6º ANO (E.F)_AULA 01 - HISTÓRIA E FONTES HISTÓRICAS


O QUE É HISTÓRIA?

História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem em sociedade ao longo do tempo. A palavra história é de origem grega e significa investigar.
O primeiro homem a fazer uso da investigação em seus estudos realizados, foi o grego Heródoto, considerados por muitos historiadores o pai da História.
A História como uma ciência humana, tem por princípios básicos analisar os processos históricos, sejam eles: pessoas, sujeitos, fatos, acontecimentos, lugares, culturas, sociedades, memórias e etc., para compreendermos um determinado período histórico no seu tempo e espaço.
A História estuda justamente o processo de MUDANÇAS ocorridas nas sociedades. Incluem-se aí as mudanças no campo da tecnologia, da moda, da alimentação, da construção de moradias; do lazer, entre outras.
A História estuda também as PERMANÊNCIAS, ou seja, aquilo que, mesmo com o passar dos anos, não mudou ou mudou pouco. As permanências podem ser percebidas nas construções, como também nas brincadeiras antigas que continuam sendo praticadas.

FIQUE ESPERTO:


- HERÓDOTO: Considerado o “Pai da História”, nasceu na cidade de Halicarnasso, no ano de 485 a.C, tendo falecido em 420 a.C. Ele viajou por diversos lugares para elaborar um livro sobre as guerras entre gregos e persas, um confronto muito importante para os gregos de sua época.
- A História estuda as transformações ocorridas na vida em sociedade, tais como os aspectos políticos, econômicos, sociais etc. Porém, não apenas as mudanças são estudadas, mas também o que não sofreu alterações, isto é, as permanências.


O OBJETIVO DA HISTÓRIA

Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento (observando as permanências e as mudanças). Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.
O objetivo da História é por natureza o homem. Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.


HISTÓRIA E MEMÓRIA

 As sociedades humanas sempre se preocuparam em transmitir sua memória para as gerações futuras. A memória compõe-se dos testemunhos preservados do passado de uma sociedade, ou de grupos que dela faziam parte, que permitem a reconstituição da sua história.
Em algumas sociedades, os testemunhos estão guardados nos mitos e nas lendas, que são passados oralmente de geração para geração. Outras sociedades deixaram seus testemunhos em obras de literatura, em construções, cartas, objetos, etc. Infelizmente, em geral, os registros que chegaram até nós representam apenas uma parte da vida dessas sociedades.

CULTURA

Apesar de existirem várias definições possíveis para a palavra ‘cultura’, entende-se que cultura é tudo aquilo que foi produzido pelos homens, produto da ação humana, portanto, não natural.
Dessa forma, pode-se dividir a cultura em material (artefatos produzidos pelo homem, independente do material, das dimensões ou de suas finalidades) e imaterial (ideias, teorias, concepções sobre o mundo e a vida, valores).
É importante notar que os artefatos que fazem parte da cultura material foram produzidos a partir de concepções, ideias e projetos, ou seja, da cultura imaterial. Em outras palavras, qualquer objeto produzido ao longo da história, nos permite estudar também a cultura imaterial.

FIQUE ESPERTO:
- As manifestações artísticas estão entre as mais importantes expressões culturais de um povo. No Brasil , percebemos esta riqueza nas Artes Plásticas, no Cinema, no Teatro, na Dança, na Literatura e na Música.
- Visite Centros Culturais: eles enriquecem nossa vida! Em nossa cidade temos vários: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios e Centro Cultural da Caixa Econômica, todos no Centro da cidade, além de outros, nos diversos bairros da cidade.
- Devemos sim, valorizar cada época da história, com sua cultura e suas características próprias, assim como devemos fazer com culturas que sejam diferentes da nossa. E sempre, buscando o bem de todos!

 FONTES HISTÓRICAS


Tudo o que as pessoas fazem, dizem ou escrevem pode ser considerado um testemunho, um documento ou uma fonte histórica, pois sempre nos fornece alguma informação que nos ajuda a entender a sua história.
Até o início do século XIX, os historiadores acreditavam que as únicas fontes confiáveis sobre o passado humano eram os documentos escritos, datados e autenticados. São exemplos de documentos escritos: cartas, testamentos, obras de literatura, diários, registros de nascimento, etc.
Nas primeiras décadas do século XX, no entanto, ocorreu uma importante mudança na ideia que se tinha de documento histórico. Diferentes vestígios deixados pelas sociedades humanas (desenhos, fotos, objetos, construções, vestimentas, vídeos, etc.) passaram a ser tratados como documentos ou fontes históricas, isto é, testemunhos de como viviam os seres humanos na época que aqueles elementos foram produzidos.

FONTES E DOCUMENTOS ESCRITOS

São as fontes históricas mais utilizadas pelos historiadores e, que trazem informações escritas em certidões, cartas, testamentos, jornais, letras de músicas, livros, receituários, discursos, diários, autobiografias, revistas, textos de órgãos públicos, religiosos e de empresas. Em geral, encontram-se guardados em arquivos universitários e governamentais, igrejas, centros de documentos de empresas ou em coleções particulares.

FONTES MATERIAIS

São os vestígios materiais. Sinais que o homem deixa pelos lugares por onde passa, que podem ser vistos em vários sítios arqueológicos abertos à visitação pública ou em museus especializados. Exemplos: cerâmicas com elementos femininos, pedras talhadas e polidas, sambaquis (grandes concheiros formados por restos de mariscos e que, às vezes podem atingir vários metros de altura, apresentam vestígios de enterramentos, mas também podem conter objetos de pedra em forma de animais. As pesquisas desenvolvidas a partir dos séculos XIX e XX começaram a revelar uma quantidade enorme de ruas, aquedutos, vasos, ânforas e muitos outros artefatos. Visando a transformação da cultura material em fonte histórica, foram sendo criados métodos científicos, por exemplo, para o trabalho de datação, como o carbono 14. Desde a imensa quantidade de material arqueológico que começou a surgir a partir do século XIX, o que mais chamou a atenção foram as inscrições em pedra, cerâmica, tijolos, estelas e sarcófagos. Essas inscrições se apresentam nas mais diversas formas como pinturas em monumentos, paredes, vasos de cerâmica e vários outros suportes.

REGISTROS ICONOGRÁFICOS E RELATOS ORAIS

Quando o testemunho está registrado em imagens, dizemos que se trata de um documento iconográfico (fotografias, cartões-postais, desenhos, entre outros).
Outro tipo de fonte que o historiador utiliza para pesquisar são os relatos orais. Eles são muito úteis, principalmente no estudo da vida cotidiana das sociedades sem escrita. O historiador grava e depois transcreve os depoimentos orais. Este tipo de trabalho com fontes orais se chama “História Oral” e é muito usado atualmente.
FONTES PRIMÁRIAS

- PRODUZIDAS DIRETAMENTE NO PASSADO POR PESSOAS DO TEMPO ESTUDADO.

FONTES SECUNDÁRIAS

- É A INTERPRETAÇÃO QUE ALGUÉM FAZ SOBRE A FONTE PRIMÁRIA, QUANDO NÃO SE TEM COMO VER A FONTE PRIMÁRIA DIRETAMENTE.

FIQUE ESPERTO:
- Assim como as fontes históricas, a memória pode permitir a reconstituição da História , pois se compõe de testemunhos (relatos de pessoas) preservados do passado de uma sociedade.
- Os grupos humanos sempre se preocuparam em transmitir sua memória para as gerações futuras e o fazem, em geral, através de lendas, mitos, literatura , construções, rituais, etc.
- Cabe ao historiador investigar e elaborar uma reflexão crítica sobre estes testemunhos preservados pela memória, pois eles podem levar a interpretações equivocadas. Podemos, então, concluir que a História analisa criticamente os testemunhos preservados pela memória

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