1ºANO (E.M) - HISTÓRIA_(EXERCÍCIOS) AULAS 01 A 04


1ºANO (E.M) - HISTÓRIA_(EXERCÍCIOS) AULAS 01 A 04

EXERCÍCIOS

1 – A História estuda o processo de permanência e mudanças, procura perceber o modo como as pessoas viviam nos tempos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Podemos dizer que a história é o estudo dos seres humanos no tempo.                            
Assinale a alternativa correta:
a) A história é feita somente por reis, generais e presidentes.
b) A história é feita apenas pelos homens.
c) A história é feita apenas por grupos, como o dos idosos, o dos artesãos, o dos soldados, etc.
d) A história é feita por todos nós: eu, você, seu professor, as mulheres, seus parentes, os artistas, os políticos, a igreja, o exército, etc.

2 – Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta APENAS exemplos de fontes escritas?                                                                                                              
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

3 – Entre os historiadores, existe o consenso de que o saber histórico é construído a partir de fontes. Portanto, é INCORRETO afirmar que as fontes históricas são:
a) signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos, agrupados e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos historiadores.
b) utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que chegaram até o presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas.
c) diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem escritos, manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural – de tipo material ou simbólico.
d) documentos escritos, aos quais é possível aplicar a crítica pelos métodos científicos do saber histórico. As demais fontes são meramente ficcionais.
e) todas as referências de atividades humanas, pois compõem o patrimônio cultural de todo e qualquer grupo humano, servindo de indicadores do seu passado.


4 – De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga.

5 - Unb-DF/PAS Para Fernand Braudel a “História é ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis”. Outro historiador, Peter Burke, lembra que “por mais que lutemos arduamente para evitar os preconceitos associados a cor, credo, classe ou sexo, não podemos evitar olhar o passado de um ponto de vista particular”. Já Edward H. Carr conceitua a História como “um processo contínuo de interação entre os historiador e seus fatos, um diálogo sem fim entre o presente e o passado”.

Com auxílio do texto, julgue os itens seguintes.

( ) Segundo os autores citados, o passado histórico tem vida própria, estando desvinculado
das circunstâncias do tempo presente.
( ) Enquanto a História se ocupa do estudo dos atos humanos ao longo do tempo, a
Geografia volta-se para a análise atemporal do espaço, desvinculando-o das ações
empreendidas pelas sociedades.
( ) Mesmo que se volte para o estudo de um passado longínquo, o historiador não está
livre de condicionamentos diversos ao investigar e escrever sobre o tema escolhido.
( ) Já que o passado não pode retornar, nem ser revivido, a História não pode ser reescrita.

a) EECE
b) CECE
c) CCEE
d) ECEC
e) EECC

6 - UFCE Analise o texto abaixo.

“E repare o leitor como a língua portuguesa é engenhosa. Um contador de histórias é justamente o contrário do historiador, não sendo um historiador, afinal de contas, mais do que um contador de histórias.(...)”.

ASSIS, Machado de. Apud: CHALHOUB. A História Contada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p. 67.

Antes as novas tendências interpretativas da História, há uma diferença entre o contador de histórias e o historiador, de acordo com o qual é correto afirmar que:
a) a literatura torna-se inexpressiva ao historiador, que se fundamenta nos documentos manuscritos e impressos;
b) o contador de história recorre à ficção e o historiador, envolve-se com o real, de acordo com a sua interpretação e as práticas sociais consideradas;
c) a interpretação do historiador, apesar de valorizar a diversidade de informações, deve limitar-se à do contador de histórias;
d) a história do cotidiano passou a ser depreciada pelos profissionais da História por menosprezar a análise social;
e) a autenticidade dos fatos históricos exclui a força da subjetividade, presente na reconstrução do passado.

7 - UnB-DF A História, um dos ramos nobres das ciências sociais, padece das inseguranças e incertezas que caracterizam a própria condição humana, objetivo por excelência da investigação histórica. Moderam-se os riscos externos da parcialidade e da intervenção subjetiva do historiador graças aos métodos de pesquisa, cada vez mais rigorosos e sustentados na ampliação das fontes. Os documentos exercem um grande fascínio sobre o historiador ao convidá-lo à reflexão crítica e profissional dos vestígios que permitem reconstruir uma explicação acerca de fenômenos e processos ocorridos no passado recente ou remoto.

Quanto ao papel das fontes, dos documentos e dos arquivos para a pesquisa histórica, julgue os itens que se seguem.

( ) Os documentos, imprescindíveis ao labor historiográfico, contêm a História em
si, tornando desnecessária a tarefa de construções de perguntas, hipóteses e explicações.
( ) No Brasil, a ausência de cuidado com vários arquivos, muitos deles impossibilitados
de oferecer condições de trabalho para o pesquisador, expõe a falta de ênfase à
formação da memória nacional.
( ) As fontes para a pesquisa histórica ampliam-se à medida que as sociedades contemporâneas
inventam meios para registrar suas memórias, criando novas formas
de consolidar fatos e processos que serão objeto de investigação para o historiador
do futuro.
( ) Articulado com os métodos e as mais variadas técnicas e aproveitando-se do avanço
tecnológico que permite a adoção de novas estratégias de acesso à informação,
inclusive a eletrônica, o historiador não, é mais aquele que apenas trabalha com documentos e monumentos.

a) ECEC
b) ECCC
c) CECE
d) CEEE
e) ECEE

8 - UFPB A periodização é parte fundamental do saber histórico. Nesse sentido, afirma-se:

I. O marco histórico pode ser definido como qualquer acontecimento cuja importância social o transforma em referência na explicação histórica.
II. A consagrada divisão temporal de História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea reflete o eurocentrismo da ideia de História Universal linear.
III. A periodização é um recurso metodológico do saber histórico que serve para orientar a compreensão de acontecimentos e processos vividos como forma de evitar o anacronismo, ou seja, evitar atribuir a uma época o que a ela não pertence.

Considerando as afirmações, está(ão) corretas(s):
a) somente I;
b) somente III;
c) somente I e II;
d) somente II e III;
e) todas.

9 - UECE Por muito tempo, os historiadores acreditaram que deveriam e poderiam reproduzir os fatos “tal como haviam ocorrido”. Dentre as características do conhecimento histórico que assim produziam, podemos assinalar corretamente:
a) ao privilegiarem a realidade dos fatos, os historiadores esperavam produzir um conhecimento científico, que analisasse os processos e seus significados;
b) era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador;
c) como se percebeu ser impossível chegar à verdadeira face do que “realmente aconteceu”, todo o conhecimento histórico ficou marcado pelo relativismo total;
d) os fatos privilegiados seriam aqueles poucos que eram amplamente documentados, como as festas populares e a cultura das pessoas comuns.

10 - A relação entre os fatos e as estruturas não apresenta uma das características abaixo:
a) Os fatos são uma manifestação exterior das estruturas.
b) A partir dos fatos, somos capazes de penetrar nas estruturas.
c) Somente compreendemos a História quando captamos a estrutura dos sistemas.
d) A partir da compreensão da estrutura, temos uma perfeita inteligibilidade dos fatos.
e) É a compreensão dos fatos que nos dá a real compreensão do processo histórico.

11 - Quando um historiador se debruça sobre a História, qual o conceito que se torna fundamental para compreender os momentos vitais do processo histórico?
a) Sistema
b) Estrutura
c) Subsistema
d) Transição
e) Processo

12 - (OSEC)

“Se o conhecimento da História nos apresenta uma importância prática, é porque nela aprendemos conhecer os homens que, em condições diferentes e com meios diferentes, no mais das vezes inaplicáveis à nossa época, lutaram por valores e ideais análogos, idênticos ou opostos aos que possuímos hoje; o que nos dá consciência de fazer parte de um todo que nos transcende, a que no presente damos continuidade e que os homens vindos depois de nós continuarão no porvir.
A consciência histórica existe apenas para uma atitude que ultrapassa o eu individualista; ela é precisamente um dos principais meios para realizar essa superação.”
Lucien Goldman

De acordo com o texto, podemos afirmar que:
a) a História é importante porque fornece à atualidade os meios de resolver seus problemas;
b) o estudo da História mostra a universalidade e a identidade dos valores e ideais humanos;
c) tem consciência o homem que conhece os fatos históricos de sua época;
d) a consciência histórica existe na medida em que o homem é capaz de se reconhecer no processo histórico;
e) a importância prática da História se relaciona com o estudo e o conhecimento do presente.

13 - Na reconstrução do processo social:
a) o historiador deve limitar-se a transcrever os documentos, submetendo-os à crítica da veracidade;
b) compete ao pesquisador selecionar nos documentos, mediante técnicas específicas, os fatos históricos mais importantes;
c) a elaboração de conceitos constitui uma etapa no processo de apreensão do real;
d) a formulação da hipótese de trabalho deve anteceder qualquer contato com a realidade a ser estudada;
e) n.d.a.

14 - “Do ponto de vista da ação sobre o pensamento científico, as diferentes perspectivas e ideologias não se situam no mesmo
plano. Certos juízos de valor permitem maior compreensão da realidade do que outros.”

Com esta afirmação, Lucien Goldman:
a) nega o fenômeno da determinação social do conhecimento;
b) admite que todo conhecimento e, em última instância, subjetivo;
c) propõe que a compreensão da realidade fundamenta, de maneira lógica, a validade de todos os juízos de valor;
d) reconhece, implicitamente, a possibilidade de escolha entre métodos com diferentes alcances na abordagem do real;
e) n.d.a.

15 – (FESP) A História é marcada por continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, o historiador deve considerar que:
a) cada cultura é um reflexo das vontades e das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar que as conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;
b) os processos históricos são um conjunto de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas semelhantes;
c) a análise dos fatos históricos exige critérios teóricos e metodológicos, para que se possa ter uma melhor compreensão do que aconteceu;
d) a História é um conjunto de fatos que jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece destaque especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;
e) os povos produzem suas histórias determinadas pelos seus desejos e pelas suas necessidades, mas não conseguem se libertar do domínio das forças da natureza.

16 – (UFPE) História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo.

17 – (UFPE) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos;
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

18 – (FESP) A necessidade de situar-se no tempo é inerente ao homem e para facilitar o registro dos feitos da humanidade, historiadores, já no século XVII, estabeleceram 3 fases ou idades: antiga, média e moderna, hoje acrescidas de mais uma – contemporânea.
Sobre essa periodização, que está assinalada na linha do tempo abaixo reproduzida, é correto afirmar que:
1. É universal, podendo ser aplicada à História de todos os povos do mundo.
2. Toma como referência grandes acontecimentos, a exemplo da Tomada de Constantinopla que foi, de fato, da maior importância para toda a humanidade.
3. É criticada por estabelecer marcos, negando assim que as mudanças históricas são resultantes de processos lentos que levam, às vezes, séculos para se concretizarem.
4. Despreza a Pré-História na medida em que os povos sem escrita não tem História.
5. É, além de ocidentalizante, europeizante, dado os marcos que estabelece.

Assinale a opção correta:
a) 1 e 4
b) 3 e 5
c) 2 e 4
d) 1 e 5
e) 2 e 3

19 – (FESP) A história é uma aventura humana marcada por contradições, lutas, sonhos e frustrações. O historiador deve procurar fazer o registro dessas múltiplas dimensões do homem.
Seria correto, portanto, afirmar que:
a) a História é uma ciência que consegue reproduzir exatamente como os fatos aconteceram.
b) o historiador está interessado em conhecer o passado, desligando-se do presente.
c) o conhecimento produzido pelo historiador é neutro, verdadeiro e indiscutível.
d) o trabalho dos historiador tem vinculação com o tempo que vive e as circunstâncias do presente.
e) a História nada revela do passado que possa interessar àqueles que vivem no presente.

20 – (UFPE) A arqueologia é técnica científica usada pelos historiadores para resgatar o passado mais remoto da humanidade através de seus vestígios materiais, graças à arqueologia é que existe o conhecimento da Pré-História. Assinale a alternativa que não corresponde à Pré-História.
a) Estudos comprovam que os tipos Neanderthalenses e Arcantropinos habitavam parte da África, Ásia e Europa há cerca de 200 mil anos atrás.
b) As raças Grimalde e a Cro-Magnon são consideradas Homo Sapiens.
c) No mesolítico as técnicas de produção dos artefatos variavam entre as formas paleolíticas anteriores e as formas neolíticas posteriores.
d) O homem de Neanderthal desenvolveu sua cultura material no paleolítico médio.
e) Os historiadores têm compreendido mais claramente a vida cotidiana na cidade de Pompéia, na Itália, a partir das escavações arqueológicas.

21 – (UFRN) No texto abaixo, o historiador grego Tucídides apresenta elementos essenciais da constituição da História como disciplina científica.

“Os homens [comuns], na verdade, aceitam uns dos outros relatos de segunda mão dos eventos passados, negligenciando pô-los à prova. (…) Quanto aos fatos da guerra, considerei meu dever relatá-los, não como apurados através de algum informante casual nem como me parecia provável, mas somente após investigar cada detalhe com o maior rigor possível, seja no caso de eventos dos quais eu mesmo participei, seja naqueles a respeito dos quais obtive informações de terceiros. O empenho em apurar os fatos se constitui numa tarefa laboriosa, pois as testemunhas oculares de vários eventos nem sempre faziam os mesmos relatos a respeito das mesmas coisas, mas variavam de acordo com suas simpatias por um lado ou pelo outro, ou de acordo com sua memória. Pode acontecer que a ausência do fabuloso em minha narrativa pareça menos agradável ao ouvido, mas quem quer que deseje ter uma ideia clara tanto dos eventos ocorridos quanto daqueles que algum dia voltará a ocorrer em circunstâncias idênticas ou semelhantes em consequência de seu conteúdo humano, julgará a minha história útil e isto me bastará. Na verdade, ela foi feita para ser um patrimônio sempre útil, e não uma composição a ser ouvida apenas no momento da competição por algum prêmio.”

Segundo o texto,
a) a pretensão de o historiador possuir a verdade é ilegítima, já que ele tece a narrativa com elementos de segunda mão.
b) o historiador, para enriquecer a narrativa, deve recorrer ao auxílio de fábulas.
c) o testemunho baseado na memória garante a credibilidade do relato histórico.
d) a História é definida como um saber que, através da apuração rigorosa dos fatos, tem relação privilegiada com a verdade.

22 - (UFPB) O conhecimento histórico evoluiu muito no Ocidente. Suas linguagens, teorias e conceitos exigem do historiador uma formação profissional complexa e abrangente.
Sobre a historiografia e sua evolução, é correto afirmar que
a) a História-crônica surgiu no século XIX, influenciada pelo positivismo.
b) o conceito de representação é chave para a História-ciência, especialmente na investigação das realidades econômicas.
c) a análise quantitativa é muito utilizada pela Nova História Social para compreender o cotidiano e os mitos.
d) a ciência da História surgiu na Antiguidade, fruto da criação do método crítico por Heródoto.
e) a perspectiva da História Total foi contribuição do marxismo para a abordagem das estruturas econômico- sociais.

23 - O Historiador, em seu trabalho de construção do conhecimento, busca informações sobre o passado nas fontes históricas. Sobre a relação do historiador com as fontes, é correto afirmar que:
a) só interessa ao historiador a análise de fontes escritas oficiais , já que essas lhe fornecem a garantia de veracidade das informações nelas contidas.
b) as fontes materiais só são úteis para o trabalho do arqueólogo, sendo dispensadas por historiadores em suas análises.
c) a Escola dos Annales ampliou, no início do século XX, o conceito e a natureza das fontes históricas, partindo de uma perspectiva mais diversificada da análise e utilização destas.
d) só os historiadores economicistas fazem uso de fontes de natureza seriada.
e) o conhecimento histórico pode ser produzido sem a análise de fontes que forneçam informações sobre o período estudado.

24 - Acerca da divisão entre História e Pré-História, é correto afirmar que se trata de um(a):
a) divisão natural, já que os homens primitivos são selvagens e não merecem a qualificação de históricos, por não terem desenvolvido a civilização.
b) processo interno ao conhecimento histórico que, não podendo compreender sociedades sem escrita, deixa a tarefa para outros cientistas.
c) distinção social, indicando que as sociedades sem Estado e sem escrita estão fora da história.
d) distinção científica que procura diferenciar as sociedades estáticas e imutáveis das sociedades dinâmicas e transformadoras.
e) divisão convencional que utiliza a escrita como critério para distinguir as sociedades humanas para efeito do estudo da história.

25 - No texto poético Marília de Dirceu, remetem para a relação existente entre o tempo, a história e a memória.

II. O tempo não respeita a formosura;
E da pálida morte a mão tirana
Arrasa os edifícios dos Augustos,
E arrasa a vil choupana.

III. Que belezas, Marília, floresceram,
De quem nem sequer temos a memória!
Só podem conservar um nome eterno
Os versos, ou a história.

Neste contexto, é correto afirmar:
a) A história e a memória possuem as mesmas funções relacionadas à preservação do patrimônio e da imagem pessoal dos indivíduos.
b) A preservação da memória arquitetônica e dos grandes feitos da humanidade é a principal função da História.
c) A memória não é privilégio da História, podendo ser uma matéria objeto de outras disciplinas e saberes, tais como a Literatura e a Arquitetura.
d) A memória não é capaz de reter o tempo na sua integralidade e minúcia, face à corrosão material dos objetos históricos, restando esse papel ao historiador.
e) O patrimônio físico reflete a história das elites e não é mais preservado pelos museus e instituições ligados à preservação da memória nos Estados Unidos e na Europa.

26 - Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) e depois marque a sequência correta.

a) A História trabalha com verdades absolutas. (  )
b) O calendário que usamos para o estudo da História é baseado no nascimento de Moises. (  )
c) Todos nos somos sujeitos da História, ou seja, fazemos parte dela. (  )
d) O historiador estuda o passado para tentar entender o presente. (  )
a) F V F V
b) V F V F
c) V V F F
d) F F V V
e) F F F V

27 - No campo do conhecimento histórico, fonte pode ser conceituada como:
a) Documento verdadeiro, na medida em que é escrito pelo historiador, um profissional especializado para lidar com o passado.
b) Documento verdadeiro, pois há verdade histórica apenas naquelas pessoas que testemunharam os fatos.
c) Tipo de vestígio ou registro de acontecimentos humanos de uma determinada época, de que se valem os historiadores, para construírem suas narrativas históricas sobre essa época.
d) Documento verdadeiro porque é escrito, e o que garante a verdade histórica é o desenvolvimento da escrita.
e) Tipo de vestígio ou registro de acontecimentos humanos de uma determinada época, a partir do qual os historiadores constroem a verdadeira história dessa mesma época.

28 – As pinturas rupestres são consideradas fontes históricas porque:
a) Ajudam os historiadores a desvendarem o passado pois, a partir delas, pode-se   conhecer os costumes dos humanos primitivos, os objetos que usavam e os animais que caçavam.
b) Podem se tornar peça de um museu.
c) Não ajudam a entender o cotidiano dos povos primitivos.
d) São registros orais do cotidiano dos homens primitivos.

29 - Leia o trecho a seguir:

"O historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a história e aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o historiador, é um povo sem memória".

http://educacaopublica.rj.gov.br

Sobre a arte de escrever História e sobre o trabalho dos historiadores, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os fatos do passado pesquisados pelo historiador são apresentados de forma definitiva, pois a História nunca muda.
b) A produção crítica da História consiste em selecionar documentos oficiais, apurar os fatos históricos, encadeá-los em ordem cronológica e descrevê-los.
c) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de fixar verdades extremas.
d) Como o historiador muitas vezes trabalha com material produzido há vários séculos, sua interpretação do passado não sofre a interferência do presente.

30 - Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico),modo de produção significou a forma como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras.

(Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 40.).

O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Portanto, marque a alternativa CORRETA  sobre essa relação de trabalho no Egito Antigo.

a) Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão coletiva, em que indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado que era o maior proprietário de riquezas.
b) Modelo de trabalho baseado na prática de regime assalariado em que os indivíduos se especializaram em uma área do sistema de produção.
c) Relação de trabalho constituída pela troca mútua de bens e serviços em que o Estado era o garantidor da distribuição igualitária da produção para a população egípcia.
d) Foi um modelo de trabalho articulado pelo Estado que monopolizou as riquezas da região. Todavia, os trabalhadores recebiam pagamentos em mercadorias e não pagavam tributos para o governo, pois camponeses e artesões possuíam uma posição privilegiada no Egito Antigo.


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