AULA 01 – (EXERCÍCIOS) HISTÓRIA E FONTES
HISTÓRICAS
GABARITO
1
- Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta APENAS exemplos de FONTES
ESCRITAS:
a) Diários, Jornais e leis
b)
Pinturas, utensílios domésticos e certidão de nascimento
c)
Revistas, livros e vestimentas
d)
Brinquedos, documentos e móveis
2
– HISTÓRIA é a ciência que:
a)
Estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta terra;
b) Se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c)
Estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que
a humanidade deixou ao longo de sua trajetória;
d)
Estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
3
-
O TRABALHO DO
ARQUEÓLOGO
Arqueólogos
são profissionais que estudam as culturas do passado por meio dos objetos
produzidos por seus membros, como pontas de flechas, de lanças, machados,
restos de alimentação, de túmulos e pinturas feitas em cavernas. Este texto,
escrito pelo arqueólogo Norberto Luiz Guarinello, mostra uma das formas pelas
quais estes estudiosos ficam sabendo quando foi feito ou usado aquilo que
encontram.
O
principal método de datação é denominado carbono 14 e se baseia numa
interessante descoberta. Todos os seres vivos, todas as plantas e animais
possuem em seus corpos uma quantidade, embora que pequena, de carbono
radioativo, que absorvem ao respirar e se alimentar. Quando os seres morrem, no
entanto, a radiação vai naturalmente diminuindo, e é possível medir essa
diminuição.
Um
pedaço de osso ou de madeira encontrado numa escavação pode ser enviado a um
laboratório para medir a quantidade de carbono radioativo. O resultado do exame
será o conhecimento de quando a árvore ou animal viveram e, assim, de quando
viveu o povo que se utilizou deles.
(Fonte:
GUARINELLO, Norberto L. Os primeiros habitantes do Brasil. p. 10.)
Assinale
a afirmativa correta em relação ao que foi exposto no texto.
a)
Os arqueólogos são pesquisadores que utilizam como fonte de pesquisa apenas os
documentos escritos deixados pelos homens.
b) A identificação da idade de um objeto ou ser vivo é possível
a partir da quantidade de Carbono 14 nele encontrado.
c)
Os avanços tecnológicos ainda não possibilitam a identificação de época de
qualquer objeto encontrado nas escavações arqueológicas.
d)
Os seres vivos, após sua morte, iniciam a absorção de uma substância radioativa
que permite aos arqueólogos identificar sua origem e idade.
4
- Responda se as fontes históricas a seguir são fontes primárias ou fontes
secundárias:
a)
Um livro de história: SECUNDÁRIA
b)
Uma certidão de nascimento: PRIMÁRIA
c)
Uma pintura em cerâmica: PRIMÁRIA
d)
Um artigo de revista: SECUNDÁRIA
5 - Quando estudamos a história de um povo
utilizamos técnicas e métodos que são próprios da ciência “história”. Muitos
conceitos, ideias e valores estão interligados na construção desta ciência.
Leia as afirmativas abaixo relacionadas à teoria de história e classifique-as
em verdadeiras, marcando V, e falsas, marcando F.
( F ) A História serve para prever o futuro, adivinhando
o que vai acontecer amanhã.
( V )
Para estudar História, utilizamos fontes históricas que possam nos dar
informações sobre o passado.
( V
) O estudo do passado é muito importante para podermos explicar o presente.
( F ) A História pode descobrir tudo sozinha, sem a
ajuda de outras disciplinas, como a Geografia e a Matemática.
( F
) As pessoas simples e humildes não fazem parte da História. Somente os ricos e
poderosos possuem História.
( V
) A História estuda as modificações das sociedades ao longo do tempo.
6 - Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) e depois marque a sequência correta.
a) A História trabalha com verdades
absolutas. ( )
b) O calendário que usamos para o estudo
da História é baseado no nascimento de Moises. ( )
c) Todos nos somos sujeitos da História,
ou seja, fazemos parte dela. ( )
d) O historiador estuda o passado para
tentar entender o presente. ( )
a) F V F V
b) V F V F
c) V V F F
d) F F V V
7 - Recordando tudo àquilo que aprendemos referente
à função da História, qual das afirmativas abaixo é a correta?
a) A História não serve para entender o
presente.
b) A História pode
ser considerada a memória da humanidade.
c) A História não se preocupa com a
investigação dos eventos passados.
d) Não podemos apontar palpites para o
futuro usando a História.
8 - “Quando eu nasci, meu pai logo se
encarregou de registrar este acontecimento. Sem perder tempo, buscou sua
máquina fotográfica, a filmadora, e cheio de emoção foi para o hospital com
minha mãe, registrar tudo. Em seguida, ligou do celular para meus avós avisando
que estava tudo bem. Foi ao jornaleiro comprar o jornal do dia e a revista da
semana. Tudo isto para registrar o que se passou durante o dia e a semana do
meu nascimento. Tudo iria fazer parte do meu álbum. Já na manhã seguinte, bem
cedinho, meu pai foi ao cartório registrar meu nascimento, isto é, providenciar
minha certidão de nascimento. Pronto: desde então sou um cidadão brasileiro”. (
Autora: Professora Sueli Maria).
Relembrando os métodos de pesquisa em
História, marque a questão que apresenta três tipos de fontes históricas
escritas retiradas do texto acima:
a) Hospital, jornaleiro, cartório.
b) Certidão de
nascimento, jornal, revista.
c) Semana, dia, manhã.
d) Álbum, cartório, celular.
9 - Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.
1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais
(3) Moedas
(3) Brinquedos
(1) Leis
(2) Desenhos
(4) Gravações
(áudio)
(2) Gravuras
(1) Jornais
(2) Fotos
10 – “A
História estuda o processo de permanência e mudanças, procura perceber o modo
como as pessoas viviam nos tempos e como vivem hoje, bem como a relação entre
aqueles tempos e os tempos atuais”. De acordo com o texto acima, assinale a
alternativa correta: (1,0 pontos).
a) A história é feita somente por reis,
generais e presidentes.
b) A história é feita apenas pelos homens.
c) A história é feita apenas por grupos, como
o dos idosos, o dos artesãos, o dos soldados, etc.
d) A história é feita por todos
nós: eu, você, seu professor, as mulheres, seus parentes, os artistas, os
políticos, a igreja, o exército, etc.
11
– Entre os historiadores, existe o consenso de que o saber histórico é
construído a partir de fontes. Portanto, é INCORRETO
afirmar que as fontes históricas são:
a)
Signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos, agrupados
e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos historiadores.
b)
Utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que chegaram até o
presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas.
c)
Diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem escritos,
manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural – de tipo material ou
simbólico.
d) Documentos escritos, aos quais é possível aplicar a crítica
pelos métodos científicos do saber histórico. As demais fontes são meramente
ficcionais.
12
- São exemplos de fontes orais:
a)
Letras de músicas, poemas, contratos, documentos oficiais;
b) Relatos falados,
músicas e ritmos próprios da cultura de um povo de uma determinada
época;
c)
Desenhos, esculturas, pinturas e fotografias;
d)
Jornais, revistas e livros
13
- Recordando tudo aquilo que aprendemos referente à função da História, qual
das afirmativas abaixo é a correta?
a)
A História não serve para entender o presente.
b)
A História é importante porque fornece à atualidade os meios de resolver seus
problemas.
c) A História pode ser considerada a memória da humanidade.
d)
A História não se preocupa com a investigação dos eventos passados.
14 - Leia o texto
abaixo e em seguida, responda a
pergunta:
OS IDOSOS
Envelhecer é uma
grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por
várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com idosos
é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória,
esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história,
os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o
passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências
de sujeitos que, em sua maioria, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu
modo de vida, sua história.
Ao trabalhar com o
relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Monumento
15
- A História faz parte de nosso dia a dia, das mais diferentes formas: ela pode
aparecer em letra de música, em filme antigo na televisão, em conversa com
parentes mais velhos, em visita a um museu. Somos levados, em todas essas
situações, a um tempo distante, lá no passado, algumas vezes escondido na
memória. O estudo do passado não pode ser feito de forma direta, mas por meio
dos vestígios das atividades humanas, aos quais dá-se o nome de fontes
históricas. As principais fontes históricas podem ser escritas, visuais, orais
e da cultura material. Para o historiador Sérgio Buarque de Holanda, a História
é a soma do estudo dos costumes do passado com a descrição dos acontecimentos
ocorridos, mostrando como viviam e o que realizaram os homens que nos
precederam.
De
acordo com o texto e com o conteúdo estudado em sala a respeito da História e
das fontes históricas, julgue os itens em (C)
para os certos ou (E) para os
errados.
a)
(C) A
História faz parte de nosso dia a dia das mais variadas formas. Seu estudo é
feito por meio de vestígios das atividades humanas, aos quais é dado o nome de
fontes históricas.
b)
(C) As
fontes escritas utilizadas são normalmente classificadas em manuscritas e
impressas. Documentos de identidade, diários, leis, revistas, livros etc. são
exemplos de fontes escritas.
c)
(C) Fotografias,
pinturas, desenhos e cartões-postais são exemplos de fontes visuais.
d)
(C) A
conversa com parentes mais velhos, cantigas e lendas são exemplos de fontes
orais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário