FOLHA TAREFA 8ºANO
– HISTÓRIA (PROFESSOR ITALLO)
ILUMINISMO E
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
GABARITO
1 –
a) De que animais o autor está falando na
primeira frase do texto?
Resposta: Está falando dos
carneiros.
b) O texto descreve um processo ocorrido
nos campos da Inglaterra entre os séculos XVI e XVIII. Que processo foi esse?
Explique.
Resposta: Foi o processo
de cercamento. Professor: comentar
que, com os cercamentos, as terras comunais foram ocupadas por propriedades
privadas. Os camponeses perdiam seus direitos de plantio e de pastagens,
ficando, com isso, sem terras onde pudessem plantar ou criar.
c) Quais as consequências desse processo
para os camponeses ingleses?
Resposta: Os camponeses
eram forçados a vender seus pertences e a deixar a terra de onde retiravam seu
sustento; passavam então a perambular pelas entradas; se fossem pegos roubando,
o que por vezes ocorria, eram condenados à forca, pois a monarquia inglesa
havia baixado na época uma série de leis extremamente severas coibindo o roubo
e a vadiagem.
2 –
1
|
A
|
N
|
T
|
I
|
G
|
O
|
*
|
R
|
E
|
G
|
I
|
M
|
E
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2
|
L
|
I
|
B
|
E
|
R
|
A
|
L
|
I
|
S
|
M
|
O
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3
|
R
|
O
|
S
|
S
|
E
|
A
|
U
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4
|
M
|
O
|
N
|
T
|
E
|
S
|
Q
|
U
|
I
|
E
|
U
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5
|
F
|
I
|
S
|
I
|
O
|
C
|
R
|
A
|
C
|
I
|
A
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6
|
Q
|
U
|
E
|
S
|
N
|
A
|
Y
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7
|
E
|
N
|
C
|
I
|
C
|
L
|
O
|
P
|
É
|
D
|
I
|
A
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8
|
D
|
É
|
S
|
P
|
O
|
T
|
A
|
S
|
*
|
E
|
S
|
C
|
L
|
A
|
R
|
E
|
C
|
I
|
D
|
O
|
S
|
||||||||||||||||||||||||||||||
9
|
M
|
A
|
R
|
Q
|
U
|
E
|
S
|
*
|
D
|
E
|
*
|
P
|
O
|
M
|
B
|
A
|
L
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||
10
|
F
|
R
|
E
|
D
|
E
|
R
|
I
|
C
|
O
|
*
|
I
|
I
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 –
a) O que se pode concluir pela leitura do
texto?
Resposta: Que a cidade
industrial era um lugar enfumaçado, sujo, com canais e rios de águas poluídas e
malcheirosas; uma cidade com edifícios barulhentos que “tremiam” sem parar, ou
seja, onde o trabalho era contínuo.
b) O autor compara os êmbolos da máquina a
vapor ao sobe e desce da cabeça de um elefante. O que o autor quis transmitir
com essa comparação?
Resposta: Quis transmitir
a ideia de serviço monótono e repetitivo executado pelos que operavam a máquina
a vapor.
c) Com base em pesquisa, elaborem um pequeno
texto relacionando obra de Charles Dickens à vida social na Inglaterra do
século XIX.
Resposta pessoal. Professor:
recomendamos sugerir aos alunos a leitura das seguintes obras de Dickens, todas
disponíveis em português e adaptadas para o público juvenil: David Copperfield, Oliver Twist, História de
duas cidades, Tempos difíceis, Grandes esperanças e o já mencionado Conto de Natal. Embora o texto
ficcional não tenha o mesmo estatuto que o conceitual, pode ser usado, com os
devidos cuidados, como estratégia para o estudo de uma época ou sociedade.
4. A
Revolução Industrial foi questionada por diferentes movimentos dos quais se
destacam dois: o ludismo e o cartismo. Explique o que foi cada um
deles.
Respostas: Ludismo: movimento de trabalhadores que
lutava por melhores salários e condições de vida. Os luditas culpavam as
máquinas pela queda dos salários e pela falta de emprego e invadiam fábricas
para destruí-las. Cartismo:
movimento de trabalhadores que lutava para aumentar sua participação política.
Num documento chamado Carta do Povo
(1838), exigiam o estabelecimento do voto universal, para que os representantes
da classe trabalhadora também pudessem votar e ser eleitos para o Parlamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário