8º ANO - GABARITO DAS ATIVIDADES DO PERÍODO ENTRE 20/03 À 03/04

ATENÇÃO 8º ANO - Gabarito dos exercícios referentes ao período de 20/03 a 03/04. Na ordem: Livro didático, Apostila complementar da SME e Exercícios complementares.

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE HISTÓRIA – 8ºANO

LIVRO DIDÁTICO
Página 37
1 – O questionamento proposto por Edgar Morin diz respeito a ideia de progresso, ressaltando tanto seus aspectos positivos, quanto os negativos, deixando claro que essa temática deve ser repensada atualmente para o bem da humanidade.
2 – Nos mostra como a ideia de progresso está sendo utilizada de forma equivocada. A charge apresenta diversas nuances negativas, dentre elas, a degradação ambiental e a necessidade de uma relação melhor e mais respeitosa entre homem e natureza.
Página 38
1 – A pintura apresenta um intelectual explicando o movimento dos planetas em torno do sol por meio de um experimento, valorizando, desta forma, o uso da razão para compreender e explicar as manifestações da natureza. Além disso, a pintura representa o sol como uma lâmpada acesa, que também pode simbolizar a ideia de LUZ, de esclarecimento , característica do movimento iluminista.
Página 39
1 – A ideia de que o Iluminismo é um conjunto coeso e definitivo de pensamentos é contrária ao próprio conceito de Iluminismo, tendo em vista que os pensadores iluministas defendiam o direito à liberdade de expressão, o que implicava a diversidade de opiniões e ideias e, consequentemente, o debate e a crítica, inclusive em relação às próprias ideias iluministas.
Página 41
1 – O Iluminismo foi um movimento filosófico e intelectual que nasceu na Europa durante o século XVIII e se caracterizou pelo empenho de se fazer da razão a capacidade de elaborar conclusões com base na análise da realidade. Segundo os iluministas, a reflexão sobre o mundo não deveria permanecer apenas no âmbito intelectual, mas se expressar em atitudes e ações. Os seres humanos guiados pela razão, seriam capazes de melhorar o mundo, a sociedade e a si mesmos como indivíduos.
2 – O Antigo Regime foi marcado pela tirania dos reis e pela supremacia da fé. Como a igreja exercia poder sobre a política, o pensamento e o ensino, a capacidade humana de usar o intelecto teria ficado prisioneira das superstições e do mundo sobrenatural, constituindo as principais críticas do iluminismo a esse modo de vida.
3 – Montesquieu criou essa teoria como forma de combater o poder absoluto dos reis. O poder deveria ser dividido em Executivo, responsável por governar e garantir o cumprimento das leis, Legislativo, encarregado de elaborar as leis e Judiciário, responsável por analisar a constitucionalidade das leis e julgar as situações de conflito.
4 – Rousseau acreditava que os seres humanos nascem sem vícios das civilizações e são bons por natureza. A sociedade é que os teria  desvirtuado e os transformado em egoístas. Rousseau defendia que a sociedade  deveria ser reorganizada  e que a educação e soberania popular teriam papéis fundamentais nesse processo.
5 – O objetivo era reunir, em uma obra, todo o conhecimento produzido e divulgá-lo para toda humanidade.
Página 42
1 – Resposta pessoal. Positivamente poderíamos citar a importância da luta pelos direitos e preservação da privacidade e negativamente temos o consumismo exagerado que pode ocasionar desigualdade social e prejuízos econômicos e sociais como exemplo.
Página 43
6 – Adam Smith defendia que a riqueza da nação é produzida pelos indivíduos em estado de liberdade, que trabalham para atender a seus interesses e necessidades. Por isso, o Estado não deve interferir na economia, mas sim deixar que o livre mercado seja orientado pela lei da oferta e da procura.
7 – Atualmente. O liberalismo está presente em muitas decisões políticas  e econômicas de governos ocidentais, como a existência de Constituições que garantem o direito à propriedade como direito fundamental dos seres humanos; a privatização de empresas estatais; a redução dos gastos públicos com programas sociais, a defesa do livre mercado etc.
8 – A imagem mostra a realização do trabalho humano, fator que, segundo Smith, é o gerador de riqueza. Além disso, podemos também citar a especialização do trabalho defendidas pelo filósofo.
Página 44
1 – O “impostor” é aquele que teria cercado um terreno e se apropriado dele, ou seja, aquele que se declarou proprietário das terras e que passou a viver da exploração do trabalho dos camponeses e dos tributos pagos por eles.
2 – A desigualdade teria surgido quando o homem passou a viver em comunidade e a depender do trabalho alheio para suprir suas necessidades.
3 – Para Rousseau, a propriedade privada seria a causa das misérias, das desigualdades sociais, das guerras e dos crimes que haviam marcado a história humana até aquele momento.
4 – Segundo Locke, o indivíduo é o senhor de sua própria pessoa, e, por isso, tudo o que ele produz por meio de seu trabalho é sua propriedade. Locke afirma que, quando o ser humano retira algo em seu estado de natureza e o transforma, esse resultado torna-se seu, e pela lei da natureza essa propriedade é protegida. Para defender sua tese,, Locke usa o exemplo de um indivíduo que retira um fruto de uma árvore para se alimentar, argumentando que ele não precisaria ter o consenso de toda humanidade para retirar esse fruto de seu estado de natureza e se apropriar dele como fonte de alimento.
5 – Para Locke, todo indivíduo tem o direito natural à propriedade, mas isso deve ocorrer sem que haja desperdício e desde que o restante em seu estado de natureza seja suficiente para os outros, em quantidade e qualidade. Dessa forma, essa lei teria limites para que um indivíduo não tome tudo para si.
6 – Rousseau condena a propriedade privada, afirmando que ela é causadora das desigualdades sociais, da escravidão, da miséria e de todos os males da sociedade, enquanto Locke defende que a propriedade privada é um direito natural do ser humano, que deve ser protegido.
Página 47
8 – O Despotismo esclarecido foi um sistema de governo que surgiu na Europa no final do século XVIII, que se caracterizou pela combinação do absolutismo monárquico com medidas fundadas nas ideias iluministas.
9 – Do ponto de vista da economia, os déspotas esclarecidos estimularam as manufaturas, a agricultura e o comércio, controlaram os gastos do reino, acabaram com antigos privilégios da nobreza e do clero e investiram na instrução pública. No que se refere às liberdades individuais, alguns deles concederam liberdade de culto aos súditos e aboliram a tortura. No entanto, do ponto de vista político, eles mantiveram o poder absoluto, sem abrir espaço para a participação política dos cidadãos.
Página 48
1 –
a) A valorização da razão como princípio para todas as ações humanas.
b) Para Hobbes, o uso da razão é primordial para o desenvolvimento científico, que seria essencial para melhorar as condições de vida dos seres humanos, superando o atraso e conquistando o progresso e a plena felicidade.
c) Resposta pessoal
2 –
a) O experimento, os cartazes na parede e as réguas sobre a mesa evidenciam a valorização da razão e da ciência.
b) O professor e os alunos usam roupas elegantes e perucas típicas das elites intelectuais do século XVIII. Percebe-se assim que a gravura representa uma situação de ensino das classes mais ricas.
c) Entre outros elementos, podemos identificar a diferença nos trajes, no ambiente da classe, onde atualmente as turmas são mistas e com maior número de alunos. Podemos considerar ainda a valorização do conhecimento racional e científico no ambiente escolar, entretanto, hoje, a educação formal visa também o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
3 – No Brasil, a Constituição de 1988 apresenta artigos dedicados às crianças e aos adolescentes, que foram aprimorados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990. Segundo  o ECA, crianças são pessoas com até 12 anos de idade incompletos e adolescentes são aqueles entre 12 e 18 anos de idade. O estatuto também menciona o “direito à educação de qualidade”.
4 –
a) Transformar o meio ambiente a fim de trazer melhorias para a humanidade.
b) A industrialização, a urbanização, a mercantilização, a ampliação da divisão do trabalho, a burocratização, a formação do Estado, a racionalização.
c) Essa ideia ainda permanece em nossa sociedade, mesmo que existam pessoas e movimentos ambientalistas com propostas alternativas para lidar com a natureza.
d) Os diversos tipos de poluição, o desmatamento, a extinção de espécies da fauna e da flora, as alterações climáticas, o aquecimento global etc.
e) Resposta pessoal. Desenvolvimento sustentável é um preceito para promover o desenvolvimento econômico consciente sem esgotar os recursos naturais, sem agredir ou agredindo o mínimo possível o meio ambiente.

MATERIAL COMPLEMENTAR 1.1 SME – GABARITO

TEXTO 01 – EXERCÍCIOS
a) Foi um movimento que ocorreu na Europa durante o século XVIII que criticava através de intelectuais a tradição cultural vigente à época e o Estado Absolutista. Suas propostas baseavam-se na transformação da antiga ordem para um mundo liberal burguês, com base num Estado Constitucional, onde houvesse uma autoridade central com poderes bem definidos e limitados, mas com uma ampla margem de liberdade civil.
b) Segundo Kant, no empirismo o conhecimento humano vem das experiências práticas, enquanto no racionalismo, o conhecimento humano é proveniente da razão.
c) Os independentes, que possuíam terras e exprimiam uma opinião política e os dependentes, que não tinham o direto de voto e nem de serem eleitos.

TEXTO 02 – EXERCÍCIOS
a) Para Rousseau, os homens deixavam de ser livres a partir do momento em que um grupo passava a ser proprietário da terra, iniciando o processo de desigualdade e de dominação social.
b) Era um homem sem ser corrompido pelos vícios das civilizações e não tinha perdido sua essência humana, que estava sedimentada na liberdade e na igualdade naturais.
c) Natural (ou física) e desigualdade moral (ou política)
d) Resposta pessoal
TEXTO 03 – EXERCÍCIOS
1 – A função do poder executivo é a de chefe de governo (administra e toma decisões) e a de chefe de Estado (representa o País, Estado ou Município) . Já a função do poder Legislativo é a de criar as leis de um país, além de fiscalizar as políticas do chefe executivo. Quanto ao poder judiciário, ele é o responsável por julgar através das leis criadas pelo legislativo e pela constituição do país. 

TEXTO 04 – EXERCÍCIOS
a) Resposta pessoal

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES – GABARITO
1 – O que foi o Antigo Regime Europeu? Como também podemos chamá-lo?
R: Sistema de governo que vigorou na Europa, principalmente, entre os séculos XVI e XVIII. Também conhecido como absolutismo monárquico.

2 – Quais as principais críticas feitas principalmente pela burguesia ao Antigo Regime?
R: Poder absoluto dos reis, divisão da sociedade em estamentos, intolerância religiosa e filosófica, intervenção do Estado na vida das pessoas etc.

3 – Quais as principais características que marcaram o Antigo Regime?
R: Regime absolutista (poder total nas mãos do Rei), sociedade dividida em estamento com pouca ou nenhuma mobilidade social e o mercantilismo.

4 – Qual classe social assumiu o protagonismo político e econômico no final do século XVIII?
R: A Burguesia

5 – Defina Iluminismo.
R: Foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendeu o uso da razão (luz) contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

6 – O que o Iluminismo defendia?
R: Igualdade (todos deveriam ser iguais perante a lei), tolerância religiosa ou filosófica, liberdade pessoal e social, direito à propriedade privada, liberdade econômica e o Antropocentrismo.

7 – As mudanças políticas e econômicas promovidas pelo Iluminismo foram baseadas em quais preceitos da Revolução Francesa?
R: Igualdade, Liberdade e Fraternidade

8 – Defina Despotismo Esclarecido. Cite alguns reis que adotaram algumas práticas iluministas e ficaram conhecidos como “Déspotas esclarecidos”.
R: – O Despotismo esclarecido foi um sistema de governo que surgiu na Europa no final do século XVIII, que se caracterizou pela combinação do absolutismo monárquico com medidas fundadas nas ideias iluministas. Como exemplo desses déspotas podemos citar: Frederico II da, Prússia, Catarina II, da Rússia e o Marquês de Pombal, de Portugal.

9 – Qual era o principal objetivo da “Enciclopédia”?
R: Fazer a compilação (junção) de todo conhecimento racional humano em uma grande obra... A “Enciclopédia”.

10 – Defina Liberalismo econômico e indique quem foi considerado o percursor dessa corrente econômica?
R: É uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas , rejeitando o intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. Adam Smith é considerado o percursor dessa corrente.

11 – Quem é considerado o pai do Iluminismo?
R: John Locke

12 – O que John Locke defendia?
R: Defensor da razão, afirmava que nossa mente é como uma tábula rasa (folha de papel em branco) sem nenhuma ideia. Defendeu ainda a liberdade dos cidadãos e condenou o absolutismo.

13 – A quem eram dirigidas as principais críticas de Voltaire?
R: Ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e a prepotência dos poderosos.

14 – Qual o principal feito realizado por Montesquieu e que permanece até os dias atuais? Cite a obra que esses ideais são retratados?
R: A tripartição dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário presentes em sua obra intitulada “O espírito das leis”.

15 – O que afirma Rousseau em sua principal obra “O Contrato social”?
R: Afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.

16 – Sabemos que Quesnay era o representante oficial da Fisiocracia. O que os fisiocratas pregavam?
R: Pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.

17 – Quem foi o principal representante do Liberalismo Econômico? No que ele acreditava?
R: Adam Smith foi o principal representante do liberalismo econômico. Acreditava que o Estado é legitimamente poderoso se for rico e para isso, necessitaria expandir suas atividades econômicas capitalistas e para expandir essas atividades, o Estado deveria dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.

18 – Cite 5 características do iluminismo presentes em seu caderno.
R: Explicação baseada na razão, Antropocentrismo, igualdade jurídica, liberdade religiosa, crescimento da burguesia, dentre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário