SOCIOLOGIA_AULA 06 - ÉMILE DURKHEIN e HERBERT SPENCER

ÉMILE DURKHEIN e HERBERT SPENCER

ÉMILE DURKHEIN


Esse sociólogo positivista se empenhou para conferir à sociologia o status científico. A objetividade e a identidade na análise da vida social foram questões fundamentais na sua proposição do método sociológico. Para Durkheim, a sociedade não é a “simples soma de indivíduos”; ela constitui um sistema que representa determinada realidade com características próprias. Para que exista o coletivo, as consciências individuais devem estar associadas de algum modo.

 

Assim, a teoria dos fatos sociais é o ponto de partida dos estudos de Durkheim. Três características distinguem os fatos sociais:

 

COERÇÃO SOCIAL: liga-se à força que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos e que os levam a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua escolha ou vontade.

EXTERIORIDADE: os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão. As regras sociais, os costumes e as leis já existem.

GENERALIDADE: é social todo fato que é geral, que se aplica a todos os indivíduos ou à maioria deles. Na generalidade encontra-se a natureza coletiva dos fatos sociais, seu estado comum ao grupo.

 

A EDUCAÇÃO PARA DURKHEIM

 

Cabe à educação, seja ela formal ou não, a importante tarefa da conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem. As regras devem ser aprendidas, internalizadas e transformadas em hábitos de conduta. Toda sociedade tem que educar os indivíduos para que aprendam as regras necessárias à organização da vida social.

 

SOLIDARIEDADE MECÂNICA E SOLIDARIEDADE ORGÂNICA

 

A solidariedade é formada pelos laços que unem cada indivíduo ao grupo. A solidariedade é chamada de mecânica quando liga diretamente o indivíduo à sociedade, sem nenhum intermediário (o indivíduo não se pertence), constituindo-se em um conjunto mais ou menos organizado de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo: é o chamado tipo coletivo.

Durkheim, ainda sobre a solidariedade mecânica, diferencia a densidade moral da densidade material: a primeira é resultado da generalização das relações sociais que se tornam mais numerosas e se estendem. Já a segunda corresponde à concentração da população, à formação de cidades, ao aumento da natalidade e das vias de comunicação e transmissão rápidas e em quantidade, suprimindo ou diminuindo os vazios que separavam os segmentos sociais.

A solidariedade orgânica se acentua à medida que a divisão do trabalho aumenta, gerando um processo de individualização. Sendo essa sociedade um sistema de funções diferentes e especiais, onde cada órgão tem um papel diferenciado, a função que o indivíduo desempenha é o que marca seu lugar na sociedade.

 

LIVRO: "O SUICÍDIO"

 

Para Durkheim, a sociedade age sobre o indivíduo. Cada grupo social tem uma inclinação para o suicídio, e desta derivam as inclinações individuais. Trata-se das correntes de “egoísmo”, de “altruísmo” e de “anomia” que afligem a sociedade.

SUICÍDIO EGOÍSTA: é causado pela decepção, pela melancolia e pela sensação de desamparo moral, provocadas pela desintegração social. Atualmente, isso pode ser compreendido no mundo capitalista, cada vez mais individualista, em que as pessoas valorizam mais o “ter” do que o “ser”.

SUICÍDIO ALTRUÍSTA: é mais frequente em “sociedades inferiores”, chamadas também de primitivas. São exemplos: enfermos ou pessoas que chegam ao limiar da velhice, viúvas por ocasião da morte do marido, etc.

SUICÍDIO ANÔMICO: é aquele que se deve a um estado de desregramento social no qual as normas estão ausentes ou perderam respeito. Como exemplo, podemos citar como fatos que provocam a anomia: corrupção praticada por políticos e funcionários públicos, a frieza da sociedade moderna, bem como sua falta de diálogo coletivo, o divórcio etc.

 

FIQUE ESPERTO:

ÉMILE DURKHEIM

- Foi o fundador da escola francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Ainda sob influência positivista, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social.

 

- A diferença entre Comte e Durkheim é que o primeiro crê que se tudo estiver em ordem, isto é, organizado, a sociedade viverá bem, enquanto Durkheim entende que não se pode receitar os mesmos “remédios” que serviu a uma sociedade para resolver os “males” sociais de outras sociedades.

 

- A diferença básica entre Marx, Comte e Durkheim consiste basicamente em que os dois últimos entendem a sociedade como um organismo funcionando, suas partes se completando. Por outro lado,        Marx afirma que a ordem constituída só é possível porque a classe dos trabalhadores é dominada pela classe dos capitalistas e propõe que a classe proletária (trabalhadores) deve se organizar, unir-se e inverter a ordem, ou seja, passar de dominada a dominante, e assim superar a exploração e as desigualdades sociais.

 

TEXTO COMPLEMENTAR

A TRADIÇÃO FRANCESA: ÉMILLE DURKHEIM (1858 - 1917)

 

O que marca a contribuição de Durkheim à Sociologia é o reconhecimento de que os sistemas de símbolos culturais – ou seja, valores, crenças, dogmas religiosos, ideologias, etc. -são uma base importante para a integração da sociedade. À medida que as sociedades se tornam complexas e heterogêneas a natureza de símbolos culturais, ou o que Durkheim denominou de consciência coletiva muda. Em sociedades simples, todos os indivíduos têm uma consciência coletiva comum que regula seus pensamentos e ações, ao passo que em sociedades mais complexas a consciência coletiva deve também mudar se a sociedade deve manter-se integrada. Deve tornar-se mais “generalizada” e “ abstrata” afim de fornecer alguns símbolos comuns dentre as pessoas em atividades especializadas e separadas ao passo em que outro nível se tornam também mais concreta para assegurar que as relações entre, e interiormente, as posições especializadas e organizações nas sociedades complexas sejam reguladas e coordenadas. A condição social , entretanto, é possível em sociedades grandes, complexas, quando há alguns símbolos comuns que todos os indivíduos partilham, juntamente com grupos específicos de símbolos que guiam as pessoas em suas relações concretas com os outros. Esse equilíbrio observado entre os aspectos abstratos e específicos ou os gerais e concretos da consciência coletiva não é observado, então várias patologias se tornam evidentes.

Durkheim estudou posteriormente a sociedade no nível mais interpessoal, procurando entender a formação da consciência coletiva. Em seu estudo sobre a religião dos aborígines australianos, Durkheim estava menos interessado na religião do que nos processos interpessoais que produzem a consciência coletiva. O que ele descobriu foi o significado da interação entre as pessoas, como isso produzia o sentimento de que há uma “força “ sobrenatural acima e além delas. Ao compreender o poder desta força que nascia da animação e energia das interações, os aborígines construíram totens e se engajaram em rituais para honrar as forças sobrenaturais, agora simbolizadas pelos totens. Dessa observação, Durkheim concluiu que a adoração aos deuses e ao sobrenatural é, na realidade, a adoração da própria sociedade e dos vínculos gerados pela interação entre as pessoas. Assim, a “ cola” que mantém unida a sociedade é sustentada pela interações concretas entre os indivíduos.

 

HERBERT SPENCER - EVOLUCIONISMO E ORGANICISMO

Spencer, um dos pioneiros da sociologia, influi profundamente no desenvolvimento da sociologia, não só na Inglaterra, como também, na França e nos EUA. Defende o evolucionismo. Para sustentá-lo, empregou um método comparativo, do qual foi um dos pioneiros, bem como usou dados etnológicos. Utilizou dados da historia, da psicologia e da biologia. Desta ultima se serviu para desenvolver a sua teoria organicista.

Estava convencido de que a sociologia deve proceder comparando grupos sociais históricos, de modo a descobrir o que tem em comum. Faz questão de salientar que a evolução social não depende da vontade humana. Tanto a evolução social, como o progresso, são necessários, não dependendo do homem.

Como Comte, Spencer acreditava que os agrupamentos humanos podiam ser estudados cientificamente, e em seu notável trabalho "Os Princípios da Sociologia" (1874-1896), ele desenvolveu uma teoria de organização social do homem, apresentando uma vasta série de dados históricos e etnográficos para fundamentá-la. Para Spencer, todos os domínios do universo – físico, biológico e social - desenvolvem-se segundo princípios semelhantes. E a tarefa da sociologia é aplicar esses princípios ao que ele denominou de campo superorgânico, ou o estudo dos padrões de relações dentre os organismos.

Spencer retorna a questão de Comte: o que mantém unida a sociedade quando esta se torna maior, mais heterogênea, mais complexa e mais diferenciada? A resposta de Spencer em termos gerais , foi muito simples: sociedades grandes complexas, desenvolvem:

 

1) Interdependências dentre seus componentes especializados;

2) Concentrações de poder para controlar e coordenar atividades dentre unidades interdependentes.

 

Para Spencer a evolução da sociedade engloba o crescimento e a complexidade que é gerenciada pela interdependência e pelo poder. Se os padrões da interdependência e concentrações de poder falham ao surgir na sociedade, ou são inadequados à tarefa , ocorre a dissolução, e a sociedade se desmorona.

Ao desenvolver resposta à questão básica de Comte, Spencer fez uma analogia aos corpos orgânicos, argumentando que as sociedades, como organismos biológicos, devem desempenhar certas funções-chave se elas quiserem sobreviver. As sociedades devem reproduzir-se; devem produzir bens e produtos para sustentar os membros ; devem prover a distribuição desses produtos aos membros da sociedade; e elas devem coordenar e regular as atividades dos membros. Quando as sociedades crescem e se tornam mais complexas, revelando muitas divisões e padrões de especialização , estas funções –chave tornam-se distintas ao longo de três linhas:

 

1) A operacional (reprodução e produção );

2) A distribuidora (o fluxo de materiais e informação);

3) A reguladora (a concentração de poder para controlar e coordenar).

 

Spencer é mais bem lembrado por instituir uma teoria na sociologia conhecida como funcionalismo. Essa teoria expressa a ideia de que tudo o que existe em uma sociedade contribui para seu funcionamento equilibrado; de que tudo o que nela existe tem um sentido, um significado.

 

Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-sociologia-e-as-teorias-sociologicas/23914/#ixzz3gAHbpInH

FIQUE ESPERTO:

HERBERT SPENCER

- Spencer foi o primeiro sociólogo inglês. Ele acreditava, assim como Comte, que os agrupamentos humanos podiam ser estudados cientificamente. Em sua obra “Os princípios da sociologia”, ele desenvolveu uma teoria de organização do homem, apresentando uma vasta série de dados históricos e etnográficos para fundamentá-la. Para Spencer, todos os domínios do universo – físico, biológico e social – desenvolvem-se segundo princípios semelhantes. A tarefa da sociologia é aplicar esses princípios ao que ele denominou de campo superorgânico.

- Para Spencer a evolução da sociedade engloba o crescimento e a complexidade que é gerenciada pela interdependência e pelo poder. Se os padrões da interdependência e as concentrações de poder falham ao surgir a sociedade, ou são inadequados à tarefa, ocorre a dissolução e a sociedade se desmorona.

 

FUNÇÕES-CHAVE EM UMA SOCIEDADE COMPLEXA

- Operacional (reprodução e produção);

- Distribuidora (fluxo de materiais e informação);

- Reguladora (concentração de poder para regular e coordenar);

 

TEORIA DO FUNCIONALISMO

- Essa teoria expressa a ideia de que tudo o que existe em uma sociedade contribui para o seu funcionamento equilibrado; tudo que nela existe tem um sentido, um significado.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário