EXERCÍCIOS (GABARITO) - IMPERIALISMO
1 - "... a Europa
inchou de maneira desmedida com ouro e matérias-primas dos países coloniais:
América Latina, China e África. De todos esses continentes, partem há séculos
os diamantes e o petróleo, a seda e o algodão, as madeiras e os produtos exóticos.
A Europa é literalmente a criação do Terceiro Mundo".
Explique o papel das
multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio
europeu e norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi
citado no texto acima.
R: As multinacionais, ao explorarem o mercado de um determinado país, provocam a transferência de riquezas para o país sede da multinacional, interferem na política do país explorado para garantir a continuidade dos seus ganhos, promovem a dependência deste aos países que sediam as multinacionais e pouco contribuem para o seu desenvolvimento.
2 - Por que podemos dizer
que o liberalismo sofreu a primeira crise, durante a Segunda Revolução
Industrial?
R: O acelerado processo de industrialização provocou uma vigorosa disputa concorrencial entre empresas e nações, resultando na formação de trustes, "holdings" e cartéis empresariais e financeiros, que monopolizavam os mercados contrariando, assim, o liberalismo.
3 - Quais eram as
justificativas ideológicas dos europeus para a dominação sobre os povos
africanos e asiáticos no século XIX?
R: A ação missionária para tirar os povos não-cristãos da barbárie, a missão civilizadora do homem branco de levar o progresso aos povos atrasados e a superioridade racial branca, sustentada no darwinismo.
4 - Por que chamamos o
imperialismo, no final do século XIX, de neocolonialismo?
R: O neocolonialismo foi um complemento do imperialismo. As grandes potências dividiram entre si a África e a Ásia e lá buscavam não só matérias-primas e mercados, como exportavam capitais e população excedente. Na América Latina, impuseram uma dependência econômica aos grandes centros.
5 - Como os ingleses
conseguiram abrir o mercado chinês?
R: Através do ópio os ingleses passaram a conquistar o mercado chinês. Quando foi proibido este comércio, a Inglaterra realizou uma guerra contra a China, derrotando-a e passando a dominá-la abertamente.
6 - Explique o que foi o
Tratado de Nanquim em 1842.
R: Tratado resultante da derrota chinesa na Guerra do Ópio, que entre outras coisas, abria cinco portos chineses ao livre comércio, dava imunidade e privilégios aos ingleses e transferia a ilha de Hong Kong à Inglaterra.
7 - O que foi a guerra
dos Bôeres?
R: Em 1806 os ingleses tomam a Cidade do Cabo e começam a se instalar na região, lutando contra a população local e os descendentes de holandeses (Bôeres). Estes se mudam para o noroeste. Em 1899 os ingleses chegam à região provocando uma violenta reação dos Bôeres, dando origem a guerra do Bôeres, que dura até 1902.
8 - Por que os ingleses se
tornaram imperialistas durante o século XIX?
R: A crescente concorrência no mercado mundial e as crises cíclicas do capitalismo, levaram a Inglaterra a conquistar colônias para investir capital excedente, obter matéria-prima barata, assegurar novos mercados consumidores e transferir o excedente populacional.
9 - Por que os chineses
foram humilhados após a revolta dos Boxers?
R: A sociedade dos Boxers, que tinha apoio do governo chinês, reagiu à invasão promovendo atentados contra os estrangeiros. Como reação, as potências europeias organizaram uma expedição conjunta, o que provocou a Guerra dos Boxers. Depois disso, a China foi humilhada ao ser dividida em áreas de influência entre as potências invasoras.
10 - O que foi a
Conferência de Berlim de 1884-1885?
R: Nesta conferência, com a presença de 14 países europeus, além dos Estados Unidos e Rússia, estabeleceram-se princípios reguladores para a divisão da África entre as grandes potências.
11 - Cite 4 causas que
motivaram o Neocolonialismo sobre África e Ásia.
R: Necessidade de obter matéria-prima barata, novos mercados (para consumo e para investir o excedente de capital), mão-de-obra barata e para enviar o excedente populacional das metrópoles.
12 - Explique o que foi a
Guerra do Ópio (1840-42) e suas consequências.
R: Em 1840, o governo chinês proibiu a comercialização do ópio, realizada pelos ingleses a partir da sua produção na Índia. A Inglaterra reagiu e declarou guerra contra a China, que ficou conhecida como a Guerra do Ópio. Com a derrota da China, o país passou a ser ocupado pela Inglaterra e outros países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário