolta que teve como estopim a campanha contra a febre amarela, organizada pelo sanitarista Osvaldo Cruz. Esta revolta ficou conhecida como a
a) Revolta da Chibata.   
b) Revolta da Vacina.   
c) Revolta de Canudos.   
d) Revolta dos Balaios.   
e) Revolta da Armada.   

15 - Tradicionalmente o termo República Velha é usado para identificar o período que vai de 1889 a 1930. Sobre as características deste período e outras questões subjacentes, assinale V (verdadeiro) para as proposições verdadeiras e F (falso) para as falsas.
(  ) Os dois primeiros governos da recém inaugurada República brasileira eram militares.
(  ) Com o novo regime, surgiram divergências tanto no meio militar quanto no civil
(  ) Pode-se afirmar que os governos do período conhecido como República Velha implementaram medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um todo e visando acabar com as desigualdades sociais do país.
(  ) O Brasil da chamada República Velha era um país, sobretudo, rural; a agricultura permanecia como principal atividade econômica.
(  ) Durante o período denominado República Velha, paulistas e mineiros se alternaram na Presidência da República; este revezamento ficou conhecido como “política do café com leite”.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
a) FVVFV
b) VVFVV
c) VFFVV
d) FFFVV
e) VVVVF

16 - A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão: 
I- Com o “voto de cabresto” os coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições; 
II- A política dos governadores consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o grupo político no poder.
III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores paulistas, alternando-se na presidência da República.
IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.
Assinale a alternativa verdadeira:
a) Apenas a alternativa I, está correta.
b) As alternativas I,II,III estão corretas.
c) As alternativas I,II,IV e V estão corretas.
d) As alternativas II,III e IV estão corretas.
e) Apenas a alternativa V está incorreta.   
17 - O café, apesar de manter a condição de principal produto de exportação do Brasil, enfrentou sucessivos problemas nas primeiras décadas do século XX, refletidos em diversas políticas do governo, como o(a):
a) incentivo à expansão da lavoura em áreas novas, em face da conjuntura favorável do mercado internacional;
b) encarecimento da produção em decorrência da carência da mão de obra após a Abolição;
c) erradicação dos cafezais para controlar o avanço das pragas e liberar terras para novas culturas;
d) compra e estocagem de excedentes para garantir o preço do produto no mercado internacional;
e) estatização do comércio do café e controle da produção através do Departamento Nacional do Café.

18 - O controle dos votos nas eleições pelos coronéis na República das Oligarquias, era chamado de:
a) Eleições do Cacete;
b) Curral eleitoral;
c) Voto de cabresto;
d) Voto censitário;
e) Voto distrital.

19 - Foram importantes movimentos populares no campo contra a concentração fundiária, a miséria e os desmandos das oligarquias e caracterizados como messiânicos devido a liderança de beatos. O texto refere-se à(ao):
a) Revolta de Juazeiro e Cangaço;
b) Cangaço e Revolta da Chibata;
c) Guerra de Canudos e Guerra do Contestado;
d) Guerra do Contestado e Revolta de Juazeiro;
e) Balaiada e Cabanagem.
                       
20 - A hegemonia política dos grandes estados, especialmente São Paulo e Minas Gerais, provocou insatisfações pelo Brasil inteiro. Além disso, no interior dos estados, oligarquias rivais lutavam entre si. Os deputados federais e senadores que perdessem o poder no estado passavam a fazer oposição ao governo federal, gerando instabilidade política. A solução encontrada para diminuir as tensões políticas e aumentar a capacidade de governabilidade do poder central foi:
a) criar uma comissão junto à Câmara dos Deputados ou nas Assembleias Estaduais para avaliar de forma absolutamente isenta as questões relacionadas a fraudes eleitorais.
b) firmar um acordo entre governadores estaduais e o governo central, visando a acabar com as fraudes eleitorais e empossar aqueles candidatos que obtivessem a maioria dos votos.
c) estabelecer um acordo entre os governadores estaduais e o governo central, pelo qual os grupos políticos que governassem os estados dariam apoio irrestrito ao governo federal.
d) acabar com o poder político dos grandes proprietários rurais, eliminando, dessa forma, o chamado “voto de cabresto”.
e) aumentar a politização dos eleitores, visando a transformá-los em cidadãos, eliminando de vez a prática clientelista de transformar o voto em moeda de troca.

21 - "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o:
a)  totalitarismo.
b)  comunismo.
c)  coronelismo.
d)  messianismo.
e)  militarismo

22 - Organizando o espaço urbano sob a ótica da burguesia, o Prefeito Pereira Passos encontrava sérios obstáculos para impor a "Modernidade" à população pobre do Rio de Janeiro, na Primeira República. Tais fatos associados às campanhas de saneamento do Dr. Oswaldo Cruz e à violência dos métodos do governo provocaram forte reação popular conhecida por:
a) Revolta da Chibata.                                                       
b) Revolta da Vacina.
c) Revolta da Armada.   
d) Revolta do Contestado
e) Revolta da Armada

23 - Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.
b) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.
c) Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico.
d) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região.
e) Ocorreu no interior do sertão da Bahia.

24 - (ENEM 2010)
"O mestre-sala dos mares
Ha muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o almirante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam nas costas".

"Dos negros pelas pontas das chibatas...". BLANC, A; BOSCO, J.O  mestre-sala dos mares.
Na história brasileira, liderada por João Candido, e descrita na música foi:
a) a rebelião de escravos contra os castigos físicos, ocorrida na Bahia, em 1848.
b) a revolta, no porto de Salvador, em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o tráfico negreiro.
c) o protesto, ocorrido no exército, em 1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na Guerra do Paraguai.
d) a rebelião dos marinheiros, negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condições de trabalho na Marinha.

25 - Em março de 1897, assim se pronunciou o jornal carioca "O Paiz", sobre o movimento de Canudos: "O que de um golpe abalava o prestígio da autoridade constituída e abatia a representação do brio de nossa pátria no seu renome, na sua tradição e na sua força era o movimento armado que, à sombra do fanatismo religioso, marchava acelerado contra as próprias instituições (...). Não há quem a esta hora não compreenda que o monarquismo revolucionário quer destruir (...) a unidade do Brasil."

(citado por Euclides da Cunha em OS SERTÕES.)

O texto anterior faz referências a um movimento, cujo líder era:
a) João Maria. 
b) Campos Sales.             
c) Frei Caneca.
d) Antônio Conselheiro.
e) Floriano Peixoto

26 -


















(...) finalmente foi apanhado em uma emboscada e foi morto junto com sua mulher e mais nove e tiveram suas cabeças decepadas e expostas em locais públicos, pois o governo queria desestimular esta prática na região. As informações referem-se:
a) Cangaço
b) Revolta da Vacina
c) Revolta de Canudos
d) Revolta da Chibata
e) Guerra do Contestado

27 - Atente às seguintes afirmações acerca do Movimento Tenentista no Brasil.
I. O Tenentismo surgiu entre militares, especialmente entre os militares de baixa patente.
II. Os Tenentes, de modo geral oriundos das camadas médias da população, defendiam a moralização da vida política.
III. Nos anos 1920, organizaram várias ações militares, entre elas a chamada Coluna Prestes.
IV. Os Tenentistas pretendiam um governo comunista e exigiram, a partir de 1922, que seus líderes se filiassem ao PCB (Partido Comunista Brasileiro).

Está correto o que se afirma apenas em:
a) I e IV.   
b) I, II e III.   
c) II e III.   
d) III e IV.   

28 - Sobre a Revolta da Chibata (1910) assinale a alternativa CORRETA.
a) Movimento revoltoso desenvolvido entre facções políticas rivais encontradas no governo do Rio Grande do Sul, que acabou alcançando também os Estados de Santa Catarina e Paraná.    
b) Ficou assim conhecido o movimento de rebelião promovido por militares do exército contra o governo do marechal Floriano Peixoto.    
c) Ficou assim conhecido o protesto de marinheiros dos couraçados Minas Gerais e São Paulo. Eles protestavam sobre a sua dura rotina de trabalho, baixos salários e castigos físicos a que eram submetidos os membros de baixa patente sempre vez que não cumpriam uma ordem estabelecida.    
d) Conhecida como uma das primeiras manifestações do movimento tenentista, foi uma das mais significativas demonstrações de crise da hegemonia oligárquica na República Velha.    
e) Revolta em que negros e índios se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder no Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontra-se a extrema pobreza das populações.    

29 - O presidente Rodrigues Alves (1902-1906), com a ambição de transformar o Rio de Janeiro numa metrópole, projetou, juntamente com Pereira Passos, prefeito do RJ, um plano de recuperação e modernização. Muitas desapropriações foram efetuadas, casas derrubadas, ruas alargadas, o que transformou a cidade numa área repleta de desabrigados e de entulhos. Enquanto isso, Osvaldo Cruz desenvolvia uma vacina para sanear a cidade, combatendo a varíola e a febre amarela. O povo, já indignado com a diminuição do poder aquisitivo, com as desapropriações e com a “favelização” da cidade, rejeitou as medidas de saneamento e provocou uma rebelião, que se tornou conhecida como a Revolta:
a) de Canudos.   
b) da Chibata.   
c) do Contestado.   
d) da Vacina.   
e) dos Mückers

30 – Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”.  A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente:
a) República Oligárquica e  Hermes da Fonseca  
b) República da Espada e Deodoro da Fonseca
c) República da Oligárquica e Floriano Peixoto
d) República Oligárquica e  Prudente de Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário