8º ANO - FOLHA TAREFA (GABARITO) - ILUMINISMO E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


FOLHA TAREFA 8ºANO – HISTÓRIA (PROFESSOR ITALLO)
ILUMINISMO E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

GABARITO
1 –
a) De que animais o autor está falando na primeira frase do texto?
Resposta: Está falando dos carneiros.

b) O texto descreve um processo ocorrido nos campos da Inglaterra entre os séculos XVI e XVIII. Que processo foi esse? Explique.
Resposta: Foi o processo de cercamento. Professor: comentar que, com os cercamentos, as terras comunais foram ocupadas por propriedades privadas. Os camponeses perdiam seus direitos de plantio e de pastagens, ficando, com isso, sem terras onde pudessem plantar ou criar.

c) Quais as consequências desse processo para os camponeses ingleses?
Resposta: Os camponeses eram forçados a vender seus pertences e a deixar a terra de onde retiravam seu sustento; passavam então a perambular pelas entradas; se fossem pegos roubando, o que por vezes ocorria, eram condenados à forca, pois a monarquia inglesa havia baixado na época uma série de leis extremamente severas coibindo o roubo e a vadiagem.

2 –
           
1
A
N
T
I
G
O
*
R
E
G
I
M
E





















2
L
I
B
E
R
A
L
I
S
M
O



















3
R
O
S
S
E
A
U





























4
M
O
N
T
E
S
Q
U
I
E
U


















5
F
I
S
I
O
C
R
A
C
I
A
















6
Q
U
E
S
N
A
Y
























7
E
N
C
I
C
L
O
P
É
D
I
A











8
D
É
S
P
O
T
A
S
*
E
S
C
L
A
R
E
C
I
D
O
S



















9
M
A
R
Q
U
E
S
*
D
E
*
P
O
M
B
A
L



10
F
R
E
D
E
R
I
C
O
*
I
I
















3 –
a) O que se pode concluir pela leitura do texto?
Resposta: Que a cidade industrial era um lugar enfumaçado, sujo, com canais e rios de águas poluídas e malcheirosas; uma cidade com edifícios barulhentos que “tremiam” sem parar, ou seja, onde o trabalho era contínuo.

b) O autor compara os êmbolos da máquina a vapor ao sobe e desce da cabeça de um elefante. O que o autor quis transmitir com essa comparação?

Resposta: Quis transmitir a ideia de serviço monótono e repetitivo executado pelos que operavam a máquina a vapor.

c) Com base em pesquisa, elaborem um pequeno texto relacionando obra de Charles Dickens à vida social na Inglaterra do século XIX.

Resposta pessoal. Professor: recomendamos sugerir aos alunos a leitura das seguintes obras de Dickens, todas disponíveis em português e adaptadas para o público juvenil: David Copperfield, Oliver Twist, História de duas cidades, Tempos difíceis, Grandes esperanças e o já mencionado Conto de Natal. Embora o texto ficcional não tenha o mesmo estatuto que o conceitual, pode ser usado, com os devidos cuidados, como estratégia para o estudo de uma época ou sociedade.

4. A Revolução Industrial foi questionada por diferentes movimentos dos quais se destacam dois: o ludismo e o cartismo. Explique o que foi cada um deles.

Respostas: Ludismo: movimento de trabalhadores que lutava por melhores salários e condições de vida. Os luditas culpavam as máquinas pela queda dos salários e pela falta de emprego e invadiam fábricas para destruí-las. Cartismo: movimento de trabalhadores que lutava para aumentar sua participação política. Num documento chamado Carta do Povo (1838), exigiam o estabelecimento do voto universal, para que os representantes da classe trabalhadora também pudessem votar e ser eleitos para o Parlamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário