8ºANO – REVISÃO (ILUMINISMO E FILÓSOFOS ILUMINISTAS)
HISTÓRIA – PROFESSOR ITALLO
GABARITO
1 - Escolha a alternativa
que melhor apresente o estamento e suas funções na sociedade moderna:
a) Nobreza: em associação
com o clero, tomava conta de todas as atividades comerciais.
b) Povo: composto somente
pelos camponeses era quem se responsabilizava por defender a sociedade no
exército.
c) Povo: era composto por vários grupos sociais,
como os artesãos, burgueses, camponeses e outros tipos de trabalhadores, e não
tinham privilégios.
d) Clero: não tinha nenhum
privilégio na sociedade moderna, porque toda a sua autoridade se perdeu com o
fim do feudalismo.
2 - Costuma-se dizer que o
Iluminismo (que estudaremos com mais detalhes adiante) surgiu da crítica a uma
contradição básica da sociedade moderna. Podemos afirmar que esta contradição
era devido a (o):
a) A nobreza era mais rica
que a burguesia, mas não podia participar da política do Estado Absolutista, já
que o rei não a representava.
b) A burguesia que obtinha os maiores lucros com a
mais importante atividade econômica (comércio) e sustentava o Estado com os
impostos lutava por maiores direito de participação política.
c) O clero era o mais
interessado no desenvolvimento do comércio da burguesia, apesar de ser um dos
maiores proprietários de terras, isto porque a burguesia era quem comandava a
política.
d) O povo era contrário à
que a burguesia assumisse o poder, porque como esta pagava os impostos não
seria favorável às demais classes sociais.
3 - O Iluminismo foi um
movimento intelectual que criticava o Antigo Regime. Isso significa que:
a) Os iluministas apoiavam
toda a estrutura do mundo moderno, porque com ela iriam enriquecer.
b) Os iluministas criticavam
o mundo moderno, mas não escreveram nada sobre isso.
c) Os iluministas criticavam o mundo moderno, e
escreveram muitas obras com o objetivo de derrubar estas estruturas sociais.
d) Mesmo fazendo críticas
muito importantes contra o mundo moderno, os iluministas em nada influenciaram
as transformações do século XVIII.
4 - Por que o movimento de
crítica ao Antigo regime recebeu o nome de “Iluminismo”?
a) Porque os pensadores da época acreditavam que a
falta de conhecimento poderia ser comparada à escuridão, ou seja, não enxergar
nada, e a razão seria o oposto disso, representando a luz.
b) Porque representavam as
luzes dos reis, que também eram conhecidos como rei-sol.
c) Porque a Igreja sempre
organizou grandes procissões durante a época moderna, e sempre havia muitas
velas para iluminar o caminho, e deve-se considerar como os iluministas eram
religiosos.
d) Porque o avanço da
ciência passava pela descoberta de novas fontes de energia.
5 - Sobre o Iluminismo é
correto afirmar que:
a) Foi um movimento
intelectual, ou seja, pegaram em armas e lutaram em grandes guerras contra os
reis.
b) Foi um movimento intelectual, o que significa
que sua principal forma de atuar era através da cultura: pensamento, arte,
filosofia etc.
c) Não pode ser considerado
um movimento de oposição, porque somente ficar criticando não levou a um abalo
no poder absolutista.
d) Não pode ser considerado
um movimento intelectual.
6 - Com relação aos dogmas da
igreja e do poder real, os iluministas defendiam que:
a) Era fundamental
obedecê-los, já que a autoridade de punir do rei e do papa era amedrontadora.
b) Não era este o problema
que fazia o homem viver na ignorância.
c) Estas questões deveriam
ser discutidas apenas por poucos filósofos, que não deveriam espalhar o
conhecimento.
d) Todos os homens deveriam exercitar sua
capacidade de crítica e nunca aceitar verdades prontas, sempre chegando a
conclusões por seus próprios caminhos, e não por imposição de alguém.
7 - Sobre o poder do rei, os
iluministas afirmavam que:
a) O poder do rei era
absoluto e ordenado por Deus, e por isso não poderia ser criticado (direito
divino dos reis).
b) O poder do rei não
interferia nas relações sociais, e por isso para os iluministas não importava
se fosse ou não absoluto.
c) O poder absoluto dos reis era considerado um
mal para a sociedade, pois limitava a liberdade de participação política dos
indivíduos.
d) O poder do rei era um mal
necessário, pois sem o poder do rei não havia outra forma de organizar a
sociedade.
8 - O conhecimento era muito
valorizado pelos iluministas. Marque a alternativa que demonstre esta
afirmação.
a) Os iluministas costumavam
elaborar críticas que só circularam entre eles, pois amavam tanto o
conhecimento que o queriam só para si.
b) A obra Enciclopédia é uma representação desta
valorização, pois os iluministas tentaram organizar todo o conhecimento do
período e compartilhá-lo.
c) Os iluministas pregavam a
valorização do conhecimento, mas evitaram contribuir com o projeto de Diderot e
D’Alembert, e por isso a Enciclopédia só teve uma publicação.
d) Os iluministas queriam
que o conhecimento pudesse fortalecer a autoridade do rei, que por sua vez
fortaleceria suas pesquisas, financiando-as.
9 - É comum falarmos que os
iluministas faziam diversas críticas. Mas para cada uma de suas críticas estes
intelectuais também fizeram propostas sobre como organizar a sociedade. Marque
a alternativa que apresenta uma crítica e uma proposta elaborada pelos
iluministas:
a) Criticavam a liberdade
econômica e defendiam que os reis controlassem a economia.
b) Criticavam as ideias fechadas da igreja,
propondo que a ciência fosse usada como explicação para a natureza e sociedade,
e não a religião.
c) Criticavam a forma como
agiam os cientistas e desejavam que estes tivessem mais respeito com a Igreja.
d) Criticavam a liberdade de
imprensa e a divulgação do conhecimento em jornais, propondo uma forma onde o
conhecimento fosse respeitado e estivesse somente nas universidades.
10 - Leia as afirmativas a
seguir e marque a alternativa que associa corretamente a frase e seu autor.
a) “As pessoas não são
obrigadas a aceitar um governo injusto e têm o direito de revoltar-se contra
ele”. D’Alembert, que em sua Enciclopédia debateu apenas sobre as
questões do governo.
b) “Posso até não concordar
com nenhuma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de
dizê-lo”. Montesquieu, filósofo que mais falou em nome de um julgamento justo.
c) “Tudo estaria perdido se
o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais ou dos nobres, ou do povo,
exercesse estes três poderes: o de fazer as leis, de executar as resoluções
públicas e o de julgar os crimes ou as disputas de particulares.” Voltaire, que
propôs a separação em 3 poderes, mas que podem ser exercidos pela mesma
instituição.
d) “A vontade geral é então a essência da
soberania, manifestando-se (...) por meio da participação dos cidadãos (...).
Portanto, é a vontade geral que deve dirigir o Estado geral, tornando-se a
sociedade soberana e legítima. Rousseau, que propõe que somente no povo reside
a autoridade e o poder, e que a vontade da maioria deve prevalecer em um
governo democrático.
11 - Quais das duplas de
palavras abaixo representam melhor as ideias iluministas?
a) Razão e liberdade.
b) Absolutismo e
mercantilismo.
c) Colonização e escravidão.
d) Religiosidade e fé.
12 - Das alternativas abaixo
qual é aquela que NÃO é uma das atribuições do rei absolutista:
a) Regular os impostos, os
preços e taxas alfandegárias.
b) Dividir as decisões econômicas com um conselho
de burgueses.
c) Controlar os monopólios econômicos.
d) Cuidar da balança
comercial para estar sempre com uma quantidade de metais entesourado.
13 - Podemos afirmar que é
importante estudar o liberalismo por quê:
a) É um tempo
interessantíssimo, apesar de ser tão antigo e não ter nada a ver com nossa
sociedade.
b) Nossa sociedade é o
oposto do liberalismo, e por isso temos que conhecê-lo.
c) Pelo mesmo motivo que estudamos iluminismo: é a
base das formas políticas e econômicas nas quais vivemos.
d) É um período que já
passou, portanto, não vejo motivo em estudá-lo.
14 - Sobre o surgimento do
Liberalismo, é correto afirmar que:
a) Nasceu no século XVII com a noção dos direitos
individuais de John Locke.
b) Começou com uma teoria
econômica, muitos anos depois é que John Locke escreveu sobre ela.
c) É errado chamar Locke de
pai do liberalismo, porque quem o inventou foi Montesquieu.
d) Não pode ser considerado
nascido na teoria de Locke, porque ele fala dos direitos individuais, mas não
fala do governo e do poder.
15 - A ideia de Locke de que
todos nascem com alguns direitos, como a liberdade, a vida e a propriedade,
contraria alguns princípios do Antigo Regime. Qual princípio é este?
a) Que todos são iguais
perante a lei.
b) Que os seres humanos são naturalmente
diferentes, por isso existe a divisão entre clero, nobreza e povo, que não pode
ser alterada.
c) Que apenas o rei tem
sangue azul, e um nobre vale tanto quanto um camponês.
d) Que todos tem exatamente
os mesmos direitos e devem seguir as mesmas leis.
16 - Sobre a ideia de que um
dos direitos incontestáveis do homem é a liberdade, é ERRADO afirmar
que:
a) Não comprometeu em nada o
poder absoluto do rei, pois dar liberdade não significava diminuir seu poder.
b) Atacava diretamente o
mercantilismo e o pacto colonial.
c) Atacava o poder absolutista e seu direito de
limitar a liberdade de expressão e política, pois quando as pessoas iniciassem
o exercício de sua liberdade rejeitariam a autoridade do rei.
d) Atacava diretamente o
absolutismo, porque um governo que não respeitasse a liberdade de seu povo
deveria ser rejeitado e substituído.
17 - Sobre o liberalismo é
correto afirmar que:
a) Fala exclusivamente sobre
atividades econômicas.
b) Aborda muito a política,
mas não os direitos dos indivíduos.
c) Aborda tanto os direitos individuais, quantos
os políticos e econômicos.
d) É uma teoria para
estudarmos, mas não tem muito a ver com a sociedade.
18 - Sobre a economia e o
comércio, podemos afirmar que os iluministas:
a) Criticavam o
mercantilismo, mas não faziam nenhuma proposta de economia para seu lugar.
b) Não criticavam o
mercantilismo, mas estavam esperando uma proposta econômica melhor.
c) Elaboraram o liberalismo
econômico, que dizia que o rei deveria interferir na economia.
d) Criticavam o mercantilismo, afirmando em seu
lugar o liberalismo econômico, que tinha tudo a ver com os ideais de liberdade
e de limitar os poderes do rei.
19 - Se você fosse um
economista liberal, qual das práticas abaixo você criticaria?
a) A livre concorrência
entre as nações.
b) O pacto colonial.
c) Liberdade de preços e
comércio.
d) O fim dos monopólios.
20 - Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de
importantes filósofos iluministas?
a)
Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
b)
Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
c) Montesquieu, Voltaire,
Rousseau e Diderot.
d)
Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.
21 - Assinale
a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
a) Crença na razão como fonte para a
crítica social e política.
b) Defesa do
ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do
direito divino dos reis para legitimar o absolutismo.
d) Ideia de
indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
22 -
Assinale a alternativa que apresenta uma característica que o iluminismo não
defendia:
a)
Igualdade
b) Servidão
c)
Tolerância religiosa
d) Propriedade
privada
23 - (FCC-SP) A importância histórica de John Locke, como precursor do
movimento chamado de ilustração, está no fato de ter:
a) elaborado o Ato de Navegação que deu à Inglaterra o domínio dos
mares.
b) defendido os princípios do absolutismo monárquico.
c) participado da revolta de Cromwell contra o despotismo dos
Tudor.
d) formulado a
teoria dos direitos naturais do homem.
24 -
(Faap-1996) Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, Malthus e
outros, defendiam:
a) intervenção
do Estado na economia
b) o
mercantilismo como política econômica nacional
c)
socialização dos meios de produção
d) liberdade para as atividades
econômicas
25 - A partir do século XVI, a palavra T R A B A L H O perde seu conceito
negativo associado à ideia de pobreza e sofrimento, adquirindo uma conotação
positiva de dignidade, porque:
a) o trabalho passa a ser exercido
também pelas classes dominantes.
b) o trabalho é fonte de toda a produtividade e riqueza material.
c) a campanha
pela abolição do trabalho escravo na América se intensifica.
d) os
equipamentos das manufaturas exigem trabalhadores qualificados.
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