DESAFIO DA PÁSCOA – 8ºANO
GABARITO
1 – Qual das alternativas a seguir apresenta apenas características
associadas ao Liberalismo?
a) Monarquia parlamentarista, mínima participação do estado
na economia, propriedade privada e metalismo.
b) O processo de cercamentos, tolerância religiosa, direito
divino, crescimento urbano.
c) Livre comércio, o processo de cercamentos, a monarquia
parlamentarista e o trabalho servil.
d) Propriedade privada, livre comércio, igualdade perante a lei e mínima
participação do estado na economia.
2
– Analise as afirmações abaixo sobre o Iluminismo e assinale a única
alternativa INCORRETA:
a) Muitas das ideias propostas pelos filósofos iluministas
são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
b) O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase
conferida à razão, entendida como inerente à condição humana.
c) O Iluminismo constituiu-se importante instrumento político das
monarquias absolutas.
d) A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito
incontestável de todo ser humano.
3 – Foi um movimento intelectual que surgiu durante o
século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo
regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. Este
movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos
ideais de liberdade, igualdade e fraternidade e detinha o apoio da burguesia,
pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
a) Renascimento Cultural
b)
Iluminismo
c) Revolução Francesa
d) Revolução Inglesa
4 – "Os
filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim
se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu
na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo
revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.
Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c)
às Monarquias Parlamentares.
d)
ao Regime Social-democrático.
5 – Assinale a alternativa que apresenta um
princípio filosófico do Século das Luzes.
a)
Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b)
Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c)
Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
d)
Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
6 - Dentre as
características do Iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na
França do século XVIII, NÃO está
presente:
a) O combate
ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
b) A defesa do
liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na
economia.
c) A
valorização do conhecimento científico.
d)
O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a
fé.
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– O Iluminismo contribuiu para uma série de modificações políticas e sociais.
Entre elas, destaca-se:
a) fim do Despotismo Esclarecido.
b) fortalecimento do poder papal após o surgimento da Teoria
do Direito Divino.
c) apesar da intensidade das ideias revolucionárias
iluministas, a penetração desses ideais não chegava às colônias americanas.
d) criou bases ideológicas para a Revolução Francesa e influenciou o
desenvolvimento da cultura e da educação ocorrido na Europa.
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- Dentre os conceitos e ideias abaixo, qual NÃO se refere ao iluminismo:
a)
Liberdade de expressão.
b)
Todo homem é igual perante a lei.
c)
Estado laico.
d)
O poder pertence à aristocracia.
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- O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram
no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que
receberam influência dos ideais do Iluminismo?
a)
Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do
Porto.
b)
Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.
c) Revolução Francesa,
Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.
d)
Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e
Independência do Brasil.
10
- Considerando-se as características do Antigo Regime, é INCORRETO afirmar que:
a)
a economia foi fortemente marcada pela atividade comercial, regida por
concepções e práticas denominadas Mercantilismo.
b)
a expansão comercial associada à expansão marítima provocou forte migração e
consequente despovoamento das cidades europeias.
c)
a organização política predominante era fundamentada no Absolutismo monárquico
e se legitimou pela teoria do Direito Divino dos Reis.
d)
o processo de ocupação e colonização de territórios além-mar ajudou a expandir
a cultura e os valores da Europa
11 - Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas
transformações culturais na Europa ocidental.
Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma
dessas transformações.
a) o desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos
XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo no naturalismo.
b) o movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se
por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se
difundiu.
c) a Contrarreforma, expressa no Concílio de Trento, entre
1545 e 1563, alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista, que
extinguiu os Tribunais da Santa Inquisição.
d) o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no
racionalismo, criticou os fundamentos do poder da igreja, apoiando os
princípios do poder monárquico absoluto.
12 - Qual das
alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
a) Alberto Magno, Aristóteles, Karl
Marx e Norberto Bobbio.
b) Leonardo Boff, Giordano Bruno,
Albert Camus e Augusto Comte.
c) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e
Diderot.
d) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e
Thomas Hobbes.
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- (UFV) O século XVIII é conhecido como o "século das luzes". Durante
aquele período, as realizações no campo da filosofia, das letras e da ciência
alimentavam esperanças de que a razão humana pudesse remodelar as instituições
sociais e políticas, eliminando as injustiças e as superstições. Por DESPOTISMO
ILUSTRADO entende-se:
a) o novo conjunto de
ideias filosóficas, políticas e sociais que emergem durante os séculos XVII e
XVIII como crítica ao Estado absoluto.
b) um
estilo de governo, em voga entre os "reis filósofos" do século XVIII,
que pretendia reformar "pelo alto" as instituições consideradas
antiquadas.
c) o mesmo que liberalismo,
defendendo a ampliação dos direitos civis e liberdades políticas dos cidadãos.
d) a eliminação, na
filosofia e na ciência, de toda explicação ou argumento de fundo religioso,
mágico ou metafísico.
e) as formas de governo
características de países do Oriente como a Pérsia, a Índia e a China.
14 - "Os filósofos adulam os monarcas e os
monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard
à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os
"reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas
inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a)
às Monarquias Constitucionais.
b)
ao Despotismo Esclarecido.
c)
às Monarquias Parlamentares.
d)
ao Regime Social-democrático.
15 - Assinale a alternativa que
apresenta uma característica que o iluminismo não defendia:
a) Igualdade
b) Tolerância religiosa
c) Servidão
d) Propriedade privada
16 - UFRS As
ideias reformistas de Voltaire e as ideias revolucionárias de Rousseau contestavam
o tradicionalismo religioso e a
desigualdade
social em que se apoiava o Antigo Regime, no qual os principais beneficiados
eram:
a) monarquia, Igreja e nobreza.
b) Igreja,
nobreza e burguesia.
c) monarquia,
Igreja e campesinato.
d) burguesia,
Igreja e monarquia.
e)
campesinato, nobreza e burguesia.
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- (UFV-1996) Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza;
opondo-se, consequentemente à intervenção do Estado na economia. Defende
intransigentemente que deve haver total liberdade de produção, circulação e
venda. Considera que o homem, enquanto indivíduo, deve desfrutar de todas as
satisfações, não se submetendo senão aos limites da Razão. Crê no Progresso
como sendo resultado de um fenômeno natural e decorrente da livre concorrência
que, ao estimular as atividades econômicas, é a única forma aceitável de
proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e igualdade entre todos os
homens.
O
trecho acima pode ser considerado uma síntese dos valores constitutivos da
ideologia política intitulada:
a)
Catolicismo Social.
b)
Socialismo Utópico.
c)
Socialismo Científico.
d)
Liberalismo.
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- (Faap-1996) Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, Malthus
e outros, defendiam:
a)
intervenção do Estado na economia
b)
liberdade para as atividades econômicas
c)
o mercantilismo como política econômica nacional
d)
socialização dos meios de produção 1
19 - (UECE) Identifique, nas sentenças a seguir
citadas, aquela que expressa o pensamento de Montesquieu:
a) "É uma verdade eterna: qualquer
pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é
preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo
poder"
b) "(...) é preciso
(...) encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os
bens de cada associação, de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não
obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão
livre quanto antes."
c) "O Estado está
obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados.
Não se pode obter tais resultados a não ser
por um Poder Democrático."
d) "A única maneira de
erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos,
uns
contra os outros (...) consiste em conferir
todo o poder e força a um só homem."
20 - A partir do século XVI, a palavra T R A B A L H
O perde seu conceito negativo associado à ideia de pobreza e sofrimento,
adquirindo uma conotação positiva de dignidade, porque:
a)
o trabalho é fonte de toda a produtividade e riqueza material
b)
o trabalho passa a ser exercido também pelas classes dominantes.
c)
a campanha pela abolição do trabalho escravo na América se intensifica.
d)
os equipamentos das manufaturas exigem trabalhadores qualificados.
21 - No século XVIII surge na França a teoria econômica
fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia
criticava o mercantilismo e sustentava que a origem da riqueza nacional
se encontrava no setor:
a)
industrial.
b)
comercial.
c)
agrícola.
d)
financeiro.
22 - Diderot foi uma figura de destaque no movimento iluminista e
juntamente com D’Alembert dirigiu a Enciclopédia - grande síntese do debate e
das descobertas intelectuais da época. Eles defendiam idéias que assustavam os
mais conservadores. Jean-Jacques Rousseau, por exemplo, chegou a afirmar que:
a) todos deviam
ser iguais perante a lei, embora mantivessem sua admiração pela monarquia.
b) a sociedade corrompia os homens que tinham uma
bondade original.
c) o Estado devia
ser controlado por uma elite intelectual, lembrando a República de Platão.
d) o socialismo
traria benefícios para todos.
23
- Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:
a)
o governo da maioria
b)
o governo parlamentar.
c) a liberdade de comércio
d)
o intervencionismo estatal na economia
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- (Upe 2013) Qual das alternativas a seguir apresenta apenas características
associadas ao Liberalismo?
a)
Propriedade privada, livre comércio, igualdade perante a lei e mínima
participação do estado na economia.
b)
Monarquia parlamentarista, mínima participação do estado na economia,
propriedade privada e metalismo.
c)
O processo de cercamentos, tolerância religiosa, direito divino, crescimento
urbano.
d)
Sistema de livre concorrência, monarquia parlamentarista, divisão entre os
poderes, sufrágio universal.
25
- (UEBA) No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu
defendia:
a)
divisão da riqueza nacional.
b)
divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
c)
divisão da política em nacional e internacional.
d)
formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
26 - (G1 - UFPR 2013) Voltaire, Rousseau, Montesquieu, entre outros filósofos, marcaram o
Movimento Iluminista, do século
XVIII, conhecido como o “Século das Luzes”, principalmente na França.
Uma de suas marcas foi defender:
a) os dogmas da Igreja Católica.
b) o liberalismo econômico e combater o
absolutismo.
c) a manutenção do sistema
escravista.
d) o voto apenas para aqueles que
dispusessem de certa renda.
e) a educação como forma de
prevenir futuros castigos, como a prisão.
27 - (Upe 2010) As ideias liberais refizeram reflexões e
anunciaram novas perspectivas sociais. Um dos seus pensadores mais famosos,
Locke, defendia o(a):
a) fim da propriedade privada e
da escravidão, com a queda da sociedade colonial e o fim do mercantilismo.
b) consolidação da monarquia
constitucional, destacando a universalidade do conhecimento e as possibilidades
de massificação da cultura.
c) pensamento de Descartes e o
fim do idealismo, ressaltando o valor de democracia e da igualdade social na
Europa do século XVII.
d) liberdade natural dos humanos, afirmando a
necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo.
28 - (UESPI 2012) Rousseau foi
um pensador que atuou, com destaque, no século XVIII. Sua obra mais famosa é o Contrato
Social. No entanto, Rousseau também:
a) formulou teses defensivas para
consolidação do liberalismo econômico, continuando as reflexões de Adam Smith.
b) defendeu o retorno aos
governos monárquicos, desde que respeitassem a vontade coletiva da maioria que
vivia na pobreza.
c) preocupou-se com a pedagogia, redefinindo
princípios e combatendo preconceitos comuns entre os mais conservadores.
d) criticou a existência da
escravidão, mas não se colocou contra o mercantilismo e os projetos
colonizadores europeus.
29 - (Upe 2013) O pensamento de Jean-Jacques Rousseau, fruto
do Iluminismo do século XVIII, serve de base, até hoje, para a estrutura
política de vários países democráticos ocidentais.
Sobre essa realidade, assinale a alternativa CORRETA.
a) No pensamento de Rousseau, gesta-se a teoria
do Estado Contratualista.
b) Os atuais regimes socialistas
do ocidente condenam a propriedade privada com base nos textos de Rousseau.
c) A teoria da tripartição do
poder é herança do pensamento de Rousseau.
d) A teoria contratualista foi
desenvolvida por Rousseau na obra Origem da desigualdade social entre os
homens.
30 - CEFET-RJ
“Se indagarmos em que consiste precisamente o maior bem
de todos, que deve ser o fim de todo o sistema de legislação, achar-se-á que se
reduz a estes dois objetivos principais:
liberdade e igualdade. A liberdade, porque toda a
dependência particular é outro tanto de força
tirada ao corpo do Estado; a igualdade, porque a
liberdade não pode existir sem ela. Já disse o que é a liberdade civil; a
respeito da igualdade (...) que nenhum cidadão seja bastante opulento para
poder comprar a outro, e nenhum tão paupérrimo para necessitar vender-se, o que
supõe. Por parte dos grandes, moderação de bens e de crédito; dos pequenos,
moderação de ânsia e cobiça. Mas os fins gerais de toda instituição devem
modificar-se em cada país pelas circunstâncias que nascem, tanto da situação
local, como a do caráter dos habitantes. E considerando estas circunstâncias,
deve dar-se a cada povo um sistema de instituição, que seja o melhor, embora
não por si, mas para o Estado a que se destina.”
ROUSSEAU,
Jean-Jacques. O contrato social. São Paulo: Edições de Ouro, s.d. p.
87-8.
As ideias de
Rousseau, contidas no texto, explicitam:
a) que o
Homem, devido a sua natureza, não é capaz de conviver com a liberdade e a
igualdade.
b) que é
inevitável a luta de classes, típica do capitalismo.
c) que todo o poder deve almejar a
liberdade e a igualdade entre todas as pessoas.
d) que a
liberdade e a igualdade só são possíveis para uma única classe.
e)
que liberdade e igualdade não são compatíveis.
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