8º ANO - FOLHA TAREFA - ILUMINISMO E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


FOLHA TAREFA 8ºANO – HISTÓRIA (PROFESSOR ITALLO)
ILUMINISMO E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

1 – O texto a seguir foi escrito pelo pensador inglês Thomas Morus (1478-1535) que viveu na época em a Inglaterra era governada por Henrique VIII. Leia-o com atenção.

Utopia

            Estes animais tão dóceis e tão sóbrios em qualquer outra parte são entre vós de tal sorte vorazes e ferozes que devoram mesmo os homens e despovoam os campos, as casas e as aldeias.
            De fato, a todos os pontos do reino, onde se recolhe a lã mais fina e mais preciosa, ocorrem, em disputa do terreno, os nobres, os ricos e até santos abades. Essa [...] gente não se satisfaz com as rendas, [...] de suas terras; não está satisfeita de viver no meio da ociosidade [...], às expensas do público e sem proveito para o Estado. Eles subtraem vastos tratos de terras da agricultura e os convertem em pastagens; abatem as casas, as aldeias, deixando apenas o templo para servir de estábulo para os carneiros.
            [...]
            Assim um avarento faminto fecha, num cercado, milhares de jeiras; enquanto que honestos cultivadores são expulsos de suas casas, uns pela fraude, outros pela violência, os mais felizes por uma série de vexações [...] que os forçam a vender suas propriedades. E estas famílias mais numerosas do que ricas (porque a agricultura tem necessidade de muitos braços), emigram [...]. Os infelizes abandonavam, chorando, o teto que os viu nascer, o solo que os alimentou, e que encontram abrigo onde refugiar-se.
            [...]
            Não tardam em ser atirados na prisão como vagabundos e gente sem eira nem beira. No entanto, qual é o seu crime? É o de não achar ninguém que queira aceitar os seus serviços, ainda que eles os ofereçam como mais vivo empenho. E, aliás, como empregar esses homens? Eles só sabem trabalhar a terra; não há então nada a fazer com eles, onde não há mais nem semeaduras nem colheitas.

MORUS, Thomas. A Utopia. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d, p. 44-45.

Trato: espaço de um terreno.
Jeira: área que varia de 19 a 36 hectares, conforme o uso dado às terras.
Vexação: humilhação.

a) De que animais o autor está falando na primeira frase do texto?
b) O texto descreve um processo ocorrido nos campos da Inglaterra entre os séculos XVI e XVIII. Que processo foi esse? Explique.
c) Quais as consequências desse processo para os camponeses ingleses?
2 – Temos aqui um diagrama invertido! A palavra-chave é Iluminismo. Elabore em seu caderno as questões ou “dicas” que resultaram nas respostas da cruzadinha.

           
1






*



I























2






L























3






U





























4
M




























5

I

























6




N


























7



I



















8








*

S





























9
M






*


*









10








O
*
I
I
















1. Monarquias absolutistas em que o rei, a nobreza e o clero acumulavam poder e privilégio.
2. Teoria que defende a livre concorrência entre nações, indivíduos e empresas.
3. Pensador favorável a que prevaleça sempre a vontade da maioria.
4. Jurista francês que inspirou a Teoria dos Três Poderes.
5. Corrente segundo a qual a terra é a única fonte de riqueza e a agricultura é a atividade econômica mais importante.
6. Criador da fisiocracia.
7. Obra composta de 35 volumes publicada na França, em 1751.
8.  Reis absolutistas que usam ideias iluministas para diminuir a crítica ao seu governo. 9. Ministro do reino do Portugal.
10. Rei da Prússia que adotou ideias iluministas.

3.  O romancista inglês Charles Dickens (1812-1870), um dos mais populares escritores de sua época, retratou em seus romances as duras condições de vida dos pobres na Inglaterra da Revolução Industrial. Ele próprio teve uma infância bastante pobre: o pai foi preso por dívidas, o que o forçou a começar a trabalhar em uma fábrica com apenas doze anos. Isto ajuda a explicar porque sua obra tem estreita relação com sua história de vida; daí também a sua importância para o estudo da sociedade inglesa no século XIX. Na obra de Dickens, a maioria das personagens – ricos ou pobres – são inspiradas em pessoas reais. O mesquinho Ebenezer Scrooge, personagem de Conto de Natal, de 1843, por exemplo, foi inspirado em um rico agiota inglês da época. O texto a seguir é trecho do romance Tempos difíceis, escrito por Dickens em 1854. Leia-o com atenção:

Uma cidade do início da Revolução Industrial

Era uma cidade de tijolos vermelhos – ou melhor, seriam vermelhos se a fumaça e as cinzas o permitissem – [...]. Era cidade de máquinas e altas chaminés, das quais saíam intermináveis serpentes de fumaça que se desatavam sem trégua e sem se dissolverem jamais. Tinha um canal escuro e um rio que corria com águas purpúreas devido às tintas fedorentas; vastos edifícios com uma infinidade de janelas que ressoavam e tremiam o dia inteiro, enquanto os êmbolos das máquinas a vapor subiam e desciam monotonamente, como uma cabeça de elefante loucamente melancólico.

DICKENS, Charles apud DECCA, Edgar de; MENEGUELLO, Cristina. Fábricas e homens: a Revolução Industrial e o cotidiano dos trabalhadores. São Paulo: Atual, 1999, p. 48-49.

Agiota: pessoa que empresta dinheiro cobrando juros elevados pelo empréstimo.
Purpúrea: vermelho-escura.
Êmbolo: Peça que faz movimentos de vaivém dentro de um tubo; pistão.

a) O que se pode concluir pela leitura do texto?

b) O autor compara os êmbolos da máquina a vapor ao sobe e desce da cabeça de um elefante. O que o autor quis transmitir com essa comparação?

c) Com base em pesquisa, elaborem um pequeno texto relacionando obra de Charles Dickens à vida social na Inglaterra do século XIX.

4. A Revolução Industrial foi questionada por diferentes movimentos dos quais se destacam dois: o ludismo e o cartismo. Explique o que foi cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário