DESAFIO
DA PÁSCOA – 8ºANO
REGRAS
DO CONCURSO
1 – AS QUESTÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO BLOG
(É SO ACESSAR O LINK ABAIXO) E NA PÁGINA OFICIAL DO EMOC JUAN ANTONIO SAMARANCH
2 – AS RESPOSTAS DEVEM SER ENVIADAS
PARA O EMAIL
prof.itallodamazio@gmail.com (somente o número das questões e a letra correspondente
a resposta escolhida. Exemplo: 1 – A). Até o dia 10/03 (não esquecer o nome
completo e a turma).
3 – PREMIAÇÃO: 3 BARRAS DE CHOCOLATE
PARA O ALUNO DO 8º ANO (INDEPENDENTE DA TURMA) QUE ACERTAR MAIS QUESTÕES E 3
BARRAS DE CHOCOLATE PARA A ALUNA DO 8º ANO (INDEPENDENTE DA TURMA) QUE ACERTAR MAIS QUESTÕES.
4 – A PREMIAÇÃO SERÁ ENTREGUE NO
RETORNO DAS AULAS.
5 – NÃO HAVERÁ EMPATE... SE TIVERMOS
MAIS DE UM ALUNO COM O MESMO NÚMERO DE ACERTOS, AQUELE QUE MANDOU O EMAIL COM O
GABARITO PRIMEIRO SERÁ DECLARADO VENCEDOR.
6 – O RESULTADO E O GABARITO SERÃO
DIVULGADOS NO DIA 13/04.
BOA
SORTE!!!!!!
QUESTÕES
1 – Qual das alternativas a
seguir apresenta apenas características associadas ao Liberalismo?
a) Monarquia parlamentarista, mínima participação do estado
na economia, propriedade privada e metalismo.
b) O processo de cercamentos, tolerância religiosa, direito
divino, crescimento urbano.
c) Livre comércio, o processo de cercamentos, a monarquia
parlamentarista e o trabalho servil.
d) Propriedade privada, livre comércio, igualdade perante a
lei e mínima participação do estado na economia.
2 – Analise as afirmações abaixo sobre o
Iluminismo e assinale a única alternativa INCORRETA:
a) Muitas das ideias propostas pelos filósofos iluministas
são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
b) O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase
conferida à razão, entendida como inerente à condição humana.
c) O Iluminismo constituiu-se importante instrumento
político das monarquias absolutas.
d) A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito
incontestável de todo ser humano.
3 – Foi um movimento
intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da
razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade
econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e
sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade e detinha o
apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
a) Renascimento Cultural
b) Iluminismo
c) Revolução Francesa
d) Revolução Inglesa
4 – "Os filósofos adulam os monarcas e os
monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean
Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século
XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram
reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às
Monarquias Constitucionais.
b) ao
Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-democrático.
5 – Assinale a
alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica
social e política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia
da unidade política.
c) Ideia do Direito Divino dos Reis para
legitimar o Absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em
poderes independentes.
6 - Dentre as características do Iluminismo, filosofia
que alcançou sua máxima consagração na França do século XVIII, NÃO está presente:
a) O combate ao absolutismo real, não necessariamente à
monarquia.
b) A defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja,
combatia o intervencionismo estatal na economia.
c) A valorização do conhecimento científico.
d) O ensino de que o homem deve governar-se
observando a tradição, a religião e a fé.
7 – O Iluminismo contribuiu para uma série de
modificações políticas e sociais. Entre elas, destaca-se:
a) fim do Despotismo Esclarecido.
b) fortalecimento do poder papal após o surgimento da Teoria
do Direito Divino.
c) apesar da intensidade das ideias revolucionárias
iluministas, a penetração desses ideais não chegava às colônias americanas.
d) criou bases ideológicas para a Revolução Francesa e
influenciou o desenvolvimento da cultura e da educação ocorrido na Europa.
8 - Dentre os conceitos e ideias abaixo, qual
NÃO se refere ao iluminismo:
a) Liberdade de expressão.
b) Todo homem é igual perante a lei.
c) Estado laico.
d) O poder pertence à aristocracia.
9 - O pensamento iluminista influenciou
vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas
abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do
Iluminismo?
a) Revolução Russa, Revoltas Camponesas na
Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
b) Revolução Farroupilha, Revolução
Industrial, Guerra Civil Espanhola.
c) Revolução Francesa, Independência dos
Estados Unidos e Inconfidência Mineira.
d) Independências das colônias africanas,
Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil.
10 - Considerando-se as características do
Antigo Regime, é INCORRETO afirmar
que:
a) a economia foi fortemente marcada pela
atividade comercial, regida por concepções e práticas denominadas
Mercantilismo.
b) a expansão comercial associada à expansão
marítima provocou forte migração e consequente despovoamento das cidades
europeias.
c) a organização política predominante era
fundamentada no Absolutismo monárquico e se legitimou pela teoria do Direito
Divino dos Reis.
d) o processo de ocupação e colonização de
territórios além-mar ajudou a expandir a cultura e os valores da Europa
11 - Entre os séculos XVI e
XVIII ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental.
Assinale a seguir a opção
que identifica corretamente uma dessas transformações.
a) o desenvolvimento do
pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no
empirismo no naturalismo.
b) o movimento reformista,
no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos
diversos países nos quais se difundiu.
c) a Contrarreforma,
expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos
a partir de um enfoque humanista, que extinguiu os Tribunais da Santa
Inquisição.
d) o Iluminismo, no século
XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da igreja,
apoiando os princípios do poder monárquico absoluto.
12 - Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de
importantes filósofos iluministas?
a)
Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
b)
Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
c)
Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
d)
Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.
13 - (UFV) O século XVIII é conhecido
como o "século das luzes". Durante aquele período, as realizações no
campo da filosofia, das letras e da ciência alimentavam esperanças de que a
razão humana pudesse remodelar as instituições sociais e políticas, eliminando
as injustiças e as superstições. Por DESPOTISMO ILUSTRADO
entende-se:
a) o novo conjunto de ideias filosóficas, políticas e sociais que
emergem durante os séculos XVII e XVIII como crítica ao Estado absoluto.
b) um estilo de governo, em voga entre
os "reis filósofos" do século XVIII, que pretendia reformar
"pelo alto" as instituições consideradas antiquadas.
c) o mesmo que liberalismo, defendendo a ampliação dos direitos
civis e liberdades políticas dos cidadãos.
d) a eliminação, na filosofia e na ciência, de toda explicação ou
argumento de fundo religioso, mágico ou metafísico.
e) as formas de governo características de países do Oriente como
a Pérsia, a Índia e a China.
14 - "Os
filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se
refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na
segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo
revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.
Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-democrático.
15
- Assinale a alternativa que apresenta uma característica que o iluminismo não
defendia:
a)
Igualdade
b)
Tolerância religiosa
c)
Servidão
d)
Propriedade privada
16 - UFRS As ideias reformistas de Voltaire e as ideias
revolucionárias de Rousseau contestavam o tradicionalismo religioso e a
desigualdade social em que se apoiava o Antigo Regime, no
qual os principais beneficiados eram:
a) monarquia, Igreja e nobreza.
b) Igreja, nobreza e burguesia.
c) monarquia, Igreja e campesinato.
d) burguesia, Igreja e monarquia.
e) campesinato, nobreza e burguesia.
17 - (UFV-1996) Exalta o direito de
propriedade individual e da riqueza; opondo-se, consequentemente à intervenção
do Estado na economia. Defende intransigentemente que deve haver total
liberdade de produção, circulação e venda. Considera que o homem, enquanto
indivíduo, deve desfrutar de todas as satisfações, não se submetendo senão aos
limites da Razão. Crê no Progresso como sendo resultado de um fenômeno natural
e decorrente da livre concorrência que, ao estimular as atividades econômicas,
é a única forma aceitável de proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e
igualdade entre todos os homens.
O trecho acima pode ser considerado uma
síntese dos valores constitutivos da ideologia política intitulada:
a) Catolicismo Social.
b) Socialismo Utópico.
c) Socialismo Científico.
d) Liberalismo.
18 - (Faap-1996) Os pensadores do liberalismo
econômico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam:
a) intervenção do Estado na economia
b) liberdade para as atividades econômicas
c) o mercantilismo como política econômica
nacional
d) socialização dos meios de produção 1
19 - (UECE)
Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento
de Montesquieu:
a) "É uma
verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para
que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja
contido pelo poder"
b) "(...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação
que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força
comum, e pela qual, cada um, não
obedeça senão a si mesmo,
ficando assim tão livre quanto antes."
c) "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão
capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados.
Não se pode obter tais
resultados a não ser por um Poder Democrático."
d) "A única maneira de erigir-se um poder, capaz de
defendê-los contra a invasão e danos infligidos, uns
contra os outros (...)
consiste em conferir todo o poder e força a um só homem."
e) “O homem é o único animal racional, porém, o único que comete
absurdos”.
20 - A partir do
século XVI, a palavra T R A B A L H O perde seu conceito negativo associado à
ideia de pobreza e sofrimento, adquirindo uma conotação positiva de dignidade,
porque:
a) o trabalho é fonte de toda a produtividade
e riqueza material
b) o trabalho passa a ser exercido também
pelas classes dominantes.
c) a campanha pela abolição do trabalho
escravo na América se intensifica.
d) os equipamentos das manufaturas exigem
trabalhadores qualificados.
21 - No século
XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente
pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo e sustentava
que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor:
a) industrial.
b) comercial.
c) agrícola.
d) financeiro.
22 - Diderot foi uma figura de
destaque no movimento iluminista e juntamente com D’Alembert dirigiu a
Enciclopédia - grande síntese do debate e das descobertas intelectuais da
época. Eles defendiam idéias que assustavam os mais conservadores. Jean-Jacques
Rousseau, por exemplo, chegou a afirmar que:
a) todos deviam ser iguais perante a lei, embora
mantivessem sua admiração pela monarquia.
b) a sociedade corrompia os homens que tinham uma bondade
original.
c) o Estado devia ser controlado por uma elite
intelectual, lembrando a República de Platão.
d) o socialismo traria benefícios para todos.
