9º ANO - DESAFIO DA PÁSCOA (ATÉ 10/03)


DESAFIO DA PÁSCOA – 9ºANO

REGRAS DO CONCURSO

1 – AS QUESTÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO BLOG (É SO ACESSAR O LINK ABAIXO) E NA PÁGINA OFICIAL DO EMOC JUAN ANTONIO SAMARANCH

2 – AS RESPOSTAS DEVEM SER ENVIADAS PARA O EMAIL
prof.itallodamazio@gmail.com (somente o número das questões e a letra correspondente a resposta escolhida. Exemplo: 1 – A). Até o dia 10/03 (não esquecer o nome completo e a turma).

3 – PREMIAÇÃO: 3 BARRAS DE CHOCOLATE PARA O ALUNO DO 8º ANO (INDEPENDENTE DA TURMA) QUE ACERTAR MAIS QUESTÕES E 3 BARRAS DE CHOCOLATE PARA A ALUNA DO 8º ANO (INDEPENDENTE DA TURMA)  QUE ACERTAR MAIS QUESTÕES.

4 – A PREMIAÇÃO SERÁ ENTREGUE NO RETORNO DAS AULAS.

5 – NÃO HAVERÁ EMPATE... SE TIVERMOS MAIS DE UM ALUNO COM O MESMO NÚMERO DE ACERTOS, AQUELE QUE MANDOU O EMAIL COM O GABARITO PRIMEIRO SERÁ DECLARADO VENCEDOR.

6 – O RESULTADO E O GABARITO SERÃO DIVULGADOS NO DIA 13/04.

BOA SORTE!!!!!!

QUESTÕES

1 - (PUCRS 2014) Considere as afirmações abaixo sobre a Proclamação da República no Brasil, em 1889.

I. Teve, como uma das suas principais causas, a abolição da escravidão, em 1888, pois essa medida levou a oligarquia cafeeira e escravocrata carioca, uma das bases de apoio do Imperador, a se sentir traída pela monarquia e abandonar o regime imperial.
II. Resultou em profundas alterações estruturais no Brasil, na medida em que a queda da monarquia acarretou a perda de poder da oligarquia cafeeira, que foi alijada do sistema político, em favor da ascensão das classes médias urbanas.
III. Teve, como um dos seus principais agentes, o exército brasileiro, que, desde a Guerra do Paraguai, desejava ampliar o seu papel político no Império, o que não era permitido pelo Imperador.
IV. Atendeu aos interesses das camadas mais humildes da população brasileira, tendo em vista a impopularidade do Imperador e a tendência de o regime republicano permitir a participação popular no sistema eleitoral recém-implantado.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.

2 - (UFRGS 2014) Em 1891, ocorreu uma fortíssima crise econômica no Brasil, decorrente da política de Encilhamento do Governo Provisório da República, um plano econômico que tinha por objetivo aumentar a oferta de moeda em circulação, expandir o crédito e promover o desenvolvimento nacional.
Entre as consequências dessa crise, está:
a) o aumento da especulação financeira, a desvalorização da moeda e o crescimento do desemprego.
b) um enorme fluxo de capitais britânicos em direção ao país, com a consequente diminuição da dívida externa brasileira.
c) o crescimento da importação de produtos estrangeiros e o enfraquecimento da indústria nacional.
d) o fortalecimento dos setores médios e populares urbanos, em decorrência da
valorização da moeda nacional naquele contexto. 

3 - (PUCRS 2013) A instauração da República no Brasil, no final do século XIX, provocou insatisfação popular que deu origem a diversos movimentos sociais, políticos, religiosos e militares. São exemplos da realidade rural do Brasil desse contexto os movimentos conhecidos como:
a) Revolta da Chibata, Revolta da Armada e Cangaço.
b) Revolta da Chibata, Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
c) Canudos, Contestado e Cangaço.
d) Canudos, Revolta da Armada e Revolta da Vacina.

4 - (Mackenzie 1997) Sobre o contexto histórico responsável pela proclamação da República NÃO se inclui:
a) a insatisfação dos setores escravocratas com o governo monárquico após a Lei Áurea.
b) a ascensão do exército após a Guerra do Paraguai, passando a exigir um papel na vida política do país.
c) a perda de prestígio do governo imperial junto ao clero, após a questão religiosa.
d) o alto grau de consciência e participação das massas urbanas em todo o processo da proclamação da República.

5 - (UECE 2014) A Revolta da Chibata, de 1910, foi um(a):
a) revolta de marinheiros que faziam o tráfico negreiro dos portos africanos para o Rio de Janeiro.
b) rebelião de escravos, ocorrida no Vale do Paraíba, contra os castigos corporais por eles sofridos.
c) rebelião de marinheiros negros e mulatos contra os castigos corporais e as condições de trabalho nos navios da Marinha Brasileira.
d) protesto organizado por soldados do exército contra os baixos soldos e os
castigos aplicados aos militares de baixa patente considerados insubordinados.

6 - (Espcex - 2014) “O período da história política brasileira que vai de 1889 a 1930 costuma ser designado pelos historiadores de diferentes modos: República Oligárquica, República do ‘Café com Leite’, República Velha ou Primeira República. Neste período, em troca de ‘favores’, os coronéis exigiam que os eleitores votassem nos candidatos por eles indicados. Tal prática ficou conhecida como ‘voto de cabresto’”.

(COTRIM, 2009, modificado).

As duas expressões grifadas (“coronéis” e “voto de cabresto”) referem-se, respectivamente,
a) aos grandes proprietários de terras e ao voto secreto.
b) aos oficiais de carreira que exerciam cargos políticos e ao voto censitário.
c) à influência de oficiais do Exército na tomada de decisões políticas e ao voto censitário.
d) aos grandes proprietários de terras e ao voto aberto dado sob pressão

7 - (UFSC 2014) Sobre a Guerra do Contestado (1912-1916), assinale a alternativa INCORRETA.
a) Iniciou-se como um fenômeno religioso de características messiânicas, mas acabou também por ganhar feições de lutas política e social ao integrar diferentes grupos como posseiros e sitiantes expulsos de suas terras, comunidades negras e caboclas, dentre outros insatisfeitos com suas precárias condições de vida.
b) A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Esta crise fez com que sertanejos, muitos deles escravos, passassem a seguir o monge Antônio Conselheiro que pregava a criação de um mundo novo, regido
pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e teriam terras para trabalhar.
c) Ganhou este nome em razão de os conflitos terem ocorrido em uma área de disputa territorial entre os Estados do Parará e Santa Catarina.
d) A construção da ferrovia na região, realizada pela empresa concessionária Brazil Railway, contribuiu fortemente para a instabilidade social e, assim, para os conflitos que resultaram na Guerra do Contestado.

8 - (G1 - IFCE 2011) A Revolta de Canudos (1893-1897) se insere no contexto das lutas populares da República Velha e se caracteriza como movimento messiânico. Melhor caracteriza esta revolta:
a) movimento de rebeldia social que, sob o comando do cangaceiro Virgulino Ferreira – o Lampião – lutava contra a opressão da vida nordestina.
b) liderada por José Maria, cujo nome verdadeiro era Miguel Lucena Boaventura, reuniu mais de 20 mil sertanejos e fundou com eles alguns povoados, a chamada “Monarquia Celeste”.
c) ocorrida no governo do presidente Rodrigues Alves, no Rio de Janeiro, contra as péssimas condições de vida da população pobre, como epidemias, pobreza e desemprego.
d) movimento liderado por Antônio Conselheiro (Antônio Mendes Maciel), que fundou, no sertão da Bahia, uma comunidade que congregava escravos, sertanejos sem-terra, gente perseguida pelos coronéis ou pela polícia.

9 - Tradicionalmente o termo República Velha é usado para identificar o período que vai de 1889 a 1930. Sobre as características deste período e outras questões subjacentes, assinale V (verdadeiro) para as proposições verdadeiras e F (falso) para as falsas.
( ) Os dois primeiros governos da recém inaugurada República brasileira eram militares.
( ) Com o novo regime, surgiram divergências tanto no meio militar quanto no civil
( ) Pode-se afirmar que os governos do período conhecido como República Velha implementaram medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um todo e visando acabar com as desigualdades sociais do país.
( ) O Brasil da chamada República Velha era um país, sobretudo, rural; a agricultura permanecia como principal atividade econômica.
( ) Durante o período denominado República Velha, paulistas e mineiros se alternaram na Presidência da República; este revezamento ficou conhecido como “política do café com leite”.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
a) FVVFV
b) VVFVV
c) VFFVV
d) FFFVV

10 - O controle dos votos nas eleições pelos coronéis na República das Oligarquias, era chamado de:
a) Eleições do Cacete;
b) Curral eleitoral;
c) Voto de cabresto;
d) Voto censitário;
e) Voto distrital.

11 - Foram importantes movimentos populares no campo contra a concentração fundiária, a miséria e os desmandos das oligarquias e caracterizados como messiânicos devido a liderança de beatos. O texto refere-se à(ao):
a) Revolta de Juazeiro e Cangaço;
b) Cangaço e Revolta da Chibata;
c) Guerra de Canudos e Guerra do Contestado;
d) Guerra do Contestado e Revolta de Juazeiro;
e) Balaiada e Cabanagem.

12 - "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o:
a) totalitarismo.
b) comunismo.
c) coronelismo.
d) messianismo.

13 - Organizando o espaço urbano sob a ótica da burguesia, o Prefeito Pereira Passos encontrava sérios obstáculos para impor a "Modernidade" à população pobre do Rio de Janeiro, na Primeira República. Tais fatos associados às campanhas de saneamento do Dr. Oswaldo Cruz e à violência dos métodos do governo provocaram forte reação popular conhecida por:
a) Revolta da Chibata.
b) Revolta da Vacina.
c) Revolta da Armada.
d) Revolta do Contestado

14 - (ENEM 2010)
"O mestre-sala dos mares
Ha muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o almirante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam nas costas".

"Dos negros pelas pontas das chibatas...". BLANC, A; BOSCO, J.O mestre-sala dos mares.

Na história brasileira, liderada por João Candido, e descrita na música foi:
a) a rebelião de escravos contra os castigos físicos, ocorrida na Bahia, em 1848.
b) a revolta, no porto de Salvador, em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o tráfico negreiro.
c) o protesto, ocorrido no exército, em 1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na Guerra do Paraguai.
d) a rebelião dos marinheiros, negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condições de trabalho na Marinha.

15 – Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”. A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente:
a) República Oligárquica e Hermes da Fonseca
b) República da Espada e Deodoro da Fonseca
c) República da Oligárquica e Floriano Peixoto
d) República Oligárquica e Prudente de Morais

16 – O que é uma Constituição?
a) Documento que relata um determinado período histórico de nosso país.
b) Conjunto dos deveres que nós brasileiros devemos seguir fielmente.
c) Conjunto de leis que estabelecem os direitos e deveres do cidadão.
d) Documento administrativo onde ficam registrados todos os gastos de nosso país no ano.

17 – A respeito do "coronelismo" podemos afirmar que:
a) O coronel era o líder político do local cujo poder era medido pela quantidade de votos que controlava.
b) Através da intimidação e da troca de favores sobre o povo que o coronel praticava o voto de cabresto.
c) Constituía o poder local através do voto direto secreto e de maneira democrática.
d) As alternativas “a” e “b” estão corretas.

18 - Em relação ao processo eleitoral que vigorou durante a Primeira República brasileira (1891-1930) é correto afirmar que:
a) Estendia o direito de voto a mulher
b) Consagrava o sufrágio indireto e censitário
c) Exigia que o eleitor fosse alfabetizado
d) Autorizava o voto a partir dos 18 anos

19 - (MARK) A política dos governadores idealizada por Campos Sales trouxe como consequência:
a) A preponderância dos estados mais fortes economicamente: São Paulo e Minas Gerais.
b) O controle por parte da oposição à oligarquia cafeeira da política nacional.
c) A consolidação dos militares no poder.
d) O estabelecimento de eleições livres e um congresso atuante e descompromissado do poder Executivo.

20 - (UCMG) O objetivo da Coluna Prestes é:
a) Apoiar a Campanha Civilista.
b) Combater o sistema oligárquico vigente.
c) Defender a ordem no governo Artur Bernardes.
d) Promover a constitucionalização do país.
e) Reagir contra a ditadura de Vargas.

21 - (UCMG) É marco inicial do Movimento Tenentista, na República Velha:
a) A Coluna Prestes.
b) Formação da Aliança Liberal.
c) O Levante do Forte Copacabana.
d) A Revolução de 1930.

22 - (OSEC) “A Constituição de 1891 representou uma vitória dos grandes estados: a forma federativa deu-lhes ampla autonomia, com a possibilidade de contrair empréstimos externos e constituir forças militares próprias e uma justiça estadual”:
O texto relaciona-se com:
a) A Revolução de 1930.
b) A política café com leite.
c) A política de centralização do poder.
d) O funding loan.

23 - (OSEC) Na primeira década do século XX, constantes crises de superprodução do café levaram os dirigentes dos estados cafeeiros a pensar na retirada do mercado de parte dos estoques do produto, visando assim a valorização dele. Na prática isso foi possível devido:
a) Ao acordo entre Minas, São Paulo e Pernambuco para retirar do mercado os excedentes.
b) À criação do Instituto Brasileiro do Café pelos cafeicultores paulistas.
c) Ao Convênio de Taubaté, pelo qual o governo federal compraria os excedentes.
d) À queima de café, realizada pelo governo Getúlio Vargas para eliminar os excedentes.

24 - (U-TAUBATÉ) A Questão do Acre, entre o Brasil e a Bolívia, foi resolvida pelo Tratado de:
a) Petrópolis
b) Madri.
c) Paris.
d) Rio de Janeiro.

25 - (FUVEST) A separação entre Igreja e Estado no Brasil foi instituída pela:
a) Emenda Constitucional de 1969.
b) Constituição do Império.
c) Primeira Constituição Republicana.
d) Constituição do Estado Novo.

26 - (UF-MG) A obra de Euclides da Cunha, os Sertões, é baseada em importante acontecimento da História do Brasil. Ela se refere:
a) À liderança de Lampião, no cangaço nordestino.
b) Ao fanatismo de João Maria, no Contestado.
c) Ao messianismo de Antônio Conselheiro, em Canudos.
d) À marcha da coluna Prestes, nos sertões brasileiros.

27 - (PUC-GJ) Comparando a Constituição Imperial de 1824 e a Constituição Republicana de 1891, observamos que:
a) Enquanto a primeira estabelecia a Monarquia, de quatros poderes políticos, a última estabelecia a República Federativa, de três poderes políticos.
b) Enquanto o Poder Moderador era exclusivo do Imperador na Constituição Imperial, ele era ocupado pelo Presidente da República e pelos Ministros de Estados na Constituição Republicana.
c) Na Carta de 1824 era estabelecida a liberdade de culto, enquanto na de 1891 a Igreja Católica ficava submetida ao poder de Estado.
d) Em ambas o Senado era um órgão vitalício, só podendo ser ocupado por brasileiros natos maiores de 45 anos.

28 - (UGF) Como consequência da dissolução do Congresso por Deodoro, ocorreu no Rio de Janeiro o Movimento Militar denominando:
a) Revolta da Fortaleza de Santa Cruz.
b) Revolução Federalista.
c) Revolta da Armada.
d) Revolta dos Marujos.

29 - (FUVEST-SP) A política do café, durante a Primeira República:
a) Chegou ao auge do protecionismo com o Convênio de Taubaté, passando a reger-se pelas leis do mercado.
b) Procurou atender aos interesses dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto.
c) Pode ser equiparada à de outras produções agrícolas, todas elas amparadas por Planos de Defesa.
d) Atendeu exclusivamente aos interesses dos grandes grupos internacionais, através dos Planos de Defesa.

30 - (CESGRANRIO) O poder do Coronel
Assim, com a vigência do Pacto, pouco adiantava vencer nas urnas, era preciso vencer também nas Atas, onde normalmente ocorria a “degola” da oposição. O poder local, “dono dos votos”, ganhava força. Temos um compromisso entre o Coronel, dono dos votos, e o Estado, com seus juízes e delegados de polícia. Em troca da garantia da “maioria”, o Coronel recebia juiz e polícia, obedientes a seus desmandos e caprichos. A figura do Coronel ganhava prestígio local e um poder que na verdade era de fachada. Existia enquanto o Coronel obedecesse ao governo:

(TREVISAN, Leonardo. A República Velha. 2, ed. São Paulo,Global.)

a) O Coronelismo da República Velha encontrou meios para sua vigência a partir da “oficialização” da Política dos Governadores.
b) Na República Velha, os poderes concentrados nas autoridades municipais controlavam o “voto aberto” em vista da ampla autonomia concedida pela Constituição.
c) O “Coronel” exerceu muita influência durante os anos vigente de República Velha.
d) O Coronelismo foi um fenômeno de dominação e reciprocidade que tinha por base a frágil autonomia municipal, ante a característica centralizadora da Constituição de 1891.

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