8ºANO – REVISÃO (ILUMINISMO E
FILÓSOFOS ILUMINISTAS)
HISTÓRIA – PROFESSOR ITALLO
QUESTÕES
1 - Escolha a alternativa que melhor apresente o estamento e suas
funções na sociedade moderna:
a) Nobreza: em associação com o clero, tomava conta de todas as
atividades comerciais.
b) Povo: composto somente pelos camponeses era quem se
responsabilizava por defender a sociedade no exército.
c) Povo: era composto por vários grupos sociais, como os artesãos,
burgueses, camponeses e outros tipos de trabalhadores, e não tinham
privilégios.
d) Clero: não tinha nenhum privilégio na sociedade moderna, porque
toda a sua autoridade se perdeu com o fim do feudalismo.
2 - Costuma-se dizer que o Iluminismo (que estudaremos com mais
detalhes adiante) surgiu da crítica a uma contradição básica da sociedade
moderna. Podemos afirmar que esta contradição era devido a (o):
a) A nobreza era mais rica que a burguesia, mas não podia
participar da política do Estado Absolutista, já que o rei não a representava.
b) A burguesia que obtinha os maiores lucros com a mais importante
atividade econômica (comércio) e sustentava o Estado com os impostos lutava por
maiores direito de participação política.
c) O clero era o mais interessado no desenvolvimento do comércio da
burguesia, apesar de ser um dos maiores proprietários de terras, isto porque a
burguesia era quem comandava a política.
d) O povo era contrário à que a burguesia assumisse o poder, porque
como esta pagava os impostos não seria favorável às demais classes sociais.
3 - O Iluminismo foi um movimento intelectual que criticava o
Antigo Regime. Isso significa que:
a) Os iluministas apoiavam toda a estrutura do mundo moderno,
porque com ela iriam enriquecer.
b) Os iluministas criticavam o mundo moderno, mas não escreveram
nada sobre isso.
c) Os iluministas criticavam o mundo moderno, e escreveram muitas
obras com o objetivo de derrubar estas estruturas sociais.
d) Mesmo fazendo críticas muito importantes contra o mundo moderno,
os iluministas em nada influenciaram as transformações do século XVIII.
4 - Por que o movimento de crítica ao Antigo regime recebeu o nome
de “Iluminismo”?
a) Porque os pensadores da época acreditavam que a falta de
conhecimento poderia ser comparada à escuridão, ou seja, não enxergar nada, e a
razão seria o oposto disso, representando a luz.
b) Porque representavam as luzes dos reis, que também eram
conhecidos como rei-sol.
c) Porque a Igreja sempre organizou grandes procissões durante a
época moderna, e sempre havia muitas velas para iluminar o caminho, e deve-se
considerar como os iluministas eram religiosos.
d) Porque o avanço da ciência passava pela descoberta de novas
fontes de energia.
5 - Sobre o Iluminismo é correto afirmar que:
a) Foi um movimento intelectual, ou seja, pegaram em armas e
lutaram em grandes guerras contra os reis.
b) Foi um movimento intelectual, o que significa que sua principal
forma de atuar era através da cultura: pensamento, arte, filosofia etc.
c) Não pode ser considerado um movimento de oposição, porque
somente ficar criticando não levou a um abalo no poder absolutista.
d) Não pode ser considerado um movimento intelectual.
6 - Com relação aos dogmas da igreja e do poder real, os
iluministas defendiam que:
a) Era fundamental obedecê-los, já que a autoridade de punir do rei
e do papa era amedrontadora.
b) Não era este o problema que fazia o homem viver na ignorância.
c) Estas questões deveriam ser discutidas apenas por poucos
filósofos, que não deveriam espalhar o conhecimento.
d) Todos os homens deveriam exercitar sua capacidade de crítica e
nunca aceitar verdades prontas, sempre chegando a conclusões por seus próprios
caminhos, e não por imposição de alguém.
7 - Sobre o poder do rei, os iluministas afirmavam que:
a) O poder do rei era absoluto e ordenado por Deus, e por isso não
poderia ser criticado (direito divino dos reis).
b) O poder do rei não interferia nas relações sociais, e por isso
para os iluministas não importava se fosse ou não absoluto.
c) O poder absoluto dos reis era considerado um mal para a
sociedade, pois limitava a liberdade de participação política dos indivíduos.
d) O poder do rei era um mal necessário, pois sem o poder do rei
não havia outra forma de organizar a sociedade.
8 - O conhecimento era muito valorizado pelos iluministas. Marque a
alternativa que demonstre esta afirmação.
a) Os iluministas costumavam elaborar críticas que só circularam
entre eles, pois amavam tanto o conhecimento que o queriam só para si.
b) A obra Enciclopédia é uma representação desta valorização, pois
os iluministas tentaram organizar todo o conhecimento do período e
compartilhá-lo.
c) Os iluministas pregavam a valorização do conhecimento, mas
evitaram contribuir com o projeto de Diderot e D’Alembert, e por isso a
Enciclopédia só teve uma publicação.
d) Os iluministas queriam que o conhecimento pudesse fortalecer a
autoridade do rei, que por sua vez fortaleceria suas pesquisas, financiando-as.
9 - É comum falarmos que os iluministas faziam diversas críticas.
Mas para cada uma de suas críticas estes intelectuais também fizeram propostas
sobre como organizar a sociedade. Marque a alternativa que apresenta uma
crítica e uma proposta elaborada pelos iluministas:
a) Criticavam a liberdade econômica e defendiam que os reis
controlassem a economia.
b) Criticavam as ideias fechadas da igreja, propondo que a ciência
fosse usada como explicação para a natureza e sociedade, e não a religião.
c) Criticavam a forma como agiam os cientistas e desejavam que
estes tivessem mais respeito com a Igreja.
d) Criticavam a liberdade de imprensa e a divulgação do
conhecimento em jornais, propondo uma forma onde o conhecimento fosse
respeitado e estivesse somente nas universidades.
10 - Leia as afirmativas a seguir e marque a alternativa que
associa corretamente a frase e seu autor.
a) “As pessoas não são obrigadas a aceitar um governo injusto e têm
o direito de revoltar-se contra ele”. D’Alembert, que em sua Enciclopédia
debateu apenas sobre as questões do governo.
b) “Posso até não concordar com nenhuma palavra do que você diz,
mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo”. Montesquieu, filósofo que
mais falou em nome de um julgamento justo.
c) “Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos
principais ou dos nobres, ou do povo, exercesse estes três poderes: o de fazer
as leis, de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as disputas
de particulares.” Voltaire, que propôs a separação em 3 poderes, mas que
podem ser exercidos pela mesma instituição.
d) “A vontade geral é então a essência da soberania,
manifestando-se (...) por meio da participação dos cidadãos (...). Portanto, é a
vontade geral que deve dirigir o Estado geral, tornando-se a sociedade soberana
e legítima. Rousseau, que propõe que somente no povo reside a autoridade e o
poder, e que a vontade da maioria deve prevalecer em um governo democrático.
11 - Quais das duplas de palavras abaixo representam melhor as ideias
iluministas?
a) Razão e liberdade.
b) Absolutismo e mercantilismo.
c) Colonização e escravidão.
d) Religiosidade e fé.
12 - Das alternativas abaixo qual é aquela que NÃO é uma das
atribuições do rei absolutista:
a) Regular os impostos, os preços e taxas alfandegárias.
b) Dividir as decisões econômicas com um conselho de burgueses.
c) Controlar os monopólios econômicos.
d) Cuidar da balança comercial para estar sempre com uma quantidade
de metais entesourado.
13 - Podemos afirmar que é importante estudar o liberalismo por quê:
a) É um tempo interessantíssimo, apesar de ser tão antigo e não ter
nada a ver com nossa sociedade.
b) Nossa sociedade é o oposto do liberalismo, e por isso temos que
conhecê-lo.
c) Pelo mesmo motivo que estudamos iluminismo: é a base das formas
políticas e econômicas nas quais vivemos.
d) É um período que já passou, portanto, não vejo motivo em estudá-lo.
14 - Sobre o surgimento do Liberalismo, é correto afirmar que:
a) Nasceu no século XVII com a noção dos direitos individuais de
John Locke.
b) Começou com uma teoria econômica, muitos anos depois é que John
Locke escreveu sobre ela.
c) É errado chamar Locke de pai do liberalismo, porque quem o
inventou foi Montesquieu.
d) Não pode ser considerado nascido na teoria de Locke, porque ele
fala dos direitos individuais, mas não fala do governo e do poder.
15 - A ideia de Locke de que todos nascem com alguns direitos, como
a liberdade, a vida e a propriedade, contraria alguns princípios do Antigo
Regime. Qual princípio é este?
a) Que todos são iguais perante a lei.
b) Que os seres humanos são naturalmente diferentes, por isso
existe a divisão entre clero, nobreza e povo, que não pode ser alterada.
c) Que apenas o rei tem sangue azul, e um nobre vale tanto quanto
um camponês.
d) Que todos tem exatamente os mesmos direitos e devem seguir as
mesmas leis.
16 - Sobre a ideia de que um dos direitos incontestáveis do homem é
a liberdade, é ERRADO afirmar que:
a) Não comprometeu em nada o poder absoluto do rei, pois dar
liberdade não significava diminuir seu poder.
b) Atacava diretamente o mercantilismo e o pacto colonial.
c) Atacava o poder absolutista e seu direito de limitar a liberdade
de expressão e política, pois quando as pessoas iniciassem o exercício de sua
liberdade rejeitariam a autoridade do rei.
d) Atacava diretamente o absolutismo, porque um governo que não
respeitasse a liberdade de seu povo deveria ser rejeitado e substituído.
17 - Sobre o liberalismo é correto afirmar que:
a) Fala exclusivamente sobre atividades econômicas.
b) Aborda muito a política, mas não os direitos dos indivíduos.
c) Aborda tanto os direitos individuais, quantos os políticos e
econômicos.
d) É uma teoria para estudarmos, mas não tem muito a ver com a
sociedade.
18 - Sobre a economia e o comércio, podemos afirmar que os
iluministas:
a) Criticavam o mercantilismo, mas não faziam nenhuma proposta de
economia para seu lugar.
b) Não criticavam o mercantilismo, mas estavam esperando uma
proposta econômica melhor.
c) Elaboraram o liberalismo econômico, que dizia que o rei deveria
interferir na economia.
d) Criticavam o mercantilismo, afirmando em seu lugar o liberalismo
econômico, que tinha tudo a ver com os ideais de liberdade e de limitar os
poderes do rei.
19 - Se você fosse um economista liberal, qual das práticas abaixo
você criticaria?
a) A livre concorrência entre as nações.
b) O pacto colonial.
c) Liberdade de preços e comércio.
d) O fim dos monopólios.
20 - Qual das
alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
a) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx
e Norberto Bobbio.
b) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert
Camus e Augusto Comte.
c) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e
Diderot.
d) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e
Thomas Hobbes.
21 - Assinale a alternativa que apresenta um
princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a crítica social e
política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da
unidade política.
c) Ideia do direito divino dos reis para legitimar o
absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes
independentes.
22 - Assinale a alternativa que apresenta uma
característica que o iluminismo não defendia:
a) Igualdade
b) Servidão
c) Tolerância religiosa
d) Propriedade privada
23 – A importância histórica de John Locke,
como precursor do movimento chamado de ilustração, está no fato de ter:
a) elaborado o Ato de Navegação que deu à
Inglaterra o domínio dos mares.
b) defendido os princípios do absolutismo
monárquico.
c) Participado da revolta de Cromwell contra o
despotismo dos Tudor.
d) Formulado a teoria dos direitos naturais do
homem.
24 - (Faap-1996) Os pensadores do liberalismo
econômico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam:
a) intervenção do Estado na economia
b) o mercantilismo como política econômica nacional
c) socialização dos meios de produção
d) liberdade para as atividades econômicas
25 - A partir do século
XVI, a palavra T R A B A L H O perde seu conceito negativo associado à ideia de
pobreza e sofrimento, adquirindo uma conotação positiva de dignidade, porque:
a) o trabalho
passa a ser exercido também pelas classes dominantes.
b) o
trabalho é fonte de toda a produtividade e riqueza material.
c) a campanha pela abolição do trabalho escravo na
América se intensifica.
d) os equipamentos das manufaturas exigem trabalhadores
qualificados.
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