9º ANO - FOLHA TAREFA (PROCLAMAÇAO DA RAPÚBLICA, REPÚBLICA VELHA, OLIGARQUIAS E REVOLTAS)


FOLHA TAREFA 9ºANO – HISTÓRIA (PROFESSOR ITALLO)
PROCLAMAÇÃO DA REÚBLICA, REPÚBLICA VELHA, OLIGARQUIAS E REVOLTAS

1 - Temos aqui um diagrama invertido! A palavra-chave é REPÚBLICA. Seu desafio é elaborar, em seu caderno, as questões ou dicas que resultaram na cruzadinha.





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B






















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A


















1. Lei abolicionista que libertava os filhos de mulheres escravizadas nascidos a partir de 28 de setembro de 1871.
2. Lei que declarava livres os escravizados com mais de 60 anos.
3. Teoria formulada por Auguste Comte.
4. Lei que proibiu a entrada de africanos escravizados no Brasil.
5. Movimento que teve como representantes, entre outros, Luiz Gama, André Rebouças e Joaquim Nabuco.
6. Religião oficial do Império.
7. Movimento de forte adesão popular ao governo de Floriano Peixoto.
8. Líder da juventude militar.
9. Lei que extinguiu a escravidão no Brasil.

2. No Brasil, os republicanos que lutaram contra o Império estavam divididos em dois grupos. Escreva um pequeno texto identificando esses grupos e explicando suas propostas.

3. O jornalista Aristides Lobo disse que o povo assistiu bestializado à Proclamação da República. Com isso, ele estava dizendo que o povo apenas assistiu sem compreender o episódio ou dele participar. Veja a seguir o que um historiador disse sobre o assunto.

            O povo sabia que o formal não era sério. Não havia caminhos de participação, a República não era para valer. Nessa perspectiva, o bestializado era quem levasse a política a sério, era o que se prestasse à manipulação. [...] Quem apenas assistia, como fazia o povo do Rio por ocasião das grandes transformações realizadas a sua revelia, estava longe de ser bestializado. Era bilontra.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi.
São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 160.

a) Na opinião do historiador, por que o povo apenas assistiu à Proclamação da República?

b) Para o autor do texto, o povo do Rio foi bilontra. O que isto quer dizer?

4. O texto a seguir é de um historiador. Leia-o com atenção e responda às questões em seu caderno.

            Fiel cronista da cidade, Lima Barreto observa em Os Bruzundangas que às vésperas de eleição ela parecia pronta para uma batalha. Conhecidos assassinos desfilavam em carros pelas ruas ao lado de candidatos. Em Numa e a Ninfa, referindo-se certamente a fato verídico, menciona determinado coronel da Guarda Nacional que incluía entre os preparativos para as eleições a contratação de um médico para atendimento aos possíveis feridos, que seriam, sem dúvida, vítimas de seus próprios capangas. As eleições eram decididas por bandos que atuavam em determinados pontos da cidade e alugavam seus serviços aos políticos.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi.
São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 87-88.
a) Quem era os “capangas” a que o texto se refere?

b) No contexto do período, a quem eles serviam?

c) Como era conhecido o fenômeno político da Primeira República do qual o texto trata?

d) O texto fala de Lima Barreto, um escritor brasileiro que viveu no início da Primeira República. Pesquise e elabore um pequeno texto sobre a vida do autor.

5. Observe a tabela a seguir com atenção.
Participação brasileira na produção mundial de café (%)
1870-1879
1880-1889
1890-1894
1895-1899
1900-1904
49,09
56,63
59,70
66,68
75,64
Fonte: LUCA, Tania Regina de. Café e modernização. São Paulo: Atual, 2000. p. 11

a) O que se pode concluir a partir da leitura da tabela?

b) Qual foi a consequência do aumento da produção para os preços do café brasileiro no exterior? Explique.

c) De que forma os principais estados produtores de café (São Paulo, Minas e Rio de Janeiro) reagiram a esse aumento da produção?

6) Reescreva as frases a seguir em seu caderno substituindo o sinal (*) por termos que conferem sentido à afirmação.
a) Na Primeira República, o (*) continuou liderando as exportações brasileiras, devido aos lucros obtidos com a venda para os Estados Unidos e a Europa.

b) No grande vale amazônico, ganhou importância a (*), matéria-prima essencial para as indústrias automobilística, de bicicletas e de pneus.

c) Plantado no sul da Bahia, o (*) tornou-se importante produto nacional e fez a fortuna de muitas famílias do interior baiano.

d) Na Primeira República, a (*) concentrou-se, sobretudo, no Sudeste, particularmente em São Paulo, com destaque para os setores têxtil e de alimentação.

7. Durante a Primeira República, ocorreram vários movimentos de resistência à opressão e à exclusão social. Cada alternativa contém elementos relacionados a um desses movimentos. Identifique-os.
a) Prefeito Pereira Passos – destruição de cortiços – construção de avenidas – criação de favelas nos morros.

b) Código Militar da época da escravidão – castigos corporais – comida de má qualidade – sujeira nos alojamentos.

c) Empresa estadunidense – uso de aviação militar – madeireiras – expulsão dos camponeses de suas terras.

d) Mutirão para reformar igrejas e cemitérios – vitórias contra expedições governistas – tática de emboscadas – sertão baiano.

8. Com a classe dividida em três grupos, debatam sobre a obrigatoriedade da vacinação, em 1904, imposta pelo governo. Um grupo defende a obrigatoriedade; o outro argumenta contra essa decisão; e um terceiro avalia e comenta o debate.

9. Sobre o modernismo no Brasil, responda.
a) Elabore uma ficha sobre o Modernismo no Brasil seguindo o roteiro a seguir:
·         Principal evento (local e data)
·         Artistas participantes (áreas de atuação e nomes)

b) Escolham um(a) obra modernista e elabore um cartaz ilustrado sobre ele(a).

10. Sobre o tenentismo, responda.
a) O que foi?

b) Qual era a sua tática de luta?

c) Quais suas propostas?

d) É possível afirmar que o tenentismo contribuiu para a crise da Primeira República?

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