SOCIOLOGIA (E.M)_(EXERCÍCIOS)_AULA 02 - REFLEXÃO CRÍTICA, SENSO CRÍTICO E SENSO COMUM


AULA 02 - REFLEXÃO CRÍTICA, SENSO CRÍTICO E SENSO COMUM

EXERCÍCIOS

1 - As revoluções ocorridas no século XVIII colocaram em destaque mudanças significativas da vida em sociedade em relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas:
a) sociedades
b) esperteza
c) religiosidade
d) tradições

2 - Para lançarmos um olhar sociológico sobre a realidade é necessário:
a) Afastar-se da forma simplista de olharmos a sociedade, adotando um método de observação e análise para aprofundarmos a compreensão desta.
b) Aproximarmos da análise simplista, já que o senso comum aumenta a compreensão da sociedade.
c)  Desconsiderarmos as análises sociológicas, propostas pelos sociólogos.
d) Considerar as características do senso comum estudadas durante as aulas.

3 - “Uma forma de conhecimento que se conforma com a aparência. Muitas vezes usa frases do tipo : “porque vi”, “porque senti”, “porque disseram” etc. Em geral não procura ir além da primeira explicação”.
Esta definição se refere a:
a) Característica imediatista do senso comum
b) Característica preconceituosa do senso comum
c) Característica acrítica do senso comum
d) Característica superficial do senso comum.

4 - O surgimento da Sociologia está relacionado a:
a) Ao final da segunda guerra mundial
b) Ao final do império Romano
c) Ao fim da sociedade feudal e início da sociedade capitalista (industrial), onde se buscava explicar os fenômenos sociais de forma científica.
d) A reforma protestante.

5 - A SOCIOLOGIA é uma ciência que estuda:
a) as religiões espalhadas pelo planeta
b) os fenômenos sociais, suas origens e consequências para a sociedade.
c) A mente humana
d) O corpo humano.

6 - (UEL) O pensamento científico, além de auto definir-se, também classifica e conceitua outras formas de pensamento. Por exemplo, é possível encontrar a definição de pensamento mítico como aquele que “vai reunindo as experiências, as narrativas, os relatos, até compor um mito geral. Com esses materiais heterogêneos produz a explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e suas finalidades, os poderes divinos sobre a natureza e sobre os humanos”.

(CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. p. 161.)

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação que está de acordo com a definição de pensamento mítico dada acima.
a) “Acredito em coincidência e essa [a transferência do local do jogo] é uma vantagem a mais para nós nesta final. Foi lá que conquistamos nosso primeiro título”. (declaração da capitã do time de vôlei do Vasco da Gama ao comemorar a transferência da partida contra o Flamengo para um ginásio de sua preferência)
b) “Considero a sexta-feira 13 um dia ‘nebuloso’. Para mim, o poder da mente é forte e aquelas pessoas que pensam negativamente podem atrair má sorte. Não creio que ocorram coisas ruins para mim, mas prefiro me precaver com patuás e incensos”. (estudante, 24 anos)
c) “Não temo o desemprego, quem com Deus está, tudo pode.” (depoimento de um candidato a emprego de gari no Rio de Janeiro, disputando vaga com outros 40 mil candidatos)
d) “Viemos em busca da ‘Terra sem males’, atrás do ‘Éden’. Estamos atrás do ‘paraíso’ sonhado por nossos ancestrais e ele se encontra por essas regiões.” (explicação dada por líder guarani diante do questionamento sobre a instalação de grupos indígenas em áreas de mata atlântica protegidas por lei)
e) “As principais causas da exclusão educacional apontadas pelo censo do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], além do trabalho infantil, são a pobreza, a distância entre a escola e a residência, a distorção idade série e até o tráfico de drogas.” (divulgação na imprensa de dados do IBGE sobre educação)
7- (UEL – 2006) “No início a ciência quis a morte do mito, como a razão quis a supressão do irracional, visto como obstáculo a uma verdadeira compreensão do mundo, dando início assim a uma guerra interminável contra o pensamento mítico. Valéry glorificou esta luta destruidora contra as ‘coisas vagas’: ‘Aquilo que deixa de ser, por ser pouco preciso, é um mito; basta o rigor do olhar e os golpes múltiplos e convergentes das questões e interrogações categóricas, armas do espírito ativo, para se ver os mitos morrerem’. O mito por sua vez trabalha duro para se manter e, por meio de suas metamorfoses, está presente em todos os espaços. Do mesmo modo, a ciência atual busca menos sua erradicação que seu confinamento. Quando a ciência traça seus próprios limites, ela reserva ao mito – e ao sonho – o lugar que lhe é próprio.”

(BALANDIER, Georges. A desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.p.17.)

Com base no texto, é correto afirmar:
a) Pelo fato de ser destituído de significado social, o mito está ausente dos espaços sociais contemporâneos.
b) A delimitação da área de atuação do saber científico implica na constituição de um lugar próprio para o mito.
c) A morte e o extermínio do mito no ocidente decorrem da supervalorização e conseqüente predomínio da razão.
d) Na modernidade, o pensamento mítico é crucial para a compreensão científica do mundo.
e) O pensamento mítico se disseminou porque se pauta em conceitos e categorias.

8 - (Interbits 2013) 

Sociologicamente, a discussão presente nos quadrinhos acima denota que:
a) A violência é uma forma eficaz de se evitar uma discussão.   
b) A sociedade não se preocupa com a cultura.   
c) As roupas são mais importantes que os livros.   
d) Existe uma norma social a respeito do uso de roupas que não é a mesma sobre a posse de cultura.   
e) A posse de cultura é valorizada que o uso de roupas, uma vez que é mais importante ter cultura do que ter muitos vestidos.   

9 - (UFU 2006)  Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia.
a) A crença na capacidade de a razão apreender a dinâmica do mundo material.   
b) A valorização crescente dos princípios de autoridade, notadamente da Igreja Católica.   
c) A descrença nas forças da modernidade, principalmente na ideia de progresso.   
d) O fortalecimento da especulação metafísica como procedimento científico.   

 10 - (Unicentro 2011)  A raça é uma realidade natural ou biológica produzida pela diferença dos climas, da alimentação, da geografia e da reprodução sexual. Quem duvidará disso, se vemos que os africanos são negros, os asiáticos são amarelos de olhos puxados, os índios são vermelhos e os europeus, brancos? Se formos religiosos, saberemos que os negros descendem de Caim, marcado por Deus, e de Cam, o filho desobediente de Noé. Certezas como essas formam nossa vida e o senso comum de nossa sociedade, transmitido de geração a geração, e, muitas vezes, transformando-se em crenças religiosas, em doutrina inquestionável.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995.

Sobre as relações entre o senso comum e conhecimento sociológico, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
(     ) O saber sociológico possui disciplina, regras de verificação e um quadro de referências com limites rigorosos, que funcionam como uma moldura que o diferencia da compreensão que o senso comum tem do mesmo mundo.
(     ) O conhecimento do senso comum é acumulado pelos homens, de forma empírica e teórica porque se baseia na experiência cotidiana e na experiência científica, o que pressupõe uma postura crítica.
(     ) O pensar sociológico se assemelha ao senso comum, pois são auto evidentes, isto é, não questionam seus preceitos e não precisam de confirmação prática.
(     ) O senso comum ou o conhecimento espontâneo é rico, embora desordenado e não sistemático, geralmente desarticulado e inefável.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
a) V V V F   
b) F V V V   
c) F V F V   
d) V F F V   
e) V F F F   


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