8º ANO - DESAFIO DA PÁSCOA (ATÉ 10/03)


DESAFIO DA PÁSCOA – 8ºANO

REGRAS DO CONCURSO

1 – AS QUESTÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO BLOG (É SO ACESSAR O LINK ABAIXO) E NA PÁGINA OFICIAL DO EMOC JUAN ANTONIO SAMARANCH

2 – AS RESPOSTAS DEVEM SER ENVIADAS PARA O EMAIL
prof.itallodamazio@gmail.com (somente o número das questões e a letra correspondente a resposta escolhida. Exemplo: 1 – A). Até o dia 10/03 (não esquecer o nome completo e a turma).

3 – PREMIAÇÃO: 3 BARRAS DE CHOCOLATE PARA O ALUNO DO 8º ANO (INDEPENDENTE DA TURMA) QUE ACERTAR MAIS QUESTÕES E 3 BARRAS DE CHOCOLATE PARA A ALUNA DO 8º ANO (INDEPENDENTE DA TURMA)  QUE ACERTAR MAIS QUESTÕES.

4 – A PREMIAÇÃO SERÁ ENTREGUE NO RETORNO DAS AULAS.

5 – NÃO HAVERÁ EMPATE... SE TIVERMOS MAIS DE UM ALUNO COM O MESMO NÚMERO DE ACERTOS, AQUELE QUE MANDOU O EMAIL COM O GABARITO PRIMEIRO SERÁ DECLARADO VENCEDOR.

6 – O RESULTADO E O GABARITO SERÃO DIVULGADOS NO DIA 13/04.

BOA SORTE!!!!!!

QUESTÕES


1 – Qual das alternativas a seguir apresenta apenas características associadas ao Liberalismo?
a) Monarquia parlamentarista, mínima participação do estado na economia, propriedade privada e metalismo.   
b) O processo de cercamentos, tolerância religiosa, direito divino, crescimento urbano.
c) Livre comércio, o processo de cercamentos, a monarquia parlamentarista e o trabalho servil.  
d) Propriedade privada, livre comércio, igualdade perante a lei e mínima participação do estado na economia.

2 – Analise as afirmações abaixo sobre o Iluminismo e assinale a única alternativa INCORRETA:
a) Muitas das ideias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.   
b) O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à condição humana.   
c) O Iluminismo constituiu-se importante instrumento político das monarquias absolutas.
d) A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.   

3 – Foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade e detinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
a) Renascimento Cultural
b) Iluminismo
c) Revolução Francesa
d) Revolução Inglesa

4 – "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a)  às Monarquias Constitucionais.
b)  ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-democrático.

5 – Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.


6 - Dentre as características do Iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na França do século XVIII, NÃO está presente:
a) O combate ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
b) A defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na economia.
c) A valorização do conhecimento científico.
d) O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé.

7 – O Iluminismo contribuiu para uma série de modificações políticas e sociais. Entre elas, destaca-se:
a) fim do Despotismo Esclarecido.   
b) fortalecimento do poder papal após o surgimento da Teoria do Direito Divino.   
c) apesar da intensidade das ideias revolucionárias iluministas, a penetração desses ideais não chegava às colônias americanas.   
d) criou bases ideológicas para a Revolução Francesa e influenciou o desenvolvimento da cultura e da educação ocorrido na Europa.   

8 - Dentre os conceitos e ideias abaixo, qual NÃO se refere ao iluminismo:
a) Liberdade de expressão.
b) Todo homem é igual perante a lei.
c) Estado laico.
d) O poder pertence à aristocracia.

9 - O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?
a) Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
b) Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.
c) Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.
d) Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil.

10 - Considerando-se as características do Antigo Regime, é INCORRETO afirmar que:
a) a economia foi fortemente marcada pela atividade comercial, regida por concepções e práticas denominadas Mercantilismo.
b) a expansão comercial associada à expansão marítima provocou forte migração e consequente despovoamento das cidades europeias.
c) a organização política predominante era fundamentada no Absolutismo monárquico e se legitimou pela teoria do Direito Divino dos Reis.
d) o processo de ocupação e colonização de territórios além-mar ajudou a expandir a cultura e os valores da Europa

11 - Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental.
Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma dessas transformações. 
a) o desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo no naturalismo. 
b) o movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu. 
c) a Contrarreforma, expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista, que extinguiu os Tribunais da Santa Inquisição. 
d) o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto. 

12 - Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
a) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
b) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
c) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
d) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

13 - (UFV) O século XVIII é conhecido como o "século das luzes". Durante aquele período, as realizações no campo da filosofia, das letras e da ciência alimentavam esperanças de que a razão humana pudesse remodelar as instituições sociais e políticas, eliminando as injustiças e as superstições. Por DESPOTISMO ILUSTRADO entende-se:
a) o novo conjunto de ideias filosóficas, políticas e sociais que emergem durante os séculos XVII e XVIII como crítica ao Estado absoluto.
b) um estilo de governo, em voga entre os "reis filósofos" do século XVIII, que pretendia reformar "pelo alto" as instituições consideradas antiquadas.
c) o mesmo que liberalismo, defendendo a ampliação dos direitos civis e liberdades políticas dos cidadãos.
d) a eliminação, na filosofia e na ciência, de toda explicação ou argumento de fundo religioso, mágico ou metafísico.
e) as formas de governo características de países do Oriente como a Pérsia, a Índia e a China.

14 - "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social-democrático.

15 - Assinale a alternativa que apresenta uma característica que o iluminismo não defendia:
a) Igualdade
b) Tolerância religiosa
c) Servidão 
d) Propriedade privada

16 - UFRS As ideias reformistas de Voltaire e as ideias revolucionárias de Rousseau contestavam o tradicionalismo religioso e a
desigualdade social em que se apoiava o Antigo Regime, no qual os principais beneficiados eram:
a) monarquia, Igreja e nobreza.
b) Igreja, nobreza e burguesia.
c) monarquia, Igreja e campesinato.
d) burguesia, Igreja e monarquia.
e) campesinato, nobreza e burguesia.

17 - (UFV-1996) Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza; opondo-se, consequentemente à intervenção do Estado na economia. Defende intransigentemente que deve haver total liberdade de produção, circulação e venda. Considera que o homem, enquanto indivíduo, deve desfrutar de todas as satisfações, não se submetendo senão aos limites da Razão. Crê no Progresso como sendo resultado de um fenômeno natural e decorrente da livre concorrência que, ao estimular as atividades econômicas, é a única forma aceitável de proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e igualdade entre todos os homens.
O trecho acima pode ser considerado uma síntese dos valores constitutivos da ideologia política intitulada:
a) Catolicismo Social.
b) Socialismo Utópico.
c) Socialismo Científico.
d) Liberalismo.

18 - (Faap-1996) Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam:
a) intervenção do Estado na economia
b) liberdade para as atividades econômicas
c) o mercantilismo como política econômica nacional
d) socialização dos meios de produção 1

19 - (UECE) Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de Montesquieu:
a) "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder"

b) "(...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não
 obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes."
c) "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados.
 Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático."
d) "A única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos, uns
 contra os outros (...) consiste em conferir todo o poder e força a um só homem."
e) “O homem é o único animal racional, porém, o único que comete absurdos”. 

20 - A partir do século XVI, a palavra T R A B A L H O perde seu conceito negativo associado à ideia de pobreza e sofrimento, adquirindo uma conotação positiva de dignidade, porque:  
a) o trabalho é fonte de toda a produtividade e riqueza material
b) o trabalho passa a ser exercido também pelas classes dominantes.
c) a campanha pela abolição do trabalho escravo na América se intensifica.
d) os equipamentos das manufaturas exigem trabalhadores qualificados.

21 - No século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo  e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor:
a) industrial.
b) comercial.
c) agrícola.  
d) financeiro.

22 - Diderot foi uma figura de destaque no movimento iluminista e juntamente com D’Alembert dirigiu a Enciclopédia - grande síntese do debate e das descobertas intelectuais da época. Eles defendiam idéias que assustavam os mais conservadores. Jean-Jacques Rousseau, por exemplo, chegou a afirmar que:  
a) todos deviam ser iguais perante a lei, embora mantivessem sua admiração pela monarquia.
b) a sociedade corrompia os homens que tinham uma bondade original.
c) o Estado devia ser controlado por uma elite intelectual, lembrando a República de Platão.
d) o socialismo traria benefícios para todos.

23 - Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:
a) o governo da maioria
b) o governo parlamentar.
c) a liberdade de comércio
d) o intervencionismo estatal na economia

24 - (Upe 2013) Qual das alternativas a seguir apresenta apenas características associadas ao Liberalismo?
a) Propriedade privada, livre comércio, igualdade perante a lei e mínima participação do estado na economia.
b) Monarquia parlamentarista, mínima participação do estado na economia, propriedade privada e metalismo.
c) O processo de cercamentos, tolerância religiosa, direito divino, crescimento urbano.
d) Sistema de livre concorrência, monarquia parlamentarista, divisão entre os poderes, sufrágio universal.

25 - (UEBA) No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
a) divisão da riqueza nacional.
b) divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
c) divisão da política em nacional e internacional.
d) formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.

26 - (G1 - UFPR 2013)  Voltaire, Rousseau, Montesquieu, entre outros filósofos, marcaram o Movimento Iluminista, do século
XVIII, conhecido como o “Século das Luzes”, principalmente na França. Uma de suas marcas foi defender:
a) os dogmas da Igreja Católica.   
b) o liberalismo econômico e combater o absolutismo.   
c) a manutenção do sistema escravista.   
d) o voto apenas para aqueles que dispusessem de certa renda.   
e) a educação como forma de prevenir futuros castigos, como a prisão.   

27 - (Upe 2010)  As ideias liberais refizeram reflexões e anunciaram novas perspectivas sociais. Um dos seus pensadores mais famosos, Locke, defendia o(a):
a) fim da propriedade privada e da escravidão, com a queda da sociedade colonial e o fim do mercantilismo.   
b) consolidação da monarquia constitucional, destacando a universalidade do conhecimento e as possibilidades de massificação da cultura.   
c) pensamento de Descartes e o fim do idealismo, ressaltando o valor de democracia e da igualdade social na Europa do século XVII.   
d) liberdade natural dos humanos, afirmando a necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo.   

28 -  (UESPI 2012)  Rousseau foi um pensador que atuou, com destaque, no século XVIII. Sua obra mais famosa é o Contrato Social. No entanto, Rousseau também:
a) formulou teses defensivas para consolidação do liberalismo econômico, continuando as reflexões de Adam Smith.   
b) defendeu o retorno aos governos monárquicos, desde que respeitassem a vontade coletiva da maioria que vivia na pobreza.   
c) preocupou-se com a pedagogia, redefinindo princípios e combatendo preconceitos comuns entre os mais conservadores.   


d) criticou a existência da escravidão, mas não se colocou contra o mercantilismo e os projetos colonizadores europeus.   

29 - (Upe 2013)  O pensamento de Jean-Jacques Rousseau, fruto do Iluminismo do século XVIII, serve de base, até hoje, para a estrutura política de vários países democráticos ocidentais.
Sobre essa realidade, assinale a alternativa CORRETA.
a) No pensamento de Rousseau, gesta-se a teoria do Estado Contratualista.   
b) Os atuais regimes socialistas do ocidente condenam a propriedade privada com base nos textos de Rousseau.   
c) A teoria da tripartição do poder é herança do pensamento de Rousseau.   
d) A teoria contratualista foi desenvolvida por Rousseau na obra Origem da desigualdade social entre os homens.   

30 - CEFET-RJ

“Se indagarmos em que consiste precisamente o maior bem de todos, que deve ser o fim de todo o sistema de legislação, achar-se-á que se reduz a estes dois objetivos principais:
liberdade e igualdade. A liberdade, porque toda a dependência particular é outro tanto de força
tirada ao corpo do Estado; a igualdade, porque a liberdade não pode existir sem ela. Já disse o que é a liberdade civil; a respeito da igualdade (...) que nenhum cidadão seja bastante opulento para poder comprar a outro, e nenhum tão paupérrimo para necessitar vender-se, o que supõe. Por parte dos grandes, moderação de bens e de crédito; dos pequenos, moderação de ânsia e cobiça. Mas os fins gerais de toda instituição devem modificar-se em cada país pelas circunstâncias que nascem, tanto da situação local, como a do caráter dos habitantes. E considerando estas circunstâncias, deve dar-se a cada povo um sistema de instituição, que seja o melhor, embora não por si, mas para o Estado a que se destina.”

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. São Paulo: Edições de Ouro, s.d. p. 87-8.
As ideias de Rousseau, contidas no texto, explicitam:
a) que o Homem, devido a sua natureza, não é capaz de conviver com a liberdade e a igualdade.
b) que é inevitável a luta de classes, típica do capitalismo.
c) que todo o poder deve almejar a liberdade e a igualdade entre todas as pessoas.
d) que a liberdade e a igualdade só são possíveis para uma única classe.
e) que liberdade e igualdade não são compatíveis.

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