2ºANO (E.M) - HISTÓRIA_AULA 02 - ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E PODER POLÍTICO NAS SOCIEDADES DO ANTIGO REGIME


AULA 02 – ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E PODER POLÍTICO NAS SOCIEDADES DO ANTIGO REGIME 

Antigo Regime (século XVI – finais do século XVIII): Época da História europeia compreendida entre o Renascimento e as grandes revoluções liberais que corresponde à Idade Moderna. O Antigo Regime caracteriza-se por uma estrutura fortemente hierarquizada (em ordens), politicamente, corresponde às monarquias absolutas e, economicamente, ao desenvolvimento do capitalismo.

A sociedade do Antigo Regime era constituída por ordens ou estados. A ordem ou estado era uma categoria social definida pelo nascimento e pelas funções sociais que os indivíduos pertencentes a essa ordem desempenhavam.

Era uma sociedade fortemente hierarquizada, pelo que a mobilidade social (capacidade de um elemento de um grupo social transitar para outro grupo, superior ou inferior) era escassa.

As três ordens ou estados em que se dividia a sociedade de Antigo Regime era o Clero (ordem privilegiada), a Nobreza (ordem privilegiada) e o Terceiro Estado ou Povo (ordem não privilegiada). Herdada da Idade Média, esta estratificação social mantém vivos muitos dos privilégios e atributos que, nessa época, se atribuíam às ordens. No entanto, com o correr dos séculos, as ordens foram-se fragmentando numa pluralidade de grupos diferenciados, cada um com o seu estatuto próprio.

DIFERENCIAR AS TRÊS ORDENS, A SUA COMPOSIÇÃO E O SEU ESTATUTO




Clero ou primeiro estado:
- Era considerado o estado mais digno porque era o mais próximo de Deus;
- Era composto por elementos de todos os grupos sociais, dividindo-se em alto clero (composto pelos filhos segundos das nobreza que se tornavam cardeais, arcebispos, bispos e abades, pois apenas os filhos primogênitos tinham direito a herança; desempenhavam cargos elevados na administração e no ensino) e baixo clero (párocos e frades oriundos da população rural; responsável pelos serviços religiosos a nível local);
- Era o único grupo cujo estatuto não era adquirido pelo nascimento;
- Usufruía de numerosos privilégios. O clero estava isento de pagar impostos à Coroa, bem como de prestar serviço militar; tinha foro próprio, isto é, os seus membros regem-se por um conjunto de leis específicas – o Direito Canônico – e são julgados em tribunais próprios; direito de asilo (direito de proteger de toda a perseguição quem quer que fosse acolhido na Igreja); recebia os dízimos (os dízimos incidia sobre as colheitas - 1/10 era de imediato retirado para a Igreja, qualquer que fosse o proprietário da terra).
- Era proprietário de grandes terras.
                          
Nobreza ou o segundo estado
- Próxima do rei e pedra angular do regime monárquico, é a ordem de maior prestígio;
- Dedicava-se à carreira de armas (era a velha nobreza, chamada nobreza de sangue ou nobreza de espada – desde sempre dedicada à carreira de armas, a espada é o seu símbolo e é-lhe permitido usá-la na presença do rei) ou a cargos públicos merecedores de um título de nobreza (era a burguesia enobrecida, chamada nobreza administrativa ou de toga);
- Ocupava cargos mais elevados na administração e do exército;
- Gozava de um regime jurídico próprio (por exemplo, o nobre não podia ser açoitado nem enforcado);
- Não pagava impostos ao Rei (exceto em caso de guerra);
- Detinha grandes propriedades;
- Forneciam elementos que integravam todo o clero

Povo ou Terceiro Estado
- Ordem mais heterógena, abarcando a elite burguesa (homens de letras, mercadores, boticários, joalheiros, chapeleiros), os ofícios manuais (lavradores, artesãos, trabalhadores assalariados) e, por último, os mendigos e vagabundos;
- Todos os elementos do povo pagava impostos;
- Dedicava-se na sua maioria (80%), à agricultura, como camponeses.

Reconhecer, nos comportamentos, os valores da sociedade de ordens
- Na sociedade hierarquizada de Antigo Regime, todos os comportamentos estavam rigidamente estipulados para cada uma das ordens sociais. Assim, o estatuto jurídico, o vestuário, a alimentação, as profissões, as amizades, os gastos, os divertimentos, as formas de tratamento deviam refletir a pertença a cada uma das ordens: por exemplo, apenas o nobre usava a espada e apenas o membro do clero usava a tonsura (corte de cabelo que deixa uma coroa rapada no alto da cabeça e que representava a entrada na ordem clerical).
- Esta preocupação em tornar visível a diferenciação social exprimia os principais valores defendidos na sociedade de ordens: a defesa dos privilégios pelas ordens sociais mais elevadas, a primazia do nascimento como critério de distinção e a fraquíssima mobilidade social.

FIQUE ESPERTO:

ORDEM/ESTADO - Categoria social que goza de um grau determinado de dignidade, correspondente à importância da função social que desempenha. A ordem assenta mais no nascimento do que na riqueza, perpetuando-se por via hereditária e admitindo uma mobilidade social reduzida.
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL - Divisão da sociedade em grupos hierarquicamente organizados consoante o seu prestígio, poder ou riqueza.
MOBILIDADE SOCIAL - Transição dos indivíduos de um para outro estado social, quer em sentido ascendente, quer em sentido descendente. Numa sociedade de ordens esta mobilidade é sempre reduzida, uma vez que o critério de diferenciação social assenta no nascimento.


IDENTIFICAR AS VIAS DE MOBILIDADE SOCIAL

Ao longo do Antigo Regime a mobilidade social era muito reduzida. Porém, lentamente, Terceiro Estado conseguiu ascender socialmente. As vias de mobilidade ascendente da burguesia eram, de uma forma geral:
- O estado;
- O casamento com filhas da velha nobreza;
- Os lucros do grande comércio (o dinheiro);
- A dedicação aos cargos do Estado.

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