6º ANO_AULA 01 - (GABARITO - EXERCÍCIOS) HISTÓRIA E FONTES HISTÓRICAS


AULA 01 – (EXERCÍCIOS) HISTÓRIA E FONTES HISTÓRICAS

GABARITO

1 - Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta APENAS exemplos de FONTES ESCRITAS:
a) Diários, Jornais e leis
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidão de nascimento
c) Revistas, livros e vestimentas
d) Brinquedos, documentos e móveis

2 – HISTÓRIA é a ciência que:
a) Estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta terra;
b) Se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) Estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou ao longo de sua trajetória;
d) Estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;

3 -
O TRABALHO DO ARQUEÓLOGO

Arqueólogos são profissionais que estudam as culturas do passado por meio dos objetos produzidos por seus membros, como pontas de flechas, de lanças, machados, restos de alimentação, de túmulos e pinturas feitas em cavernas. Este texto, escrito pelo arqueólogo Norberto Luiz Guarinello, mostra uma das formas pelas quais estes estudiosos ficam sabendo quando foi feito ou usado aquilo que encontram.
O principal método de datação é denominado carbono 14 e se baseia numa interessante descoberta. Todos os seres vivos, todas as plantas e animais possuem em seus corpos uma quantidade, embora que pequena, de carbono radioativo, que absorvem ao respirar e se alimentar. Quando os seres morrem, no entanto, a radiação vai naturalmente diminuindo, e é possível medir essa diminuição.
Um pedaço de osso ou de madeira encontrado numa escavação pode ser enviado a um laboratório para medir a quantidade de carbono radioativo. O resultado do exame será o conhecimento de quando a árvore ou animal viveram e, assim, de quando viveu o povo que se utilizou deles.

(Fonte:  GUARINELLO, Norberto L. Os primeiros habitantes do Brasil. p. 10.)

Assinale a afirmativa correta em relação ao que foi exposto no texto.
a) Os arqueólogos são pesquisadores que utilizam como fonte de pesquisa apenas os documentos escritos deixados pelos homens.
b) A identificação da idade de um objeto ou ser vivo é possível a partir da quantidade de Carbono 14 nele encontrado.
c) Os avanços tecnológicos ainda não possibilitam a identificação de época de qualquer objeto encontrado nas escavações arqueológicas.
d) Os seres vivos, após sua morte, iniciam a absorção de uma substância radioativa que permite aos arqueólogos identificar sua origem e idade.


4 - Responda se as fontes históricas a seguir são fontes primárias ou fontes secundárias:

a) Um livro de história: SECUNDÁRIA

b) Uma certidão de nascimento: PRIMÁRIA

c) Uma pintura em cerâmica: PRIMÁRIA

d) Um artigo de revista: SECUNDÁRIA

5 - Quando estudamos a história de um povo utilizamos técnicas e métodos que são próprios da ciência “história”. Muitos conceitos, ideias e valores estão interligados na construção desta ciência. Leia as afirmativas abaixo relacionadas à teoria de história e classifique-as em verdadeiras, marcando V, e falsas, marcando F.
( F ) A História serve para prever o futuro, adivinhando o que vai acontecer amanhã.
( V ) Para estudar História, utilizamos fontes históricas que possam nos dar informações sobre o passado.
( V ) O estudo do passado é muito importante para podermos explicar o presente.
( F ) A História pode descobrir tudo sozinha, sem a ajuda de outras disciplinas, como a Geografia e a Matemática.
( F ) As pessoas simples e humildes não fazem parte da História. Somente os ricos e poderosos possuem História.
( V ) A História estuda as modificações das sociedades ao longo do tempo.

6 - Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) e depois marque a sequência correta.
a) A História trabalha com verdades absolutas. (  )
b) O calendário que usamos para o estudo da História é baseado no nascimento de Moises. (  )
c) Todos nos somos sujeitos da História, ou seja, fazemos parte dela. (  )
d) O historiador estuda o passado para tentar entender o presente. (  )
a) F V F V
b) V F V F
c) V V F F
d) F F V V

7 - Recordando tudo àquilo que aprendemos referente à função da História, qual das afirmativas abaixo é a correta?
a) A História não serve para entender o presente.
b) A História pode ser considerada a memória da humanidade.
c) A História não se preocupa com a investigação dos eventos passados.
d) Não podemos apontar palpites para o futuro usando a História.

8 - “Quando eu nasci, meu pai logo se encarregou de registrar este acontecimento. Sem perder tempo, buscou sua máquina fotográfica, a filmadora, e cheio de emoção foi para o hospital com minha mãe, registrar tudo. Em seguida, ligou do celular para meus avós avisando que estava tudo bem. Foi ao jornaleiro comprar o jornal do dia e a revista da semana. Tudo isto para registrar o que se passou durante o dia e a semana do meu nascimento. Tudo iria fazer parte do meu álbum. Já na manhã seguinte, bem cedinho, meu pai foi ao cartório registrar meu nascimento, isto é, providenciar minha certidão de nascimento. Pronto: desde então sou um cidadão brasileiro”. ( Autora: Professora Sueli Maria).

Relembrando os métodos de pesquisa em História, marque a questão que apresenta três tipos de fontes históricas escritas retiradas do texto acima:
a) Hospital, jornaleiro, cartório.
b) Certidão de nascimento, jornal, revista.
c) Semana, dia, manhã.
d) Álbum, cartório, celular.
                 
9 - Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.
1-Fontes escritas        
2-Fontes visuais        
3-Fontes materiais     
4-Fontes orais
(3) Moedas
(3) Brinquedos
(1) Leis
(2) Desenhos
(4) Gravações (áudio)
(2) Gravuras
(1) Jornais
(2) Fotos

10 – “A História estuda o processo de permanência e mudanças, procura perceber o modo como as pessoas viviam nos tempos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais”. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta: (1,0 pontos).
a) A história é feita somente por reis, generais e presidentes.
b) A história é feita apenas pelos homens.
c) A história é feita apenas por grupos, como o dos idosos, o dos artesãos, o dos soldados, etc.
d) A história é feita por todos nós: eu, você, seu professor, as mulheres, seus parentes, os artistas, os políticos, a igreja, o exército, etc.

11 – Entre os historiadores, existe o consenso de que o saber histórico é construído a partir de fontes. Portanto, é INCORRETO afirmar que as fontes históricas são:
a) Signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos, agrupados e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos historiadores.
b) Utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que chegaram até o presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas.
c) Diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem escritos, manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural – de tipo material ou simbólico.
d) Documentos escritos, aos quais é possível aplicar a crítica pelos métodos científicos do saber histórico. As demais fontes são meramente ficcionais.

12 - São exemplos de fontes orais:
a) Letras de músicas, poemas, contratos, documentos oficiais;
b) Relatos falados,  músicas e ritmos próprios da cultura de um povo de uma determinada época;
c) Desenhos, esculturas, pinturas e fotografias;
d) Jornais, revistas e livros

13 - Recordando tudo aquilo que aprendemos referente à função da História, qual das afirmativas abaixo é a correta?
a) A História não serve para entender o presente.
b) A História é importante porque fornece à atualidade os meios de resolver seus problemas.
c) A História pode ser considerada a memória da humanidade.
d) A História não se preocupa com a investigação dos eventos passados.

14 - Leia o texto abaixo e em seguida, responda  a pergunta:

OS IDOSOS

Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua maioria, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Monumento

15 - A História faz parte de nosso dia a dia, das mais diferentes formas: ela pode aparecer em letra de música, em filme antigo na televisão, em conversa com parentes mais velhos, em visita a um museu. Somos levados, em todas essas situações, a um tempo distante, lá no passado, algumas vezes escondido na memória. O estudo do passado não pode ser feito de forma direta, mas por meio dos vestígios das atividades humanas, aos quais dá-se o nome de fontes históricas. As principais fontes históricas podem ser escritas, visuais, orais e da cultura material. Para o historiador Sérgio Buarque de Holanda, a História é a soma do estudo dos costumes do passado com a descrição dos acontecimentos ocorridos, mostrando como viviam e o que realizaram os homens que nos precederam.

De acordo com o texto e com o conteúdo estudado em sala a respeito da História e das fontes históricas, julgue os itens em (C) para os certos ou (E) para os errados.
a) (C) A História faz parte de nosso dia a dia das mais variadas formas. Seu estudo é feito por meio de vestígios das atividades humanas, aos quais é dado o nome de fontes históricas.
b) (C) As fontes escritas utilizadas são normalmente classificadas em manuscritas e impressas. Documentos de identidade, diários, leis, revistas, livros etc. são exemplos de fontes escritas.
c) (C) Fotografias, pinturas, desenhos e cartões-postais são exemplos de fontes visuais.
d) (C) A conversa com parentes mais velhos, cantigas e lendas são exemplos de fontes orais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário