DESAFIO
DA PÁSCOA – 9ºANO
REGRAS
DO CONCURSO
1 – AS QUESTÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO BLOG
(É SO ACESSAR O LINK ABAIXO) E NA PÁGINA OFICIAL DO EMOC JUAN ANTONIO SAMARANCH
2 – AS RESPOSTAS DEVEM SER ENVIADAS
PARA O EMAIL
prof.itallodamazio@gmail.com (somente o número das questões e a letra correspondente
a resposta escolhida. Exemplo: 1 – A). Até o dia 10/03 (não esquecer o nome
completo e a turma).
3 – PREMIAÇÃO: 3 BARRAS DE CHOCOLATE
PARA O ALUNO DO 8º ANO (INDEPENDENTE DA TURMA) QUE ACERTAR MAIS QUESTÕES E 3
BARRAS DE CHOCOLATE PARA A ALUNA DO 8º ANO (INDEPENDENTE DA TURMA) QUE ACERTAR MAIS QUESTÕES.
4 – A PREMIAÇÃO SERÁ ENTREGUE NO
RETORNO DAS AULAS.
5 – NÃO HAVERÁ EMPATE... SE TIVERMOS
MAIS DE UM ALUNO COM O MESMO NÚMERO DE ACERTOS, AQUELE QUE MANDOU O EMAIL COM O
GABARITO PRIMEIRO SERÁ DECLARADO VENCEDOR.
6 – O RESULTADO E O GABARITO SERÃO
DIVULGADOS NO DIA 13/04.
BOA
SORTE!!!!!!
QUESTÕES
1 - (PUCRS 2014) Considere as afirmações
abaixo sobre a Proclamação da República no Brasil, em 1889.
I. Teve, como uma das suas
principais causas, a abolição da escravidão, em 1888, pois essa medida levou a
oligarquia cafeeira e escravocrata carioca, uma das bases de apoio do
Imperador, a se sentir traída pela monarquia e abandonar o regime imperial.
II. Resultou em profundas alterações
estruturais no Brasil, na medida em que a queda da monarquia acarretou a perda
de poder da oligarquia cafeeira, que foi alijada do sistema político, em favor
da ascensão das classes médias urbanas.
III. Teve, como um dos seus
principais agentes, o exército brasileiro, que, desde a Guerra do Paraguai,
desejava ampliar o seu papel político no Império, o que não era permitido pelo
Imperador.
IV. Atendeu aos interesses das
camadas mais humildes da população brasileira, tendo em vista a impopularidade
do Imperador e a tendência de o regime republicano permitir a participação
popular no sistema eleitoral recém-implantado.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
2 - (UFRGS 2014) Em 1891, ocorreu
uma fortíssima crise econômica no Brasil, decorrente da política de
Encilhamento do Governo Provisório da República, um plano econômico que tinha
por objetivo aumentar a oferta de moeda em circulação, expandir o crédito e promover
o desenvolvimento nacional.
Entre as consequências dessa
crise, está:
a) o aumento da especulação
financeira, a desvalorização da moeda e o crescimento do desemprego.
b) um enorme fluxo de capitais
britânicos em direção ao país, com a consequente diminuição da dívida externa
brasileira.
c) o crescimento da importação de produtos
estrangeiros e o enfraquecimento da indústria nacional.
d) o fortalecimento dos setores
médios e populares urbanos, em decorrência da
valorização da moeda nacional naquele
contexto.
3 - (PUCRS 2013) A instauração da
República no Brasil, no final do século XIX, provocou insatisfação popular que
deu origem a diversos movimentos sociais, políticos, religiosos e militares.
São exemplos da realidade rural do Brasil desse contexto os movimentos
conhecidos como:
a) Revolta da Chibata, Revolta da
Armada e Cangaço.
b) Revolta da Chibata, Revolta da
Vacina e Revolta da Armada.
c) Canudos, Contestado e Cangaço.
d) Canudos, Revolta da Armada e
Revolta da Vacina.
4 - (Mackenzie 1997) Sobre o
contexto histórico responsável pela proclamação da República NÃO se
inclui:
a) a insatisfação dos setores
escravocratas com o governo monárquico após a Lei Áurea.
b) a ascensão do exército após a
Guerra do Paraguai, passando a exigir um papel na vida política do país.
c) a perda de prestígio do governo
imperial junto ao clero, após a questão religiosa.
d) o alto grau de consciência e
participação das massas urbanas em todo o processo da proclamação da República.
5 - (UECE 2014) A Revolta da
Chibata, de 1910, foi um(a):
a) revolta de marinheiros que faziam
o tráfico negreiro dos portos africanos para o Rio de Janeiro.
b) rebelião de escravos, ocorrida no
Vale do Paraíba, contra os castigos corporais por eles sofridos.
c) rebelião de marinheiros negros e
mulatos contra os castigos corporais e as condições de trabalho nos navios da
Marinha Brasileira.
d) protesto organizado por soldados
do exército contra os baixos soldos e os
castigos aplicados aos militares de
baixa patente considerados insubordinados.
6 - (Espcex - 2014) “O período da
história política brasileira que vai de 1889 a 1930 costuma ser designado pelos
historiadores de diferentes modos: República Oligárquica, República do ‘Café
com Leite’, República Velha ou Primeira República. Neste período, em troca de
‘favores’, os coronéis exigiam que os eleitores votassem nos candidatos por
eles indicados. Tal prática ficou conhecida como ‘voto de cabresto’”.
(COTRIM,
2009, modificado).
As duas expressões grifadas
(“coronéis” e “voto de cabresto”) referem-se, respectivamente,
a) aos grandes proprietários de
terras e ao voto secreto.
b) aos oficiais de carreira que
exerciam cargos políticos e ao voto censitário.
c) à influência de oficiais do
Exército na tomada de decisões políticas e ao voto censitário.
d) aos grandes proprietários de
terras e ao voto aberto dado sob pressão
7 - (UFSC 2014) Sobre a Guerra do
Contestado (1912-1916), assinale a alternativa INCORRETA.
a) Iniciou-se como um fenômeno
religioso de características messiânicas, mas acabou também por ganhar feições
de lutas política e social ao integrar diferentes grupos como posseiros e
sitiantes expulsos de suas terras, comunidades negras e caboclas, dentre outros
insatisfeitos com suas precárias condições de vida.
b) A região, historicamente caracterizada
por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por
uma grave crise econômica e social. Esta crise fez com que sertanejos, muitos
deles escravos, passassem a seguir o monge Antônio Conselheiro que pregava a
criação de um mundo novo, regido
pelas leis de Deus, onde todos
viveriam em paz, com prosperidade justiça e teriam terras para trabalhar.
c) Ganhou este nome em razão de os
conflitos terem ocorrido em uma área de disputa territorial entre os Estados do
Parará e Santa Catarina.
d) A construção da ferrovia na
região, realizada pela empresa concessionária Brazil Railway, contribuiu
fortemente para a instabilidade social e, assim, para os conflitos que
resultaram na Guerra do Contestado.
8 - (G1 - IFCE 2011) A Revolta de
Canudos (1893-1897) se insere no contexto das lutas populares da República
Velha e se caracteriza como movimento messiânico. Melhor caracteriza esta
revolta:
a) movimento de rebeldia social que,
sob o comando do cangaceiro Virgulino Ferreira – o Lampião – lutava contra a
opressão da vida nordestina.
b) liderada por José Maria, cujo
nome verdadeiro era Miguel Lucena Boaventura, reuniu mais de 20 mil sertanejos
e fundou com eles alguns povoados, a chamada “Monarquia Celeste”.
c) ocorrida no governo do presidente
Rodrigues Alves, no Rio de Janeiro, contra as péssimas condições de vida da
população pobre, como epidemias, pobreza e desemprego.
d) movimento liderado por Antônio
Conselheiro (Antônio Mendes Maciel), que fundou, no sertão da Bahia, uma
comunidade que congregava escravos, sertanejos sem-terra, gente perseguida
pelos coronéis ou pela polícia.
9 - Tradicionalmente o termo
República Velha é usado para identificar o período que vai de 1889 a 1930.
Sobre as características deste período e outras questões subjacentes, assinale
V (verdadeiro) para as proposições verdadeiras e F (falso) para as falsas.
( ) Os dois primeiros governos da
recém inaugurada República brasileira eram militares.
( ) Com o novo regime, surgiram
divergências tanto no meio militar quanto no civil
( ) Pode-se afirmar que os governos
do período conhecido como República Velha implementaram medidas sociais de
grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um todo e visando
acabar com as desigualdades sociais do país.
( ) O Brasil da chamada República
Velha era um país, sobretudo, rural; a agricultura permanecia como principal
atividade econômica.
( ) Durante o período denominado
República Velha, paulistas e mineiros se alternaram na Presidência da
República; este revezamento ficou conhecido como “política do café com leite”.
Assinale a alternativa que contém a
sequência correta:
a) FVVFV
b) VVFVV
c) VFFVV
d) FFFVV
10 - O controle dos votos nas
eleições pelos coronéis na República das Oligarquias, era chamado de:
a) Eleições do Cacete;
b) Curral eleitoral;
c) Voto de cabresto;
d) Voto censitário;
e) Voto distrital.
11 - Foram importantes movimentos
populares no campo contra a concentração fundiária, a miséria e os desmandos
das oligarquias e caracterizados como messiânicos devido a liderança de beatos.
O texto refere-se à(ao):
a) Revolta de Juazeiro e Cangaço;
b) Cangaço e Revolta da Chibata;
c) Guerra de Canudos e Guerra do
Contestado;
d) Guerra do Contestado e Revolta de
Juazeiro;
e) Balaiada e Cabanagem.
12 - "Voto de cabresto",
"curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz
nosso", "delegado nosso", "capangas" e
"apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o:
a) totalitarismo.
b) comunismo.
c) coronelismo.
d) messianismo.
13 - Organizando o espaço urbano sob
a ótica da burguesia, o Prefeito Pereira Passos encontrava sérios obstáculos
para impor a "Modernidade" à população pobre do Rio de Janeiro, na
Primeira República. Tais fatos associados às campanhas de saneamento do Dr.
Oswaldo Cruz e à violência dos métodos do governo provocaram forte reação
popular conhecida por:
a) Revolta da Chibata.
b) Revolta da Vacina.
c) Revolta da Armada.
d) Revolta do Contestado
14 - (ENEM 2010)
"O mestre-sala dos mares
Ha muito tempo nas águas da
Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o almirante negro
Tinha a dignidade de um
mestre-sala
E ao navegar pelo mar com seu
bloco de fragatas
Foi saudado no porto pelas
mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de
mulatas
Rubras cascatas jorravam nas
costas".
"Dos
negros pelas pontas das chibatas...". BLANC, A; BOSCO, J.O mestre-sala dos
mares.
Na história brasileira, liderada por
João Candido, e descrita na música foi:
a) a rebelião de escravos contra os
castigos físicos, ocorrida na Bahia, em 1848.
b) a revolta, no porto de Salvador,
em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o tráfico negreiro.
c) o protesto, ocorrido no exército,
em 1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na Guerra do
Paraguai.
d) a rebelião dos marinheiros,
negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condições de trabalho na
Marinha.
15 – Proclamada a República
inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou
Primeira República”. A respeito dos primórdios da República é correto afirmar.
A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente:
a) República Oligárquica e Hermes da
Fonseca
b) República da Espada e Deodoro da
Fonseca
c) República da Oligárquica e
Floriano Peixoto
d) República Oligárquica e Prudente
de Morais
16 – O que é uma Constituição?
a) Documento que relata um
determinado período histórico de nosso país.
b) Conjunto dos deveres que nós
brasileiros devemos seguir fielmente.
c) Conjunto de leis que estabelecem
os direitos e deveres do cidadão.
d) Documento administrativo onde
ficam registrados todos os gastos de nosso país no ano.
17 – A respeito do
"coronelismo" podemos afirmar que:
a) O coronel era o líder político do
local cujo poder era medido pela quantidade de votos que controlava.
b) Através da intimidação e da troca
de favores sobre o povo que o coronel praticava o voto de cabresto.
c) Constituía o poder local através
do voto direto secreto e de maneira democrática.
d) As alternativas “a” e “b” estão
corretas.
18 - Em relação ao processo
eleitoral que vigorou durante a Primeira República brasileira (1891-1930) é
correto afirmar que:
a) Estendia o direito de voto a
mulher
b) Consagrava o sufrágio indireto e
censitário
c) Exigia que o eleitor fosse
alfabetizado
d) Autorizava o voto a partir dos 18
anos
19 - (MARK) A política dos
governadores idealizada por Campos Sales trouxe como consequência:
a) A preponderância dos estados mais
fortes economicamente: São Paulo e Minas Gerais.
b) O controle por parte da oposição
à oligarquia cafeeira da política nacional.
c) A consolidação dos militares no
poder.
d) O estabelecimento de eleições
livres e um congresso atuante e descompromissado do poder Executivo.
20 - (UCMG) O objetivo da Coluna
Prestes é:
a) Apoiar a Campanha Civilista.
b) Combater o sistema oligárquico
vigente.
c) Defender a ordem no governo Artur
Bernardes.
d) Promover a constitucionalização
do país.
e) Reagir contra a ditadura de
Vargas.
21 - (UCMG) É marco inicial do
Movimento Tenentista, na República Velha:
a) A Coluna Prestes.
b) Formação da Aliança Liberal.
c) O Levante do Forte Copacabana.
d) A Revolução de 1930.
22 - (OSEC) “A Constituição de 1891
representou uma vitória dos grandes estados: a forma federativa deu-lhes ampla
autonomia, com a possibilidade de contrair empréstimos externos e constituir
forças militares próprias e uma justiça estadual”:
O texto relaciona-se com:
a) A Revolução de 1930.
b) A política café com leite.
c) A política de centralização do
poder.
d) O funding loan.
23 - (OSEC) Na primeira década do
século XX, constantes crises de superprodução do café levaram os dirigentes dos
estados cafeeiros a pensar na retirada do mercado de parte dos estoques do produto,
visando assim a valorização dele. Na prática isso foi possível devido:
a) Ao acordo entre Minas, São Paulo
e Pernambuco para retirar do mercado os excedentes.
b) À criação do Instituto Brasileiro
do Café pelos cafeicultores paulistas.
c) Ao Convênio de Taubaté, pelo qual
o governo federal compraria os excedentes.
d) À queima de café, realizada pelo
governo Getúlio Vargas para eliminar os excedentes.
24 - (U-TAUBATÉ) A Questão do Acre,
entre o Brasil e a Bolívia, foi resolvida pelo Tratado de:
a) Petrópolis
b) Madri.
c) Paris.
d) Rio de Janeiro.
25 - (FUVEST) A separação entre
Igreja e Estado no Brasil foi instituída pela:
a) Emenda Constitucional de 1969.
b) Constituição do Império.
c) Primeira Constituição
Republicana.
d) Constituição do Estado Novo.
26 - (UF-MG) A obra de Euclides da
Cunha, os Sertões, é baseada em importante acontecimento da História do Brasil.
Ela se refere:
a) À liderança de Lampião, no
cangaço nordestino.
b) Ao fanatismo de João Maria, no
Contestado.
c) Ao messianismo de Antônio
Conselheiro, em Canudos.
d) À marcha da coluna Prestes, nos
sertões brasileiros.
27 - (PUC-GJ) Comparando a
Constituição Imperial de 1824 e a Constituição Republicana de 1891, observamos
que:
a) Enquanto a primeira estabelecia a
Monarquia, de quatros poderes políticos, a última estabelecia a República
Federativa, de três poderes políticos.
b) Enquanto o Poder Moderador era
exclusivo do Imperador na Constituição Imperial, ele era ocupado pelo
Presidente da República e pelos Ministros de Estados na Constituição
Republicana.
c) Na Carta de 1824 era estabelecida
a liberdade de culto, enquanto na de 1891 a Igreja Católica ficava submetida ao
poder de Estado.
d) Em ambas o Senado era um órgão
vitalício, só podendo ser ocupado por brasileiros natos maiores de 45 anos.
28 - (UGF) Como consequência da
dissolução do Congresso por Deodoro, ocorreu no Rio de Janeiro o Movimento
Militar denominando:
a) Revolta da Fortaleza de Santa
Cruz.
b) Revolução Federalista.
c) Revolta da Armada.
d) Revolta dos Marujos.
29 - (FUVEST-SP) A política do café,
durante a Primeira República:
a) Chegou ao auge do protecionismo
com o Convênio de Taubaté, passando a reger-se pelas leis do mercado.
b) Procurou atender aos interesses
dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto.
c) Pode ser equiparada à de outras
produções agrícolas, todas elas amparadas por Planos de Defesa.
d) Atendeu exclusivamente aos
interesses dos grandes grupos internacionais, através dos Planos de Defesa.
30 - (CESGRANRIO) O poder do Coronel
Assim, com a vigência do Pacto,
pouco adiantava vencer nas urnas, era preciso vencer também nas Atas, onde
normalmente ocorria a “degola” da oposição. O poder local, “dono dos votos”,
ganhava força. Temos um compromisso entre o Coronel, dono dos votos, e o
Estado, com seus juízes e delegados de polícia. Em troca da garantia da
“maioria”, o Coronel recebia juiz e polícia, obedientes a seus desmandos e
caprichos. A figura do Coronel ganhava prestígio local e um poder que na
verdade era de fachada. Existia enquanto o Coronel obedecesse ao governo:
(TREVISAN,
Leonardo. A República Velha. 2, ed. São Paulo,Global.)
a) O Coronelismo da República Velha
encontrou meios para sua vigência a partir da “oficialização” da Política dos
Governadores.
b) Na República Velha, os poderes
concentrados nas autoridades municipais controlavam o “voto aberto” em vista da
ampla autonomia concedida pela Constituição.
c) O “Coronel” exerceu muita
influência durante os anos vigente de República Velha.
d) O Coronelismo foi um fenômeno de
dominação e reciprocidade que tinha por base a frágil autonomia municipal, ante
a característica centralizadora da Constituição de 1891.
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