O QUE É HISTÓRIA?
História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem em
sociedade ao longo do tempo. A palavra história é de
origem grega e significa “investigar”.
O primeiro homem a fazer uso da investigação em seus estudos realizados,
foi o grego Heródoto, considerados por muitos historiadores o pai da
História.
A História como uma ciência humana, tem por princípios básicos analisar
os processos históricos, sejam eles: pessoas, sujeitos, fatos, acontecimentos,
lugares, culturas, sociedades, memórias e etc., para compreendermos um
determinado período histórico no seu tempo e espaço.
A História estuda justamente o
processo de MUDANÇAS ocorridas nas
sociedades. Incluem-se aí as mudanças no campo da tecnologia, da moda, da
alimentação, da construção de moradias; do lazer, entre outras.
A História estuda também as PERMANÊNCIAS, ou seja, aquilo que,
mesmo com o passar dos anos, não mudou ou mudou pouco. As permanências podem
ser percebidas nas construções, como também nas brincadeiras antigas que
continuam sendo praticadas.
- HERÓDOTO: Considerado
o “Pai da História”, nasceu na cidade
de Halicarnasso, no ano de 485 a.C, tendo falecido
em 420 a.C. Ele viajou por
diversos lugares para elaborar um livro
sobre as guerras entre gregos e persas, um confronto
muito importante para os gregos de sua época.
- A
História estuda as transformações ocorridas na vida em sociedade,
tais como os aspectos políticos, econômicos, sociais etc. Porém,
não apenas as mudanças são estudadas,
mas também o que não sofreu alterações, isto
é, as permanências.
O OBJETIVO DA
HISTÓRIA
Um dos principais objetivos da
História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para
o entendimento do processo de desenvolvimento (observando as permanências e as
mudanças). Entender o passado também é importante para a compreensão do
presente.
O objetivo da História é por
natureza o homem. Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos
sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais,
econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre
eles.
HISTÓRIA E MEMÓRIA
As sociedades humanas sempre se
preocuparam em transmitir sua memória para as gerações futuras. A memória
compõe-se dos testemunhos preservados do passado de uma sociedade, ou de grupos
que dela faziam parte, que permitem a reconstituição da sua história.
Em algumas sociedades, os testemunhos
estão guardados nos mitos e nas lendas, que são passados oralmente de geração
para geração. Outras sociedades deixaram seus testemunhos em obras de
literatura, em construções, cartas, objetos, etc. Infelizmente, em geral, os
registros que chegaram até nós representam apenas uma parte da vida dessas
sociedades.
CULTURA
Apesar
de existirem várias definições possíveis para a palavra ‘cultura’, entende-se
que cultura é tudo aquilo que foi produzido pelos homens, produto da ação
humana, portanto, não natural.
Dessa
forma, pode-se dividir a cultura em material (artefatos produzidos pelo homem, independente
do material, das dimensões ou de suas finalidades) e imaterial (ideias,
teorias, concepções sobre o mundo e a vida, valores).
É
importante notar que os artefatos que fazem parte da cultura material foram
produzidos a partir de concepções, ideias e projetos, ou seja, da cultura
imaterial. Em outras palavras, qualquer objeto produzido ao longo da história,
nos permite estudar também a cultura imaterial.
FIQUE ESPERTO:
- As
manifestações artísticas estão entre as mais importantes expressões culturais
de um povo. No Brasil , percebemos esta riqueza nas Artes Plásticas, no Cinema,
no Teatro, na Dança, na Literatura e na Música.
- Visite
Centros Culturais: eles enriquecem nossa vida! Em nossa cidade temos vários:
Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios e Centro Cultural
da Caixa Econômica, todos no Centro da cidade, além de outros, nos diversos
bairros da cidade.
- Devemos sim,
valorizar cada época da história, com sua cultura e suas características
próprias, assim como devemos fazer com culturas que sejam diferentes da nossa.
E sempre, buscando o bem de todos!
Tudo o que as pessoas fazem, dizem ou
escrevem pode ser considerado um testemunho, um documento ou uma fonte
histórica, pois sempre nos fornece alguma informação que nos ajuda a entender a
sua história.
Até o início do século XIX, os
historiadores acreditavam que as únicas fontes confiáveis sobre o passado
humano eram os documentos escritos, datados e autenticados. São exemplos de
documentos escritos: cartas, testamentos, obras de literatura, diários,
registros de nascimento, etc.
Nas primeiras décadas do século XX, no
entanto, ocorreu uma importante mudança na ideia que se tinha de documento
histórico. Diferentes vestígios deixados pelas sociedades humanas (desenhos,
fotos, objetos, construções, vestimentas, vídeos, etc.) passaram a ser tratados
como documentos ou fontes históricas, isto é, testemunhos de como viviam os
seres humanos na época que aqueles elementos foram produzidos.
FONTES E DOCUMENTOS
ESCRITOS
São as fontes históricas mais utilizadas pelos historiadores e, que
trazem informações escritas em certidões, cartas, testamentos, jornais, letras
de músicas, livros, receituários, discursos, diários, autobiografias, revistas,
textos de órgãos públicos, religiosos e de empresas. Em geral, encontram-se
guardados em arquivos universitários e governamentais, igrejas, centros de
documentos de empresas ou em coleções particulares.
FONTES MATERIAIS
São os vestígios materiais. Sinais
que o homem deixa pelos lugares por onde passa, que podem ser vistos em vários
sítios arqueológicos abertos à visitação pública ou em museus especializados.
Exemplos: cerâmicas com elementos femininos, pedras talhadas e polidas,
sambaquis (grandes concheiros formados por restos de mariscos e que, às vezes
podem atingir vários metros de altura, apresentam vestígios de enterramentos,
mas também podem conter objetos de pedra em forma de animais. As pesquisas
desenvolvidas a partir dos séculos XIX e XX começaram a revelar uma quantidade
enorme de ruas, aquedutos, vasos, ânforas e muitos outros artefatos. Visando a
transformação da cultura material em fonte histórica, foram sendo criados
métodos científicos, por exemplo, para o trabalho de datação, como o carbono
14. Desde a imensa quantidade de material arqueológico que começou a surgir a
partir do século XIX, o que mais chamou a atenção foram as inscrições em pedra,
cerâmica, tijolos, estelas e sarcófagos. Essas inscrições se apresentam nas
mais diversas formas como pinturas em monumentos, paredes, vasos de cerâmica e
vários outros suportes.
REGISTROS
ICONOGRÁFICOS E RELATOS ORAIS
Quando o testemunho está registrado em
imagens, dizemos que se trata de um documento iconográfico (fotografias, cartões-postais,
desenhos, entre outros).
Outro tipo de fonte que o historiador
utiliza para pesquisar são os relatos orais. Eles são muito úteis,
principalmente no estudo da vida cotidiana das sociedades sem escrita. O
historiador grava e depois transcreve os depoimentos orais. Este tipo de
trabalho com fontes orais se chama “História Oral” e é muito usado atualmente.
FONTES PRIMÁRIAS
-
PRODUZIDAS DIRETAMENTE NO PASSADO POR PESSOAS DO TEMPO ESTUDADO.
FONTES SECUNDÁRIAS
-
É A INTERPRETAÇÃO QUE ALGUÉM FAZ SOBRE A FONTE PRIMÁRIA, QUANDO NÃO SE TEM COMO
VER A FONTE PRIMÁRIA DIRETAMENTE.
FIQUE ESPERTO:
- Assim
como as fontes históricas, a memória pode permitir a reconstituição da História
, pois se compõe de testemunhos (relatos de pessoas)
preservados do passado de uma sociedade.
- Os
grupos humanos sempre se preocuparam em transmitir sua memória para as gerações
futuras e o fazem, em geral, através de lendas,
mitos, literatura , construções, rituais, etc.
- Cabe ao historiador investigar e elaborar
uma reflexão crítica sobre estes testemunhos preservados
pela memória, pois eles podem levar a interpretações equivocadas. Podemos,
então, concluir que a História analisa criticamente os
testemunhos preservados pela memória
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