8º ANO - CORREÇÃO – APOSTILA SME (PÁGINAS 258-265)


CORREÇÃO – APOSTILA SME (HISTÓRIA – 8ºANO) PÁGINAS 255-263

Página 257
- Nobres: como saíram enfraquecidos das cruzadas, se associar ao rei era uma tentativa de se manter no poder a partir de privilégios que o rei iria conceder. Burguesia: a centralização política unificaria as leis, as moedas e os padrões de peso, o que favoreceria a produção e a comercialização de seus produtos.

Página 259
1 – A razão, a ciência e a educação. Todos levariam ao progresso.
2 – Para o autor, a revolução científica sem controle trouxe efeitos que arrastam o homem para situações ruins e que hoje são sentidas pela sociedade como um todo.
3 – É um livro que reúne diversos assuntos referentes aos temas das Ciências, Artes, Política, Filosofia e afins.

Página 261
1 – Crítica feita por intelectuais a tradição cultural e ao Estado Absolutista. Suas propostas baseavam-se na transformação da antiga ordem para um mundo liberal burguês, com base num Estado Constitucional, no qual houvesse uma autoridade central com poderes bem definidos e limitados, mas com uma ampla margem de liberdade civil.

2 – A Constituição Brasileira de 1988, conhecida como Constituição cidadã, tem presente os três poderes que Montesquieu aponta para a consolidação do poder republicano.

Página 262
1 – Segundo o autor da pesquisa sobre Bonifácio, ele é visto como um iluminista pois foi reconhecido como um grande cientista pelos seus pares e por acreditar numa ciência com sentido propositivo e prático. A condição de cientista o capacitava a encontrar soluções racionais para os problemas enfrentados pelo Estado.
Página 263
- Resposta pessoal
Página 264
1 – O ser humano. Os tutelados eram todos que eram incapazes de usar sua própria razão.
2 – Segundo Kant, ter coragem para fazer uso da sua razão.
Página 265
1 – Universalidade, individualidade, autonomia, uso da razão, valorização da ciência etc.
2 – Kant, Montesquieu, Voltaire, Quesnay, Rousseau, Diderot, d’Alembert, Locke, Adam Smith e Thomas Malthus.
3 – Podemos citar dois pensadores críticos do Absolutismo. Montesquieu, que acreditava que os homens naturalmente abusam de qualquer parcela de poder ao qual são destinados. Por isso, na tentativa de evitar o regime absolutista, ele defendia a divisão do Estado em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. E por outro lado, temos Adam Smith, que defendia que os indivíduos sem a intervenção do Estado em seus negócios, trabalhariam livremente para realizarem o comércio e, assim, atenderiam aos seus interesses, além de gerarem riqueza para a nação.

4 - Bonifácio, acima de tudo, foi um cientista, formado pela ilustração. Acreditava numa
ciência com sentido propositivo e prático. Para ele, sua condição de cientista o capacitava a encontrar soluções racionais para os problemas enfrentados pelo Estado, sendo assim, inteiramente ligado às práticas iluministas.

5 - A partir das ideias iluministas, monarcas da Prússia, Áustria, Rússia, Espanha e Portugal iniciaram um movimento que levou à realização de várias reformas que tinham
como finalidade adequar as estruturas econômicas desses estados às ideias e práticas burguesas em ascensão. Ao longo do século XVIII, essa onda de reformas na estrutura do
Estado Absolutista ficou conhecida como Despotismo Esclarecido, pelo qual os monarcas utilizavam-se das ideias dos teóricos iluministas, sem deixar de lado o Absolutismo na prática política.

6 – É inegável sua importância, visto que, a partir da Revolução Científica que o homem moderno passou a explicar a sua realidade a partir da razão e da ciência.

7 – Resposta pessoal.

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