8º ANO - AULA 05: REVOLUÇÃO INGLESA (TEXTO E EXERCÍCIOS)


REVOLUÇÃO INGLESA

Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII, foi um dos principais acontecimentos da Idade Moderna. Considerada a primeira das grandes revoluções burguesas, isto é, as revoluções encabeçadas por lideranças da burguesia europeia, que havia se tornado expressivamente forte, do ponto de vista econômico, ao longo dos séculos XVI e XVII, e que precisava alcançar legitimidade política. Com o processo da revolução, a burguesia da Inglaterra, por meio de uma guerra civil e da atuação do Parlamento, conseguiu combater o Estado absolutista desse país e reformular a estrutura política, que culminaria na modelo da Monarquia Parlamentarista em 1688.
Podemos dividir o processo histórico da Revolução Inglesa em quatro fases principais: 1) Revolução Puritana e a Guerra Civil, que transcorreu de 1640 a 1649; 2) A República de Oliver Cromwell, que durou de 1649 a 1658; 3) Restauração da dinastia dos Stuart, com os reis Carlos II e Jaime II, período longo que foi de 1660 a 1688; 4) por fim, Revolução Gloriosa, que encerrou o reinado de Jaime II e instituiu a Monarquia Parlamentarista.

ABSOLUTISMO MONÁRQUICO DAS DINASTIAS TUDOR E STUART

CONTEXTO HISTÓRICO
O absolutismo na Inglaterra teve início com a centralização do poder na figura do monarca, na segunda metade do século XV, após a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Duas Rosas. Foi a dinastia Tudor (Henrique VII foi o primeiro monarca), que conseguiu obter, a partir de 1485, apoio do Parlamento inglês e da burguesia, favorecendo a formação do absolutismo na Inglaterra.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ABSOLUTISMO NA INGLATERRA
 - Centralização do poder nas mãos do monarca, que controlava a política, a justiça e a economia da Inglaterra.
 - Controle do monarca sobre a religião. Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e criou a Igreja Anglicana.
 - Luta entre as dinastias (famílias reais) pelo controle do poder.

PRINCIPAIS DINASTIAS E SUAS REALIZAÇÕES

DINASTIA TUDOR
 - Governou a Inglaterra entre os anos de 1485 e 1603.
 - O principal monarca desta dinastia foi Henrique VIII, que controlou o Parlamento inglês e, através do Ato de Supremacia (1534), tornou o anglicanismo a religião oficial da Inglaterra.
 - Elisabeth I, filha de Henrique VIII, deu um grande impulso ao mercantilismo na Inglaterra, tornando o país uma potência marítima-comercial. Durante seu reinado começou a colonização da América do Norte (regiões dos atuais EUA e Canadá).

DINASTIA STUART
- Governou a Inglaterra entre os anos de 1603 e 1714.
 - Um dos principais reis desta dinastia foi Jaime I, que governou entre 1603 e 1625. Conseguiu unir a Escócia com a Inglaterra. Teve grande apoio da nobreza, porém sofreu com a resistência do Parlamento. Utilizou a perseguição religiosa para impor o anglicanismo.
- Filho de Jaime I, Carlos I foi outro importante rei absolutista inglês. Seu governo foi e 1625 a 1648. Buscando reduzir e controlar o governo deste monarca, o Parlamento entrou em conflito com ele. Carlos I dissolveu o Parlamento, como forma de restaurar os poderes absolutos da monarquia. Este conflito de poderes foi uma das principais causas da guerra civil que ocorreu na Inglaterra entre os anos de 1641 e 1649. Liderados por Oliver Cromwell, os opositores ao rei saíram vencedores. Carlos I foi executado a pedido do Parlamento, sepultando assim o absolutismo na Inglaterra.

REVOLUÇÃO PURITANA


 INTRODUÇÃO
A Revolução Puritana, também conhecida como Guerra Civil Inglesa, começa em 1628, quando o Parlamento inglês impõe a Carlos I Stuart a Petição dos Direitos, limitando o poder da Coroa. O rei dissolve então o Parlamento e governa sozinho até 1642, quando irrompe a guerra civil.

ANTECEDENTES
Desde 1629, o Absolutismo dos reis ingleses provoca conflitos religiosos: líderes da Igreja Anglicana, queriam a unidade religiosa do país e perseguiam os católicos e puritanos que se recusavam a obedecer a hierarquia da Igreja. Em 1640, diante da revolta dos escoceses, que desejavam manter sua Igreja Presbiteriana, Carlos I convocou o Parlamento para levantar um exército. Os parlamentares dirigiram ao rei uma grande contestação, e este, ao tentar impedi-los, acaba provocando uma guerra civil.

PRINCIPAIS DESDOBRAMENTOS
O principal trunfo de Carlos I era sua legitimidade: sagrada e respeitada por todos, defendia ordem e tradição. A balança de poder, no entanto, pendeu a favor dos parlamentares, cujo exército, liderado por Oliver Cromwell, derrotou as tropas reais. Depois de ter se refugiado na Escócia, Carlos I foi entregue aos ingleses. Os parlamentares estavam divididos, mas o rei foi finalmente julgado e executado em 1649 em praça pública. A República foi então instaurada e, em 1653, Cromwell acabou dissolvendo o Parlamento.

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

GOVERNO DE CROMWELL NA INGLATERRA


QUEM FOI OLIVER CROMWELL?
            Oliver Cromwell foi um importante militar e político inglês do século XVII. Ele foi primeiro Lorde Protetor (espécie de chefe de estado) da Inglaterra entre os anos de 1653 e 1658. Ele assumiu o poder na Inglaterra após derrubar o governo do rei Carlos I durante a Revolução Puritana.

PRINCIPAIS FEITOS DO GOVERNO CROMWELL
 - Unificou a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda numa única República, conhecida como Comunidade Britânica (Commonwealth).
 - Decretou o Ato de Navegação (lei que restringiu os navios de outras nações no comércio entre o Reino Unido e suas colônias). Esse ato tinha como principal objetivo o desenvolvimento do capitalismo inglês, a proteção dos interesses mercantilistas britânicos e fortalecer a marinha mercantil da Inglaterra.

- Derrotou os holandeses na Primeira Guerra Anglo-Holandesa. Os holandeses foram os principais prejudicados com o Ato de Navegação e o conflito de interesses gerou a guerra. Os ingleses foram vitoriosos, fato que marcou a supremacia inglesa nos mares.

CURIOSIDADE HISTÓRICA
 - Com a morte de Oliver Cromwell (3 de setembro de 1658), o governo da Comunidade Britânica passou para o seu filho, Ricardo Cromwell. Porém, a falta de liderança política provocou a restauração dos Stuarts ao poder em 1659. Teve início então o governo de Carlos II.
Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).


RESTAURAÇÃO DA DINASTIA STUART (1660-1688)

 

Em 1660, Carlos II assumiu o trono prometendo respeitar os interesses do Parlamento. Mas logo começou a se articular com antigas lideranças da nobreza para restaurar o absolutismo, aproximando-se da França de Luís XIV. Entretanto, a realidade social já era bem diferente de quando seu pai havia reinado e, não conseguindo uma nova composição tradicional, Carlos II iniciou uma ampla perseguição religiosa contra os calvinistas. Essa perseguição tinha como pano de fundo também a aproximação de Carlos II de membros da Igreja Católica. Apesar de anglicanos, os Stuart mantinham boas relações com os membros do clero, os quais ainda possuíam grande influência social, além de posse de terras.
O Parlamento, composto por maioria puritana, ao repudiar as ações de Carlos II, viu-se novamente vítima do autoritarismo: o monarca dissolveu-o em 1681 e governou sozinho até a sua morte, em 1685. Seu irmão, Jaime II, assumiu o torno, reativou o Parlamento, mas procurou dar seguimento às ações de Carlos II, no que se refere à restauração do absolutismo. No entanto, Jaime II foi mais além, convertendo-se ao catolicismo e decretando uma série de medidas que beneficiavam os católicos, como a isenção de impostos. Novamente, a reação do Parlamento foi imediata. Temendo que Jaime reivindicasse apoio da França, os membros do Parlamento trataram de organizar uma manobra política que evitasse um possível conflito armado.

REVOLUÇÃO GLORIOSA


DEFINIÇÃO HISTÓRICA
Também conhecida como Segunda Revolução Inglesa, a Revolução Gloriosa foi um movimento revolucionário de caráter pacífico, ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1688 e 1689. Foi através desta revolução que ocorreu a troca do absolutismo monárquico pela monarquia parlamentar na Inglaterra.

PRINCIPAIS CAUSAS
- Conflitos políticos entre protestantes e católicos durante o reinado de Jaime II (1685 a 1688).
 - Ações políticas de Jaime II no sentido de conseguir uma restauração do absolutismo na Inglaterra, que estava se enfraquecendo. Estas ações sofreram forte oposição dos Whigs (protestantes que defendiam o parlamentarismo).
- Questionamentos e oposição dos parlamentares ingleses aos direitos usufruídos pelos integrantes da coroa inglesa.
- União dos Whigs e Tories (conservadores protestantes) contra a sucessão de um herdeiro católico do rei Jaime II. Os protestantes não aceitavam o fortalecimento do catolicismo e a continuidade do absolutismo.

COMO OCORREU
Em 1688, Guilherme de Orange, com o apoio de tropas holandesas, invadiu a Inglaterra, derrubando do trono britânico o rei Jaime II.
Coroado Guilherme III, tornou-se rei e se comprometeu a respeitar e defender a Declaração de Direitos (Bill of Rights), aprovada pelo Parlamento em 1689.

CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO GLORIOSA
- Queda de Jaime II do trono da Inglaterra, que foi substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).
- Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.
- Poder monárquico controlado e fiscalizado pelo Parlamento, que obteve superioridade em relação à coroa britânica.
- Aumento do poder da burguesia, que dominava o parlamento britânico. Este fato foi amplamente favorável para estabelecer as bases políticas e econômicas para a futura Revolução Industrial na Inglaterra. 
- Criação da Declaração de Direitos de 1689, documento elaborado pelo Parlamento Inglês, que estabelecia a superioridade do Parlamento sobre o rei. Além disso, o documento garantiu a propriedade privada, estabeleceu limites para a cobrança de impostos, além dos direitos para os cidadãos.

CURIOSIDADE HISTÓRICA
- Muitos estudiosos afirmam que a Revolução Gloriosa na Inglaterra (1689) é a equivalente da Revolução Francesa (1789), pois significou o fim do absolutismo e a ascensão da burguesia ao poder.
- É considerada uma revolução pacífica (não-sangrenta), pois quase não houve combates militares. Quando o exército holandês, comandado por Guilherme de Orange, chegou à Inglaterra em 1689, as tropas de Jaime II desertaram. Desta forma, foi evitado o conflito armado e o derramamento de sangue.

Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

FONTES: HISTÓRIA DO MUNDO E SUA PESQUISA.COM

EXERCÍCIOS

1 - No período do século XVII a Inglaterra viveu constantes lutas revolucionárias, o conjunto de acontecimento desse período denomina-se:
a) Revolução industrial
b) Revolução espanhola
c) Revolução inglesa
d) Revolução de Gentry

2 - O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento da holandesa, ficou conhecido como:
a) Monarquia Absolutista
b) Monarquia Constitucional
c) Restauração Stuart
d) República Puritana

3 - (UERJ 2009 - Modificada) “O rei é vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia do Parlamento somam-se para impedir essa saída "moderada"; o rei foge do cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a câmara dos lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene sem precedentes, proclamada a república; mas essas bandeiras radicais são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo social.

” (RENATO JANINE RIBEIRO. In: HILL, Christopher. "O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640". São Paulo: companhia das letras, 1987).

O texto faz menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell. Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro Ato de Navegação. A determinação do Ato de Navegação consistia em:

a) não permitir que nenhuma matéria-prima de origem asiática entrasse na Inglaterra.
b) não permitir que nenhuma embarcação estrangeira atracasse no litoral inglês;
c) permitir que os portos ingleses fossem usados livremente por outras nações;
d) permitir que os holandeses usufruíssem da frota marítima inglesa.

4 - A morte de Cromwell, em 1658, desencadeou uma nova onda revolucionária na Inglaterra, pois seu filho e sucessor, Richard, não conseguiu ter a mesma força política do pai. A situação na Inglaterra só se estabilizou em 1688, com a chamada:
a) Revolução Anarquista.
b) Reforma Anglicana
c) Revolução dos Navegadores
d) Revolução Gloriosa

5 - A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:
a) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
b) estabeleceu uma república constitucional;
c) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia.

6 - No período da ______________  ______________ a Inglaterra passou por mudanças como: desenvolvimento econômico e transformações políticas.
a) Dinastia tudor
b) Dinastial lutor
c) Dinastia suprema
d) Dinastia econômica

7 - Por quê os reis da Dinastia Tudor conseguiram governar de forma absoluta? Assinale a alternativa correta:
a) foi graças a autoridade do rei.
b) foi graças à prosperidade econômica da Inglaterra.
c) foi graças ao esforços dos súditos do rei.
d) foi graças ao Parlamento do rei.

8 - Leia e responda:
1.Com a morte do rei Jaime I seu filho Carlos I assumiu o trono. Houve um conflito. O exército do puritano Oliver Cromwell, prendeu, julgou e executou o rei Carlos I. E a vitória de Oliver Cromwell inaugurou a República Puritana.

2.Em 1688, o Parlamento, apoiado por comerciantes, financistas e proprietários rurais depôs Jaime II e colocou no trono seu genro Guilherme de Orange, um holandês protestante. Esse período ficou conhecido como Revolução Gloriosa.

3.Com a morte do rei Jaime I seu filho Carlos I assumiu o trono. Houve um conflito. O exército do puritano Oliver Cromwell, prendeu, julgou e executou o rei Carlos I. E a vitória de Oliver Cromwell inaugurou a República Gloriosa.

4.Em 1688, o Parlamento, apoiado por comerciantes, financistas e proprietários rurais depôs Jaime II e colocou no trono seu genro Guilherme de Orange, um holandês protestante. Esse período ficou conhecido como Revolução Puritana.

Assinale a alternativa correta:
a) (   )1 e 2
b) (   )2 e 3
c) (   )1 e 4
d) (   )3 e 1

9 - Thomas Hobbes era admirador do método matemático e da racionalidade, e crítico da democracia. Quando em 1628, observava os conflitos entre o rei e o Parlamento, traduziu e publicou um ataque ao grego Tucídides à democracia para mostrar, pelo exemplo de Atenas na Guerra do Peloponeso, os efeitos danosos da democracia. Hobbes se empenhava em tomar o partido de Carlos I no conflito com o Parlamento. Em 1640, diante da guerra civil, fugiu para a França. Em 1651 publicou sua obra ‘Leviatã’, em que apresentou sua visão do Estado

(Flávio de Campos. A escrita da História)

O inglês Thomas Hobbes deve ser relacionado, respectivamente, à guerra civil (mencionada no texto) e à visão de Estado:
a) Primavera dos Povos – Estado liberal;
b) Comuna de Paris – Estado socialista;
c) Revolução Francesa – Estado liberal;
d) Revolução Puritana – Estado absolutista;

10 - Durante o século XVII, a Inglaterra experimentou um período de profundas e violentas transformações políticas, desde a eclosão da Guerra Civil Inglesa (1642-1651) até a Revolução Gloriosa (1688).

Entre as principais consequências desse processo, podem ser enumeradas:
a) a transição do absolutismo para uma monarquia constitucional e a limitação dos poderes políticos do monarca.
b) a abolição da propriedade privada e a adoção de um sistema de terras comunais em todo o país.
c) a independência das treze colônias inglesas da América do Norte e a abertura dos portos ingleses aos navios estrangeiros.
d) a derrota militar das forças reformistas e a consolidação do absolutismo monárquico nas mãos de Oliver Cromwell.

11 - Leia o texto a seguir.
Após a decapitação do rei, o Parlamento sofreu nova depuração. Um Conselho de Estado, com 41 membros, passou a exercer o Poder Executivo. Mas o controle do Estado estava de fato nas mãos de Cromwell […] Ofereceram-lhe a coroa, mas ele a recusou: na prática já era um soberano e podia até fazer seu sucessor.

PILETTI, Nelson; ARRUDA, José Jobson de A. Toda a História. São Paulo: Ática, 2000, p. 228.

Após a morte de seu líder, em 1658, o destino da chamada “República de Cromwell” foi marcado pela:
a) deposição, já no ano seguinte, de seu filho e sucessor, Richard Cromwell, permitindo o início da fase de Restauração.
b) reformulação e fortalecimento do Parlamento inglês, num golpe militar conhecido como Revolução Gloriosa.
c) proibição das práticas puritanas, fazendo com que muitos membros do movimento migrassem para a América.
d) invasão de Guilherme de Orange, que implantou a Lei do Teste, obrigando a todos os funcionários públicos a se declararem católicos.

12 - As chamadas “revoluções inglesas”, transcorridas entre 1640 e 1688, tiveram como resultados imediatos
a) a proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão e o fim dos monopólios comerciais.
b) o surgimento da monarquia absoluta e as guerras contra a França napoleônica.
c) o reconhecimento do catolicismo como religião oficial e o fortalecimento da ingerência papal nas questões locais.
d) o fortalecimento do Parlamento e o aumento, no governo, da influência dos grupos ligados às atividades comerciais.

13 - (Enem 2012) Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento.

Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio.

Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar as leis.

Declaração dos Direitos. Disponível em http://disciplinas.stoa.usp.br. Acesso em: 20 dez. 2011 (adaptado).

No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em:
a) Redução da influência do papa — Teocracia.
b) Limitação do poder do soberano — Absolutismo.
c) Ampliação da dominação da nobreza — República.
d) Expansão da força do presidente — Parlamentarismo.

14 - Foi a partir das revoluções burguesas do século XVIII que o sistema capitalista se consolidou. Assinale a alternativa que contém o conjunto das revoluções chamadas de burguesas.
a) Revolução Industrial, Revolução Francesa e Revolução Russa.
b) Revolução Francesa, Revolução Inglesa e Guerra dos Cem anos.
c) Revolução Francesa, Revolução Social Inglesa e Revolução socialista..
d) Revolução Industrial, Revolução Francesa, Revolução Inglesa e a Independência dos Estados Unidos.

15 - Sobre as Revoluções Inglesas do século XVII, é CORRETO afirmar que:
a) Oliver Cromwell evitou a centralização do poder quando se tornou o Lorde Protetor da Inglaterra em 1653, pois repudiava o poder absolutista.
b) após a guerra civil da década de 1640, o rei Carlos I foi executado e a República na Inglaterra foi estabelecida temporariamente.
c) Guilherme de Orange, um dos líderes do Exército Revolucionário que lutou na década de 1640 contra o poder absolutista do rei Carlos I, foi coroado como o novo rei inglês.
d) a Revolução Gloriosa (1688) representou a ascensão ao poder dos grupos sociais mais radicais que aboliram a propriedade privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário