FOLHA TAREFA 9ºANO
– HISTÓRIA (PROFESSOR ITALLO)
PROCLAMAÇÃO DA
REÚBLICA, REPÚBLICA VELHA, OLIGARQUIAS E REVOLTAS
GABARITO
1 –
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2 –
Resposta: Um desses grupos era liderado pelo jornalista Quintino
Bocaiúva, que propunha chegar à República pela via eleitoral (por meio da
eleição de muitos deputados republicanos). O outro grupo de republicanos,
liderado pelo advogado Antônio da Silva Jardim, defendia a revolução popular
como forma de implantar a República. Professor: Na avaliação do trabalho, levar
em conta coesão, coerência e clareza, além de conhecimentos históricos
3 –
a) Na opinião do historiador, por que o
povo apenas assistiu à Proclamação da República?
Resposta: O povo sabia que a República não era para valer, não
incluía o povo, não era, enfim, uma República popular.
b) Para o autor do texto, o povo do Rio
foi bilontra. O que isto quer dizer?
Resposta: Quer dizer que o povo foi esperto.
4 –
a) Quem era os “capangas” a que o texto se
refere?
Resposta: Eram homens pagos pelos candidatos para protegê-los,
mas também para intimidar e usar de violência contra adversários; no texto são
chamados de “assassinos” e “bandos”.
b) No contexto do período, a quem eles
serviam?
Resposta: serviam aos “coronéis” (líderes políticos locais com
força econômica e de coação).
c) Como era conhecido o fenômeno político
da Primeira República do qual o texto trata?
Resposta: Era conhecido como “coronelismo”.
d) O texto fala de Lima Barreto, um
escritor brasileiro que viveu no início da Primeira República. Pesquise e
elabore um pequeno texto sobre a vida do autor.
Resposta: Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu e
morreu no Rio de Janeiro, em 1922. Foi funcionário público e jornalista. Sempre
sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica
quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros
escritores da época. Em 1911, em três meses, escreveu o romance Triste fim de
Policarpo Quaresma, publicado em folhetins no Jornal do Comércio e na Gazeta da
Tarde. Em início de 1919, suspende a colaboração no semanário ABC, por ter a
revista publicado um artigo contra a raça negra, com o qual não concordava. De
dezembro de 1919 a janeiro de 1920, é internado no hospício, devido à forte
crise nervosa, resultando a experiência nas anotações dos primeiros capítulos
da obra O cemitério dos vivos, memórias somente publicadas em 1953, juntamente
com as do Diário Íntimo, num mesmo volume. Tendo sua saúde declinando mês a
mês, agravada pelo reumatismo, pela bebida e outros padecimentos, Lima Barreto
morreu em 1 de novembro de 1922, vitimado por um colapso cardíaco. Atualmente
tem crescido o interesse entre os novos escritores brasileiros pela obra de
Lima Barreto, tido como o pioneiro do romance social, cuja produção literária –
vasta, em relação ao número de anos que viveu – ganha, a cada dia, o merecido
destaque. Seus principais romances são: Recordações do escrivão Isaías Caminha
(1909); Triste fim de Policarpo Quaresma (1915); numa e a ninfa (1915); Vida e
morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919); Clara dos Anjos (1948). Os Bruzundangas
(1923); Coisas do Reino do Jambom (1953). (MUNANGA, Kabengele. O negro no Brasil de hoje. São Paulo:
Global, 2006. p. 212)
5 –
a) O que se pode concluir a partir da
leitura da tabela?
Resposta: Mostra o crescimento contínuo da participação brasileira na
produção mundial de café entre 1870 e 1904.
b) Qual foi a consequência do aumento
da produção para os preços do café brasileiro no exterior? Explique.
Resposta: Com o crescimento contínuo da produção, ocorreu uma queda dos
preços do café brasileiro no mercado mundial. A explicação para isso está,
entre outras coisas, na lei da oferta e da procura. Com o crescimento da
oferta, os preços tendem a cair.
c) De que forma os principais estados
produtores de café (São Paulo, Minas e Rio de Janeiro) reagiram a esse aumento
da produção?
Resposta: Assinaram em 1906 o Convênio de Taubaté, um acordo entre São
Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pelo qual esses estados comprometiam-se a
comprar e armazenar as sacas de café excedentes. Para isso tomaram empréstimos
no exterior.
6 –
a) Na Primeira República,
o (*) continuou liderando as exportações brasileiras, devido aos lucros obtidos
com a venda para os Estados Unidos e a Europa.
Resposta: Café
b) No grande vale
amazônico, ganhou importância a (*), matéria-prima essencial para as indústrias
automobilística, de bicicletas e de pneus.
Resposta: Borracha
c) Plantado no sul da
Bahia, o (*) tornou-se importante produto nacional e fez a fortuna de muitas
famílias do interior baiano.
Resposta: Cacau
d) Na Primeira República,
a (*) concentrou-se, sobretudo, no Sudeste, particularmente em São Paulo, com
destaque para os setores têxtil e de alimentação.
Resposta: Industrialização
7 –
a) Prefeito Pereira Passos – destruição de
cortiços – construção de avenidas – criação de favelas nos morros.
Resposta: Revolta da Vacina.
b) Código Militar da época da escravidão –
castigos corporais – comida de má qualidade – sujeira nos alojamentos.
Resposta: Revolta da Chibata.
c) Empresa estadunidense – uso de aviação
militar – madeireiras – expulsão dos camponeses de suas terras.
Resposta: Guerra do Contestado.
d) Mutirão para reformar igrejas e
cemitérios – vitórias contra expedições governistas – tática de emboscadas –
sertão baiano.
Resposta: Guerra de Canudos
8 –
Resposta pessoal: Entre os objetivos
desse tipo de atividade está o estímulo à oralidade, à argumentação em defesa
de um ponto de vista, à mediação, à avaliação e à capacidade de ouvir a opinião
do outro.
9 –
a) Elabore uma ficha sobre o Modernismo no
Brasil seguindo o roteiro a seguir:
·
Principal evento (local e data)
·
Artistas participantes (áreas de atuação e
nomes)
Resposta: Principal evento (local e data): Semana de Arte
Moderna de 1922: exposição realizada no Teatro Municipal de São Paulo entre 13
e 17 de fevereiro de 1922. Artistas participantes (áreas de atuação e nomes):
pintores, como Di Cavalcanti e Anita Malfatti; escritores e poetas, como Mário
de Andrade e Oswald de Andrade; escultores, como Vitor Brecheret; músicos, como
Heitor Villa Lobos etc.
b) Escolham um(a) obra modernista e
elabore um cartaz ilustrado sobre ele(a).
Resposta pessoal: O trabalho com a habilidade de escrever
textos, presente em todo o conjunto da coleção, é acrescido do trabalho de
expor por escrito a apreensão sensível do aluno diante de uma obra de arte,
caso venha a defender uma obra que apreciou, ou a capacidade argumentativa,
caso venha a criticar uma obra que não o agradou.
10 –
a) O que foi?
Resposta: O tenentismo foi um movimento liderado por capitães e
tenentes do exército que expressava a insatisfação crescente das camadas médias
com a dominação oligárquica da Primeira República.
b) Qual era a sua tática de luta?
Resposta: A tática de luta do tenentismo era o levante armado.
c) Quais suas propostas?
Resposta: Inicialmente, os tenentes falavam em salvar a honra do
exército e moralizar as instituições (suas propostas, portanto, eram vagas);
posteriormente, suas propostas passaram a ser mais explícitas (moralização por
meio do voto secreto, autonomia dos três poderes, obrigatoriedade do ensino
primário e profissional etc.). Professor: não havia, portanto, uma proposta de
transformação profunda da sociedade. Daí os tenentes usarem muitas vezes termos
como “moralizar”, “purificar” etc.
d) É possível afirmar que o tenentismo
contribuiu para a crise da Primeira República?
Resposta: Sim, pois desgastou o governo republicano; esse
desgaste deveu-se, sobretudo, à Coluna Prestes, que percorreu 25 mil
quilômetros, passando por 12 estados brasileiros, divulgando críticas abertas
ao governo das oligarquias.
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