23 - Adam Smith, autor de "A riqueza das
nações", defendia em sua obra:
a) o governo da maioria
b) o governo parlamentar.
c) a liberdade de
comércio
d) o intervencionismo estatal na economia
24 - (Upe 2013) Qual das alternativas a
seguir apresenta apenas características associadas ao Liberalismo?
a) Propriedade privada, livre comércio,
igualdade perante a lei e mínima participação do estado na economia.
b) Monarquia parlamentarista, mínima
participação do estado na economia, propriedade privada e metalismo.
c) O processo de cercamentos, tolerância
religiosa, direito divino, crescimento urbano.
d) Sistema de livre concorrência, monarquia
parlamentarista, divisão entre os poderes, sufrágio universal.
25 - (UEBA) No período do Iluminismo, no século
XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
a) divisão da riqueza nacional.
b) divisão dos poderes executivo, legislativo
e judiciário.
c) divisão da política em nacional e
internacional.
d) formação de um Poder Moderador no
Congresso Nacional.
26 - (G1 - UFPR 2013) Voltaire, Rousseau, Montesquieu, entre outros
filósofos, marcaram o Movimento Iluminista, do século
XVIII, conhecido como o
“Século das Luzes”, principalmente na França. Uma de suas marcas foi defender:
a) os dogmas da Igreja Católica.
b) o liberalismo econômico e
combater o absolutismo.
c) a manutenção do sistema
escravista.
d) o voto apenas para aqueles que
dispusessem de certa renda.
e) a educação como forma de
prevenir futuros castigos, como a prisão.
27 - (Upe 2010) As ideias liberais
refizeram reflexões e anunciaram novas perspectivas sociais. Um dos seus
pensadores mais famosos, Locke, defendia o(a):
a) fim da propriedade privada e
da escravidão, com a queda da sociedade colonial e o fim do mercantilismo.
b) consolidação da monarquia
constitucional, destacando a universalidade do conhecimento e as possibilidades
de massificação da cultura.
c) pensamento de Descartes e o
fim do idealismo, ressaltando o valor de democracia e da igualdade social na
Europa do século XVII.
d) liberdade natural dos humanos,
afirmando a necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo.
28 - (UESPI 2012)
Rousseau foi um
pensador que atuou, com destaque, no século XVIII. Sua obra mais famosa é o Contrato
Social. No entanto, Rousseau também:
a) formulou teses defensivas para
consolidação do liberalismo econômico, continuando as reflexões de Adam Smith.
b) defendeu o retorno aos
governos monárquicos, desde que respeitassem a vontade coletiva da maioria que
vivia na pobreza.
c) preocupou-se com a pedagogia,
redefinindo princípios e combatendo preconceitos comuns entre os mais
conservadores.
d) criticou a existência da
escravidão, mas não se colocou contra o mercantilismo e os projetos
colonizadores europeus.
29 - (Upe 2013) O pensamento de
Jean-Jacques Rousseau, fruto do Iluminismo do século XVIII, serve de base, até
hoje, para a estrutura política de vários países democráticos ocidentais.
Sobre essa realidade, assinale
a alternativa CORRETA.
a) No pensamento de Rousseau,
gesta-se a teoria do Estado Contratualista.
b) Os atuais regimes socialistas
do ocidente condenam a propriedade privada com base nos textos de Rousseau.
c) A teoria da tripartição do
poder é herança do pensamento de Rousseau.
d) A teoria contratualista foi
desenvolvida por Rousseau na obra Origem da desigualdade social entre os
homens.
30 - CEFET-RJ
“Se indagarmos em que
consiste precisamente o maior bem de todos, que deve ser o fim de todo o
sistema de legislação, achar-se-á que se reduz a estes dois objetivos
principais:
liberdade e
igualdade. A liberdade, porque toda a dependência particular é outro tanto de
força
tirada ao corpo do
Estado; a igualdade, porque a liberdade não pode existir sem ela. Já disse o
que é a liberdade civil; a respeito da igualdade (...) que nenhum cidadão seja
bastante opulento para poder comprar a outro, e nenhum tão paupérrimo para
necessitar vender-se, o que supõe. Por parte dos grandes, moderação de bens e
de crédito; dos pequenos, moderação de ânsia e cobiça. Mas os fins gerais de
toda instituição devem modificar-se em cada país pelas circunstâncias que
nascem, tanto da situação local, como a do caráter dos habitantes. E considerando
estas circunstâncias, deve dar-se a cada povo um sistema de instituição, que
seja o melhor, embora não por si, mas para o Estado a que se destina.”
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social.
São Paulo: Edições de Ouro, s.d. p. 87-8.
As ideias de Rousseau, contidas no texto, explicitam:
a) que o Homem, devido a sua natureza, não é capaz de
conviver com a liberdade e a igualdade.
b) que é inevitável a luta de classes, típica do
capitalismo.
c) que todo o poder deve almejar a liberdade e a igualdade
entre todas as pessoas.
d) que a liberdade e a igualdade só são possíveis para
uma única classe.
e) que liberdade e igualdade não são
compatíveis.
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