9ºANO - FOLHA-TAREFA (GABARITO) - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E REPÚBLICA VELHA


FOLHA TAREFA 9ºANO – HISTÓRIA (PROFESSOR ITALLO)
PROCLAMAÇÃO DA REÚBLICA, REPÚBLICA VELHA, OLIGARQUIAS E REVOLTAS
GABARITO
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2 –
Resposta: Um desses grupos era liderado pelo jornalista Quintino Bocaiúva, que propunha chegar à República pela via eleitoral (por meio da eleição de muitos deputados republicanos). O outro grupo de republicanos, liderado pelo advogado Antônio da Silva Jardim, defendia a revolução popular como forma de implantar a República. Professor: Na avaliação do trabalho, levar em conta coesão, coerência e clareza, além de conhecimentos históricos

3 –
a) Na opinião do historiador, por que o povo apenas assistiu à Proclamação da República?
Resposta: O povo sabia que a República não era para valer, não incluía o povo, não era, enfim, uma República popular.
b) Para o autor do texto, o povo do Rio foi bilontra. O que isto quer dizer?
Resposta: Quer dizer que o povo foi esperto.

4 –
a) Quem era os “capangas” a que o texto se refere?
Resposta: Eram homens pagos pelos candidatos para protegê-los, mas também para intimidar e usar de violência contra adversários; no texto são chamados de “assassinos” e “bandos”.

b) No contexto do período, a quem eles serviam?
Resposta: serviam aos “coronéis” (líderes políticos locais com força econômica e de coação).

c) Como era conhecido o fenômeno político da Primeira República do qual o texto trata?
Resposta: Era conhecido como “coronelismo”.

d) O texto fala de Lima Barreto, um escritor brasileiro que viveu no início da Primeira República. Pesquise e elabore um pequeno texto sobre a vida do autor.
Resposta: Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu e morreu no Rio de Janeiro, em 1922. Foi funcionário público e jornalista. Sempre sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros escritores da época. Em 1911, em três meses, escreveu o romance Triste fim de Policarpo Quaresma, publicado em folhetins no Jornal do Comércio e na Gazeta da Tarde. Em início de 1919, suspende a colaboração no semanário ABC, por ter a revista publicado um artigo contra a raça negra, com o qual não concordava. De dezembro de 1919 a janeiro de 1920, é internado no hospício, devido à forte crise nervosa, resultando a experiência nas anotações dos primeiros capítulos da obra O cemitério dos vivos, memórias somente publicadas em 1953, juntamente com as do Diário Íntimo, num mesmo volume. Tendo sua saúde declinando mês a mês, agravada pelo reumatismo, pela bebida e outros padecimentos, Lima Barreto morreu em 1 de novembro de 1922, vitimado por um colapso cardíaco. Atualmente tem crescido o interesse entre os novos escritores brasileiros pela obra de Lima Barreto, tido como o pioneiro do romance social, cuja produção literária – vasta, em relação ao número de anos que viveu – ganha, a cada dia, o merecido destaque. Seus principais romances são: Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909); Triste fim de Policarpo Quaresma (1915); numa e a ninfa (1915); Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919); Clara dos Anjos (1948). Os Bruzundangas (1923); Coisas do Reino do Jambom (1953). (MUNANGA, Kabengele. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. p. 212)

5 –
a) O que se pode concluir a partir da leitura da tabela?
Resposta: Mostra o crescimento contínuo da participação brasileira na produção mundial de café entre 1870 e 1904.

b) Qual foi a consequência do aumento da produção para os preços do café brasileiro no exterior? Explique.
Resposta: Com o crescimento contínuo da produção, ocorreu uma queda dos preços do café brasileiro no mercado mundial. A explicação para isso está, entre outras coisas, na lei da oferta e da procura. Com o crescimento da oferta, os preços tendem a cair.

c) De que forma os principais estados produtores de café (São Paulo, Minas e Rio de Janeiro) reagiram a esse aumento da produção?
Resposta: Assinaram em 1906 o Convênio de Taubaté, um acordo entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pelo qual esses estados comprometiam-se a comprar e armazenar as sacas de café excedentes. Para isso tomaram empréstimos no exterior.

6 –
a) Na Primeira República, o (*) continuou liderando as exportações brasileiras, devido aos lucros obtidos com a venda para os Estados Unidos e a Europa.
Resposta: Café

b) No grande vale amazônico, ganhou importância a (*), matéria-prima essencial para as indústrias automobilística, de bicicletas e de pneus.
Resposta: Borracha

c) Plantado no sul da Bahia, o (*) tornou-se importante produto nacional e fez a fortuna de muitas famílias do interior baiano.
Resposta: Cacau

d) Na Primeira República, a (*) concentrou-se, sobretudo, no Sudeste, particularmente em São Paulo, com destaque para os setores têxtil e de alimentação.
Resposta: Industrialização

7 –
a) Prefeito Pereira Passos – destruição de cortiços – construção de avenidas – criação de favelas nos morros.
Resposta: Revolta da Vacina.

b) Código Militar da época da escravidão – castigos corporais – comida de má qualidade – sujeira nos alojamentos.
Resposta: Revolta da Chibata.

c) Empresa estadunidense – uso de aviação militar – madeireiras – expulsão dos camponeses de suas terras.
Resposta: Guerra do Contestado.

d) Mutirão para reformar igrejas e cemitérios – vitórias contra expedições governistas – tática de emboscadas – sertão baiano.
Resposta: Guerra de Canudos

8 –
Resposta pessoal: Entre os objetivos desse tipo de atividade está o estímulo à oralidade, à argumentação em defesa de um ponto de vista, à mediação, à avaliação e à capacidade de ouvir a opinião do outro.

9 –
a) Elabore uma ficha sobre o Modernismo no Brasil seguindo o roteiro a seguir:
·         Principal evento (local e data)
·         Artistas participantes (áreas de atuação e nomes)
Resposta: Principal evento (local e data): Semana de Arte Moderna de 1922: exposição realizada no Teatro Municipal de São Paulo entre 13 e 17 de fevereiro de 1922. Artistas participantes (áreas de atuação e nomes): pintores, como Di Cavalcanti e Anita Malfatti; escritores e poetas, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade; escultores, como Vitor Brecheret; músicos, como Heitor Villa Lobos etc.

b) Escolham um(a) obra modernista e elabore um cartaz ilustrado sobre ele(a).
Resposta pessoal: O trabalho com a habilidade de escrever textos, presente em todo o conjunto da coleção, é acrescido do trabalho de expor por escrito a apreensão sensível do aluno diante de uma obra de arte, caso venha a defender uma obra que apreciou, ou a capacidade argumentativa, caso venha a criticar uma obra que não o agradou.

10 –
a) O que foi?
Resposta: O tenentismo foi um movimento liderado por capitães e tenentes do exército que expressava a insatisfação crescente das camadas médias com a dominação oligárquica da Primeira República.

b) Qual era a sua tática de luta?
Resposta: A tática de luta do tenentismo era o levante armado.

c) Quais suas propostas?
Resposta: Inicialmente, os tenentes falavam em salvar a honra do exército e moralizar as instituições (suas propostas, portanto, eram vagas); posteriormente, suas propostas passaram a ser mais explícitas (moralização por meio do voto secreto, autonomia dos três poderes, obrigatoriedade do ensino primário e profissional etc.). Professor: não havia, portanto, uma proposta de transformação profunda da sociedade. Daí os tenentes usarem muitas vezes termos como “moralizar”, “purificar” etc.

d) É possível afirmar que o tenentismo contribuiu para a crise da Primeira República?
Resposta: Sim, pois desgastou o governo republicano; esse desgaste deveu-se, sobretudo, à Coluna Prestes, que percorreu 25 mil quilômetros, passando por 12 estados brasileiros, divulgando críticas abertas ao governo das oligarquias.

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