9º ANO_AULA 19 - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL(1914-1918)

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)

 

PRINCIPAIS FATORES

 

- A insatisfação da Itália e da Alemanha que haviam ficado de fora no processo neocolonial enquanto França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor.

 - A forte concorrência comercial entre os países europeus (Disputa de Mercados)

 - Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra.

 - A corrida bélica que gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.

 - O Expansionismo Sérvio, alimentado depois que a Rússia derrotou os turcos e a Sérvia conquistou sua independência, querendo aumentar seu território ocupando a Bósnia.

 - O Pan-Eslavismo criado pelo governo russo, que assumiu a proteção dos povos eslavos.


O Sistema de Alianças – É neste clima de exacerbação e disputa de mercados que nascem dois blocos antagônicos de alianças:

 - Tríplice Aliança  → Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.

- Tríplice Entente → Inglaterra, França e Rússia.

 

Observação: As maiores potências da Europa estavam assim organizadas e prontas para a guerra, faltava apenas o motivo.

 

INÍCIO DA GUERRA

 

Em junho de 1914, um estudante sérvio assassinou a tiros o arquiduque austríaco Francisco Ferdinando e sua esposa, em Sarajevo, capital da Bósnia, ocupada pelos austríacos.

A Áustria culpou a Sérvia pelo assassinato e exigiu que o governo entregasse o estudante. O governo sérvio não acatou a ordem, a Áustria invadiu a Sérvia. Por sua vez a Rússia veio ao socorro da Sérvia e declarou guerra à Alemanha. Inglaterra e França honrando o acordo da Tríplice Entente declaram guerra à Alemanha. Assim inicia-se a Primeira Grande Guerra, que colocará o mundo em um dos mais inovadores conflitos entre 1914-1918.

 

O DESENROLAR DO CONFLITO

 

Afetava a sociedade civil, pois as bombas e os gases tóxicos atingiam não só os campos de batalhas como as cidades.  A mão de obra feminina foi largamente usada, pois os homens estavam nos campos de batalhas, as crianças passaram a ficar mais tempo nas escolas e os idosos voltaram ao trabalho, exercendo atividades leves.

A economia também sofreu alteração, pois as fábricas são adaptadas para sustentar a máquina de guerra, fabricando uniformes, armamentos e todos os insumos de guerra.

Entre 1914-1917 o conflito parecia estar estável, a Alemanha dominou boa parte da Rússia, porém não conseguiu invadir a Inglaterra. Por sua vez os norte-americanos não pareciam interessar-se pelo conflito, pois estavam ganhando muito dinheiro ocupando os mercados antes dominados pela Inglaterra.

Porém, em 1917 o cenário mudou. A Rússia abandona o conflito, pois em outubro iniciou a Revolução Russa, que colocou os Bolcheviques no poder. E os nortes americanos entram na guerra, após terem vários navios mercantes afundados pelos alemães.

As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.

 

FIM DO CONFLITO

 

Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância: a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Tríplice Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.

 

CONSEQÜÊNCIAS DA GUERRA

 

a) O aparecimento de novas nações (Tchecoslováquia e Iugoslávia)

b) Desmembramento do império Austro- Húngaro.

c) A hegemonia do militarismo francês, em decorrência do desarmamento alemão.

d) A Inglaterra dividiu sua hegemonia marítima com os Estados Unidos.

e) O enriquecimento dos Estados Unidos.

f) A depreciação do marco alemão, que baixou à milionésima parte do valor, e a baixa do franco e do dólar.

g) A crise de 1929: os governos tiveram que intervir na economia com medidas severas.

h) O protecionismo que impossibilitou a Alemanha de pagar suas dívidas por meio de exportação.

i) O encarecimento do custo de vida.

 

LIGA DAS NAÇÕES

 

Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos, lançou a ideia de abolir a “diplomacia em segredo” e de unir os povos com o intuito de evitar uma nova guerra, numa Liga das Nações que tinha os seguintes princípios fundamentais:

 

a) Autonomia dos povos.

b) Renúncia à política de alianças.

c) Governo de acordo com os governados.

d) Liberdade dos mares.

e) Desarmamento geral.

f) Genebra passava a ser a sede da Liga das Nações.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário