6º ANO - (AULA 02)_O TRABALHO DO HISTORIADOR


O HISTORIADOR

É o profissional, que atua no estudo desta ciência, analisando e produzindo conhecimentos históricos.

 

O TRABALHO DO HISTORIADOR

            O trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. O historiador não sabe exatamente o que aconteceu no passado, por isso, ele também precisa reunir o maior número possível de pistas que irão ajudá-lo a reconstituir os fatos.

Essas pistas são os registros deixados pelas pessoas que viviam naquela época. São exemplos de registros: cartas, desenhos, livros, construções, objetos decorativos, roupas, filmes, fotografias, entre outros.

 HISTORIADORES DO SÉCULO XIX


- PRINCIPAIS FONTES UTILIZADAS: CERTDÕES DE NASCIMENTO, ATESTADOS DE ÓBITO, ACORDOS DIPLOMÁTICOS, CARTAS ENTRE GOVERNANTES, LES, NORMAS JURIDÍCAS - VALORIZAÇÃO APENAS DAS FONTES ESCRITAS.

- BUSCA PELA VERDADE ABSOLUTA SOBRE O PASSADO E SOBRE UMA VERSÃO ÚNICA E DEFINITIVA DE UM ACONTECIMENTO.

HISTORIADORES ATUALMENTE


-  A HISTÓRIA NÃO É ESTÁTICA

- NÃO ACREDITAM NA CONSTRUÇÃO DE UMA VERDADE ABSOLUTA E SIM NA EXISTÊNCIA DE VÁRIAS VERSÕES PARA O MESMO ACONTECIMENTO (UM MESMO FATO PODE SER INTERPRETADO DE VÁRIAS MANEIRAS E PERSPECTIVAS DIFERENTES).

- VALORIZAÇÃO DE OUTROS PERSONAGENS (OPERÁRIOS, MULHERES, CRIANÇAS, INDÍGENAS, ESCRAVOS etc.) E NÃO APENAS OS OFICIAIS

- UTILIZAÇÃO DE OUTROS TIPOS DE FONTES: DESENHOS, PINTURAS, FOTOGRAFIAS, LENDAS E CRENÇAS TRANSMITIDAS ORALMENTE DE GERAÇÃO A GERAÇÃO.

 

FIQUE ESPERTO:

- O historiador, geralmente, encontra suas fontes guardadas em instituições como arquivos, bibliotecas, museus ou coleções particulares.

- Você sabia que aqui mesmo, no Rio de Janeiro, temos várias instituições como essas? Arquivo Nacional; Biblioteca Nacional; Museu Histórico Nacional; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e muitos outros.

 

 

CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA

 

Para construir um conhecimento sobre determinado povo ou episódio, o historiador necessita do saber elaborado pelos profissionais de outras áreas. A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos citar:

 

- Geografia (ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem);

- Antropologia (estuda o fator humano e suas relações);

- Paleontologia (estudo dos fósseis);

- Heráldica (estudo de brasões e emblemas);

- Numismática (estudo das moedas e medalhas);

- Psicologia (estudo do comportamento humano);

- Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos);

- Paleografia (estudo das escritas antigas) entre outras.

 

HISTORIOGRAFIA E AS DIFERENTES VISÕES HISTORIOGRÁFICAS

 

Historiografia, como o próprio nome indica, é a ciência que estuda, analisa e registra os fatos históricos ao longo do tempo. Historiografia também pode ser definida como a ciência que conta como os seres humanos fizeram história com o passar do tempo. A historiografia estuda épocas e estados variados fazendo compreender os métodos, as formas e os objetos de estudo.

Todo estudo de História deve se pautar em conceitos como permanências e mudanças para que as análises busquem os sentidos que os fatos históricos tinham para seus agentes no passado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário