SOCIOLOGIA_AULA 05 - EXERCÍCIOS - AUGUSTE COMTE E O PENSAMENTO POSITIVISTA

EXERCÍCIOS

1 - Filósofo criou o nome sociologie, e que segundo ele esperava unificar todos os estudos relativos ao homem, inclusive a História, a Psicologia e a Economia foi:

a) Auguste Comte

b) Montesquieu

c) Maquiavel

d) Platão

 

2 - Comte acreditava que toda vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os “remédios” para os problemas de ordem social. Comte apresentava uma filosofia tipicamente:

a) comunista

b) socialista

c) positivista

d) teocentrista

 

3 - Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos afirmar que:

I. é a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

II. derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

III. foi um pensamento predominante na Alemanha, no século XIX, nascido principalmente de correntes filosóficas da Ilustração.

IV. nele, a sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

 

a) II, III e IV estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) I, II e IV estão corretas.

d) I e III estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

 

4 - (Unimontes 2012) Auguste Comte (1798-1857) foi um pensador positivista que propôs uma nova ciência social à Sociologia, que inicialmente foi chamada de Física Social. Sobre os princípios dessa ciência para esse autor, analise as afirmativas e assinale as alternativas, marcando V para verdadeiro ou F para falso.

( ) No estágio positivo, a vida social será explicada pela filosofia, triunfando sobre todas as outras formas de pensamento.

( ) A imposição da disciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola, pois ali os membros de uma sociedade aprenderiam, desde pequenos, a importância da obediência e da hierarquia.

( ) A maturidade do espírito seria encontrada na ciência; por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos literários e artísticos prevalecem sobre os científicos.

( ) Defendeu a necessidade de substituir a educação europeia, ainda essencialmente teológica, metafísica e literária, por uma educação positiva, conforme o espírito da civilização moderna.

A sequência correta é:

a) F,V,V.F.

b) F,V,F,V.

c) V,F,F,F.

d) V,V,V,F.

 

5 - (Unioeste 2012) ,A filosofia da História – o primeiro tema da filosofia de Augusto Comte – foi sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e tinha o objetivo de mostrar por que o pensamento positivista deve imperar entre os homens. Sobre a “Lei do Três Estados” formulada por Comte, é correto afirmar que:

a) Augusto Comte demonstra com essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se na seguinte ordem em três fases distintas ao longo da história: a positiva, a teológica e a metafísica.

b) na “Lei dos Três Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior ao estado positivo.

c) o estado teológico, segundo está formulada na “Lei dos Três Estados”, não tem o poder de tornar a sociedade mais coesa e nenhum papel na fundamentação da vida moral.

d) o estado positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis imutáveis nos fenômenos observáveis.

e) para Comte, o estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.

 

6 - (UFU 1998) Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos afirmar que:

 I. é a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

II. derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

III. foi um pensamento predominante na Alemanha, no século XIX, nascido principalmente de correntes filosóficas da Ilustração. IV. nele, a sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

 

a) II, III e IV estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) I, II e IV estão corretas.

d) I e III estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

 

7 - (Uncisal 2011) O lema “Prever para Prover” é inspirado no pensamento social do pensador da sociologia:

a) Auguste Comte.

b) Max Weber.

c) Karl Marx.

d) Rui Barbosa.

e) Joaquim Nabuco.

 

8 - (Unicentro 2011) Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender esse progresso, poderia prescrever os remédios para os problemas de ordem social. Era um grande defensor da moderna sociedade capitalista. Essa descrição está relacionada com o perfil de:

a) Karl Marx.

b) Max Weber.

c) Auguste Comte.

d) Émile Durkheim.

e) Herbert Spencer.

 

9 – (UFUB) "Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa".
a) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação.

b) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores.

c) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.

d) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.

e) Nenhuma das anteriores.


10 – (UFUB) Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos afirmar que:

I – É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

II – Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

III – Foi um pensamento predominante na Alemanha no século XIX, nascido principalmente de correntes filosóficas da Ilustração.
IV – Nele, a sociedade foi concebida como organismo constituído de partes integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.


a) II, III e IV estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) I, II e IV estão corretas.

d) I e III estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

 

11- (UEL) O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema.

a) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação.

b) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas.

c) Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos.

d) Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.

e) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.

 

12 - Segundo Auguste Comte, ao longo da História a sociedade teria passado por três grandes fases. São elas:

a) Feudal, Comercial e Escravista

b ) Teológica, Metafísica e Positivista

c) Rural, Industrial e Teológica

d) Capitalista, Comunista e Anarquista

 

13 - Caracteriza-se por considerar o saber científico superior ao saber filosófico, sendo ambos superiores ao conhecimento religioso:

a) Relativismo

b) Análise Crítica

c) Positivismo

d) Modernismo

 

14 – A bandeira nacional, símbolo maior da República Federativa do Brasil, é bastante simbólica. Além das suas cores, existem também os dizeres “Ordem e Progresso”. Esses dizeres possuem sua origem em qual teoria filosófica?

a) No Materialismo histórico, de Karl Marx.   

b) No Positivismo, de Auguste Comte.   

c) No Idealismo, de Friedrich Hegel.   

d) No Funcionalismo, de Émile Durkheim.   

 

15 - (UEG 2013)  A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são:

a) a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.   

b) a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista.   

c) a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente.   

d) o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.   

 

16 - (Unimontes 2012)  Auguste Comte (1798-1857) foi um pensador positivista que propôs uma nova ciência social à Sociologia, que inicialmente foi chamada de Física Social. Sobre os princípios dessa ciência para esse autor, analise as afirmativas e assinale as alternativas, marcando V para verdadeiro ou F para falso.

(     ) No estágio positivo, a vida social será explicada pela filosofia, triunfando sobre todas as outras formas de pensamento.

(     ) A imposição da disciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola, pois ali os membros de uma sociedade aprenderiam, desde pequenos, a importância da obediência e da hierarquia.

(     ) A maturidade do espírito seria encontrada na ciência; por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos literários e artísticos prevalecem sobre os científicos.

(     ) Defendeu a necessidade de substituir a educação europeia, ainda essencialmente teológica, metafísica e literária, por uma educação positiva, conforme o espírito da civilização moderna.

 

A sequência correta é

a) F,V,V.F.   

b) F,V,F,V.   

c) V,F,F,F.   

d) V,V,V,F.   

 

17 - (Uncisal 2011)  O lema “Prever para Prover” é inspirado no pensamento social do pensador da sociologia:

a) Auguste Comte.   

b) Max Weber.   

c) Karl Marx.   

d) Rui Barbosa.   

e) Joaquim Nabuco.   

 

18 - (IFSP 2011)  Segundo a Lei dos Três Estados, conceito fundamental na obra de Auguste Comte, a evolução das concepções intelectuais da humanidade percorreu três estados teóricos distintos e consecutivos, a saber:

a) Mitológico, teológico e filosófico.   

b) Teológico, metafísico e científico.   

c) Metafísico, abstrato e positivo.   

d) Fetichista, teológico e positivo.   

e) Mitológico, filosófico e científico.   

 

19 - (Uncisal 2011)  O lema “Ordem e Progresso” da bandeira brasileira foi inspirado no cientista social

a) Durkheim.   

b) Marx.   

c) Weber.   

d) Comte.   

e) Bourdieu.   

 

20 - (Unicentro 2011)  Para Augusto Comte, uma das funções da Sociologia ou Física Social era encontrar leis sociais que conduzissem o progresso da humanidade. Sobre os estágios do progresso social discutidos pelo autor, é correto afirmar:

a) O estágio teológico nega a existência de apenas uma explicação divina para os fenômenos naturais e sociais.   

b) O positivismo é o estágio superior do progresso social, porque se sustenta nos métodos científicos.   

c) O estágio mais simples é o mítico, seguido pelo teológico e pelo científico, que é o mais elaborado.   

d) O primeiro estágio do conhecimento é o metafísico, em que conceitos abstratos explicam o mundo.   

e) A Europa exemplificava uma sociedade em estado de desenvolvimento teológico.   


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