ATENÇÃO
9º ANO - Gabarito dos exercícios referentes ao período de 20/03 a 03/04. Na ordem:
Livro didático, Apostila complementar da SME e Exercícios complementares.
CORREÇÃO
DAS ATIVIDADES DE HISTÓRIA – 9ºANO
LIVRO DIDÁTICO
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1 –
Significa que fazemos parte de um sistema democrático e exercemos nosso papel
de cidadão, com direito ao voto.
2 – Através
do voto podemos de fato exercer nossa cidadania escolhendo nossos
representantes.
3 –
Fiscalizando a atuação dos representantes eleitos, independentemente do voto
pessoal, para garantir o atendimento dos anseios da população e a promoção da
justiça e da igualdade social.
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1 – A
figura feminina da realeza usando trajes em cores vivas e tem aparência jovem,
firme e repleta de vitalidade, a bandeira empunhada e a coroa nas mãos de um
dos líderes republicanos.
2 – Revelam
que apesar da mudança do regime político, não houve alteração socioeconômica
efetiva sobretudo para mulheres e recém-libertos (estes permaneceram excluídos
e marginalizados pela sociedade).
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1 – Os
republicanos defendiam transformações radicais, com ampla participação popular;
os moderados propunham limites para a participação do povo na política; os
positivistas queriam instaurar um governo centralizado e comandado pelos
militares. Foi a tendência positivista que saiu vitoriosa.
2 – A
Constituição de 1891 estabeleceu a separação entre a igreja e o Estado e dividiu
os poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, extinguindo o poder
Moderador. Os representantes do governo deveriam ser eleitos por voto direto e
somente homens maiores de 21 anos e alfabetizados podiam votar. Soldados,
religiosos, mendigos e mulheres não tinham direito ao voto (mesmo sem fazer
referência direta ao voto feminino, pela tradição as mulheres estavam impedidas
de votar). Além disso, a Constituição afirmava a igualdade de todos perante a
lei e o direito à liberdade, à segurança e à propriedade.
3 – Os
participantes da Revolta da Armada estavam insatisfeitos com a predominância do
exército na política. Já os da Revolução Federalista estavam insatisfeitos com
a centralização política do governo de Floriano Peixoto.
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1 – A
charge reforça a ideia de que a política do período foi definida pela aliança
entre as oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais. Na charge, o “pequeno”
Sergipe pergunta, com um gesto de quem pede caridade, se não há um “lagartinho”
naquele tema, ou seja, se o estado não poderia ter uma pequena parte naquele
governo e lucrar ao participar do esquema político. Os “grandes” São Paulo e
Minas Gerais respondem que o time já estava completo com elementos paulistas e
mineiros. A mensagem de crítica a uma suposta hegemonia mineira e paulista no
jogo político do período é muito clara.
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1 –
Resposta pessoal
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4 –
a) A
política dos governadores era um sistema no qual o governo federal não
interferia nas disputas eleitorais locais e garantia que os presidentes dos
estados escolhessem seus representantes no Congresso desde que estes apoiassem
a União.
b) Foi um dos
nomes atribuídos à Primeira República no Brasil. O período foi marcado pelo
domínio político e econômico das grandes oligarquias agrárias, que controlavam
o governo federal, o Congresso e o poder político nos Estados.
c) Prática
de induzir o eleitor a votar em um dos candidatos escolhidos pelo coronel em
troca de proteção e pequenos favores. Em algumas ocasiões, o coronel utilizava
a força para conseguir votos.
5 – Não,
porque os tenentistas criticavam o domínio das oligarquias no poder e defendiam
a moralização das instituições políticas brasileiras, assim como o aumento da
participação do exército no governo.
6 – Os
integrantes dos dois levantes defendiam o aumento da participação do exército
nas decisões políticas, melhorias na educação pública e no sistema de justiça,
autonomia dos estados, criação de uma legislação social, liberdade sindical e
de imprensa, eleições livres, voto secreto e reforma tributária.
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1 – A
polêmica era sobre a legitimidade da catequese promovida pela Igreja Católica.
Enquanto alguns defendiam a catequese religiosa com o argumento da experiência
histórica, outros propunham uma catequese laica, mais adequada à República
recém-instituída no Brasil.
2 – O
projeto positivista apresentado deixa clara uma visão dos indígenas como povos
“não evoluídos”, que precisavam de proteção.
3 – A
atuação do SPI pode ser relacionada à polêmica e ao projeto positivista de 1890
por considerar que os povos indígenas deviam ser “civilizados” e precisavam da
proteção do Estado.
4 – O autor
supõe que o projeto não foi levado adiante por causa de interesses de grupos
econômicos nas terras indígenas.
5 –
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos relacionem a hipótese do autor aos
escândalos de compras de votos e pagamento de propinas a membros do Legislativo
deflagrados, principalmente, a partir de 2018 com as ações da Polícia Federal e
do Ministério Público.
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1 – O
historiador e a charge não expressam a mesma visão. A charge representa o
eleitor popular como ”Zé Burro”, uma figura manipulada que vota sob a
influência dos poderosos locais. Ele não pensa, não reflete, nem opina, apenas
vota em quem lhe ordenam. José Murilo de Carvalho, por sua vez, vê nessa
aparente submissão das camadas populares uma atitude consciente de quem não
acredita na seriedade das instituições. O povo “colabora” nas urnas com os
donos do poder para obter vantagens.
2 –
a) De
acordo com uma das interpretações, as mulheres aderiram ao cangaço por livre e
espontânea vontade; de acordo com outra hipótese, elas foram levadas à força
pelos cangaceiros.
b) Resposta pessoal.
3 –
a) Objeto
utilizado para bater nas palmas das mãos dos alunos indisciplinados.
b) De
acordo com o texto, a palmatória foi utilizada até o início do século XX, no
período republicano. O trecho que justifica a resposta é “a palmatória
adentrava no século XX como um artefato ainda inserido na cultura material
escolar”.
c)
Espera-se com a questão que os alunos tomem conhecimento do ECA e identifiquem
na lei a proibição de castigos físicos na escola.
d) A
proposta é favorecer a reflexão sobre as responsabilidades de cada membro da
comunidade escolar, inclusive dos alunos, na construção de um ambiente saudável
e respeitoso.
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4 –
a) Ao
entrar em contato com as populações indígenas, os membros do SPI disseminaram
doenças entre os nativos, provocando epidemias e a dizimação de aldeias
inteiras.
b) No
período colonial, o contato com os europeus provocou a morte de milhares de
nativos, entre outros fatores, por causa da proliferação de doenças, contra as
quais os indígenas não tinham imunidade. Isso também ocorreu com os primeiros
contatos entre o SPI e os nativos.
c) Para
evitar verminoses e malárias é importante adotar atitudes relacionadas à
higiene pessoal como tomar banho, lavar as mãos, evitar andar descalço, beber
água tratada e higienizar os alimentos, bem como prover o acesso da população a
condições de saneamento básico (tratamento de esgoto, acesso à sanitários,
destino apropriado para o lixo, tratamento da água para consumo e eliminação de
focos de reprodução de insetos)
5 – E
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1 –
Resposta pessoal
2 –
Resposta pessoal
3 –
Resposta pessoal
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1 – A ampla
oferta de mão de obra oriunda dos cafezais do Sudeste (principalmente São
Paulo) garantiu um exército de reserva para as indústrias, permitindo aos
empresários comprimir os salários, reduzir os custos de produção e oferecer ao
mercado artigos com preços mais competitivos.
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EXPLORE
– A charge representa o sanitarista e o bacharel
segurando o Zé Povo pelo braço. Os dois primeiros parecem agir para solucionar
o problema do povo: a falta de saneamento e as epidemias. Controlado pelas
autoridades, Zé Povo parece não querer reagir, cansado das arbitrariedades do
poder público.
1 – A
industrialização brasileira no começo do século XX atraiu para as cidades
muitos imigrantes que trabalhavam nas lavouras de café. O intenso fluxo de
pessoas, as obras de infraestrutura e a instalação de fábricas contribuíram
para o grande desenvolvimento urbano do país.
2 – O
objetivo das reformas urbanas era revitalizar e modernizar as principais
cidades brasileiras de acordo com os moldes das grandes capitais europeias.
3 – A
Revolta da Vacina eclodiu porque as brigadas sanitárias aplicavam a vacina
contra a varíola de modo arbitrário e violento, sem esclarecer a população
sobre os benefícios da medida. Sem informação e com medo, o povo rebelou-se.
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1 – Segundo
o texto, a derrubada dos casarões nos quais se concentrava a população pobre
foi chamada de “regeneração” pela grande imprensa, que aprovava as medidas;
para a população expulsa desses locais que não tinha para onde ir e não contou
com o apoio do serviço público, a iniciativa ficou conhecida como a ditadura do
“bota-abaixo”.
2 – Depois
de expulsa da região central por causa das reformas urbanas, a população pobre
que ergueu as favelas para se abrigar, foi submetida a mais uma ação violenta
do governo: a vacinação obrigatória. Diante de tantos abusos do poder público e
da falta de amparo, o povo revoltou-se.
3 – Resposta pessoal
Página 32
1 – Resposta pessoal
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EXPLORE – Na pintura “Tropical”, de Anita Malfatti, é representada
uma mulher segurando uma cesta com produtos típicos da alimentação brasileira
(banana, cacau, abacaxi e laranja). Ao fundo, podemos ver um coqueiro. Esses
aspectos da pintura – a representação da mulher, as frutas e o coqueiro –
revelam a valorização da cultura e da flora do país.
4 – Durante
a Primeira República, os operários cumpriam longas jornadas de trabalho,
recebiam baixos salários, trabalhavam em locais insalubres e sem segurança e
não tinham nenhum direito. Em razão das péssimas condições de trabalho, os
operários passaram a se organizar e a reivindicar a diminuição da jornada para
oito horas diárias, o aumento dos salários, a proibição do trabalho aos menores
de 14 anos, o fim do trabalho feminino noturno etc.
5 – Sim, as
mulheres atuavam ativamente na organização de greves, manifestações e espaços
para a discussão de seus direitos. Elas lutaram pela regulamentação do trabalho
feminino, bem como pela emancipação das mulheres.
6 – Os
artistas que participaram da semana de 1922 tinham o objetivo de criar uma arte
que valorizasse a cultura popular e os temas nacionais, rompendo com os padrões
estéticos acadêmicos importados da Europa.
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REFLETINDO SOBRE
– Resposta pessoal
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1 – Segundo
Joaquim Pedro Kiel, os negros eram analfabetos e continuavam a ser explorados e
humilhados.
2 – Segundo
o autor, a causa da má condição de vida da maioria da população negra era a
falta de instrução. Os escravos foram libertados sem que lhes fossem dadas
condições de inserção social.
3 –
Resposta pessoal
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7 – A
Revolta da Chibata ocorreu no Rio de Janeiro em 1910, e eclodiu após um
marinheiro ser punido com centena de chibatadas na frente de seus companheiros.
Liderados por João Cândido, os revoltosos reivindicavam o fim dos castigos
físicos, o aumento dos soldos e melhores condições de trabalho. A princípio, o
governo atendeu algumas reivindicações dos marinheiros, mas logo descumpriu o
acordo: muitos rebeldes foram presos, fuzilados ou exilados no Acre.
8 – Por
meio da imprensa, os negros puderam ter voz e discutir os problemas que os
afetavam, o que contribuiu para que se organizassem com o objetivo de lutar por
seus direitos e combater o preconceito racial. Já a capoeira, o samba e o
candomblé, mesmo perseguidos, foram manifestações culturais que criaram espaços
de solidariedade, preservando as tradições africanas e reforçando sua
identidade.
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1 –
a) Eram
rejeitadas a monarquia e a escravidão.
b) O
governo republicano lidou com essas questões de maneira autoritária e violenta:
promoveu a remoção das pessoas pobres das áreas centrais e tratou as questões
trabalhistas e sociais como se fossem problemas de polícia. Além disso, os
espaços de lazer da população pobre tornaram-se cada vez mais controlados pela
polícia.
c) A
Revolta da Chibata decorreu, entre outros fatores, dos maus-tratos e punições
físicas sofridos pelos marinheiros, uma herança direta da escravidão. A Revolta
da Vacina foi o resultado do autoritarismo de uma República excludente e cuja
base de poder era o mandonismo local, práticas arcaicas que remetiam ao Brasil
Monárquico.
2 –
a) As
condições de trabalho eram muito precárias. Os operários cumpriam longas
jornadas de trabalho e recebiam baixos salários. Os locais de trabalho eram
insalubres e inseguros. Não existia uma legislação que lhes garantissem
direitos em caso de demissão ou acidentes. As mulheres operárias recebiam
salários inferiores aos dos homens e estavam sujeitas aos maus-tratos e ao
assédio sexual. Se engravidassem, não podiam contar com licença-maternidade.
b) O texto
se refere à greve geral de 1917.
c) A greve
geral tem início no Cotonifício Crespi, em São Paulo, quando os operários
exigem o ajuste do salário por conta do aumento do período do trabalho noturno.
d) Os
operários reivindicavam a jornada de trabalho de oito horas diárias, a
liberdade de organização sindical, o fim da exploração do trabalho de menores
de 14 anos e do trabalho noturno feminino, a libertação de todos os grevistas
detidos pela polícia e a garantia de que nenhum operário seria demitido por ter
participado da greve.
3 –
a) Após
esse relatório, instauraram-se políticas públicas de saúde no interior do país.
Até então, a ação do governo nessa área se limitava aos centros urbanos.
b) Não, A
ideologia que conduzia os trabalhos na área da saúde pública no interior do
país era a mesma da aplicada nos centros urbanos: intervencionista e estadista,
sem a participação da população afetada.
c) O autor
cita o caso britânico e o estadunidense nos quais a comunidade participou do
processo, que foi descentralizado.
d) Resposta
pessoal
4 –
a) Na tela,
predominam cores fortes, vibrantes, formas sinuosas. Os personagens – um homem
e duas mulheres – são negros e estão num momento de descontração. Ele toca
violão e elas observam, indicando intimidade. O violão, símbolo do samba, é a
expressão da cultura popular negra que despontava no meio urbano carioca na
Primeira República.
b) A arte
modernista possibilitava a representação estilizada das formas. O pintor
estava, assim, livre para representar a realidade de seu ponto de vista,
explicitando sua subjetividade e suas concepções. Além disso, a pintura também
revela preocupação com a cultura popular, um traço característico do modernismo
brasileiro.
c) Padrão
estético não acadêmico, representação estilizada das três figuras humanas, a
valorização de um tema da cultura nacional (a roda de samba) e as cores fortes
e vibrantes como características da arte modernista brasileira expressas na
pintura analisada.
d) As duas
obras representam aspectos do cotidiano nacional, retratando pessoas comuns,
sem preocupação acadêmica com a forma. Contudo, Malfatti valoriza a questão
nacional por meio de aspectos da natureza, enquanto Di Cavalcanti escolheu um
aspecto da cultura para sua composição.
e) Resposta
pessoal
5 - C
MATERIAL
COMPLEMENTAR 1.1 SME – GABARITO
TEXTO 01,02 e 03 –
EXERCÍCIOS
a) Se
tornaram livres, entretanto uma liberdade cruel. Os negros não foram inseridos
na sociedade como cidadãos. A maioria era frequentemente vítimas de preconceito
(racismo) e quando arrumavam trabalho, recebiam valores infinitamente menores
que os brancos. Tal contraste pode ser percebido em nossa sociedade mesmo
depois de mais de 100 anos da dita abolição.
TEXTO 04 – EXERCÍCIOS
a e b) Considerada
o carro chefe da reforma de Pereira Passos, a Avenida Central tinha por
objetivo criar uma atmosfera cosmopolita que lembrasse Paris. Hoje, além de se
chamar Avenida Rio Branco, com o avanço da modernidade, podemos ainda perceber
em algumas construções esse ar parisiense como no Teatro Municipal e na
Biblioteca Nacional, entretanto, no geral, a modernização saltam aos olhos,
grandes prédios, VLT, concentração do centro empresarial são alguns dos
exemplos que legitimam nosso olhar para essa mudança.
EXERCÍCIOS
COMPLEMENTARES – GABARITO
1 – Cite três motivos que impulsionaram a crise e a consequente queda do
Império brasileiro.
R: A Guerra do Paraguai, a questão religiosa, transformações econômicas
e desigualdades internas.
2 – O que Lima Barreto quis dizer com sua célebre frase “O Brasil não
tem povo, tem público” no contexto da proclamação da república?
R: Que o povo brasileiro não teve participação efetiva no processo,
exercendo o papel de mero espectador.
3 – Defina República Velha
R: O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como República Velha.
Este período é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas
e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café e a indústria
deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas
aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
4 – Qual era o principal produto da economia brasileira à época?
R: O Café
5 – Como foi dividida a República Velha?
R: A República Velha foi dividida em duas fases. A República da Espada
(1889-1894), caracterizada pela predominância dos militares e a República dos
Coronéis (1894-1930), período onde podemos notar a influência política dos
produtores de café, que assumiram o poder com Prudente de Morais.
6 – Quais foram os primeiros presidentes brasileiros durante a fase da
República Velha denominada “República da Espada”? O que eles tinham em comum?
R: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, ambos
militares do exército.
7 – Quais as principais medidas adotadas por Deodoro da Fonseca durante
o Governo Provisório?
R: Extinção da vitaliciedade do Senado, dissolução da Câmara dos
Deputados, suspensão do conselho de Estado, extinção do padroado, a separação
entre igreja e Estado, a transformação das províncias em Estados e o banimento
da família real.
8 – O que é uma Constituição?
R: É um conjunto de leis que estabelecem os direitos e deveres dos
cidadãos. Uma Constituição pode ser promulgada ou outorgada. Uma Constituição
promulgada é aquela que resulta das discussões de toda a sociedade, seja
através de entidades de representação de determinados setores, seja pelo
trabalho da Assembleia Constituinte, que também representa a sociedade através
dos deputados. Outorgada é a Constituição imposta pelo Estado. Toda a sociedade
é obrigada a cumprir suas determinações.
9 – A Constituição de 1891 contemplava todo o povo brasileiro? Explique!
R: Não, pois entre outras determinações, ela dava direito ao voto à
apenas cidadãos maiores de 21 anos, do sexo masculino e alfabetizados, logo,
excluía uma grande parcela da população brasileira.
10 - O que foi a prática econômica conhecida como Encilhamento? Como era
seu funcionamento?
R: Política econômica e financeira adotada pelo então ministro Rui
Barbosa que consistia no aumento da emissão do papel-moeda com a intenção de
aumentar sua circulação e dinamizar a economia. A especulação financeira
provocou uma desordem nas finanças do país, acarretando uma enorme
desvalorização da moeda, forte inflação e grande número de falências.
11 – Defina “Oligarquias”
R: É a forma de governo em que o poder político está concentrado nas mãos de um pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação, ou seja, governo de poucos ou nas mãos de poucos.
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