8ºANO - REVISÃO (ILUMINISMO E FILÓSOFOS ILUMINISTAS) DATA LIMITE DE ENTREGA: 17/04/2020


8ºANO – REVISÃO (ILUMINISMO E FILÓSOFOS ILUMINISTAS)

HISTÓRIA – PROFESSOR ITALLO

QUESTÕES

1 - Escolha a alternativa que melhor apresente o estamento e suas funções na sociedade moderna:
a) Nobreza: em associação com o clero, tomava conta de todas as atividades comerciais.
b) Povo: composto somente pelos camponeses era quem se responsabilizava por defender a sociedade no exército.
c) Povo: era composto por vários grupos sociais, como os artesãos, burgueses, camponeses e outros tipos de trabalhadores, e não tinham privilégios.
d) Clero: não tinha nenhum privilégio na sociedade moderna, porque toda a sua autoridade se perdeu com o fim do feudalismo.

2 - Costuma-se dizer que o Iluminismo (que estudaremos com mais detalhes adiante) surgiu da crítica a uma contradição básica da sociedade moderna. Podemos afirmar que esta contradição era devido a (o):
a) A nobreza era mais rica que a burguesia, mas não podia participar da política do Estado Absolutista, já que o rei não a representava.
b) A burguesia que obtinha os maiores lucros com a mais importante atividade econômica (comércio) e sustentava o Estado com os impostos lutava por maiores direito de participação política.
c) O clero era o mais interessado no desenvolvimento do comércio da burguesia, apesar de ser um dos maiores proprietários de terras, isto porque a burguesia era quem comandava a política.
d) O povo era contrário à que a burguesia assumisse o poder, porque como esta pagava os impostos não seria favorável às demais classes sociais.

3 - O Iluminismo foi um movimento intelectual que criticava o Antigo Regime. Isso significa que:
a) Os iluministas apoiavam toda a estrutura do mundo moderno, porque com ela iriam enriquecer.
b) Os iluministas criticavam o mundo moderno, mas não escreveram nada sobre isso.
c) Os iluministas criticavam o mundo moderno, e escreveram muitas obras com o objetivo de derrubar estas estruturas sociais.
d) Mesmo fazendo críticas muito importantes contra o mundo moderno, os iluministas em nada influenciaram as transformações do século XVIII.

4 - Por que o movimento de crítica ao Antigo regime recebeu o nome de “Iluminismo”?
a) Porque os pensadores da época acreditavam que a falta de conhecimento poderia ser comparada à escuridão, ou seja, não enxergar nada, e a razão seria o oposto disso, representando a luz.
b) Porque representavam as luzes dos reis, que também eram conhecidos como rei-sol.
c) Porque a Igreja sempre organizou grandes procissões durante a época moderna, e sempre havia muitas velas para iluminar o caminho, e deve-se considerar como os iluministas eram religiosos.
d) Porque o avanço da ciência passava pela descoberta de novas fontes de energia.



5 - Sobre o Iluminismo é correto afirmar que:
a) Foi um movimento intelectual, ou seja, pegaram em armas e lutaram em grandes guerras contra os reis.
b) Foi um movimento intelectual, o que significa que sua principal forma de atuar era através da cultura: pensamento, arte, filosofia etc.
c) Não pode ser considerado um movimento de oposição, porque somente ficar criticando não levou a um abalo no poder absolutista.
d) Não pode ser considerado um movimento intelectual.

6 - Com relação aos dogmas da igreja e do poder real, os iluministas defendiam que:
a) Era fundamental obedecê-los, já que a autoridade de punir do rei e do papa era amedrontadora.
b) Não era este o problema que fazia o homem viver na ignorância.
c) Estas questões deveriam ser discutidas apenas por poucos filósofos, que não deveriam espalhar o conhecimento.
d) Todos os homens deveriam exercitar sua capacidade de crítica e nunca aceitar verdades prontas, sempre chegando a conclusões por seus próprios caminhos, e não por imposição de alguém.

7 - Sobre o poder do rei, os iluministas afirmavam que:
a) O poder do rei era absoluto e ordenado por Deus, e por isso não poderia ser criticado (direito divino dos reis).
b) O poder do rei não interferia nas relações sociais, e por isso para os iluministas não importava se fosse ou não absoluto.
c) O poder absoluto dos reis era considerado um mal para a sociedade, pois limitava a liberdade de participação política dos indivíduos.
d) O poder do rei era um mal necessário, pois sem o poder do rei não havia outra forma de organizar a sociedade.

8 - O conhecimento era muito valorizado pelos iluministas. Marque a alternativa que demonstre esta afirmação.
a) Os iluministas costumavam elaborar críticas que só circularam entre eles, pois amavam tanto o conhecimento que o queriam só para si.
b) A obra Enciclopédia é uma representação desta valorização, pois os iluministas tentaram organizar todo o conhecimento do período e compartilhá-lo.
c) Os iluministas pregavam a valorização do conhecimento, mas evitaram contribuir com o projeto de Diderot e D’Alembert, e por isso a Enciclopédia só teve uma publicação.
d) Os iluministas queriam que o conhecimento pudesse fortalecer a autoridade do rei, que por sua vez fortaleceria suas pesquisas, financiando-as.  

9 - É comum falarmos que os iluministas faziam diversas críticas. Mas para cada uma de suas críticas estes intelectuais também fizeram propostas sobre como organizar a sociedade. Marque a alternativa que apresenta uma crítica e uma proposta elaborada pelos iluministas:
a) Criticavam a liberdade econômica e defendiam que os reis controlassem a economia.
b) Criticavam as ideias fechadas da igreja, propondo que a ciência fosse usada como explicação para a natureza e sociedade, e não a religião.
c) Criticavam a forma como agiam os cientistas e desejavam que estes tivessem mais respeito com a Igreja.
d) Criticavam a liberdade de imprensa e a divulgação do conhecimento em jornais, propondo uma forma onde o conhecimento fosse respeitado e estivesse somente nas universidades.

10 - Leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa que associa corretamente a frase e seu autor.
a) “As pessoas não são obrigadas a aceitar um governo injusto e têm o direito de revoltar-se contra ele”. D’Alembert, que em sua Enciclopédia debateu apenas sobre as questões do governo.
b) “Posso até não concordar com nenhuma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo”. Montesquieu, filósofo que mais falou em nome de um julgamento justo.
c) “Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais ou dos nobres, ou do povo, exercesse estes três poderes: o de fazer as leis, de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as disputas de particulares.” Voltaire, que propôs a separação em 3 poderes, mas que podem ser exercidos pela mesma instituição.
d) “A vontade geral é então a essência da soberania, manifestando-se (...) por meio da participação dos cidadãos (...). Portanto, é a vontade geral que deve dirigir o Estado geral, tornando-se a sociedade soberana e legítima. Rousseau, que propõe que somente no povo reside a autoridade e o poder, e que a vontade da maioria deve prevalecer em um governo democrático.

11 - Quais das duplas de palavras abaixo representam melhor as ideias iluministas?
a) Razão e liberdade.
b) Absolutismo e mercantilismo.
c) Colonização e escravidão.
d) Religiosidade e fé.

12 - Das alternativas abaixo qual é aquela que NÃO é uma das atribuições do rei absolutista:
a) Regular os impostos, os preços e taxas alfandegárias.
b) Dividir as decisões econômicas com um conselho de burgueses.
c) Controlar os monopólios econômicos.
d) Cuidar da balança comercial para estar sempre com uma quantidade de metais entesourado.

13 - Podemos afirmar que é importante estudar o liberalismo por quê:
a) É um tempo interessantíssimo, apesar de ser tão antigo e não ter nada a ver com nossa sociedade.
b) Nossa sociedade é o oposto do liberalismo, e por isso temos que conhecê-lo.
c) Pelo mesmo motivo que estudamos iluminismo: é a base das formas políticas e econômicas nas quais vivemos.
d) É um período que já passou, portanto, não vejo motivo em estudá-lo.

14 - Sobre o surgimento do Liberalismo, é correto afirmar que:
a) Nasceu no século XVII com a noção dos direitos individuais de John Locke.
b) Começou com uma teoria econômica, muitos anos depois é que John Locke escreveu sobre ela.
c) É errado chamar Locke de pai do liberalismo, porque quem o inventou foi Montesquieu.
d) Não pode ser considerado nascido na teoria de Locke, porque ele fala dos direitos individuais, mas não fala do governo e do poder.

15 - A ideia de Locke de que todos nascem com alguns direitos, como a liberdade, a vida e a propriedade, contraria alguns princípios do Antigo Regime. Qual princípio é este?
a) Que todos são iguais perante a lei.
b) Que os seres humanos são naturalmente diferentes, por isso existe a divisão entre clero, nobreza e povo, que não pode ser alterada.
c) Que apenas o rei tem sangue azul, e um nobre vale tanto quanto um camponês.
d) Que todos tem exatamente os mesmos direitos e devem seguir as mesmas leis.

16 - Sobre a ideia de que um dos direitos incontestáveis do homem é a liberdade, é ERRADO afirmar que:
a) Não comprometeu em nada o poder absoluto do rei, pois dar liberdade não significava diminuir seu poder.
b) Atacava diretamente o mercantilismo e o pacto colonial.
c) Atacava o poder absolutista e seu direito de limitar a liberdade de expressão e política, pois quando as pessoas iniciassem o exercício de sua liberdade rejeitariam a autoridade do rei.
d) Atacava diretamente o absolutismo, porque um governo que não respeitasse a liberdade de seu povo deveria ser rejeitado e substituído.

17 - Sobre o liberalismo é correto afirmar que:
a) Fala exclusivamente sobre atividades econômicas.
b) Aborda muito a política, mas não os direitos dos indivíduos.
c) Aborda tanto os direitos individuais, quantos os políticos e econômicos.
d) É uma teoria para estudarmos, mas não tem muito a ver com a sociedade.

18 - Sobre a economia e o comércio, podemos afirmar que os iluministas:
a) Criticavam o mercantilismo, mas não faziam nenhuma proposta de economia para seu lugar.
b) Não criticavam o mercantilismo, mas estavam esperando uma proposta econômica melhor.
c) Elaboraram o liberalismo econômico, que dizia que o rei deveria interferir na economia.
d) Criticavam o mercantilismo, afirmando em seu lugar o liberalismo econômico, que tinha tudo a ver com os ideais de liberdade e de limitar os poderes do rei.

19 - Se você fosse um economista liberal, qual das práticas abaixo você criticaria?
a) A livre concorrência entre as nações.
b) O pacto colonial.
c) Liberdade de preços e comércio.
d) O fim dos monopólios.

20 - Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
a) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
b) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
c) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
d) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

21 - Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do direito divino dos reis para legitimar o absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.

22 - Assinale a alternativa que apresenta uma característica que o iluminismo não defendia:
a) Igualdade
b) Servidão 
c) Tolerância religiosa
d) Propriedade privada

23 – A importância histórica de John Locke, como precursor do movimento chamado de ilustração, está no fato de ter:
a) elaborado o Ato de Navegação que deu à Inglaterra o domínio dos mares.
b) defendido os princípios do absolutismo monárquico.
c) Participado da revolta de Cromwell contra o despotismo dos Tudor.
d) Formulado a teoria dos direitos naturais do homem.

24 - (Faap-1996) Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam:
a) intervenção do Estado na economia
b) o mercantilismo como política econômica nacional
c) socialização dos meios de produção
d) liberdade para as atividades econômicas

25 - A partir do século XVI, a palavra T R A B A L H O perde seu conceito negativo associado à ideia de pobreza e sofrimento, adquirindo uma conotação positiva de dignidade, porque:  
a) o trabalho passa a ser exercido também pelas classes dominantes.
b) o trabalho é fonte de toda a produtividade e riqueza material.  
c) a campanha pela abolição do trabalho escravo na América se intensifica.
d) os equipamentos das manufaturas exigem trabalhadores qualificados.


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