2º ANO_(GABARITO)_EXERCÍCIOS_FILÓSOFOS ILUMINISTAS_AULAS 08,09 E 10 (PARTE I)

GABARITO – EXERCÍCIOS (PARTE I)

 

1 - PUC-DF “O primeiro homem a quem ocorreu pensar e dizer ´isto é meu´, e encontrou gente suficientemente ingênua para acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras e assassínios teriam sido evitados ao gênero humano se aquele, arrancando as estacas, tivesse gritado: Não, impostor.”

 

Apud: C. Vicentino – Op. cit., p. 237.

 

Essa afirmação, feita por Jean-Jacques Rousseau, permite concluir que esse pensador estava criticando especialmente:

a) a burguesia e a noção de propriedade privada que, segundo ele, compunham a raiz das infelicidades humanas.

b) o Estado absolutista que, defendendo a intensa intervenção oficial na esfera econômica, impedia o acesso à propriedade para os mais pobres.

c) os socialistas utópicos que, contrários à propriedade privada, pregavam a criação de colônias comunitárias.

d) os sacerdotes católicos que, ao pregarem o reino de Deus, mostravam-se contrários ao surgimento da sociedade civil.

e) os marxistas que, ao proporem a abolição da propriedade privada, incentivavam as revoluções proletárias.

 

2 - UFRS As ideias reformistas de Voltaire e as ideias revolucionárias de Rousseau contestavam o tradicionalismo religioso e a desigualdade social em que se apoiava o Antigo Regime, no qual os principais beneficiados eram:

a) monarquia, Igreja e nobreza.

b) Igreja, nobreza e burguesia.

c) monarquia, Igreja e campesinato.

d) burguesia, Igreja e monarquia.

e) campesinato, nobreza e burguesia.

 

3 - CEFET-RJ

 

“Se indagarmos em que consiste precisamente o maior bem de todos, que deve ser o fim de todo o sistema de legislação, achar-se-á que se reduz a estes dois objetivos principais: liberdade e igualdade. A liberdade, porque toda a dependência particular é outro tanto de força tirada ao corpo do Estado; a igualdade, porque a liberdade não pode existir sem ela. Já disse o que é a liberdade civil; a respeito da igualdade (...) que nenhum cidadão seja bastante opulento para poder comprar a outro, e nenhum tão paupérrimo para necessitar vender-se, o que supõe. Por parte dos grandes, moderação de bens e de crédito; dos pequenos, moderação de ânsia e cobiça. Mas os fins gerais de toda instituição devem modificar-se em cada país pelas circunstâncias que nascem, tanto da situação local, como a do caráter dos habitantes. E considerando estas circunstâncias, deve dar-se a cada povo um sistema de instituição, que seja o melhor, embora não por si, mas para o Estado a que se destina.”

 

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. São Paulo: Edições de Ouro, s.d. p. 87-8.

 

As ideias de Rousseau, contidas no texto, explicitam:

a) que o Homem, devido a sua natureza, não é capaz de conviver com a liberdade e a igualdade.

b) que é inevitável a luta de classes, típica do capitalismo.

c) que todo o poder deve almejar a liberdade e a igualdade entre todas as pessoas.

d) que a liberdade e a igualdade só são possíveis para uma única classe.

e) que liberdade e igualdade não são compatíveis.

 

4 - UFRS A Revolução Francesa de 1789 apresentou distintas fases com resultados diferentes. De qualquer forma, ela foi responsável pela eliminação do Antigo Regime e pela transformação da sociedade francesa e europeia da época. Assinale entre as alternativas abaixo, relativas aos resultados obtidos no campo, a que estiver incorreta:

a) Abolição da monarquia e criação de um amplo setor de pequenos proprietários rurais.

b) Eliminação da condição de servidão que se mantinha entre parte da população camponesa.

c) Abolição dos deveres e tributos discriminatórios feudais e reais que recaíam sobre as diferentes regiões e o campo.

d) Expropriação e venda das terras da monarquia, da Igreja e da aristocracia contrarrevolucionária aos burgueses e aos camponeses.

e) Transformação dos senhorios feudais em empresas agrícolas pela libertação do ônus do serviço militar e expulsão dos camponeses servis.

 

5 - UFSE Além das revoluções ou reformas político-ideológico, o século XVIII conheceu também alterações de âmbito especificamente socioeconômico, cujo principal exemplo foi:

a) a Revolução Industrial inglesa que representou a liquidação da sociedade feudal e a afirmação da sociedade capitalista.

b) a Filosofia das Luzes que apresentou críticas radicais ao capitalismo e propostas para novas formas de organização social.

c) a Revolução Comercial europeia que provocou grande alta nos preços das mercadorias e a acumulação primitiva de capital.

d) o Despotismo Esclarecido que representou a decadência da ordem nobiliárquica e a queda do absolutismo.

 

6 - UFRS Na sua obra clássica, publicada em 1776, A Riqueza das Nações, o escocês Adam Smith descrevia o funcionamento de uma forma de produção de alfinetes:

 

“Um homem puxa o arame, o outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto o afia, um

quinto o esmerilha na outra extremidade para a colocação da cabeça; para se fabricar a cabeça são necessárias duas ou três operações distintas; a colocação da cabeça é muito interessante, e o polimento final dos alfinetes também; até a sua colocação no papel constitui, em si mesma, uma atividade…”

 

Smith dizia que 10 homens, dividindo o trabalho, produziam ao fim de um dia 48 mil alfinetes. Se a produção fosse artesanal, um homem produziria apenas 20 alfinetes por dia e os dez homens juntos somente 200 alfinetes. Com base nas informações acima, assinale a alternativa que responde corretamente às questões abaixo.

 

Que forma histórica do trabalho está sendo descrita por Smith? Quais as principais consequências econômicas dessa nova forma de produção, defendida por Smith como real avanço para a sociedade?

a) a divisão manufatureira do trabalho — o aumento da produção e a liberdade de comércio

b) a produção artesanal — a industrialização e a liberdade de comércio

c) a divisão manufatureira do trabalho — o aumento da produção e o monopólio do comércio

d) a produção artesanal — o aumento da produção e a liberdade de comércio

 

7 - UFPE Um dos filósofos iluministas que exerceram uma enorme influência entre as camadas populares na França, como também nos movimentos mais radicais durante a Revolução Francesa, foi:

a) René Descartes, que escreveu o livro clássico O Discurso do Método, em que apontava a forma como o povo deveria se comportar face às elites dirigentes num momento revolucionário.

b) John Locke, por ter sido um dos inspiradores do empirismo, e defensor que todos quando nascemos somos como uma tábula rasa e as influências da sociedade é que nos molda.

c) Erasmo de Rotterdam, que escreveu uma obra clássica denominada O Elogio da Loucura, na qual satiriza os costumes da época, o que veio a influenciar enormemente as revoluções burguesas do século XIX.

d) Jean-Jacques Rousseau, que de certa forma tornou- se uma exceção entre os iluministas, pela crítica à burguesia e à propriedade privada, escrevendo livros clássicos como Contrato Social e Discurso sobre a origem da Desigualdade.

e) Thomas Morus, que escreveu a Utopia, uma obra em que retrata a vida em uma ilha imaginária, cujos habitantes consideram estupidez não procurar o prazer por todos os

meios possíveis.

 

8 - (FCC-SP) A importância histórica de John Locke, como precursor do movimento chamado de ilustração, está no fato de ter:

a) elaborado o Ato de Navegação que deu à Inglaterra o domínio dos mares.

b) defendido os princípios do absolutismo monárquico.

c) participado da revolta de Cromwell contra o despotismo dos Tudor.

d) formulado a teoria dos direitos naturais do homem.

e) combatido a influência da burguesia na vida política.

 

9 - (Fuvest-SP) "Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-la de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..."

 

(Adam Smith, A riqueza das nações, livro III, capítulo 4.)

 

Neste pequeno trecho, Adam Smith: 

a) contrapõe lucro e renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.

b) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.

c) defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.

d) critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.

e) expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.

 

10 - (Cesgranrio-RJ) Os começos do desenvolvimento científico moderno se identificam com a revolução científica do século XVII – o aparecimento de novas maneiras de pensar voltadas principalmente para o problema do conhecimento, tal como o demonstram as obras de Galileu, Bacon, Descartes, etc. Constituíram elementos característicos dessa revolução:

1 – a substituição da importância da autoridade e da tradição pelo valor da observação e da experimentação.

2 – a valorização da especulação racional em função da redescoberta das obras de Aristóteles.

3 – o triunfo do pressuposto racionalista acerca da racionalidade e inteligibilidade de um universo "escrito em linguagem matemática".

4- a superioridade filosófica e científica do racionalismo cartesiano, dedutivo, sobre o empirismo de Locke e Hume.


Assinale:
a) se somente os itens 1 e 2 estão corretas. 

b) se somente os itens 3 e 4 estão corretas. 

c) se somente os itens 1 e 3 estão corretas. 

d) se somente os itens 2 e 4 estão corretas. 

e) se somente os itens 1, 2 e 4 estão corretas.

 

11 - (UFV-MG) Durante os séculos XVII e XVIII a Europa viveu um importante movimento de ideias que revolucionou o pensamento científico e político. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa correta.

1 – John Locke

2 – Montesquieu

3 – Descartes

4 – Rousseau

5 – Voltaire

 

(  ) A tendência natural do homem é abusar do poder que lhe foi confiado. Para evitar o despotismo, a autoridade do governo deve ser desmembrada em três poderes – legislativo, executivo e judiciário.

(  ) A liberdade de pensamento e de religião, bem como a igualdade perante a lei, é direito natural do homem.

(  ) O governo existe pela necessidade de garantir os direitos e a segurança dos homens, mas seus poderes não podem ultrapassar os limites estabelecidos por aqueles que o escolheram.

(  ) A razão é a única forma de se chegar ao conhecimento verdadeiro dos fatos.

(  ) Todo poder emana do povo e é em nome do povo que ele é exercido.

a) 4,3,2,1e 5 

b) 3,4, 5,2 e 1 

c) 2, 5,1,3 e 4

d) 1,2,4,5 e 3

e) 5,1,3,4 e 2

 

12 - Leia o texto: 

Se existem ateus, a quem devemos culpar senão os tiranos mercenários das almas que, provocando em nós a nossa revolta, contra as suas velhacarias e hipocrisias, levam alguns espíritos fracos a negarem o Deus que esses monstros desonram? Quantas e quantas vezes essas sanguessugas do povo não levaram os cidadãos oprimidos a revoltarem-se contra o seu próprio rei? Esse texto é de autoria de: 

a) Descartes, no DISCURSO DO MÉTODO, em que apontava a fé como um empecilho ao conhecimento. 

b) Erasmo de Roterdã que, em O ELOGIO DA LOUCURA, condena a leviandade com que o clero conduz os assuntos sagrados. 

c) John Locke, em O SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL, em que defendeu o direito à rebelião contra um governo tirânico. 

d) Splnoza que, em sua obra TRACTUS THEOLOG1CO-POLITICUS, investe contra a intolerância religiosa e apregoa o livre pensamento. 

e) Voltaire, que faz do seu DICIONARIO FILOSÓFICO um libelo anticlerical com fortes críticas à conduta dos sacerdotes. 

 

13 - Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de 
Montesquieu: 
a) (...) á preciso (...) encontrar uma formada associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, ‘.de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes. 

b) uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. 

c) O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático. 

d) A única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos, uns contra os outros (...) consiste em conferir todo o poder e forças um só homem. 


14 - Os filósofos iluministas do século XVIII tinham o desejo de libertar o espírito humano do peso da barbárie que o obscurecia e de guia-lo para as luzes da razão. A respeito de suas ideias , é INCORRETO :

a) criticavam a influência da igreja católica sobre a sociedade nos campos da educação e cultura e da política.

b) queriam a limitação do poder real e o fim do direito divino dos reis.

c) defendiam a não intervenção do Estado no campo econômico.

d) incentivavam a formação de companhias reias de navegação e comércio para explorar as potencialidades do comércio colonial.

e) desejavam o fim da desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.

 

15 - (UFV-1996) Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza; opondo-se, consequentemente à intervenção do Estado na economia. Defende intransigentemente que deve haver total liberdade de produção, circulação e venda. Considera que o homem, enquanto indivíduo, deve desfrutar de todas as satisfações, não se submetendo senão aos limites da Razão. Crê no Progresso como sendo resultado de um fenômeno natural e decorrente da livre concorrência que, ao estimular as atividades econômicas, é a única forma aceitável de proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e igualdade entre todos os homens.

O trecho acima pode ser considerado uma síntese dos valores constitutivos da ideologia política intitulada:

a) Catolicismo Social.

b) Socialismo Utópico.

c) Socialismo Científico.

d) Liberalismo.

e) Anarquismo.

 

16 - (FGV-2003) “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.”

 

J.J. Rousseau, Do Contrato Social, São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 22.

 

A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar:

a) Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.

b) Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.

c) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.

d) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.

e) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

 

17 - (ENEM-2003) Observe as duas afirmações de Montesquieu (1689-1755), a respeito da escravidão: A escravidão não é boa por natureza; não é útil nem ao senhor, nem ao escravo: a este porque nada pode fazer por virtude; àquele, porque contrai com seus escravos toda sorte de maus hábitos e se acostuma insensivelmente a faltar contra todas as virtudes morais: torna-se orgulhoso, brusco, duro, colérico, voluptuoso, cruel. Se eu tivesse que defender o direito que tivemos de tornar escravos os negros, eis o que eu diria: tendo os povos da Europa exterminado os da América, tiveram que escravizar os da África para utilizá-los para abrir tantas terras. O açúcar seria muito caro se não fizéssemos que escravos cultivassem a planta que o produz.

(Montesquieu, O espírito das leis.)

 

Com base nos textos, podemos afirmar que, para Montesquieu:

a) o preconceito racial foi contido pela moral religiosa.

b) a política econômica e a moral justificaram a escravidão.

c) a escravidão era indefensável de um ponto de vista econômico.

d) o convívio com os europeus foi benéfico para os escravos africanos.

e) o fundamento moral do direito pode submeter-se às razões econômicas.

 

18 - (FUVEST-2004) “A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado... O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato de submissão...”

Diderot, artigo “Autoridade política”, Enciclopédia, 1751.

 

Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que o autor:

a) pressupunha, como os demais iluministas, que os direitos de cidadania política eram iguais para todos os grupos sociais e étnicos.

b) propunha o princípio político que estabelecia leis para legitimar o poder republicano e democrático.

c) apoiava uma política para o Estado, submetida aos princípios da escolha dos dirigentes da nação, por meio do voto universal.

d) acreditava, como os demais filósofos do Iluminismo, na revolução armada como único meio para a deposição de monarcas absolutistas.

e) defendia, como a maioria dos filósofos iluministas, os princípios do liberalismo político que se contrapunham aos regimes absolutistas.

 

19 - (UFMG-1997) Assinale a alternativa que apresenta a concepção de trabalho de Adam Smith.

a) A divisão do trabalho deve ser controlada pelo Estado, de forma a garantir a estabilidade na oferta de empregos.

b) A maior produtividade pressupõe a especialização do trabalho, a divisão entre vários homens daquilo que anteriormente era produzido por um só.

c) Os parasitas, aqueles que não trabalham, não podem participar e nem se beneficiar da riqueza produzida pela coletividade.

d) Uma maior colaboração entre produtores diretos garante uma maior socialização das riquezas e o Estado do bem estar social.

 

20 - (UFMG-1995) Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre o pensamento de Adam Smith, expresso em A RIQUEZA DAS NAÇÕES, EXCETO:

a) A eficácia do trabalho nas sociedades civilizadas repousa nas divisão social do trabalho. b) A produção, enfatizada em seu aspecto social, é o que distingue Adam Smith dos mercantilistas e fisiocratas.

c) As corporações devem colocar obstáculos às necessidades do liberalismo e à apropriação privada do capital.

d) O Estado se exime de intervir nos negócios individuais e no comércio internacional.

e) O trabalho, na concepção de Adam Smith, é inseparável de sua noção da liberdade natural.

 


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