9º ANO - GABARITO DAS ATIVIDADES DO PERÍODO ENTRE 20/03 À 03/04


ATENÇÃO 9º ANO - Gabarito dos exercícios referentes ao período de 20/03 a 03/04. Na ordem: Livro didático, Apostila complementar da SME e Exercícios complementares.

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE HISTÓRIA – 9ºANO


LIVRO DIDÁTICO
Página 13
1 – Significa que fazemos parte de um sistema democrático e exercemos nosso papel de cidadão, com direito ao voto.
2 – Através do voto podemos de fato exercer nossa cidadania escolhendo nossos representantes.
3 – Fiscalizando a atuação dos representantes eleitos, independentemente do voto pessoal, para garantir o atendimento dos anseios da população e a promoção da justiça e da igualdade social.
Página 14
1 – A figura feminina da realeza usando trajes em cores vivas e tem aparência jovem, firme e repleta de vitalidade, a bandeira empunhada e a coroa nas mãos de um dos líderes republicanos.
2 – Revelam que apesar da mudança do regime político, não houve alteração socioeconômica efetiva sobretudo para mulheres e recém-libertos (estes permaneceram excluídos e marginalizados pela sociedade).
Página 16
1 – Os republicanos defendiam transformações radicais, com ampla participação popular; os moderados propunham limites para a participação do povo na política; os positivistas queriam instaurar um governo centralizado e comandado pelos militares. Foi a tendência positivista que saiu vitoriosa.
2 – A Constituição de 1891 estabeleceu a separação entre a igreja e o Estado e dividiu os poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, extinguindo o poder Moderador. Os representantes do governo deveriam ser eleitos por voto direto e somente homens maiores de 21 anos e alfabetizados podiam votar. Soldados, religiosos, mendigos e mulheres não tinham direito ao voto (mesmo sem fazer referência direta ao voto feminino, pela tradição as mulheres estavam impedidas de votar). Além disso, a Constituição afirmava a igualdade de todos perante a lei e o direito à liberdade, à segurança e à propriedade.
3 – Os participantes da Revolta da Armada estavam insatisfeitos com a predominância do exército na política. Já os da Revolução Federalista estavam insatisfeitos com a centralização política do governo de Floriano Peixoto.
Página 17
1 – A charge reforça a ideia de que a política do período foi definida pela aliança entre as oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais. Na charge, o “pequeno” Sergipe pergunta, com um gesto de quem pede caridade, se não há um “lagartinho” naquele tema, ou seja, se o estado não poderia ter uma pequena parte naquele governo e lucrar ao participar do esquema político. Os “grandes” São Paulo e Minas Gerais respondem que o time já estava completo com elementos paulistas e mineiros. A mensagem de crítica a uma suposta hegemonia mineira e paulista no jogo político do período é muito clara.
Página 18
1 – Resposta pessoal
Página 21
4 –
a) A política dos governadores era um sistema no qual o governo federal não interferia nas disputas eleitorais locais e garantia que os presidentes dos estados escolhessem seus representantes no Congresso desde que estes apoiassem a União.
b) Foi um dos nomes atribuídos à Primeira República no Brasil. O período foi marcado pelo domínio político e econômico das grandes oligarquias agrárias, que controlavam o governo federal, o Congresso e o poder político nos Estados.
c) Prática de induzir o eleitor a votar em um dos candidatos escolhidos pelo coronel em troca de proteção e pequenos favores. Em algumas ocasiões, o coronel utilizava a força para conseguir votos.
5 – Não, porque os tenentistas criticavam o domínio das oligarquias no poder e defendiam a moralização das instituições políticas brasileiras, assim como o aumento da participação do exército no governo.
6 – Os integrantes dos dois levantes defendiam o aumento da participação do exército nas decisões políticas, melhorias na educação pública e no sistema de justiça, autonomia dos estados, criação de uma legislação social, liberdade sindical e de imprensa, eleições livres, voto secreto e reforma tributária.
Página 23
1 – A polêmica era sobre a legitimidade da catequese promovida pela Igreja Católica. Enquanto alguns defendiam a catequese religiosa com o argumento da experiência histórica, outros propunham uma catequese laica, mais adequada à República recém-instituída no Brasil.
2 – O projeto positivista apresentado deixa clara uma visão dos indígenas como povos “não evoluídos”, que precisavam de proteção.
3 – A atuação do SPI pode ser relacionada à polêmica e ao projeto positivista de 1890 por considerar que os povos indígenas deviam ser “civilizados” e precisavam da proteção do Estado.
4 – O autor supõe que o projeto não foi levado adiante por causa de interesses de grupos econômicos nas terras indígenas.
5 – Resposta pessoal. Espera-se que os alunos relacionem a hipótese do autor aos escândalos de compras de votos e pagamento de propinas a membros do Legislativo deflagrados, principalmente, a partir de 2018 com as ações da Polícia Federal e do Ministério Público.
Página 24
1 – O historiador e a charge não expressam a mesma visão. A charge representa o eleitor popular como ”Zé Burro”, uma figura manipulada que vota sob a influência dos poderosos locais. Ele não pensa, não reflete, nem opina, apenas vota em quem lhe ordenam. José Murilo de Carvalho, por sua vez, vê nessa aparente submissão das camadas populares uma atitude consciente de quem não acredita na seriedade das instituições. O povo “colabora” nas urnas com os donos do poder para obter vantagens.
2 –
a) De acordo com uma das interpretações, as mulheres aderiram ao cangaço por livre e espontânea vontade; de acordo com outra hipótese, elas foram levadas à força pelos cangaceiros.
b) Resposta pessoal.
3 –
a) Objeto utilizado para bater nas palmas das mãos dos alunos indisciplinados.
b) De acordo com o texto, a palmatória foi utilizada até o início do século XX, no período republicano. O trecho que justifica a resposta é “a palmatória adentrava no século XX como um artefato ainda inserido na cultura material escolar”.
c) Espera-se com a questão que os alunos tomem conhecimento do ECA e identifiquem na lei a proibição de castigos físicos na escola.
d) A proposta é favorecer a reflexão sobre as responsabilidades de cada membro da comunidade escolar, inclusive dos alunos, na construção de um ambiente saudável e respeitoso.
Página 25
4 –
a) Ao entrar em contato com as populações indígenas, os membros do SPI disseminaram doenças entre os nativos, provocando epidemias e a dizimação de aldeias inteiras.
b) No período colonial, o contato com os europeus provocou a morte de milhares de nativos, entre outros fatores, por causa da proliferação de doenças, contra as quais os indígenas não tinham imunidade. Isso também ocorreu com os primeiros contatos entre o SPI e os nativos.
c) Para evitar verminoses e malárias é importante adotar atitudes relacionadas à higiene pessoal como tomar banho, lavar as mãos, evitar andar descalço, beber água tratada e higienizar os alimentos, bem como prover o acesso da população a condições de saneamento básico (tratamento de esgoto, acesso à sanitários, destino apropriado para o lixo, tratamento da água para consumo e eliminação de focos de reprodução de insetos)
5 – E

Página 27
1 – Resposta pessoal
2 – Resposta pessoal
3 – Resposta pessoal
Página 29
1 – A ampla oferta de mão de obra oriunda dos cafezais do Sudeste (principalmente São Paulo) garantiu um exército de reserva para as indústrias, permitindo aos empresários comprimir os salários, reduzir os custos de produção e oferecer ao mercado artigos com preços mais competitivos.
Página 30
EXPLOREA charge representa o sanitarista e o bacharel segurando o Zé Povo pelo braço. Os dois primeiros parecem agir para solucionar o problema do povo: a falta de saneamento e as epidemias. Controlado pelas autoridades, Zé Povo parece não querer reagir, cansado das arbitrariedades do poder público.
1 – A industrialização brasileira no começo do século XX atraiu para as cidades muitos imigrantes que trabalhavam nas lavouras de café. O intenso fluxo de pessoas, as obras de infraestrutura e a instalação de fábricas contribuíram para o grande desenvolvimento urbano do país.
2 – O objetivo das reformas urbanas era revitalizar e modernizar as principais cidades brasileiras de acordo com os moldes das grandes capitais europeias.
3 – A Revolta da Vacina eclodiu porque as brigadas sanitárias aplicavam a vacina contra a varíola de modo arbitrário e violento, sem esclarecer a população sobre os benefícios da medida. Sem informação e com medo, o povo rebelou-se.
Página 31
1 – Segundo o texto, a derrubada dos casarões nos quais se concentrava a população pobre foi chamada de “regeneração” pela grande imprensa, que aprovava as medidas; para a população expulsa desses locais que não tinha para onde ir e não contou com o apoio do serviço público, a iniciativa ficou conhecida como a ditadura do “bota-abaixo”.
2 – Depois de expulsa da região central por causa das reformas urbanas, a população pobre que ergueu as favelas para se abrigar, foi submetida a mais uma ação violenta do governo: a vacinação obrigatória. Diante de tantos abusos do poder público e da falta de amparo, o povo revoltou-se.
3 – Resposta pessoal
Página 32
1 – Resposta pessoal


Página 34
EXPLORE – Na pintura “Tropical”, de Anita Malfatti, é representada uma mulher segurando uma cesta com produtos típicos da alimentação brasileira (banana, cacau, abacaxi e laranja). Ao fundo, podemos ver um coqueiro. Esses aspectos da pintura – a representação da mulher, as frutas e o coqueiro – revelam a valorização da cultura e da flora do país.
4 – Durante a Primeira República, os operários cumpriam longas jornadas de trabalho, recebiam baixos salários, trabalhavam em locais insalubres e sem segurança e não tinham nenhum direito. Em razão das péssimas condições de trabalho, os operários passaram a se organizar e a reivindicar a diminuição da jornada para oito horas diárias, o aumento dos salários, a proibição do trabalho aos menores de 14 anos, o fim do trabalho feminino noturno etc.
5 – Sim, as mulheres atuavam ativamente na organização de greves, manifestações e espaços para a discussão de seus direitos. Elas lutaram pela regulamentação do trabalho feminino, bem como pela emancipação das mulheres.
6 – Os artistas que participaram da semana de 1922 tinham o objetivo de criar uma arte que valorizasse a cultura popular e os temas nacionais, rompendo com os padrões estéticos acadêmicos importados da Europa.
Página 35
REFLETINDO SOBREResposta pessoal
Página 36
1 – Segundo Joaquim Pedro Kiel, os negros eram analfabetos e continuavam a ser explorados e humilhados.
2 – Segundo o autor, a causa da má condição de vida da maioria da população negra era a falta de instrução. Os escravos foram libertados sem que lhes fossem dadas condições de inserção social.
3 – Resposta pessoal
Página 37
7 – A Revolta da Chibata ocorreu no Rio de Janeiro em 1910, e eclodiu após um marinheiro ser punido com centena de chibatadas na frente de seus companheiros. Liderados por João Cândido, os revoltosos reivindicavam o fim dos castigos físicos, o aumento dos soldos e melhores condições de trabalho. A princípio, o governo atendeu algumas reivindicações dos marinheiros, mas logo descumpriu o acordo: muitos rebeldes foram presos, fuzilados ou exilados no Acre.
8 – Por meio da imprensa, os negros puderam ter voz e discutir os problemas que os afetavam, o que contribuiu para que se organizassem com o objetivo de lutar por seus direitos e combater o preconceito racial. Já a capoeira, o samba e o candomblé, mesmo perseguidos, foram manifestações culturais que criaram espaços de solidariedade, preservando as tradições africanas e reforçando sua identidade.
Página 38
1 –
a) Eram rejeitadas a monarquia e a escravidão.
b) O governo republicano lidou com essas questões de maneira autoritária e violenta: promoveu a remoção das pessoas pobres das áreas centrais e tratou as questões trabalhistas e sociais como se fossem problemas de polícia. Além disso, os espaços de lazer da população pobre tornaram-se cada vez mais controlados pela polícia.
c) A Revolta da Chibata decorreu, entre outros fatores, dos maus-tratos e punições físicas sofridos pelos marinheiros, uma herança direta da escravidão. A Revolta da Vacina foi o resultado do autoritarismo de uma República excludente e cuja base de poder era o mandonismo local, práticas arcaicas que remetiam ao Brasil Monárquico.
2 –
a) As condições de trabalho eram muito precárias. Os operários cumpriam longas jornadas de trabalho e recebiam baixos salários. Os locais de trabalho eram insalubres e inseguros. Não existia uma legislação que lhes garantissem direitos em caso de demissão ou acidentes. As mulheres operárias recebiam salários inferiores aos dos homens e estavam sujeitas aos maus-tratos e ao assédio sexual. Se engravidassem, não podiam contar com licença-maternidade.
b) O texto se refere à greve geral de 1917.
c) A greve geral tem início no Cotonifício Crespi, em São Paulo, quando os operários exigem o ajuste do salário por conta do aumento do período do trabalho noturno.
d) Os operários reivindicavam a jornada de trabalho de oito horas diárias, a liberdade de organização sindical, o fim da exploração do trabalho de menores de 14 anos e do trabalho noturno feminino, a libertação de todos os grevistas detidos pela polícia e a garantia de que nenhum operário seria demitido por ter participado da greve.
3 –
a) Após esse relatório, instauraram-se políticas públicas de saúde no interior do país. Até então, a ação do governo nessa área se limitava aos centros urbanos.
b) Não, A ideologia que conduzia os trabalhos na área da saúde pública no interior do país era a mesma da aplicada nos centros urbanos: intervencionista e estadista, sem a participação da população afetada.
c) O autor cita o caso britânico e o estadunidense nos quais a comunidade participou do processo, que foi descentralizado.
d) Resposta pessoal
4 –
a) Na tela, predominam cores fortes, vibrantes, formas sinuosas. Os personagens – um homem e duas mulheres – são negros e estão num momento de descontração. Ele toca violão e elas observam, indicando intimidade. O violão, símbolo do samba, é a expressão da cultura popular negra que despontava no meio urbano carioca na Primeira República.
b) A arte modernista possibilitava a representação estilizada das formas. O pintor estava, assim, livre para representar a realidade de seu ponto de vista, explicitando sua subjetividade e suas concepções. Além disso, a pintura também revela preocupação com a cultura popular, um traço característico do modernismo brasileiro.
c) Padrão estético não acadêmico, representação estilizada das três figuras humanas, a valorização de um tema da cultura nacional (a roda de samba) e as cores fortes e vibrantes como características da arte modernista brasileira expressas na pintura analisada.
d) As duas obras representam aspectos do cotidiano nacional, retratando pessoas comuns, sem preocupação acadêmica com a forma. Contudo, Malfatti valoriza a questão nacional por meio de aspectos da natureza, enquanto Di Cavalcanti escolheu um aspecto da cultura para sua composição.
e) Resposta pessoal
5 - C

MATERIAL COMPLEMENTAR 1.1 SME – GABARITO

TEXTO 01,02 e 03 – EXERCÍCIOS
a) Se tornaram livres, entretanto uma liberdade cruel. Os negros não foram inseridos na sociedade como cidadãos. A maioria era frequentemente vítimas de preconceito (racismo) e quando arrumavam trabalho, recebiam valores infinitamente menores que os brancos. Tal contraste pode ser percebido em nossa sociedade mesmo depois de mais de 100 anos da dita abolição.
TEXTO 04 – EXERCÍCIOS
a e b) Considerada o carro chefe da reforma de Pereira Passos, a Avenida Central tinha por objetivo criar uma atmosfera cosmopolita que lembrasse Paris. Hoje, além de se chamar Avenida Rio Branco, com o avanço da modernidade, podemos ainda perceber em algumas construções esse ar parisiense como no Teatro Municipal e na Biblioteca Nacional, entretanto, no geral, a modernização saltam aos olhos, grandes prédios, VLT, concentração do centro empresarial são alguns dos exemplos que legitimam nosso olhar para essa mudança.


EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES – GABARITO
1 – Cite três motivos que impulsionaram a crise e a consequente queda do Império brasileiro.
R: A Guerra do Paraguai, a questão religiosa, transformações econômicas e desigualdades internas.

2 – O que Lima Barreto quis dizer com sua célebre frase “O Brasil não tem povo, tem público” no contexto da proclamação da república?
R: Que o povo brasileiro não teve participação efetiva no processo, exercendo o papel de mero espectador.

3 – Defina República Velha
R: O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como República Velha. Este período é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.

4 – Qual era o principal produto da economia brasileira à época?
R: O Café

5 – Como foi dividida a República Velha?
R: A República Velha foi dividida em duas fases. A República da Espada (1889-1894), caracterizada pela predominância dos militares e a República dos Coronéis (1894-1930), período onde podemos notar a influência política dos produtores de café, que assumiram o poder com Prudente de Morais.

6 – Quais foram os primeiros presidentes brasileiros durante a fase da República Velha denominada “República da Espada”? O que eles tinham em comum?
R: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, ambos militares do exército.

7 – Quais as principais medidas adotadas por Deodoro da Fonseca durante o Governo Provisório?
R: Extinção da vitaliciedade do Senado, dissolução da Câmara dos Deputados, suspensão do conselho de Estado, extinção do padroado, a separação entre igreja e Estado, a transformação das províncias em Estados e o banimento da família real.

8 – O que é uma Constituição?
R: É um conjunto de leis que estabelecem os direitos e deveres dos cidadãos. Uma Constituição pode ser promulgada ou outorgada. Uma Constituição promulgada é aquela que resulta das discussões de toda a sociedade, seja através de entidades de representação de determinados setores, seja pelo trabalho da Assembleia Constituinte, que também representa a sociedade através dos deputados. Outorgada é a Constituição imposta pelo Estado. Toda a sociedade é obrigada a cumprir suas determinações.

9 – A Constituição de 1891 contemplava todo o povo brasileiro? Explique!
R: Não, pois entre outras determinações, ela dava direito ao voto à apenas cidadãos maiores de 21 anos, do sexo masculino e alfabetizados, logo, excluía uma grande parcela da população brasileira.

10 - O que foi a prática econômica conhecida como Encilhamento? Como era seu funcionamento?
R: Política econômica e financeira adotada pelo então ministro Rui Barbosa que consistia no aumento da emissão do papel-moeda com a intenção de aumentar sua circulação e dinamizar a economia. A especulação financeira provocou uma desordem nas finanças do país, acarretando uma enorme desvalorização da moeda, forte inflação e grande número de falências.

11 – Defina “Oligarquias”
R: É a forma de governo em que o poder político está concentrado nas mãos de um pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação, ou seja, governo de poucos ou nas mãos de poucos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário